5 regras para definir objetivos corretamente

Saber para onde está a caminhar é importante para o seu sucesso como Freelancer. Você precisa de um guia para saber onde está, para onde vai e como deve ir. E para isso nada melhor que definir os seus objetivos. Uma pequena folha de papel ou um artigo podem ser suficientes para que consiga definir bem as suas metas para o seu projecto. Com o post de hoje, vou-lhe explicar como pode definir os seus objetivos, quais as características que devem ter e como pode mais facilmente alcança-los. Tal como acontece com a organização do dia-a-dia, os objetivos são uma parte muito importante da sua carreira como Freelancer.

Não pense que basta pensar no que quer e os objetivos aparecem feitos na data que prevê. É algo um pouco mais complexo que isso. Existem características que as suas metas devem ter que não podem ser descuradas por si. Quantas vezes não escreveu numa folha de papel o que queria fazer e as tarefas acabaram por ficar pela metade? Isso é o que acontece com a maioria das pessoas.

Também aconteceu comigo quando comecei a definir os objetivos. Definia-os mas no final eles acabam por ficar por fazer. Não chegava a todos, por vezes nem a metade. Para ultrapassar essa problema comecei a ler alguns livros, principalmente de organização pessoal e vi finalmente quais eram as falhas que estava a cometer. Hoje vou partilha-las com o leitor, para que não cometa os mesmos erros que eu.

NÃO FAÇA LISTAS LONGAS DEMAIS

O principal problema das pessoas é que fazem listas longas demais, pensando que aquele dia tem que ser altamente produtivo e que conseguirá produzir aquelas tarefas todas. Poderá consegui-lo algumas vezes é certo, mas a verdade é que irá falhar em 95% dos casos. Faça listas mais pequenas. Divida-a em várias partes durante o dia. Isso faz com que consiga cumprir a maioria das coisas que se propôs e sinta-se motivado para continuar a trabalhar.

Não perca nenhum artigo sobre Produtividade

Insira aqui o email para receber estratégias sobre produtividade e gestão de tempo

Do que adianta ter uma lista enorme se não consegue cumprir o que tem para fazer? Ficará desmotivado, sem vontade de fazer outra para o dia seguinte. O mesmo acontece com aqueles documentos enormes das empresas, que demoram horas a fazer e para os quais ninguém olha. Além do mais, se tiver muitas coisas para fazer não define o que é prioritário. Acaba por ser tudo igual e não concentra as suas forças em nenhum trabalho em especial. Vá directo ao assunto. Três tarefas de manhã e três à tarde são suficientes. Faça menos mas melhor. Por vezes menos é mais

FAÇA-O TODOS OS DIAS

Ao tornar-se um freelancer, poderá definir quantos dias por semana deve trabalhar. Quer sejam quatro, cinco ou seis dias, o importante é que em todos eles ponha claramente num papel o que deve fazer. Não diga “hoje não vou fazê-lo é só hoje”. Errado. É o primeiro passo para assumir que pode falhar e achar normal que isso aconteça em outras ocasiões. Como já escrevi algumas vezes aqui no escola freelancer, a disciplina pessoal é essencial para que consiga triunfar com o seu próprio negócio.

Ao não ter um patrão, você será obrigado a gerir o quê e quando deve fazer. E definir os seus objetivos não deve ser excepção. Obrigue-se a escrever todos os dias as suas tarefas. Não custa nada são apenas seis frases. Lembre-se: três de manhã e três à tarde. O resto pode ser feito no dia seguinte.

DEVERÁ CONSEGUIR MEDI-LOS

De pouco me adianta como Freelancer dizer que quero melhorar a qualidade dos meus artigos diários se não vou poder medir este objetivo. Como vou saber que estou a melhorar a qualidade se não o posso medir? Vamos dar a volta à questão de outra forma. Neste caso, seria melhor definir que queria aumentar o tempo que as pessoas passam no meu site por exemplo. Se elas passassem mais tempo significaria que estariam a gostar do que estavam a ler. Teria melhorado a qualidade dos meus textos e podia medi-lo.

Outro dos exemplos é o objetivo de ser mais produtivo. Não adianta dizer que quero ser mais produtivo preciso de saber medi-lo. Antes demorava duas horas a escrever um artigo, hoje demoro uma hora e meia. Melhorei a minha produtividade e posso sabe-lo através de números. Penso que o leitor já conseguiu perceber como funciona. Ter números em que possa comparar a sua evolução é importante. Ao tentar melhorar objetivos, deve ter alguma base de comparação anterior.

NÃO COMPLIQUE

Encontra-se softwares na internet que o podem ajudar a organizar-se. Mas tenha cuidado, alguns acabam por ter o efeito contrário. Colocar uma cor para cada tarefa, dizer que A é prioritário relativamente a B, ou outras coisas do género, são puras percas de tempo. Se quiser algo mais simples, agarre numa folha de papel e ponha seis objetivos, três de manhã três à tarde. Dobre-a e coloque no seu bolso. É mais que suficiente.

Ter objetivos é com o intuito de ser mais eficaz, produzir mais e fazer mais coisas em menos tempo. Se for complicar a definição dos seus objetivos está a fazer o contrário. A perder tempo e a propor coisas que não sabe se conseguirá fazer. Seja simples e eficaz, essa são as suas principais metas. O resto é conversa.

DEFINA UM TIMING PARA OS CUMPRIR

Este é outro dos pontos essenciais para que consiga ser eficaz a definir os seus objetivos do dia como freelancer. Para saber se está no caminho certo tem que saber quando conclui-los. Dê menos tempo do que o que costuma demorar para concluir determinada tarefa. O motivo é simples: quanto menos tempo tem para concluir alguma coisa, mais se irá concentrar nela. A isto dá-se o nome de Lei de Parkinson. Ter menos tempo para fazer algo significa ir directamente ao assunto e deixar-se de rodeios.

Os trabalhos de faculdade são o melhor exemplo disso. Existem sempre aqueles que deixam tudo para última da hora, por vezes só começam a realizar o trabalho 24 horas antes de poderem entrega-lo, mas na verdade conseguem faze-lo sempre! O motivo? Têm tão pouco tempo que concentram todas as suas forças e concentração nele. Não estou a dizer que deva fazer tudo à última da hora. Mas sim que deve definir um tempo até mais curto que o normal, de modo a concentra-se apenas naquela tarefa.

Vamos dar outro exemplo do que deve realmente fazer para o leitor compreender melhor. Imagine que tem um trabalho de um cliente para entregar dentro de dois meses. O que a maioria das pessoas faz é esperar pelas duas últimas semanas para começar a desenvolver o projecto. Faça o contrário. Mal saiba do que tem para fazer, comece no mesmo dia e define que tem que estar realizado nas próximas duas semanas. Se concluir a tempo, terá ainda mais um mês e meio para melhorar alguns pormenores, que esses sim podem fazer a diferença.

CUMPRA ESTAS CINCO REGRAS E VEJA RESULTADOS

Desde muito novo que acreditei na definição de objetivos e dos seus resultados. Mas sempre tive dificuldades eu conseguir ter algum sucesso com as minhas metas. Com estes cinco princípios que lhe dei acima, a sua probabilidade de triunfar neste ramo aumenta consideravelmente. Algumas vezes irá falhar é certo, mas não importa, você estará no caminho certo. Como diz Bernardinho, o conceituado treinador de voleibol brasileiro, grande parte do segredo do sucesso está na preparação.

E O LEITOR, TEM DEFINIDO OS SEUS OBJETIVOS?

No final deste artigo, deixe um comentário de como tem feito para alcançar o que quer e se pensa que as nossas dicas podem ser úteis. Participe e comente!

Abraço

Artigos
Relacionados

Comentários (25)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Ivo Macedo

    Gostei principalmente do trecho:

    ''...o importante é que em todos eles ponha claramente num papel o que deve fazer. Não diga “HOJE NÃO VOU FAZE-LO, É SÓ HOJE”.''

    Sabe, trabalho por conta no meu site, e trabalho também em empresas com política Marketing Multi Nível, e às vezes cometo esse erro, de ficar um dia inteiro sem produzir, quando isso deveria ser feito apenas nos fins de semana, para curtir com a galera, sair pra festinhas, pro shooping, e na semana TRABALHO, SEM PREGUIÇA!

    Olha, muito obrigado pelo conselho, hoje mesmo eu estava fazendo palestras pela manhã sobre produtos que vendo, e deveria continuar pela parte da tarde para ter resultados ainda melhores... Só que eu simplesmente voltei para almoçar, e dormi... E nisso perdi meu dia de trabalho com as palestras...

    BEM ESTOU ARREPENDIDO PORQUE SEI QUE TERIA EXCELENTES RESULTADOS...

    Mas o importante é aprendermos com os erros e eu aprendi com o meu, e amanhã prometo a mim mesmo assumir uma postura mais profissional nos meus negócios e terei resultados muito melhores a cada dia.

    Muito obrigado pela motivação!

    10/01/2011

    Responder
    • Ivo,

      Ainda bem o artigo lhe provocou essa reacção! Deixar trabalho para o dia seguinte não é aconselhável. Por mais que lhe custe faça-o agora. Por vezes só custa mesmo o início. Fico a espera da sua resposta para ver se continua a cumprir essa meta=)

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • tania correia

    certo...aprendemos isto da forma mais dificil...vamos lá fezer hoje o que podemos fazer hoje, pois amanha não fazemos ideia do que pode acontecer. artigo fantastico, estou a tornar-me fã.

    11/01/2011

    Responder
  • Bruno César Bulnes

    Mais um excelente artigo!

    Com certeza irá me ajudar bastante. Parabéns!

    11/01/2011

    Responder
    • Bruno,

      Se o vai ajudar fico muito contente por isso acredite! É mesmo esse o nosso objectivo!

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Alexandre Leonel

    Com certeza a melhor dica é não complicar, por vezes, achamos que softwares e planilhas irão organizar nossa vida, mas isso é um engano.
    Muitas vezes um pedaço de papel e caneta são suficientes, claro que aliados a determinação e organização.

    Tenho um blog e sei o quanto é difícil se organizar.

    Até mais.

    11/01/2011

    Responder
    • Alexandre,

      Existem softwares fantásticos para a sua organização. Contudo, não devem demorar muito tempo a serem utilizados, mas infelizmente a maioria deles não faz isso.

      Quando assim acontece, nada melhor que o velho papel e caneta. Lá você tem tudo e não se esquece de nada!

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Andréa Ávila

    Oi Luciano.
    NÃO FAÇA LISTAS LONGAS DEMAIS
    Esse texto me levou a aplicar a Lei de Pareto (que aprendi com você).
    Listas longas X Produtividade, 80/20, a idéia das três tarefas de manhã e três à tarde é perfeita para manter o foco na produtividade, a minha lista para amanhã já está pronta.
    Obrigada pelas dicas.

    13/01/2011

    Responder
  • Luciano Larrossa

    Andréa Ávila,

    Ainda bem que estou alterando algo na sua vida para positivo! O objetivo dos meus textos é mesmo esse=) Se o fez pela primeira vez, lembre-se que além de começar, o desafio maior é manter-se assim! Continue sendo persistente que os resultados aparecerão a médio prazo;)

    Abraço

    14/01/2011

    Responder
  • Alessander Raker

    Parabéns Luciano

    Gostei muito de todas as dicas especialmente está de ser simples. Isso é essencial “Simplicidade é a sofisticação máxima.” como disse Leonardo da Vinci.

    Ser simples não é simples (engraçado isso) mas é necessário.

    Suas dicas práticas, diretas e simples tem sido para mim de grande valia.

    Um abraço e mais uma vez obrigado

    14/01/2011

    Responder
    • Alessander,

      Ser simples por vezes é mesmo o mais complicado! Principalmente no mundo de hoje, no qual temos uma grande quantidade de informação. Por vezes menos é mais.

      Fico contente que os meus artigos o estejam a ajudar=)

      Abraço

      16/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Tomé M.

    Uso principalmente o do definir um Timing. Não deixo tudo para a última não! Mas faço sim o que foi escrito no fim.

    Assim que recebo um trabalho para fazer tento conclui-lo dos 2-3 dias seguintes (quando o prazo de entrega é longo). Depois, um dia antes de entregar volto a rever o trabalho em causa e fazer alterações para dar mais valor ao trabalho.

    Em 95% dos casos altero sempre algo aqui e ali...e o resultado final é muito melhor, pois os meus cliente voltam a contratar os meus Serviços quando necessitam.

    Ainda hoje fui contactado por um dos meus primeiros clientes. Pensava que nunca mais iria ouvir falar dele, mas ao que parece trabalhei bem logo no início, fazendo com que voltasse quase um ano depois...

    Abraço a todos!

    16/01/2011

    Responder
    • Tomé,

      Saber trabalhar por antecipação é uma técnica que poucos conseguem fazer acredite! Muitos preferem deixar tudo para última da hora. No entanto as vantagens de terminar muito tempo antes são enormes!

      - Poder reler o que se fez
      - Melhorar pormenores
      - Não atrasar nunca nas entregas
      - Conseguir um serviço com melhor qualidade

      Entre muitas outras!

      Abraço

      16/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Tomé M.

    Pois...

    E eu tenho provas dadas que que melhora muito o "negócio"

    Vê-mo-nos por ai.. :d

    16/01/2011

    Responder
  • Emerson Gonçalves

    Estar ocupado é fácil, difícil é estar ocupado e produzindo! É sempre bom se perguntar "Estou sendo produtivo ou somente me ocupando?".

    23/09/2011

    Responder
  • Cristian Damasceno Godoy

    Luciano mais uma vez, Parabéns!

    Nada como num final do dia de Natal revendo as boas realizações de 2011 e lendo um bom artigo no escola freelancer, mais uma vez obrigado por ajudar a estar sempre mais motivado. Feliz Natal e um próspero ano novo.

    26/12/2011

    Responder
  • Rafael Danigno

    Interessante a ideia das tarefas: "3 de manhã e 3 a tarde". Não é possível generalizar e ter certeza que essa regra vai ser ótima para todas as situações, mas acho que ela consegue cobrir a maiora (lei de Pareto: 80/20). É uma ótima simplificação!

    18/01/2013

    Responder
  • Ricardo

    Eu sempre tive problemas em organizar as minhas tarefas,seja em uma empresa ou como freelance.Sabe aquele esquema de deixar para a ultima hora?
    Estou tentando melhorar sempre e o blog vai ajudar-me ,abs.

    02/02/2013

    Responder
  • Paulo Louzeiro

    muito boas dicas como conseguir os nossos objectivos.E como conseguir mudar as adversidades do negocio , quando seguimos á risca os nossos objectivos?é continuar a tentar?

    06/03/2013

    Responder
  • Neemias Mc

    Só tenho uma coisa pra dizer a vocês do site ESCOLA FREE LANCER, o site de vocês é incrível




    .

    29/12/2013

    Responder
  • Joaquim

    Olá Luciano!

    O seu blog é fantástico,
    Quem anda neste mundo da net concerteza já leu aqui e acolá algumas ideias que se encontram nos seus artigos, todavia, a chamada de atenção para termos sempre presente esses pressupostos para o sucesso nunca é demais!
    Estes temas estão sempre atuais - e se estivermos atentos, temos muitos exemplos no nosso dia a dia!
    Dou-lhe os parabéns pelo fantástico trabalho. É a primeira vez que estou a escrever no seu blog, mas gostei bastante dos seus artigos!

    abraço,

    Joaquim Martins

    01/05/2014

    Responder
    • Olá Joaquim,

      Fico muito contente com o seu comentário e espero que continue a gostar dos nossos artigos :)

      Abraço,
      Luciano Larrossa

      02/05/2014 Luciano Larrossa

      Responder
  • manuel marguissa

    Gostei de nao atrapalhar e nem uzar trecho longos

    27/10/2016

    Responder
  • manuel marguissa

    Up beira

    27/10/2016

    Responder
  • manuel marguissa

    Vamos enteder bem o significado de objectivo visto eras sao mas logicos nas nossas atividades tambem orientam nos a usar trecho up

    27/10/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.