7 dicas para aprender a organizar o seu dia de forma eficiente

Conseguir tempo para tudo o que queremos fazer é, principalmente nos dias de hoje, uma das maiores dificuldades para quem quer ter sucesso no mundo dos negócios. O tempo parece fugir-nos por entre os dedos, fazendo com que nunca tenhamos oportunidade para fazermos tudo aquilo que queremos, acumulando tarefas para o dia seguinte. E com isso surge um efeito bola de neve: acumula-se uma tarefa para o dia seguinte, depois para o outro, para outro e para o outro, até que chegamos a um momento em que não temos mais como concentrar-nos no essencial e acabamos por deixar trabalho acumulado por fazer. Se você quer realmente ter mais tempo na sua vida, aconselho que leia este e este artigo.

Para quem quer triunfar seja no seu próprio negócio ou a trabalhar para outra pessoa, controlar o tempo torna-se uma ferramenta fundamental, de modo a ser mais eficiente, estando um passo à frente de toda a concorrência e conseguindo produzir mais e melhor que o colega do lado. Controlar o tempo significa ter horas vagas para analisar o mercado, ver como os concorrentes trabalham ou estudar os problemas da sua empresa. Com horas livres acabará por concentrar-se mais no modo como as coisas são feitas para deixar de ser apenas um produtor. Numa entrevista realizada à pouco tempo foi perguntado a Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, como gasta a maior parte do seu tempo quando está no escritório. Ele respondeu “lendo”. Buffet analisa o mercado antes de actuar e entende a importância de estar sempre um passo à frente dos concorrentes.

organização do tempo

Steven Covey no seu livro “ Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, conta a história do lenhador que está constantemente a cortar árvores mas não pára um segundo para afiar a sua serra pois apenas está concentrado em trabalhar. Com mais tempo livre você terá mais tempo para “afiar a sua serra”, conseguindo ser mais produtivo, melhorando as suas técnicas produção e com isso ser mais eficiente, melhorando a qualidade do seu trabalho.

Curso Produtividade

IDENTIFIQUE SE ESTÁ REALMENTE A CONTROLAR O SEU TEMPO

Muitas vezes pensamos que controlamos todas as horas que despendemos a trabalhar mas no final do dia acabámos sempre por ter trabalho acumulado e tarefas para fazer em casa. Levar trabalho para terminar em casa, quando essas horas deveriam ser para passar mais tempo com a sua família e amigos, é o maior problema de quem não organiza bem o seu dia. É importante ter tempo para tudo: trabalho, família, lazer, estudo ou desporto. Quem não organiza bem o seu dia normalmente está concentrado em apenas uma ou duas tarefas, pensando que não tem tempo para fazer o resto e espera que a esposa compreenda que tem que trabalhar muito ou que depois compensa aquela corrida que não deu ao final da tarde porque teve que ficar a terminar um relatório.

Você NÃO estará realmente a controlar o seu tempo se:

  • Está apenas concentrado em trabalhar, deixando para lá outras tarefas básicas para si como passar tempo com a família ou a ver um bom filme.
  • Sente que está constantemente a produzir sem parar para pensar o que está a fazer. Sente-se uma máquina que faz tudo sempre igual.
  • Acumula trabalho ao final do dia, fim-de-semana e férias. Para si todos os dias do ano são para trabalhar pois tem sempre trabalho para fazer.
  • Quando lhe perguntam se está bem você responde sempre que “tenho tido muito trabalho para fazer, não paro”.
  • Começa o dia mas sente que tem muito para fazer e não sabe por outro começar. Para si todas as tarefas têm um peso igual e são todas essências.
Dica: Se quiser começar o seu próprio negócio de forma produtiva, dê uma olhada no nosso ebook Ser Freelancer clicando aqui.

SETE DICAS PARA CONTROLAR O  SEU TEMPO JÁ A PARTIR DE HOJE

Se realmente as frases anteriores pareceram-lhe extremamente familiares é importante que siga os passos que vou falar a seguir. Controlar o tempo não é uma tarefa fácil e, tal como a disciplina pessoal, pode levar meses a ser aprendida. Uma pessoa que toda a sua vida foi desorganizada não pode querer ser uma máquina de organização de um dia para o outro. É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.

1. ESCREVA COMO DESEJA PROGRAMAR O SEU DIA

Para realizar esta tarefa aconselho que tenha uma agenda. Apenas porque se usar uma simples folha de papel, terá sempre tendência para colocar no bolso ou num canto da secretária e isso será o suficiente para que algumas vezes chegue ao final do dia sem saber do seu simples papel. Com a agenda terá sempre o seu dia bem organizado e ainda com a possibilidade de consultar o que realizou no dia anterior, procurar números de telefone ou moradas.

Se vai organizar o seu dia de manhã ou na noite anterior isso já depende do seu gosto pessoal. Qualquer uma das duas opções tem os seus prós e contras. Eu pessoalmente prefiro organizar-me na noite anterior, pois aí ainda tenho o dia que passou bem presente na minha cabeça e garanto também dois momentos para pensar na minha organização diária: na noite anterior e de manhã quando acordo e vejo o meu dia organizado.

2. DEFINA BEM AS SUAS PRIORIDADES

Quando comecei a organizar o meu dia uma das maiores dificuldades foi definir o que era realmente essencial ou não. Quando preenchemos a nossa agenda colocamos lá uma lista equivalente a uma lista de supermercado e pensamos que está ali organizado o nosso dia. Nada mais errado que isso pois nem todas as tarefas a realizar têm a mesma importância.

Quando realizar a sua lista defina quais os assuntos mais importantes a trabalhar. Por vezes um número à frente por ordem crescente devido à sua importância é suficiente. Ir ao supermercado nunca será tão importante como uma reunião com um cliente que pretende fechar um negócio. Não se perca com assuntos que pouco podem aumentar a sua produtividade.

Pondere ler: Como saber se uma tarefa é mais importante do que outra

3. NÃO PLANEIE APENAS O DIA MAS SIM A SEMANA OU ATÉ O MÊS

Falar-se em organizar o tempo muitas vezes pensamos apenas no momento, no dia em si. Quando falo em planear não falo apenas em escrever uma lista no seu papel para realizar naquele dia, mas sim planear a sua semana ou mesmo o mês. Mas para que ser realizar planos a tão longo prazo?

  • Primeiro, planear a semana ou o mês não significa planear a longo prazo. Poderemos considerar a longo prazo um ano ou mais.
  • Saber o que vai fazer durante toda a semana pode evitar com que deixa tudo para última da hora. Imagine que numa semana tem 17 tarefas indispensáveis a realizar. Se optar por realizar apenas uma tarefa indispensável nos dois primeiros dias da semana, irão restar-lhe mais cinco dias com três tarefas indispensáveis todos os dias. Este género de pressão e desgaste seria evitável se tivesse planeado a semana.
  • Se tiver um plano do seu mês poderá imaginar o que quer para o seu futuro. Se planear diariamente estará constantemente a “apagar fogos”.

4. DEFINA UMA HORA DE TÉRMINO

Lembra-se daqueles colegas de faculdade que deixavam para o último dia o trabalho e que milagrosamente conseguiam fazê-lo? É obvio que a qualidade nem sempre era melhor mas era um facto que o trabalho aparecia feito. Mas como isso era impossível? Como aqueles alunos que pouco faziam durante o período todo de realizar o trabalho conseguiam fazer aquilo à última da hora?

A resposta a esta pergunta chama-se Lei de Parkinson. Esta lei diz que “maior será a sua capacidade de concentração quanto menos for o tempo disponível para realizar uma tarefa”. Ou seja, o que aqueles alunos que deixam tudo para última da hora estão a fazer e concentrar-se apenas naquele trabalho porque têm pouco tempo para o realizar, mesmo que isso implique não dormir.

É óbvio que não aconselho-o a deixar tudo para última da hora muito menos a deixar de dormir. O que digo é para colocar uma hora de término e que cumpra essa hora. Dessa forma irá se sentir pressionado a realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial.

eficiencia no controle do tempo

5. NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE TAREFAS

Muitas vezes queremos fazer tudo e acabamos por não fazer nada. Não adianta criar uma lista enorme de tarefa e depois não conseguir cumprir metade delas. Quando realizar a sua lista coloque apenas um número possível de tarefas a realizar. Aconselho até que opte por colocar tarefas a menos e vá experimentando e veja qual a sua capacidade diária para realizar tarefas. Eu coloco diariamente no máximo três tarefas indispensáveis para o meu dia. Mais que isso é prometer algo que não posso cumprir e não é esse o objectivo. Se tiver só uma tarefa indispensável melhor, pois aí terá a certeza que irá cumpri-la.

6. DÊ UMA RECOMPENSA A SI MESMO

Conseguir completar tudo aquilo que se propôs é sem dúvida uma vitória pessoal pois significa que organizou-se bem e foi produtivo. O passo a seguir a completar todas as suas tarefas será sentir-se compensado pela sua vitória. Isso mesmo como se faz com as crianças quando têm uma boa nota numa prova. Dê um presente a si mesmo.

Passe uma hora com a família, vá correr ou veja um jogo de futebol. Nesse momento aproveite a sensação de dever cumprido e relaxe. Não caia no erro de pensar que tem algum tempo livre então vai aproveitar para conseguir completar mais algumas tarefas que nem sequer estavam programadas. Não há mal nenhum em ter um tempo só para si.

7. NÃO SEJA ESCRAVO DA SUA AGENDA

Peço bastante atenção para este último ponto. Organizar o seu dia serve para que seja mais produtivo e tenha mais tempo livre para si. Por vezes as pessoas tentam organizar-se mas acabam cada vez mais ocupadas. Isso acontece porque passam a servir a agenda em prol do contrário. Se isso acontecer pare e analise a forma como está a gerir o seu dia. Não seja um escravo da sua agenda.

Pensar em organizar o nosso dia é um assunto bastante interessante, que pode ser de grande utilidade para quem quer conseguir vencer no mundo dos negócios. Mas como já disse anteriormente, não é uma tarefa fácil e exige persistência, pois terá que ver quais os métodos que melhor se adaptam a si. Seguir as sete dicas que expliquei no texto é essencial para que consiga evitar eventuais problemas criados pela inexperiência.

Se já alguma vez tentou organizar o seu tempo explique como o fez e deixe um comentário. No caso de começarem a experimentar as nossas dicas partilhe a sua experiência!

Abraços e boa organização

Artigos
Relacionados

Comentários (137)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Anderson Chipak

    Luciano, artigo sensacional. Mais um belo lançamento! Parabéns a você, ao Paulo e toda equipe!

    Anderson Chipak

    10/01/2011

    Responder
    • Anderson,

      Obrigado pelo elogio. Que continue nos acompanhando=)

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • wetalkabout

    Ótimo artigo. Parabéns é sempre muito complicado gerir a ou as agendas.

    10/01/2011

    Responder
    • Wetalkabout,

      Sem dúvida que conseguir gerir uma agenda já é complicado, por isso imagino várias. Contudo, são essenciais para que não haja esquecimentos nem que fiquem tarefas por fazer. Uma agende pode por vezes ser a sua melhor amiga!

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Maysa

    Paarabéns por este espaço, e vida longa.

    Excelente texto.

    Maysa

    10/01/2011

    Responder
    • Maysa,

      Agradeço os seus desejos e que o nosso blog continue a deixá-la tão satisfeita como deixou este artigo!

      Cumprimentos

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Larissa de Paula

    Olha se as postagens continuarem tão boas esse blog vai mesmo ser um sucesso!!! Parabéns Luciano!

    10/01/2011

    Responder
    • Larissa,

      Um elogio destes no início do blog não poderia ser mais gratificante!

      Cumprimentos e mais uma vez obrigado

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ivo Macedo

    Vou ser sincero... Embora a organização seja o caminho, geralmente prefiro ter uma agenda mental, assim no dia anterior é que eu decido exatamente o que vou fazer no dia seguinte.

    E às vezes para evitar a ansiedade eu digo 'CHEGA DE PENSAR UM POUCO! VOU DORMIR E AMANHÃ DE MANHÃ DEFINO O QUE VOU FAZER' Isso me ajuda a dormir melhor e muitas vezes acordo bem preparado para as missões do dia seguinte.

    Então cabe a cada um definir exatamente qual a melhor maneira de se manter organizado e produzindo bastante!

    Um Abraço!

    10/01/2011

    Responder
    • Ivo,

      Como você disse e muito bem, cada um encontra a sua melhor forma de se organizar. Eu continuo a preferir ter tudo escrito, pois dá-me mais segurança. Mas se voce consegue fazer isso tudo através de uma agenda mental, fico contente por si =)

      Abraço e bons negócios

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Bruno César Bulnes

    Gostei bastante do seu artigo.

    É muito bom ter dicas para organizar o nosso dia. Parabéns!

    Abraços.

    11/01/2011

    Responder
    • Bruno,

      Organizar o meu dia sempre foi uma prioridade desde muito novo. Desta forma consiga ser mais eficiente e ainda ter tempo para mim! O segredo do sucesso muitas vezes está na preparação e não no processo em si.

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Roberto Lima

    Luciano, muito bom artigo novamente!
    A idéia da Lei de Parkinson é muito coerente. E ter a agenda com prazos definidos força à situação de termos um prazo limitado e, então, nos concentrarmos de fato no que estamos fazendo.
    E isto serve também para a criatividade. Como disse Luis Fernando Verissimo, escritor brasileiro: "Minha musa inspiradora é o prazo de entrega".
    Abraços

    11/01/2011

    Responder
    • Roberto,

      Agradeço o seu elogio do fundo do coração. Forçar uma entrega fictícia é mesmo o que você deve fazer. Com isso, fica com tempo para os pormenores e esses sim pode fazer a diferença. Concentre-se primeiro no básico para depois melhorar o essencial.

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Roseana Romualdo

    Luciano,

    Parabéns pelo artigo cujo conteúdo é de grande valia para qualquer tipo de empreendimento.
    Ter a sensação de que o dia não foi produtivo, só acontece quando não se organiza.

    Vou continuar te acompanhando, porque pelo visto vem muita coisa boa por aí.

    Sucesso sempre e obrigada

    Roseana Romualdo
    www.rhtec.com.br
    Brasil

    11/01/2011

    Responder
    • Roseana,

      A organização é fundamental para conseguir produzir mais. Apesar de às vezes nem sempre acontecer tudo como planeamos, a verdade é que isso faz parte do negócio mesmo. Acontecem imprevistos que por vezes atrapalham os nossos planos.

      Mas nem isso deve ser uma desculpa para deixar-mos de planear. Como disse Bernardinho: O segredo do sucesso está no planeamento.

      Abraço

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Elson

    Gostei muito do artigo. Apenas queria apontar para um possível erro no antepenúltimo parágrafo onde está escrito "exoliquei", penso que queria dizer "expliquei".

    Mas muito bom, continua com o bom trabalho :)

    12/01/2011

    Responder
    • Elson,

      Obrigado pela sua dica já corrigimos o problema obrigado=)

      Continue nos acompanhando será um prazer!

      Abraço

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Vítor Maia

    Parabéns pela nova escola!

    Já são uma grande referência na língua Portuguesa.

    Queria partilhar uma técnica que utilizo para manter os meus níveis de concentração e rentabilidade.

    Utilizo um programa no computador que bloqueia a minha sessão de 40 em 40 minutos, obrigando-me a ter intervalos fora do computador durante 5 minutos.

    Para mim estas "sestas" são valiosas!

    []

    12/01/2011

    Responder
    • Vitor Maia,

      Obrigado pelo elogio=)

      Relativamente ao seu software, conheço vários do género e concordo com a sua opção sem dúvida. Talvez não colocasse de 40 em 40 minutos, pois penso que o ser humano pode ser bastante produtivo durante cerca de uma hora e meia sem interrupções.

      Contudo, irá sempre depender da pessoa e do género de trabalho que desempenhe. Mas essa atitude demonstra organização, o que é um excelente princípio para ter sucesso no seu trabalho.

      Abraço e boa sorte no seu trabalho ;)

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
      • Luciano obrigado pelo feedback bastante positivo.

        []

        13/01/2011 Vítor Maia

        Responder
  • Alessander Raker

    Luciano este artigo está excelente.

    Gostei do que disse sobre não colocar várias prioridades na agenda.
    Se pararmos para analisar teremos poucas prioridades em nosso dia e isto sim é algo real.

    Sobre amolar o machado para pouparmos tempo na execução isso é uma boa dica. As vezes já partimos para a prática, mas o ideal é mesmo estar bem preparado (ler muito, estudar muito) para que só assim possamos "meter a mão na massa" e executar algo. Acredito que assim pouparemos tempo precioso ao invés de jogar tempo fora executando algo que não dominamos bem.

    Este blog está sendo de muita ajuda para mim.

    Obrigado e parabéns

    13/01/2011

    Responder
    • Alessander Raker,

      Por vezes queremos fazer tudo e acabamos por não fazer nada. Isso é um facto. Mas isso acontece porque queremos fazer coisas a mais. Mais vale fazer uma lista mais pequena, conseguir cumprir o prometido e ficar mais moralizado para o dia seguinte. De nada adiante uma lista muito longa com 10% das coisas feitos. É desmotivante.

      Quanto à segunda parte do seu comentário, no mundo dos negócios cada vez menos é mais. Produzir com maior qualidade em vez de quantidade=)

      Abraço

      14/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Tomé M.

    Mais uma vez parabéns pelo excelente Artigo!

    Após ler tudo como deve ser consegui perceber onde estou possivelmente a errar. Certamente que já aconteceu a todos chegar ao final do dia e desejar mais umas horas...(a mim é frequente acontecer).

    Depois de ler este artigo acho que devo mesmo adquirir uma Agenda. Nunca tive, e para ser sincero, nunca achei piada em ter uma. Mas se isso pode aumentar a minha produtividade e poupar-me tempo no dia-a-dia, irei adquirir uma e experimentar.

    Impressionante em como cada vez que venho aqui ler um Artigo fico com algo para experimentar. Foi uma boa aposta a criação desta Escola!

    Parabéns aos envolvidos na criação da mesma!

    16/01/2011

    Responder
    • Tomé,

      Eu agora não passo sem a minha agenda! Aliás, sentia-me mesmo perdido quando trocou o ano e não tinha uma! Mas tratei logo de conseguir para poder organizar o meu dia=)

      Adquira uma e lembre-se: três tarefas de manhã e três à tarde. É o suficiente=)

      Abraço

      16/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Tomé M.

    Eu irei adquirir uma Agenda para experimentar, mas quanto à divisão de Tarefas terá de ser um pouco diferente.

    Sendo eu ainda estudante universitário, não terá lógica para mim colocar tarefas de manhã pois estarei em aulas :D

    No entanto percebi a mensagem: Dividir as tarefas o melhor possível!

    Abraço

    16/01/2011

    Responder
  • Jairo

    Já cheguei a colocar uma visita a um Shoping na antes de uma reunião de trabalho. :)

    Vivendo e aprendendo.. :)

    16/01/2011

    Responder
    • Jairo,

      Pois talvez essa não fosse das melhores opções. Mas pronto, como você disse estamos sempre a aprender=)

      Abraço

      18/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Denis ]costq

    Já tentei sem êxito usar esse método, meu erro no ano que passou foi lotar-me de tarefas. Mesmo sabendo que eu não ia conseguir cumprí-las no prazo estipulado eu às colocava na lista de atividades, foi um desperdício de um método muito eficaz. Já pra esse ano aprendi a lição e na lista PRIORIZANDO O ESSENCIAL colocarei pouca coisa a mais, uma ou duas no máximo, já que é difícil fazer apenas o essencial...

    Valeu e fica a dica pra quem for tentar... primeiro o essencial depois uma ou duas tarefinhas extras para não se atolar em atividades.

    Sou estudante de Eng. Elétrica em período integral, ficar sem dormir virou hobbi. xD

    17/01/2011

    Responder
    • Denis,

      Eu também cometi esse erro no passado. Fazia listas enormes e depois não concluia nem metade! E com isso sentia-me desmoralizado. Depois comecei a colocar apenas três tarefas e os resultados foram fantásticos! Definir prioridades é essencial.

      Quanto ao fato de ficar sem dormir, sinceramente não aconselho. Em tempos dormia seis horas por noite para tentar ser mais produtivo, mas o cansaço, o stress e a falta de imaginação tomaram conta de mim. Portanto a partir de hoje tento sempre dormir oito horas=)

      Abraço

      18/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Silvano da Silva Reis

    Belo texto. Boas Dicas.
    Eu preciso muito de disciplina. Já tentei varias vezes me organizar por agenda e ainda não consegui. Vou tentar mais uma vez.
    Abraços.

    02/02/2011

    Responder
    • Oi Silvano,

      Ser organizado é mesmo uma peça fundamental para triunfar no mundo do freelancing. Como tem ido a sua organização desde que efectuou o comentário?

      Abraço

      16/03/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • sirlei

    Rapaz, sou seu fã, vc não sabe como me ajuda, e a minha família também,não pense que só ajuda profissionalmente, mas com essas dicas, vc melhora o dia a dia de famílias, isso é de Deus mesmo!

    22/04/2011

    Responder
    • Sirlei,

      Confesso que foi dos comentários mais motivadores que já recebi! Ainda bem que consigo mudar a sua vida pois é esse um dos objtivos do blog: mudar a vida das pessoas!

      Abraço e obrigado

      22/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Vinicius Dinofre Dada

    Olá amigo, gostei do seu artigo, e já vinha fazendo algumas coisas parecidas com o que você relatou acima, no meu caso eu consegui sair de um caso onde nunca tinha tempo suficiente para fazer as coisas, para uma situação no qual pude desfrutar de ter todas as tarefas realizadas no seu tempo certo, ainda incluí um pequeno momento para descanso no dia, o que aumentou minha alegria ao retornar para a atividade.

    muito bom obrigado

    28/04/2011

    Responder
    • Olá Vinicius,

      Ainda bem que você tem conseguido "dar a volta" por cima à situação. É realmente muito frustrante não conseguir ter tempo para nada e viver na desorganização. Fico contente por saber que você consegue agora ser mais produtivo e eficiente. Continue pois está no bom caminho. Essa batalha pessoal é, muitas vezes, a mais difícil de ser vencida acredite!

      Abraço

      30/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Emerson Almeida

    Muito Bom Artigo Parabens, Sou Muito Desorganizado Trabalho de Madrugada no Meu Blog e Durante o Dia Durmo Muito Pouco, não consigo organizar as tarefas do dia Direito.

    10/05/2011

    Responder
    • Emerson,

      Se esse é um dos seus problemas então siga estas dicas=) Se precisar de alguma ajuda em concreto deixe aqui um comentário;)

      Abraço

      14/05/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Jhonatan Morais

    Luciano, Obrigado. você mostrou-me que preciso organizar minha agenda urgentemente.

    parabens pelo artigo.

    17/06/2011

    Responder
    • Jhonatan,

      Ainda bem que este artigo serviu para você ganhar mais noção do que precisa fazer. Fico muito contente com isso =)

      Abraço

      18/06/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  •     ra_morâes

    sou estudante , e gosto de ter tudo bem organizado . na minha agenda tenho hora para tudo , mas confesso que é um pouco estressante KKK '
    mas queria mais idéias !
    mas valeu a pena aprendi bastante *
    Bjos '

    02/08/2011

    Responder
    • Moraes,

      Sim ter tudo organizado gera um pouco de stress, mas isso é só na fase inicial. Depois de se habituar ao ritmo e a todas as rotinas, verá que irá chegar ao final do dia bem menos cansado!

      Abraço

      14/08/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Suelen Trindade

    Nossa ameii de verdade o artigo, meu tempo é muito desorganizado...tenho um trabalho fixo e vendo doces compotas de doces nas horas vagas, então acabo ficando sem tempo pra mim, tanto que tive que parar de malhar e estudar so pra conseguir uma renda boa.Meu tempo é totalmente corrido, e acabo ficando muito cansada.Vow tentar na agenda agora pra ver se sobra tempo.

    Boa tarde e obrigada.

    03/10/2011

    Responder
    • Suelen,

      Ainda bem o meu texto a ajudou! Realmente organizar o nosso tempo é algo essencial e que devemos aproveitar a toda a hora, visto que é a única coisa na nossa vida que não podemos recuperar! Organize sua agenda e depois partilhe os resultados ;)

      Abraço

      11/10/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Douglas Gaspar

    já tentei varias vezes, mas sou muito desorganizado vou começar de novo ainda mais agora que sou freelancer.

    03/10/2011

    Responder
    • Douglas,

      Ao trabalhar como freelancer a organização torna-se ESSENCIAL! Por isso siga algumas destas dicas se quiser ter bons resultados ;)

      abraço e boa sorte!

      11/10/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ana Teresa Silvestre

    Olá Luciano!

    Adorei o post!! Eu tenho um grave problema de falta de auto-disciplina e de foco :), já li imensas coisas sobre produtividade e gestão de tempo - método GDT e Zen to Done e outros - e devo dizer que este post foi dos mais claros e simples que já li. Os métodos em si não são complicados mas sempre falhei em implementar porque há coisas que não senti reforçadas como aqui! Parabéns! A minha grande falha terá sido não planear a semana toda apriori e o mês, já agora. E depois claro colocar uma 'carrada' de tarefas na lista diária, que obviamente não conseguia cumprir e se abatia em mim a desmoralização total, acabando por nem sequer consultar a lista de tarefas e deambular entre tarefas nada necessárias. Enfim, uma desgraça! :) Tenho mesmo que passar a definir poucas tarefas essenciais para o dia e não me sentir culpada que é pouco, ser mais realista. E tenho que me comprometer em dedicar o tempo devido ao planeamento e execução das listas!

    Post muito bom mesmo! Continuação do bom trabalho! :)

    10/10/2011

    Responder
    • Ana,

      ainda bem que este artigo mudou a sua vida! O segredo para ter um dia organizado é conseguir ter um equilíbrio entre o que é possível fazer e o que precisamos realmente de fazer. Ou seja, não vale a pena querermos fazer tudo quando não temos condições para isso. Se for sincera, irá saber as suas capacidades e quanto poderá ganhar com o seu trabalho.

      Abraço e boa sorte! Qualquer coisa deixe um comentário ou envie um email ;)

      11/10/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • thania mara

    olá luciano,tenho 33 anos e sempre me considerei uma pessoa organizada;fiquei viuva a pouco tempo(4meses)e só agora percebo que nao era.Estou precisando organizar meu tempo para trabalhar, sou autonoma,controlar minhas finanças e cuidar dos meus filhos e nao tenho a menor noçao de como começar.Seu artigo é ótimo, mas como,estou confusa nao consegui me encaixar nele.Vc pode me ajudar?recomendar algo ou alguem que possa me ajudar?agradeço pela atençao e se possivel responda atraves do meu e-mail.

    19/10/2011

    Responder
    • Thania,

      obrigado por comentar e espero que a sua situação melhore. Como poderia ajudá-la?

      Abraço

      13/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Waldir

    Excelente artigo que me faz sentir até frustado pela forma como gerencio minhas tarefas. As vezes, quando me concentro numa tarefa essencial que não pode mais ser adiada e precisa ser executada de qualquer jeito, faço uma anotação das sub-tarefas e as sigo com extrema concentração.Sempre dá certo.Mas em compensação, na maioria das outras acabo me perdendo.

    Obrigado pelo excelente artigo que fico ressentido de não ter lido antes.

    Parabéns.

    22/10/2011

    Responder
    • Waldir,

      Apenas temos noção da nossa verdadeira desorganização quando vemos coisas diferentes. A chave para o seu dia ser bem organizado é mesmo focar-se naquilo que é essencial. Defina as tarefas que são essenciais e tenha elas como prioritárias. Deste modo, mesmo que não conclua as outras menos importantes, irá acabar o dia com a sensação de dever cumprido.

      Abraço

      13/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Jocemar Burei

    Realmente, quem tiver a habilidade de organização para execução de tarefas é um ser priveligiado, porque a maioria das pessoas não conseguem fazer isso. Abraços.

    22/10/2011

    Responder
    • Jocemar,

      Essa habilidade de que fala nascem com umas pessoas, mas em outras precisa de ser melhorada. Penso que todos nós conseguimos ser organizados, desde que se faça um esforço.

      Abraço

      13/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ricardo

    Apesar de só ingressar na licenciatura para o próximo ano, todo o meu tempo livre é usado para estudar e aprofundar temas variados na àrea da psicologia. Apesar de ter uma grande capacidade de trabalho, ultimamente devido à minha falta de organização, reparo que deixo muita coisa por fazer, quer a nível da psicologia como de lazer.

    Graças aos vários artigos que pude ler no site, estou de volta à produção de artigos/reflexões e finalmente aprendi tudo o que precisava de saber para não cometer os mesmos erros: organizar-se é a melhor maneira de por os nossos planos em prática e só assim poderemos chegar ao final do dia considerá-lo produtivo!

    Definitivamente um blog que sabe exactamente do que fala, praticamente todas as dicas aqui referidas ajudam qualquer pessoa a motivar-se!

    28/10/2011

    Responder
    • Ricardo,

      Obrigado pelo excelente comentário. A fase que você está passando é bem normal. Todos nós já temos períodos em que a desorganização começa a tomar conta de nós. Mas tal como tudo na vida, deve ser encarada com um objetivo. Se assim for, esses períodos serão cada vez menores e a organização passa a fazer parte do seu ADN natural. Por isso, mesmo que esses períodos surjam, não desiste da sua meta, que a longo prazo irá receber os frutos.

      Abraço e boa sorte para o seu futuro

      13/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Leonardo

    Olá Luciano,

    Texto formidável! Parabéns!
    Este blog já está na minha "Favorite List".

    Estou muito motivado e irei usar este final de semana para me organizar bem e começar a semana sendo mais produtivo do que nunca.

    Obrigado.

    05/11/2011

    Responder
    • Leonardo,

      Valeu pelo comentário! Fico contente que tenha gostado e espero realmente que esta organização faça a diferença na sua vida. Mas lembre-se que nem sempre as coisas surgem logo nos primeiros dias. Mas com paciência e persistência, todos conseguem melhorar a sua organização.

      Abraço e boa sorte

      13/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Profº Bauru

    Luciano, tenho aprendido muito através de suas dicas. O primeiro passo para que eu consiga alcançar a excelência nas minhas atividades, sobretudo na internet, é aprender a organizar melhor o meu tempo. E por mais que sejam dicas simples e já conhecidas, relembrá-las ou lê-las de outra forma nos abre a cabeça pra pensarmos melhor nos ladrões do nosso tempo. Muito obrigado.

    07/11/2011

    Responder
    • Bauru,

      Obrigado pelo comentário. Relembrar os nossos princípios ou objetivos é sempre bom, pois torna-os mais frescos na nossa memória. Se este texto provoca esta sensação em si, fico muito contente por isso!

      Abraço e boa continuação

      13/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Paulo

    Luciano;gostei muito das suas dicas. Devido a riqueza de suas orientações e se mostrado uma pessoa solidária, tenho torcido pelo seu sucesso. Um abraço e Feliz Ano Novo!

    30/12/2011

    Responder
  • Sérgio Carvalho

    Muitos parabens pelo artigo.
    gostei e conforme ia lendo, ia revendo o meu dia-a-dia tanto pessoal como profissional e tenho para lhe dizer que nao acrescentava nem mais uma virgula.Li alguns comentarios que falavam em agenda mental...!isso nao é solucao, quando menos esperar vai acabar por esquecer.

    08/02/2012

    Responder
  • Antônio Ricardo Marcon Zanotti

    Bom dia. Opa. Boa tarde. Tenho 21 anos e estou abrindo empresa no momento, já faz algum tempo que venho aprimorando a forma de gerenciar meu tempo, e uma delas foi tirar tempo para conseguir ler um ótimo post como este. Gostei das dicas, faço uso do evernote e por várias tentativas não consegui me adaptar a agenda, porém sempre tive dificuldade de gerenciar as minhas atividades diárias. Acredito que agora vou conseguir utilizar uma agenda+evernote de forma bem produtiva deixando o que é diário e isolado na agenda e o que precisa de descrição e não tem ordem de execução no evernote. Obrigado novamente pelas dicas.

    10/02/2012

    Responder
  • Nanny

    A harmonia e a sensação de melhoria e de produtividade quando se está executando as atividades do trabalho em um ambiente totalmente bem organizado é certamente muito melhor, mais vantajoso e mais produtivo do que está cumprindo as atividades em meio à bagunça, desorganização e empilhamentos de papéis, e materiais! A organização é o princípio de tudo para que tenha um controle do tempo, seja na vida profissional como pessoal.O indivíduo que sabe organizar e administrar seu tempo... sabe gerenciar sua vida.

    Abraços

    26/02/2012

    Responder
  • Alyne S.

    Nossa, voce esta de parabens, pois ja eh o 4 artigo seu que leio e cada um eh melhor do que o outro!!!
    Um abraco ,
    Alyne S. :)

    28/02/2012

    Responder
  • Aline

    Oi, eu sou estudante e curso o 9º ano/8ª série, eu preciso muito me organizar.
    Essas suas dicas que você colocou foram ótimas, e vão me ajudar muito, mas não acho que vai ser a saída para todos os meu problemas.
    Se você puder ou alguém puder me ajudar: aline.beatriz337@r7.com

    19/04/2012

    Responder
  • Daiane Carvalho

    Boa noite. Sou estudante de administração, estou no primeiro período e assuntos como esses me interessam muito. O seu post é incrível. Me faz lembrar das teorias de Taylor, o precursor da administração científica. Controlar o tempo é de extrema importância mesmo. Nos ajuda a produzir mais, com prazer e longe de irritações desnecessárias. E assim, cada vez mais, o crescimento é garantido!

    Um grande abraço.

    29/05/2012

    Responder
  • Lindomar Carvalho

    Luciano,

    Muito bom! Parabéns e continue postando artigos fantásticos como este.

    Lindomar Carvalho

    04/07/2012

    Responder
  • Rafaela

    Congratulations!!! I will try to follow these tips!
    Thank's very much... =)


    Fernanda de Souza

    23/07/2012

    Responder
    • Thank's for dedication friend!...Me too try to follow the tips!!!
      Kisse foto everybody,especially to Luciano Larrosa...=)

      24/07/2012 Fernanda de Souza

      Responder
  • Evelyn

    Meu gato Luciano Larrosa!! Parabéns amor! Te amoo...

    24/07/2012

    Responder
  • Wilson

    Olá!

    A minha gestão é a seguinte:
    1º Opto por definir bem o que quero fazer, tanto a curto como a longo prazo (género de brainstorming)
    2º Depois categorizo cada item e defino-os por prioridade
    3º Após ter definido "bem" o que eu quero, organizo-os por categoria, colocando no topo o que eu quero fazer em primeiro lugar, em segundo, etc.
    4º Depois de bem definido (pode demorar dias), pego na minha agenda e começo por colocar as tarefas que desejo fazer a curto e longo prazo (foi um pouco difícil no inicio para mim, porque nem sempre é fácil definir prioridades)

    Mas gostaria de realçar que se a agenda não for prática, (principalmente para quem tem muitas tarefas por dia) ao fim de alguns dias ou semanas, o método enfraquece, e deixamos de dar "prioridade" ao método. No meu caso utilizo uma agenda com vista aberta semanal, para ter uma ideia de todas as tarefas que tenho de realizar naquela semana. Isto ajuda-me porque basta-me simplesmente olhar para a agenda para saber o tenho de fazer naquela semana.

    Espero ter ajudado malta

    :)

    28/07/2012

    Responder
  • Cinthia

    Olá Luciano, Já tentei varias vezes me organizar e não tenho tido muito êxito. Ultimamente tenho seguido sua dica e determinado 3 coisas importantes a fazer por dia. Mas me perco um com relação ao tempo. Quando for planejar o dia seguinte, devo determinar um horário para cada tarefa ou devo deixar fluir de acordo com o dia? Confesso que o fato de ter tempo pré-defino para tudo, me deixa muito tensa e parece que as coisas não fluem de forma natural e relaxada. Se puderes me ajudar, ficaria muito grata.
    Abçs
    Cinthia

    07/08/2012

    Responder
    • Cinthia,

      É determinante que você tenha um tempo definido. Eu aconselho que utilize o Focus Booster (http://www.escolafreelancer.com/utilize-focus-booster-para-manter-a-produtividade-no-seu-trabalho/) para mensurar o seu tempo. Sei que por vezes poderá não conseguir fazer as coisas no tempo que definiu mas não se preocupe. Com o passar do tempo ficará mais próxima de cumprir os seus objetivos. Ficar vagueando e apenas definindo tarefas não é um bom hábito! =)

      Abraço e qualquer dúvida não hesite em deixar comentário

      09/08/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • FT

    Luciano gostei do seu artigo (bem como de outros seus que li hoje). Eu já venho à um tempo fazendo tudo isso. Em determinadas tarefas uso a técnica promodoro e respectivo programa (que falei neste post http://musicacomcafe.blogspot.pt/2012/08/tecnica-pomodoro-versao-macintosh.html). Ajuda a manter o foco e a produtividade :)

    Gosto da sua escrita. Muitas felicidades!

    21/08/2012

    Responder
  • Ed

    Parabéns pelo trabalho. Eu faço uso de agenda há mais de 3 anos e só agora estou conseguindo utiliza-la da melhor maneira. E suas dicas tem sido fundamentais para essa melhoria.

    Muito obrigado.

    30/08/2012

    Responder
    • Ed,

      Obrigado pelo seu comentário. Realmente a agenda é uma ferramenta poderosa, quando bem utilizada. É necessário uma disciplina pessoal muito forte para conseguir tirar o melhor partido dela. Fico muito satisfeito que as minhas dicas o tenha ajudado! =)

      Abraço

      30/08/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • tamires matos

    Irei iniciar uma agenda seguindo teus conselhos, á muito tempo estou a tentar, mas hoje apartir de tuas dicas sinto que vou ter exito.

    Forte abraço e sucesso sempre!!!!!!!!!

    11/09/2012

    Responder
  • VercopCRM

    Excelente artigo Luciano, nós da Vercop temos o compromisso com a organização.

    19/09/2012

    Responder
  • ODONES ERTHAL

    MUITO BOM LUCIANO.

    LEVANTO TODOS OS DIAS AS 5 : 40 horas para organisar o dia.
    seguindo tuas dicas acho que vou poder durmir uma hora a mais.
    um abraço
    obrigado
    odones

    20/09/2012

    Responder
  • Ricássia Guimarães

    Depois de ler vários artigos referente a organização do tempo, emfim... achei o que realmente
    estou precisando.Pois tenho certeza que poucos aí têm o dia-a-dia de trabalho e estudo que tenho a um ano e tudo isso junto a indisciplina que tenho os meus dias sempre terminam exaustivos.Sei que agora vai ser diferente......Obrigada, vc tá me ajudando sem nem ao menos me conhecer, isso é o melhor de tudo.
    SUCESS0!!!!!!!!!P/ VC E TODOS NÓS TAMBÉM.

    07/11/2012

    Responder
  • rute lima

    cara se tens a JESUS realmente és completo se ñ tem procure se completar não seja ingrato observe a sabedoria que ELE tem te emprestado Romanos 9;14 ao18,19,21á24 Provérbios capt 2...se ler e não entender no seu coração feiche os olhos e pessa que o Espirito Santo de Deus te faça entender OBS;(faça isso sozinho não comente com ninguém depois apague essa msg ) OBS DAS OBSERVAÇ ÕES ;(RESPONDE)

    07/11/2012

    Responder
  • Márcia Antônia

    Parabéns pelo artigo, sensacional. Eu me considero bem organizada, mas adoro pesquisar e acrescentar novidades aos meus conhecimentos, e o seu artigo colaborou muito para isso. Parabéns..

    18/11/2012

    Responder
  • Nalvo Santos

    Luciano, gostaria de te parabenizar por esse tão maravilhoso artigo. Quero ressaltar que a partir de agora, vou parar para afiar o meu machado, chegar de dar socos em pontas de pregos de andar, andar e não sair do lugar...
    Obrigado por essa iniciativa.

    Nalvo Santos

    26/11/2012

    Responder
  • Eliane Ferreira

    Gostei muito. Vou tentar seguir a risca. Preciso muito de organização em todos os setores da minha vida. Obrigada!

    08/12/2012

    Responder
  • fernando

    Parabéns Luciano Larrossa pelas dicas, sei o quanto é importante organizar o nosso dia e sei que Tempo muitas vezes é dinheiro. Fiquei muito feliz pelas dicas que vão me ajudar muito.

    26/12/2012

    Responder
  • Amanda

    Olá Luciano,
    adorei o artigo, me identifiquei demais. Estou no primeiro periodo da faculdade (letras) e estou bem enrolada com tanta coisa para ler. Sou contra a idéia de desistir de uma coisa por outra, faço 3 modalidades de dança e curso. Acredito que meu problema seja falta de uma organização adequada. Vou tentar utilizar sua dicas e vamos ver no que vai dar. Espero que dê tudo certo nesse ano que se inicia. Espero não precisar desistir de nada, vou ficar atenta a dica 7.
    Abraços, Amanda R.

    01/01/2013

    Responder
  • Rosimeire

    Olá equipe Luciano Larrossa,
    Realmente este tema fala comigo, já tentei me organizar nesta questão de ver o que era prioridade e vendo o tempo possar sem saber por onde recomeçar me perdi em meio aos clientes que por suas vezes ficaram insatisfeitos com a espera, e com suas ideias espero firmemente que me encontrarei novamente, vou parar com essa mania de achar que tenho tempo para todos ao mesmo tempo e vou mostrar pra mim mesmo que sou uma só. desde já obrigado pelo site. Espero poder comentar meu progresso, grande abraço e SUCESSO.

    08/01/2013

    Responder
  • Tatiana Duarte

    Olá Luciano! Recentemente "descobri" a Escola Freelancer e estou gostando muito dos artigos. Comecei a ler o e-book Seja Mais Produtivo e hoje começo também a organizar uma agenda. Me deparei com este seu texto e tenho certeza que vai me ajudar bastante. Um abraço, Tatiana

    13/01/2013

    Responder
  • bachir valgy

    oi
    Realmente e muito importante organizar o seu dia, tens sempre as coisa feita, dormes com o dever comprido e que comeces o novo dia com outros objetivos.
    E impotante que se valorize e que sintas orgulho de si mesmo fazendo as coisa a tempo e hora sem que haja pressao de ningue"chefe".
    Ja comecei a organizar o meu dia faltando apenas organizar a semana e mesmo nao vai ser muito facil mais e possivel.
    Bachir
    Mocambique

    26/01/2013

    Responder
  • Ricardo

    Depois desalagues anos relutando comecei a organizar a usar agenda e o trabalho rendeu 70% a mais.
    Como sempre este e mais um excelente arquivo.

    02/02/2013

    Responder
  • Doniete

    Gostei bastante das dicas de organização,eu ate sigo uma lista de tarefas!
    De inicio deu certo,mas depois já não estava me motivando mais,poucas vezes realizava alguma tarefa
    Como posso me manter motivado para realizar as atividades que me propus a fazer.Vou tentar seguir as dicas acimas.

    18/02/2013

    Responder
  • Marcos Murdock

    Parabéns o site é realmente muito bom.
    Obrigado pelas dicas. desejo muito sucesso a todos.

    21/02/2013

    Responder
  • anderson

    muito bom o artigo,mas nao consegui me organizar,como faço para seguir sua dica?

    07/03/2013

    Responder
  • Viviane

    Olá!
    Trabalho em um escritório, onde foi feita a implantação de um novo sistema, para a organização do mesmo. Mas para esta organização - falo por mim - estou precisando de algo que me oriente em como faze-la. Pois no final do dia, sempre me sinto cansada e frustrada por não conseguir realizar o que planejei. Consultei as sete dicas, e a partir de agora, vou segui-las... Espero que me ajude, amanhã a noite, dou uma passadinha para contar como foi o dia!
    Adorei a leitura e ajuda!

    09/03/2013

    Responder
  • Karina

    Luciano, suas dicas são ótimas. O que atrapalha o meu planejamento sempre são acontecimentos inesperados e pessoas que interferem. Realmente tenho dificuldades em lidar com isso.

    01/04/2013

    Responder
  • Felipe Araujo da Silva Pereira

    Gostei do artigo e acabei de colocar em pratica.
    Montei uma Organização Pessoal com o que fazer em cada dia da semana, agora vou coloca-la em praticar e verificar o que vai acontecer.

    Valeu até!!!

    22/04/2013

    Responder
  • Edgar Ferreira

    Excelente artigo, confesso que sempre faço minhas listas aqui, e coloco sempre aquelas que são PRIORIDADES MÁXIMAS do dia, e geralmente são uns 10 itens, mas ai chega no fim do dia... male-male conclui as 3 primeiras tarefas! Vamos prosseguindo, vivendo e aprendendo, ou melhor, primeiro aprendendo, para enfim estar VIVENDO DE VERDADE, com trabalho organizado, e mais tempo para a familia, amigos e lazer :)

    15/08/2013

    Responder
  • Franciele

    Este artigo é maravilhoso. Vai me ajudar bastante, na vida pessoal e profissional.
    Parabéns pelo belíssimo artigo.

    22/08/2013

    Responder
  • VINICIUS

    FALA LUCIANO BELEZA?
    LUCIANO,TRABALHO COM VENDAS E CHEGO A ATENDER 15 CLIENTES DIA,ACHO MUITO MAS COMO TENHO QUE PENSAR NAS DESPESAS,FICA DIFICIL POSAR E DIFICIL VOLTAR PRA CASA E DEPOIS VOLTAR NO MESMO LUGAR.
    TENHO CERCA DE 170 CLIENTES PARA ATENDER MENSALMENTE E ALGUNS DELES QUINZENAIS,ISSO FORA QUE TENHO QUE FAZER UM TRABALHO DIFERENCIADO QUE É ORGANIZAR PLOTAGENS E PROMOÇÕES PARA O CLIENTE.
    SE VC TIVER ALGUMAS DICAS AGRADEÇO!!!
    PARABENS PELO ARTIGO!
    ABRAÇO VINICIUS

    02/11/2013

    Responder
  • Dulce Coelho

    Luciano,
    Parabéns pelo seu artigo! A iniciativa é uma das maiores riquezas do ser humano.
    Acredito que para se organizar é preciso ter iniciativa e estar com a mente sempre em atividade pensando no tempo e em estratégias para se economizar tempo. A rotina é essencial e o planejamento nos ajuda a ter uma vida mais tranquila. Obrigada pelas dicas. Irei palestrar sobre esse assunto: "Como melhorar nosso dia a dia aprendendo a se organizar". Contarei com você.

    16/11/2013

    Responder
  • Marluci Silva

    Estou lendo este blog ,pois iniciei um trabalho com vendas diretas e descobri que não sei vender devido a minha timidez em abordar as pessoas e também com relação a desorganização do tempo,enfim preciso aprender muito sobre o trabalho freelancer.Este blog está sendo
    muito útil pra mim .
    Obrigada

    19/02/2014

    Responder
  • PhIlIp JoNaThAn

    SÃO PROVEITOSAS SUAS DICAS.

    POR FAVOR CORRIJA OS ERROS NA ORTOGRAFIA.

    06/04/2014

    Responder
  • PATRICIA

    PARABÉNS ,ME AJUDOU MUITO..OBG

    10/04/2014

    Responder
  • Ana Clara

    bom

    29/04/2014

    Responder
  • Ana Clara

    Eu tenho 13 anos,e a maioria das vezes fico o dia inteiro na internet!!Eu estava a procura de dicas...muito obrigada até arrumei uma agenda pra mim!!heueuhehueuehue..veremos se conseguirei fazer meus dias mais organizados!!!Se eu conseguir acredite,vai ser muito ''surreal''!!

    29/04/2014

    Responder
  • Carla

    A ideia de programar o dia é de fato uma boa forma de ter controle sobre a situação do dia seguinte, mas quero saber como lidar com o confrontamento de ter concomitantemente tarefas planejadas com inesperadas que ocorrem durante o dia e sempre para ontem, pois quando se trabalha em equipe o seu trabalho depende do outro bem como o outro depende de você. Isso causa uma angústia e pouca produtividade.
    Qual a sugestão?
    Abraço, Carla.

    29/04/2014

    Responder
  • Rosária Maciel

    Já tentei varias vezes organizar o meu tempo, mas sempre acabo fazendo varias tarefas desnecessárias e isso acaba me deixando frustrada. Adorei essas dicas de organização do tempo. Vou começar hoje mesmo

    18/06/2014

    Responder
  • ADRIANA CLAUDINA

    Luciano, hoje me sentei diante do meu computador e disse a mim mesma que iria planejar melhor o meu tempo. Quando entrei no google e pesquisei algumas dicas de como fazer isso, e assim me deparei com suas dicas. Estou no 5º período de Direito (agora de férias) e mal consigo respirar, pois quero abraçar o mundo, trabalhando, fazendo cursos extras da minha igreja, além de outros e mal consigo fazer tudo como gostaria. Sinto que faço tudo pela metade e ainda tenho a sensação de não ter produzido nada no meu dia. Muito obrigada. Vou fazer tudo como você orientou. Jesus te abençõe!!

    19/06/2014

    Responder
  • Carol

    Algum tempo atrás tentei me organizar usando um círculo de tarefas. Era uma forma quase que eficaz, pois me deixava a par de todas as tarefas do meu dia e me permitia decidir até mesmo o que estudar. Porém, conforme o tempo passava me sentia tão desgastada que não tinha condições nem mesmo de me dedicar a minha família ou a leituras que me relaxavam. O que acontecia era que, sem perceber, eu estava virando escrava de minha agenda.
    Gostei muito de suas dicas. Vou tentar colocá-las em prática e atentar bem para não cometer novamente o erro que descrevi acima.
    Abraço!

    08/07/2014

    Responder
  • Kátia Parreira

    Adorei a resportagem...
    Eu estou totalmente enrolada, cada dia anota em um lugar as coisas preciso mudar isso, adorei as dicas.
    att,
    kátia

    19/07/2014

    Responder
  • josi

    Tenho muitos compromissos, trabalho em tempo integral.cuido da casa, da comida e de dois filhos.
    tenho que ter horário para tudo. Não posso me atrasar, porque uma coisa afeta a outra.
    Preciso dar conta de tudo, mas gostaria de ter tempo para meus filhos, marido, a casa o trabalho e enfim eu mereço estar bem. Queria estar sempre linda.
    Acho que quero um milagre.

    14/08/2014

    Responder
  • César Ricardo Miranda

    Olá, bom dia Srº. Luciano Larrosa, gostaria de solicitar a V.S.ª, uma orientação no sentido de me indicar uma boa formatação de um agenda de tarefas.
    No mais, agradeço de antemão, manifesto protestos de distinta consideração.

    Att.,
    César Ricardo Miranda.

    30/08/2014

    Responder
  • Natã Almeida

    Olá. Gostaria de parabeniza-lo por este artigo tão rico de informações preciosas.

    10/09/2014

    Responder
  • Júnior Amaral

    Olá bom dia,
    Parabéns pelo artigo, esta me ajudando muito, pois estou colocando em prática na vida particular, profissional e acadêmica.
    Muito bom!

    Mais uma vez parabéns e sucesso!

    Atenciosamente,
    Júnior Amaral

    20/09/2014

    Responder
  • Selma

    Comecei agora a procurar pela internet informações de como me organizar melhor no meu dia a dia e encontro essa maravilha de orientação, muito obrigado tenho certeza que vai me ajudar muito e parabéns pelo artigo.

    22/09/2014

    Responder
  • delcilene

    Olá
    Boa tarde
    Essa é a primeira vez que leio este artigo e confesso que estou completamente satisfeita
    com que acabei de ler.

    parabens e sucesso

    Atenciosamente,
    Delcilene

    25/09/2014

    Responder
  • alex

    olha precisei ler essas dicas muito obrigado me ajudram porque agora vou saber como dividir meu tempo.

    17/10/2014

    Responder
  • Gilmara

    Ótimas dicas, vou tentar seguir esse ritmo!

    12/04/2015

    Responder
  • Jhenica

    Acho que eu devia ter pesquisado sobre isso antes!
    Eu precisava acordar para essa realidade, nunca consegui me organizar, mas agora tenho uma noção muito maior de como começar a fazer isso.
    Obrigada pelas 7 dicas, gostei muito do artigo.

    08/07/2015

    Responder
  • cecilia

    muito obrigada pelas dicas tocou na ferida eu pessoalmente nao consigo controlar o meu tempo razao pela qual nunca tenho tempo para o lazer e nem de cuidar de mim eu até posso saber que por exemplo tenho que cortar as unhas mas acabo ficando tao ocupada que o simples acto de cortar as unhas torna se um fenomeno impossivel parabens pelo artigo vou tentar seguir

    23/07/2015

    Responder
  • daniel ruiz xavier

    obrigado ...

    22/08/2015

    Responder
  • Sérgio Rodrigo

    gostei do seu artigo, porém o que fazer quando estamos com a faca e o queijo na mão e não conseguimos nem iniciar as tarefas para aquele dia, como conseguir animo para começar?

    07/10/2015

    Responder
    • Amigo, isso acontece quando fazemos algo que vai nos levar a um lugar que não é realmente o que buscamos.

      Você precisa descobrir a sua paixão, o seu amor... Tem que ser algo que você deseje tão fortemente que isso fique em sua mente o dia inteiro, a semana inteira, o mês inteiro, etc...

      Você precisa realmente querer muito conquistar aquilo.

      E então veja o que deve ser feito para alcançar isso. Sua vontade pela coisa desejada será tão grande que bobeiras não irão fazer com que você pare.



      Dê uma olhada aqui:
      https://www.youtube.com/playlist?list=PLFO65Qnu2kYL8PRP5UjPX2DfpgTzf0ki0

      16/01/2016 Thomas

      Responder
  • Monica Manhães

    Adorei as dicas! Vou colocar todas em práticas. Estou pesquisando bastante sobre o assunto e achei esse outro site que também tem dicas bem legais e fáceis de entender. Vou deixar aqui, acho que pode ajudar outras pessoas. http://blog.aluni.me/5-dicas-para-voce-se-organizar-no-trabalho/

    16/10/2015

    Responder
  • Ivan Renato

    Parabéns pelas dicas, sou representante e tenho muita dificuldade pra organizar meu roteiro, mas vou colocar suas dicas em prática. Obg.

    22/10/2015

    Responder
  • Iago Souza

    Gostaria de agradecer por todas as dicas pois venho seguindo estas e realmente dão certo, hoje consigo aproveitar mais o meu tempo, comecei a frequentar à academia, levo o meu cachorro pra passear todos os dias, alem do trabalho e faculdade posso passar mais tempo com os amigos.

    04/11/2015

    Responder
  • katia

    como faço para ter objectivos ?

    04/11/2015

    Responder
  • Ana Cláudia

    Luciano, muito boa sua matéria!
    Já vou começar a seguir algumas dicas...
    Um grande abraço!

    10/11/2015

    Responder
  • Yassmin Ismail

    Parabéns pelo artigo.

    Eu tenho sérios problemas com a gestão do tempo no trabalho..Chega o final do dia é tenho a sensação que não produzi nada e me encontro com vários pendentes para o dia seguinte.
    Vou tentar implementar as suas dicas..

    28/02/2016

    Responder
  • Siumara

    Olá, gostei muito deste artigo. Já peguei uma agenda nova só pras minhas anotaçoes. Eu percebo que as coisas estão crescendo como um MONsTRO... Eu to com medo de perder o controle. Tenho muitas atividads domésticas pra fazer e organizar e não estou conseguindo. Àrmarios lotados, gavetas bagunçadas. EU trabalho fora , mas tenho horarios flexiveis. Quando volto pra casa quero descansar. Responder mensgns. Mas a bola de Neve tá crescendo. Não sei por onde começar. Agradeço por este artigo. VOu me organizar e priorizar mais . Abrços ! Boa sorte pra vc tambm!!!!!

    15/03/2016

    Responder
  • Rafael brito

    Bom dia muito bom vou começa a organiza

    25/03/2016

    Responder
  • adriana

    gostaria mesmo de saber sobre como organizar a papelada do dia a dia, assunto de concurso puplico. mas as dicas sao boas para a vida pessoal.

    25/03/2016

    Responder
  • Julio Aguiar

    Boas dicas. Realmente quem não tem uma rotina pessoal organizada tem aquela sensação de culpa por não estar fazendo aquilo que realmente deseja. Obrigado e que Deus te abençoe.

    29/03/2016

    Responder
  • Daniel Botti

    Luciano, muito obrigado pelas dicas, de grande valia sua contribuição, tetarei aplica-las.

    04/04/2016

    Responder
  • KELLY

    Muito bom, estou precisando conciliar meu tempo!
    E conseguir organizar meu dia a dia

    06/04/2016

    Responder
  • Abimael

    Luciano!

    Obrigado pelas suas dicas!!! São essenciais para o trabalho e para organizar a vida pessoal tambem! Vou começar a aplica-las na minha vida!!! Parabéns pelo trabalho, lhe desejo sucesso!!!

    Abraço!

    22/05/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.