7 passos para vender o seu produto!

Ser vendedor não é uma tarefa nada fácil. As pessoas são normalmente pouco receptivas a essa género de situações. Isto porque você, quando tenta entrar em contato com uma pessoa, está a retirar-lhe duas das coisas mais preciosas que ela pode ter: tempo e dinheiro. E conseguir fazer isso é um tarefa quase herculiana. Especialmente em tempos de crise como nos encontramos. Mas é nestas épocas que se vêem os melhores vendedores. O mercado só deixa espaço para os melhores e vão ser esses que vão sobreviver nestes momentos mais complicados. Com certeza, todos eles saberão responder a esta pergunta: quantos passos usa para vender um produto?

Apesar de o mercado das vendas viver muito da habilidade de quem comercializa, é um fato que também é necessária muita disciplina para conseguir manter os bons resultados. Uma disciplina pessoal que por vezes até pode já estar enraizada, mas que que à primeira vista parece acontecer de um modo natural. E esse disciplina significa que esse vendedor realiza um determinado número de passos para conseguir vender um produto. No total são sete e eu vou lhe explicar no artigo de hoje quais são e como fazê-los. Com certeza se os cumprir aumentará as suas vendas. Mas antes, dê uma olhada nos nossos artigos sobre vendas:

1. PROSPECÇÃO

Conhecer quem é o seu principal cliente, o que ele mais gosta ou que necessidades ele tem é o primeiro passo que deve tomar. Isso deve ser feito muito antes de você pensar sequer em vender o seu produto. Se o que está tentando comercializar são aspiradores por exemplo, com certeza o seu público alvo são mulheres donas de casa. Antes de começar a andar de porta em porta, certifique-se dos gostos delas, o que estão a ver na televisão ou como está a situação financeira da maioria deles. É claro que não tem uma bola de cristal para conseguir adivinhar isso. Mas uma leitura pelos jornais ou programas típicos desse público podem ajudar.

Dica: Se quiser melhorar o seu relacionamento com os clientes, leia o nosso ebook Ser Freelancer. Temos lá dicas fantásticas para si! Saiba clicando aqui.

2. CONTATO INICIAL

Depois de estudar bem o seu público alvo, possivelmente terá tudo preparado para ter o primeiro contato. Esta fase revela-se determinante na maioria dos casos. Agrada ou não agrada. Passa confiança ou começa a criar entraves para a venda. Muitas podem ser as avaliações que o seu possível cliente pode fazer de si. Um bom início pode ser metade do negócio garantido. Um mau começo pode dificultar em muito a sua vida. Antes de poder captar a atenção do seu cliente, deve criar nele uma ligação consigo, com a sua empresa e com o seu produto. Neste momento, deve ter cuidado com alguns pontos:

  • Deixar bem claro tudo o que vai dizer logo ao início. A frase “o objectivo do nosso encontro é…” pode ajudá-lo a criar uma linha de orientação para o que vai dizer a seguir. Deste modo, o cliente baixa as defesas e sente-se seguro, pois sabe todos os passos que vão acontecer de seguida.
  • Dê-lhes a oportunidade de abandonarem a conversa sempre que quiserem.
  • Aumente-lhes a curiosidade. Quando começar a falar, comece por números grandes tais como “o nosso produto já agradou a milhares de pessoas” ou “não é por acaso que a nossa empresa o ano passado facturou 3 milhões de reais”.

3. PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO

Com certeza já perdeu alguns minutos com essa pessoa. Já viu os entraves que ela lhe está a colocar e em que momentos pareceu mais aberta a escutá-lo. Depois de conseguir ler esses sinais, explore aqueles que lhe parecerem mais convincentes para atacar. Por exemplo, e voltando à história dos aspiradores, imagine que a dona de casa mostrou interesse num filme que por acaso você também conhece e viu. Fale um pouco sobre ele, crie essa amizade com o cliente para depois falar das características do seu produto. Baixar as defesas com um assunto comum aos dois é uma boa solução para facilitar a sua venda.

4. FALAR SOBRE O PRODUTO

Já criou amizade e agora vamos ao que interessa: falar do pontos fortes do seu produto. Com a “massa cinzenta” mais relaxada, o cliente está agora disponível para ouvi-lo. Fale sobre características que lhe pareçam fazer parte da pessoa. Se a senhora lhe parece bastante organizada, explique que o seu aspirador ajuda a mantê-la organizada e que é de fácil arrumação. Ligar características do produto àquela pessoa faz com que ela comece, desde já, a criar um laço com ele.

5. ABORDAGEM DE PREOCUPAÇÕES

Não se esqueça que o vendedor tem uma função especial: servir. Mostre tudo o que o produto tem e de seguida, pergunte  ao seu cliente se está com alguma dúvida relativamente a alguma coisa que você explicou. É essencial que ele não fique com nenhuma dúvida! São estas questões internas que levam, em grande parte das vezes, o comprador a não adquirir o produto. E não se sinta ofendido se ele perguntar alguma coisa. É normal que ele tenha dúvida e você apenas tem que o servir, ajudando-o a ficar mais esclarecido. Um possível comprador sem dúvidas possivelmente nos próximos minutos irá dizer não quer investir nesse produto.

Por vezes, as pessoas têm vergonha de perguntar. Quando assim for, tente colocar o seu cliente no papel de utilizador do produto. “Imagine que você adquire este aspirador, já viu o que conseguiu fazer com ele?” ou “Já reparou em quanto tempo conseguiria poupar?”. Obrigar a pessoa a “utilizar psicologicamente” o que você está vendendo faz com lhe surjam dúvidas que ela nunca imaginou.

6. FECHO DA COMPRA

Quando chegar a esta fase, não pense que tudo está garantido. Neste momento o seu cliente ainda lhe pode dar para trás. Ao ter o seu produto quase vendido, dê os parabéns ao comprador pelo que adquiriu, faça um pequeno resumo e aperte-lhe a mão com determinação, de modo a fazê-lo sentir que fez ali um grande negócio. Ao definir o preço, tente conseguir uma situação ganha/ganha. Não adianta querer uma quantidade enorme de lucro, quando o preço que o seu cliente na verdade pagou não corresponde ao que o seu produto vale. Ele hoje foi seu cliente e dá jeito que o seja amanhã. Se tiver que perder algum dinheiro neste negócio perca, para ganhar o dobro amanhã. Lembre-se: os clientes mais fiéis são os melhores.

7. PÓS-VENDA

Muitas pessoas adquirem um produto, apenas por o serviço pós-venda é muito bom. Os clientes temem aquele género de empresas que apenas querem vender o produto e depois não querem saber mais deles. Terá que respeitá-los. Nos dias seguintes, ligue a saber se está satisfeito com o que tem e se corresponde às expectativas. Depois, periodicamente ligue-lhe a perguntar como está esse mesmo produto e se tem interesse em mais algum. Conseguir manter um bom contato é essencial para ir alargando a sua rede de clientes aos poucos.

MAS TENHA CUIDADO..

Por mais passos e metodologias que possa ter, é importante que tenha uma coisa em mente: nada é garantido. Não pense que irá sair depois deste artigo a vender a coisa mais horrível deste mundo e as pessoas estarão interessadas. Vender é um processo muito complexo, logo à partida porque envolve um relacionamento com pessoas que, por si só, são sempre imprevisíveis. A base das vendas é levar as pessoas a gostarem de si, confiarem em si e quererem ouvir o que tem para lhe dizer. O resto virá com a sua experiência.

QUAIS SÃO OS SEUS PASSOS PARA VENDER?

Estes são, a meu ver, os sete passos que deve dar quando quer vender um produto. Claro que podem existir alguns sub-passos, mas estes são os principais. Mas agora gostava de ouvir um pouco o leitor da Escola Freelancer e saber, que passos costuma utilizar e se concorda com os que foram apresentados.

Abraço!

Artigos
Relacionados

Comentários (93)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Diego Vilarinho

    Olá Luciano.
    No meu caso, sou web design e queria saber se você teria alguma dica para a prospecção e a venda de um website, que é nosso produto.

    OBS: Excelente artigo e site incrível a escola freelancer, sou um leitor assíduo. Parabéns!!!

    16/03/2011

    Responder
    • Olá Diego,

      Conseguir fazer uma avaliação sem conhecer a empresa e que género de websites faz, torna-se um pouco difícil. Seria possível enviar-me o link da vossa empresa?

      Abraço e obrigado pelos elogios!

      20/03/2011 Luciano Larrossa

      Responder
      • Olá Luciano,

        Complementando o que disse o Diego, também trabalho com web, sou um dos donos da agência digital Innovar (www.agenciainnovar.com.br) e o que mais dificulta as vendas em nossa área é que a maioria dos clientes não entendem o produto e o quão ele pode auxiliar sua empresa a crescer. Quando aparecem clientes, ele vem sozinhos, por indicação ou por simplesmente achar a gente no google.

        Neste caso, se eu quiser fazer uma abordagem porta a porta, funcionará?

        16/01/2015 Renato Genestra

        Responder
    • Gostaria de entender melhor o que faz um Webdesign, pois tenho interesse em abrir uma loja virtual.

      14/04/2016 Pedro Yago

      Responder
  • Oséias

    Olá Luciano,
    esse assunto é muito bom e de meu interesse.
    Estou iniciando no ramo de consórcio e gostaria de
    saber dicas de como vender.
    Agradeço desde já.
    Um abraço.

    16/03/2011

    Responder
  • Luciano Larrossa

    Oséias,

    Espero que tenha sucesso nesse seu novo negócio. Além das dicas que temos lhe dado nos nossos artigos, que parte específica da venda gostaria de saber mais?

    Abraço

    20/03/2011

    Responder
  • Carlos Souza

    bem interessante, mas não se esquecendo de sondar o cliente, para levantamento de suas necessidades. para assim mostrar a importancia do produto em seu dia dia. resaltando que é de fundamental importancia que o vendedor deva estar profundamente informado sobre seu produto e suas ultilidades. um forte abraço.

    21/09/2011

    Responder
  • Bruno Marques

    Bom dia Luciano, sou Web Designer e estou precisando de um plano assim mais adequado para o meu segmento.
    você tem algum exemplo?
    até mais! - Excelente artigo!!

    27/09/2011

    Responder
  • Amade

    Muito bom o artigo.

    Eu tenho uma questão muito particular de empresas que encarregam funções de áreas diferentes ao mesmo trabalhador: Como fazer uma boa gestão de tempo para um profissional de múltiplas tarefas de escritório que não sejam necessariamente comerciais?

    Exemplo: Como um programador web que fica a maior parte do tempo a pesquisar e desenvolver uma solução (website) pode ser simultaneamente técnico de marketing de um antivírus porta-a-porta? Tendo em conta que todas actividades comercial, técnica, assistência e pós-venda deste mesmo produto estão alocadas ao mesmo funcionário? Qual a probabilidade de ele se dar bem em todas as áreas onde foi alocado para gerir?

    Obrigado.

    24/11/2011

    Responder
  • aparecida rosa ignacio

    ola sou representante comercial as vezes fico meia perdida quando vou visitar o cliente pela primeira vez gostaria de uma dica

    07/04/2012

    Responder
  • Camia

    Oi. Gostaria de algumas dicas de divulgação. Sou vendedora e trabalho como afiliada em site de compras! Se quiser conferir ta aqui o link: www.imagemfolheados.com.br/parceria/?a=25163 Obrigada!

    13/06/2012

    Responder
    • Olá Luciano,
      Comecei a trabalhar vendendo folhados e roupas fitness.
      Nunca fiz isso e não sei como abordar um possivel cliente.
      Não estou tendo sucesso nas abordagens e até agora, só investi sem retorno e não tenho vendido nada. Pode me dá algumas dicas?

      03/12/2014 Rosa Maria

      Responder
  • Welington

    Olá Sr. Luciano,
    Estou com o pensamento de começar a vender produtos eletronicos ( gps,celular,tablet e etc... ) pela internet, estou buscando pessoas que realmente entende destes assuntos para entender mais e saber como começar, nos seus conhecimentos como devo começar? Precisa de um site ou pode ser um blog? envio de email por mala direta funciona ou é perca de te tempo? É melhor so divulgar pelos sites de venda tipo mercado livre? gostaria de contar como seus conhecimentos. Obrigado

    Welington Almeida

    29/06/2012

    Responder
  • Aliny Lima

    Bom dia, trabalho com um seguro prestamista, minha função é fazer com que lojas e vendedores ofereçam o produto para os clientes como posso fazer com que esse pessoal tenha aceitação pelo produto a ponto de querer oferecer para os clientes? É um produto de baixo custo e simples sem nenhuma dificuldade para venda, basta apenas eu conseguir colocar interesse na maioria para fazer esse trabalho, preciso de algo inovador o que pode me indicar, aguardo respostas.
    Atenciosamente
    Aliny Lima

    25/07/2012

    Responder
  • Paulo Oliveira

    Boa tarde, gostaria de montar uma equipe de sacoleiras para venda de calçados femininos de moda. Como consigo identificar quem são as pessoas possuidoras deste interesse ?pauloliveirafilho@gmail.com

    10/08/2012

    Responder
  • josiane

    Muito bacana.Ensino de qualidae e garantia e sucesso pois promove um relacionamento mútuo de cliente e vendedor

    09/10/2012

    Responder
  • JESSICA

    QUERIA UMA IDEIA , TENHO UMA ENTREVISTA DE REPRESENTANTE DE VENDAS , AI TENHO Q VENDER UM PRODUTO. NA DINAMICA , ALGUEM PODE ME AJUDAR , É AMANHA A ENTREVISTA;

    18/11/2012

    Responder
  • silvana

    montei uma loja de bijuterias e acessorios vendo tambem kits de bjuterias nos mercados ,gostaria de saber como chegar até esses clientes

    02/01/2013

    Responder
  • Ivan Farabotti

    Olá ... Parabéns pelo site... Mas gostaria que me desse uma ajuda, pois estou trabalhando com produtos alimentício (Pão de mel, trufas, barrinhas de chocolate, e etc), e gostaria que me desse alguma dica de como abordar os cliente de porta em porta? Obrigado.

    08/01/2013

    Responder
  • caros alberto

    Ola...gostei muito das dicas ...Luciano eu mesmo vendo meu produto nunca trabalhei nessa area no primeiro mes fechei contrato com uma empresa de grande porte estou satisfeito mas eu sei que tenho muito para aprender obs:vendo palmilhas de P.U para sapato social e sapatenis eu mesmo desenvolvi e mandei faser as matris achei uma empresa para produsir com um custo bom e puis no mercado estamos em andamento mas tive uma espectativa boa. Preciso de muita ajuda por tar iniciando.

    11/01/2013

    Responder
  • Jonas

    Gostaria de saber dicas de como vender produtos importados no seguimento de som automotivo, e preciso saber qual melhor maneira de fazer venda direta, sendo que os produtos são mostrados em catálogos ou site do fabricante.

    Ficarei no aguardo.

    Grato.

    01/03/2013

    Responder
  • karine oliveira

    Oi, boa tarde!
    EU GOSTARIA QUE VOCÊS ME AJUDASSEM, AMANHA, VOU PARTICIPAR DE UMA ENTREVISTA, PARA DEMOSTRADORA DE PRODUTOS. E GERALMENTE ELES PEDEM PRA VOCÊ FAZER UMA DEMOSTRAÇÃO, VENDENDO UM PRODUTO, GOSTARIA QUE VOCÊS ME AJUDASE ENVIANDO ALGUM DICA, OU UMA SIMULAÇÃO DE VENDAS. . EU AGRADEÇO!

    18/03/2013

    Responder
  • gleiciane

    Muito bom simples mas rico na mensagem gostaria de sabet mais obrigada

    10/04/2013

    Responder
  • Reinaldo Sena

    Gostei muito ... Mas trabalho com assinatura de revistas , e queria umas dicas suas para me ajudar ... se precisar mando ate o meu malho pra vc !!!!

    02/05/2013

    Responder
  • Rosa Anastácia Romano

    Prezado Luciano,

    Como psicóloga me saiu muito bem, porém quando vou levar o produto, ai as coisas não funcionam muito bem.
    Como presidente de uma instituição o Instituto F.Vitorio Romano, onde oferecemos os serviços de: acupuntura, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, já conseguimos dois convênios e quando vou levar os serviços principalmente aos professores da rede municipal e estadual aqui em Recife, Estado de Pernambuco é quase que um facasso. É o meu jeito, ou falo pouco o que devo fazer para divulgar mais e melhor a instituição e os nossos serviços?
    Abraços
    Rosa A.Romano

    06/06/2013

    Responder
  • Mônica Leão de Lacerda de Mello

    Parabéns pelo site... Mas gostaria que me desse uma ajuda, estou pensando em vender um produto alimentício e gostaria que me desse alguma dica de como abordar os cliente de porta em porta, qual o primeiro passo, por onde começar , como devo fazer?

    19/08/2013

    Responder
  • Jorge

    Caro Luciano
    Estou iniciando em um ramo de distribuição e logistica de entrega de materiais porta a porta como vc pode me ajudar?

    03/09/2013

    Responder
  • EDUARDO RABELO

    SOU VENDEDOR DE CONFECÇÕES DOS USA, E COLOQUEI O MEU PRODUTO EM VENDAS ONLINE , MAIS NÃO TO TENDO O RETORNO DESEJADO , O QUE EU FAÇO PARA OBTER ESSE RETORNO , OU SEJA VENDER MAIS????????????????///

    07/11/2013

    Responder
  • antonio luiz araujo barreto

    Ola tudo bem ? Vendo perfumes com fragrância importado, fabricados aqui no Brasil. Teria como você me passar dois scripts: um pra quando eu abordar uma pessoa e outro pra quando for apresenta-los para um grupo de pessoas? Grato.

    19/12/2013

    Responder
  • Luciano Veloni

    Boa noite, Luciano

    Gostaria de saber de você o que acontece quando uma distribuição de panfletos não da resultado de nada, curiosidade ou mesmo alguma forma de interesse aparece, o que está errado nesta pratica?

    02/01/2014

    Responder
  • Jose Filomeno Marques

    Boas Meu caro,
    estou muito satisfeito com o site. estou a iniciar aminha actividade como vendedor e as dicas foram das melhores que eu poderia acatar para implementar.
    Abc

    21/01/2014

    Responder
  • Renata

    Bom dia,
    Poderia me dar algumas dicas sobre como divulgar nossos produtos?
    Trabalho com embalagens em PVC porém é a minha primeira vez como vendedora e não conheço nada desse ramo.
    Att.

    15/04/2014

    Responder
  • Luiz Takara

    Ótimas dicas. Artigo impecável, grato por compartilhar.

    12/05/2014

    Responder
  • Nelma Nogueira

    Bom Dia!


    Prezados, gostaria que me desse uma ajuda, pois estou trabalhando com produtos alimentício (salgadinhos e docinhos), e gostaria que me desse alguma dica de como abordar os cliente de grande porte (Supermercado).

    Atenciosamente,


    Nelma Nogueira

    16/05/2014

    Responder
  • Claudio Amorim

    Boa Noite Luciano, cara achei interessante tua forma de prospecção de vendas. Seria possível entrarmos em contato para criar algum material divulgando e "atiçando" a vontade de adquirirem nossos produtos. Abraço

    09/06/2014

    Responder
  • Fernando Cesar Rodrigues Vieira

    Olá Luciano.
    Estou ingressando na atividade de corretor de seguros. Minha dificuldade está na minha apresentação
    Fui locutor de rádio e locutor de porta de loja durante muitos anos, sempre com sucesso. Mas recebi o convite para ser corretor de seguros e estou realizando visitas porta a porta. Não estou conseguindo uma apresentação perfeita e isso está me desmotivando. O que faco para melhorar minhas investidas aos futuros clientes?

    18/06/2014

    Responder
  • paulo cesar da silva cardoso

    Adquiri uma franquia de Soluções Automotivas..na verdade uma Micro-Franquia..lida com vendas pela interne-te...de Rastreadores,Bloqueadores,Reparo Automotivo e Assistência Veicular..já estou a 8 meses com a Franquia..já gastei o dobro do que paguei com anúncios..e não vendi nada..meu contrato é de dois anos prorrogáveis se for do interesse da Franqueadora...mas se continuar deste jeito..evidente que não vão prorrogar...já fiz tudo que esta ao meu alcance para atingir o cliente final...ou o produto é muito caro..ou não estou sabendo segurar o cliente...já fui no SEBRAE de minha cidade..mas não adiantou muito ou quase nada..o daqui é muito fraquinho..já investi em anúncios grátis na interne-te e pagos..como Outdoor, Rádios Comunitárias,Revistas,Jornais,Panfletos....só destes mais de 30 mil..e nada....o que me aconselha..como vender..como segurar o cliente?

    15/07/2014

    Responder
  • Geraldo Majella

    Luciano, Boa Tarde
    Trabalho com vendas aos 25 anos, mas gostaria que me auxiliasse. Comecei recentemente em uma empresa que o produto é totalmente novo no mercado , aliás super inovador ( fantástico ). mas estou tendo dificuldade de introduzir, talvez minha apresentação não tem sido convincente.
    você me aconselharia exatamente ok.

    Desde já, agradeço atenção.

    28/07/2014

    Responder
  • glaycon

    Muito bom esse post estou abrindo uma fabrica de espelhos decorativos e móveis espelhados. Gostaria de saber como faço para vender meus produtos para lojas.

    28/08/2014

    Responder
  • Nomeshington eduardo

    bom meus parabéns pelas dicas eu vendo produtos de artesanatos na rua eu que fabrico e minhas vendas são ótimas pelo preco e pelo material trabalho com colheres de bambu copinhos e canecas todo de bambu e hoje aprendi mas um passo para minhas vendas saírem com sucessso parabéns a vcs todos

    01/09/2014

    Responder
  • everson

    Olá

    Boa noite meu nome é Everson e eu tenho um Mailling de mais de 32 mil nomes pra vender.

    03/09/2014

    Responder
  • Adriano

    Bom dia
    Já Iniciamos a vendas, por em quanto só estar sendo um só vendedor, mas eu já comecei a sair junto com esse vendedor observando como e feito a venda, eu iniciarei na primeira semana de outubro e a venda e de porta em porta o que faço eu ainda não estou mim sentindo segura para isso

    10/09/2014

    Responder
  • rebeca

    Olá boa tarde!
    adorei sobre as dicas, com ctza vcs abordaram muito bem nesse passo a passo... vendo bijuterias finas, e estou arrasando, mesmo que seja algo recente, já vi um lado em mim que ama ver o resultado e a satisfação dos meus clientes.
    Bjss sucesso a todos!!!!

    24/09/2014

    Responder
  • RODOLFO LODO

    CARO LUCIANO,

    TENHO UM PRODUTO QUE ACREDITO SER A BOLA DA VEZ, EM QUESTÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO,POIS APESAR DE TER UM CUSTO INICIAL RAZOAVELMENTE ALTO PARA PADRÕES NORMAL DE CONSUMO, TEM A CURTO PRAZO UM RETORNO SIGNIFICATIVO EM TERMOS DE ECONOMIA FINANCEIRA E MANUTANÇÃO BAIXA .
    ESTOU FALANDO SOBRE LAMPADAS LED E AFINS.
    POREM EXISTE NO MERCADO PRODUTOS CHAMADOS CHINGLING, OU SEJA PRODUTOS DE FABRICAÇÃO COM QUALIDADE DUVIDOSA E QUE TEM PREÇOS MUITO BAIXO INFLUENCIANDO ASSIM O MEU CLIENTE ALVO.

    A PERGUNTA É :COMO DEVO ABORDAR ESTE CLIENTE PARA COLOCAR O MEU PRODUTO,COMO ITEM INTERESSANTE PARA SUA EMPRESA?

    30/09/2014

    Responder
  • francisco laercio freire

    Lucino quero ser representante de uma marca de tenis em são paulo.
    Como posso fazer meu comercial e virar um bom vendedor.
    agradeço pela ajuda.

    01/10/2014

    Responder
  • Gil Lucas

    Olá Luciano,
    Gostei muito do seu artigo e por conta da confiaça que passa gostaria de fazer uma pergunta: iniciei uma fabriqueta de salgados assados e depois congelados, ( pastel de forno) , sempre trabalhei com vendas mas sinto me inseguro em relação as vendas de porta em porta, que seria o meu foco. como agir?

    obriado pela atenção.

    25/10/2014

    Responder
  • Hugo Luiz

    Olá, só venho a agradecer pela material com muito dedicação e proveito para meu aprendizado. Peguei algumas ideias para por em prática na hora da venda. Fico grato mesmo por divulgar uma matéria rica de informações.

    16/12/2014

    Responder
  • Letícia Ragazzon

    Muito bom o artigo!

    Teria alguma dica para o meu ramo que é anúncios publicitários em revistas com distribuição gratuita em bairros?

    Obrigada!

    13/01/2015

    Responder
  • mira

    estou produzindo um produto para cabelos de forma artesanal, ja fiz testes e o produto é eficiente , agora quero comercializa-lo, por onde posso começar? pela internet, de porta em porta,panfletos?

    04/02/2015

    Responder
  • Irineu

    Boa tarde,Luciano tdo bem?
    Trabalho com materia prima no ramo de Decoração,
    Gostaria de saber como abornar meus clientes, ja fidelizados, a repor os estoques deles uma vez que estão trabalhando com os estoques muto baixos

    12/02/2015

    Responder
  • Rafael

    Olá Luciano,
    Sou um grande jovem aprendiz. Com apenas 20 anos, estou com o objetivo de abrir a minha empresa, no ramo de artesanato. No local onde estou morando, é tiro certo esse objetivo, uma vez que a cidade vive do comércio. O turismo é o negócio certo aqui e o meu cliente com certeza será, além do povo local, o turista.
    Bom, já tenho o meu cliente, tenho o meu produto, tenho o meu fornecedor, minha mão de obra, e agora com essas suas dicas, acredito que estou desenvolvendo um futuro grande vendedor. Claro que esses são apenas alguns passos parar criar sucesso em vendas.
    Observando a frase que você menciona, ''Não pense que irá sair depois deste artigo a vender a coisa mais horrível deste mundo e as pessoas estarão interessadas''.. Concordo 101% com essa sua afirmação, uma vez que, em primeiro lugar temos que respeitar nosso cliente, oferecendo um produto útil e de ótima qualidade, prestando o atendimento satisfatório, e com certeza um suporte necessário pós venda. (Como não acontece com muitas empresas).
    Cito um pequeno exemplo de uma ''grande venda'' porém um péssimo atendimento. No momento, trabalho em um restaurante, no setor de Recursos Humanos. Há uns dias, comprei um Ponto Eletrônico ''novo'', após alguns cotações, e vária propostas, me interessei e muito pelo o produto de uma determinada empresa, pela a apresentação, apesar de não ser a das melhores, porém a melhor que as outras, então resolvi fechar negócio, precinho salgado porém necessário no momento. Agora é que vem a parte complicada. Após a compra, tive que correr atrás da empresa para a instalação, suporte de poucos dias, usei acredito uns 70% dele, uma vez que um produto bom, não é pra dar problema, não de início. Tive que aprender sozinho a mexer no sistema, etc... etc... Enfim, insatisfação TOTAL. Resultado, perdeu um cliente, não usarei mais o suporte deles, ficará manchado aqui, e com certeza com outras pessoas que me pedem indicações de empresas. Pode ser que uma empresa não faça diferença no negócio deles, mas com esse atendimento, acredito que devam ser (algumas), empresas.. E de grão em grão a galinha enche o papo, de empresa em empresa, o negócio deles vai perdendo dinheiro.


    Obrigado e um abraço.

    Ótimo Artigo!

    26/02/2015

    Responder
  • Nomekellen

    suas dicas são muito boas conseguiram esclarecer todas minhas duvidas...muito obrigada

    19/03/2015

    Responder
  • Sergio Aguiar

    Bom dia Luciano,

    Obrigado pelo artigo, muito bom.

    Estou com dificuldade para renovar minha carteira de clientes, pois foram desaparecendo por motivos diversos, independente de nossa vontade, sendo que nenhum foi por qualidade, atendimento, assistência técnica ou preço, sendo que recebemos críticas de parceiros instaladores reclamando devido a grande durabilidade de alguns produtos que não geravam lucro de manutenção e troca.
    A maior dificuldade para mim é não ter aptidão em vendas, prefiro desenvolver, produzir, prestar assistência técnica e pós venda.
    Estou deixando meu link, se tiver algum interesse em algum projeto especial na área de tecnologia
    estou a sua disposição.

    http://www.realfabrica.com.br/Real_Fabrica01.pdf

    Desde já, Obrigado,

    Sergio Aguiar

    02/04/2015

    Responder
  • Daniela

    Ola Luciano estou precisando de uma dica de como vender produtos para espaços de estética obrigado

    08/04/2015

    Responder
  • Felype Ramos

    sou um vendedor de empadas e Bolo no pote gostaria de saber a melhor maneira de abordar as pessoas na rua e fazer com que elas comprem mesmo sem querer comprar o meu produto Desde Ja Agradeço...

    08/04/2015

    Responder
  • LIANE MAGNI

    Oi tudo bem? Tenho loja com uma sócia de produtos de limpeza e materiais de higiene e eu faço as vendas externas e entregas para estabelecimentos, mas não tenho muita experiência em abordagem a clientes, vc poderia mandar no meu e mail ao menos uma forma mais simples talvez e que eu não conheça eu adoraria receber. Um abraço e adorei muito os artigos.

    14/05/2015

    Responder
  • Dulcinea

    Oi, tudo bem? Eu comecei recentemente no departamento de vendas no ramo de instrumentos musicais mas não tenho nenhuma experiência em abordagem a clientes e nem conhecimento dos produtos que estou vendendo. como devo fazer para um resultado rápido?
    Vc poderia mandar no meu e mail uma forma mais simples? Muito obrigada!

    01/07/2015

    Responder
  • Jota

    Excelente artigo Larrossa!! Estava procurando exatamente isso!!

    Abraço, vlw...

    22/07/2015

    Responder
  • Aline

    Bom dia, Falo da empresa dona Aline, uma empresa de Temperos Caseiro e no porta a porta tem sido um sucesso, mais agora quero fornecer para Mercados, preciso de uma ajuda sua, pois quero chegar lá e fechar a venda.então o que falar, o que levar etc..... Obrigada aguardo sua resposta.

    05/08/2015

    Responder
    • Somos produtores e industrializadores de ALHO, no interior do PARANÁ, estamos buscando novos produtos e no inicio de Novembro/2015, estaremos divulgando. Qual é a sua cidade e o Estado ALINE.

      08/10/2015 PARDAL DISTR. DE ALIMENTOS LTDA.

      Responder
  • genilda

    Olá! Trabalho com vendas de TV por assinatura, mas os resultados não têm sido bons para mim.
    Por favor preciso de dicas para vender mais.

    24/08/2015

    Responder
  • IRAID ASSUNÇÃO DE JESUS

    Boa tarde Luciano

    Me chamo Iraid e moro em Salvador-bahia. Abrir um pequena empresa de molho de pimenta natural e em apenas um mês conseguimos vender + ou _ uns 500 molhos somente com a divulgação boca a boca, contudo o que eu quero mesmo é vender a pessoas jurídicas, como mercadinhos, restaurantes, bufeet mas não sei como organizar esse roteiro e como abordar essa nova clientela, pois sou muito tímida e a empresa não tem funcionários, apenas eu e meu sócio.

    Por favor me ajude1

    Abraços

    26/08/2015

    Responder
  • Bruno Martins

    Por favor, quero uma sugestão. Trabalho na rua vendendo chip de telefonia celular, não estou conseguindo resultados satisfatório. E o cliente tem que pagar dez reais do chip na hora. Qual sua sugestão. Desde já grato.

    02/09/2015

    Responder
  • Hugo

    Olá, achei ótimo o seu tópico, eu tenho uma miniempresa de um projeto do Sebrae para alunos de escolas publicas e particulares, e nós temos o objetivo de produzir e vender um produto sustentavel,no meu caso estou vendendo uma carteira de design jovem , feita com caixa de leite e tecido, mas geralmente quando falamos o preço e/ou falamos da nossa matéria prima, isso assusta os cliente, porquê?

    Aguardo resposta

    16/09/2015

    Responder
  • elton

    bom dia tenho uma empresa, que vende termo brise, brises forros, todos produtos voltados para obra e construcoess como faco para aumentar as vendas

    21/09/2015

    Responder
  • DULCELENA

    ESTOU QUERENDO COMEÇA INVESTI NO BOLO DE POTES E ALGUNS MAS QUANTO DEVE INVESTI PAR COMEÇA

    06/10/2015

    Responder
  • Izidro Jovo

    Olá Luciano,

    Eu sou um agente de seguro, então gostaria de ter mais dicas de como conquistar os clientes da melhor forma possível sem que haja muitas burocrácia nessa área de seguro, uma vez que estou a iniciar neste ramo de seguro.


    NB: E parabeniza-lo pelo artigo está excelente, estimo bastante o seu trabalho e espero com essas palavras vindas de ti possa em algum momento interferir naquilo que é a minha formação na área de seguros. Abraço

    08/02/2016

    Responder
  • jaque

    ola meu negocio eh vender bolo no pote que não eh todo mundo que gosta como posso sair vendendo esse produto sem que seja repetitivo... como fidelizar um cliente

    14/02/2016

    Responder
  • Katia Ferreira da Silva

    Boa tarde achei otima essa informação consegu.i tirar algumas e prender um pouco,obrigado parabens

    04/03/2016

    Responder
  • Aristides

    Bom dia Luciano, eu estou para comecar um negocio, o meu negocio ira basear se na venda do pao .porta a porta, a coisa nova nisso e que os clientes nao precisarao sair De casa ir ao mercado. tens alguma ideia De Como posso melhorar esta ideia

    12/03/2016

    Responder
  • Luizam Monteiro

    Olá como faço pra compra o produto pra revenda e cuanto custa

    24/03/2016

    Responder
  • Sidinei Henrique Mohr

    Bom Dia Luciano queria algumas dicas de como vender meus ensaios fotográficos sou fotógrafo a 3 anos não tenho faculdade mais muita experiência no mercado de fotos tenho um site de fotos de baladas só acabo não ganhando nada no site seria soh pra ter um marketing no site e tenho minha própria inpresa aos 18 anos tentei vender ensaios jah para pessoas por preços absurdos e os clientes não se agradaro e meu concorrente com o mesmo trabalho ganho o ensaio com o valor muito Assima do meu aí eu não intendi nada hj em dia tenho planos fixo soh não toh vendendo nada ultimamente e minha cidade é pequena

    01/04/2016

    Responder
  • Rodrigo Peres Ayres

    Olá sou Rodrigo !E gostaria de saber como saber na hora da venda ser bem convincente , e quais dessas 7 dicas eu poderia obter para conseguir ser convincente ao cliente na hora de vender?

    02/04/2016

    Responder
  • saulo

    OTIMO!!!

    QUAL DICA ME DARIA NA AREA DE CONSORCIO DE CARRO(VENDAS)ONDE POSSO SER DIFERENCIADO?

    GRATO

    04/06/2016

    Responder
  • Bruna

    Ola luciano,
    estou comecando no ramo de produtos de cosmeticos.
    minha pergunta é como fazer a pessoa dizer o sim, na hora sem o tal.. vou pensar???
    essa parte me prende muito, você pode me ajudar??

    06/06/2016

    Responder
  • fabiana oliveira paiva

    boa tarde estou em um empresa que alem do que faço tenho que sair para vender cursos e palestras mas quando saiu para fazer essas vendas nas empresas nao estou tendo sucessos nas vendas
    ai gostaria de saber o que faço para que eu venha conseguir vender

    06/06/2016

    Responder
  • Janaina Mairink

    Comprei o livro ontem 19/06/2016 as 15:56 e até agora não recebi no email conforme falam no vídeo. Mandei 2 emails e até agora não tive nenhum resposta. E agora? Será que vou ficar sem solução?

    20/06/2016

    Responder
  • Paulo campos

    Boa noite a quem possa interessar a Empresa Limpy Serra procurando vendedores para atuar vendas produtos seus como Portaria, limpeza pós obra,construção Civil ...outros servicos atuar estados Santa Catarina Parana Rio Grande Sul salario a combinar interessados enviar currículo para limpyserra@gmail.com

    03/07/2016

    Responder
  • Jordan

    Olá,estou iniciando no ramo de venda de aromatizantes spray borrifador e embalages com aromatozantes no palito.para casa,escritório,lojas e outros fabricação própria.
    Gostaria de algumas dicas sobre como abordar o cliente e apresentar o produto.

    12/07/2016

    Responder
  • Alessandro Barros

    Olá Luciano, tudo bem? Como sempre escrevendo belos artigos.

    Um ponto que me chamou a atenção nesse artigo e a respeito do pós-venda, visto que a grande maioria das empresas e empreendedores digitais não fazem e mal sabem eles que estão a perder grandes oportunidades de gerar de credibilidade e até fechar outras venda.

    A poucos dias eu estava assistindo uma entrevista do Bruno Ávila com o Murilo Gun onde ele dizia que só abre o champanhe quando a turma dos cursos dele se forma e não quando ele fecha a quantidade de vagas.

    Segui link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=jJLSORcwGCw ( a parte que eu falei está a partir do minuto 19).

    A grande maioria das pessoas comemora quando concretiza a venda e na verdade era para comemorar quando descobrir que seus clientes conseguiram resultados.

    Em fim, maravilhoso artigo.

    Abraços,
    Alessandro Barros

    15/07/2016

    Responder
  • Pojetospy

    Primeiramente parabéns pelo artigo,
    Acho que o que acaba nos atrapalhando na hora de vender, é que muitas das vezes estamos preocupados apenas, em querer vender, e se o cliente perceber isso pode ter certeza que ele não vai comprar, provavelmente você já deve ter ouvido ou até lido na web, que você não deve vender produto e sim solução, essa é a pura verdade, as pessoas compram as coisas apenas para suprirem necessidades ou resolver possíveis problemas.

    Então antes de ficarmos apenas querendo vender, é melhor que conhecemos nosso prospecto, e ver se o que estamos tentando vender realmente o ajudará, outro ponto importante é você ser atencioso para com seu cliente, o agrade converse com ele como se o já conhecesse há anos, vá comendo quetinho depois, sim comece falar o que você faz as pessoas que você já ajudou com o seu produto enfim.

    Não vou alongar mais até porque estou em um comentário.

    02/08/2016

    Responder
  • Tatiana

    Ola boa noite!

    Estou pensando em comorar suco de uva integral ( otima marca ) para revender na capital? Quais conselhos me daria?

    No aguardo,

    Atenciosamente

    25/08/2016

    Responder
  • Wesley Meurer Cardoso

    Boa tarde, parabéns pelo artigo, muito bom para quem está iniciando ou sem muita confiança ainda nas vendas. Gostaria de algumas dicas, sou representante de uma empresa que faz projeto e instala sistemas de energia solar. Tenho muitas dúvidas de como conversar com clientes, sou engenheiro e conheço a parte técnica porém é algo complexo e nem todos se interessam, logo eu não sei como abordar potenciais clientes.

    Agradeço a sua atenção.

    25/08/2016

    Responder
  • JANDIRA CUNHA

    OLÁ.
    gostei da matéria, sou empreendedora faço vendas de porta em porta .
    como procuro consultora .
    oque vc me recomendaria ,pois tenho que aborda pessoas ,com diferentes propostas

    30/08/2016

    Responder
  • erika pacheco

    Oi estou começando agora a área de representante comercial..Com vendas de suco natural gostaria que me desse algumas dicas de abordagem,porque estou muito insegura.. talvez um modelo de scrip ja fiz vendas mais de telemarkint e era muito mais fácil..me ajude por favor...

    30/08/2016

    Responder
  • Bom dia Luciano estava aqui pesquisando dicas de como trazer um cliente pela primeira vez e vir seus comentários .montei um premoldados como faço pra i até o cliente oferecer meus serviços e produtos a ele . muito obrigado pela atenção aguardo o seu retorno

    bom dia montei um fábrica de premoldados e. Estou com poucos conhecimentos na ária de como vender o meu produto ao cliente como dialogar sobre o produto min da uma pequena dicas ai muito obrigado pela atenção

    24/10/2016

    Responder
  • Ana Carolina

    Muito bom o artigo, gostaria de mais dicas para área de representação comercial de biscoitos e cia. obg

    25/10/2016

    Responder
  • Heuciana

    Tenho um enxoval completo de menina para vender

    26/11/2016

    Responder
  • Nivaldo manuel

    Ola,Luciano

    Tudo bem consigo; olha eu pretendo lançar um novo produto no mercado , que são balões fabricado por uma industria no meu país, e gostaria que tu me desses uma dica de como se dar bem nas vendas...


    Obrigado

    11/01/2017

    Responder
  • Loja Good Shoop

    exelente site de compras www.goodshoop.com.br
    Exelentes produtos de qualidade

    12/01/2017

    Responder
  • Carlos Roberto Dornelas

    Ola, gostaria de saber se vc tem uma dica para o meu ramo.
    Trabalho bolos caseiros doces e tortas.

    15/03/2017

    Responder
  • marisa

    perfeito me ajudou muito . Vou me aprofundar no assunto, sou timida e por isso procuro ajuda .Valeu

    24/05/2017

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.