10 aplicativos para controlar o seu tempo de trabalho

Qualquer freelancer que trabalhe a tempo inteiro com um computador e esteja constantemente em contato com os clientes necessita de manter a organização. Para isso, nada melhor que algumas ferramentas como o Evernote ou o Chrometa, que ajudam a lembrar das suas tarefas e a conseguir definir onde está gastando o seu tempo. Mas além destas duas ferramentas que mencionei, existem outras que o podem ser bastante úteis, principalmente na hora de gerir as suas tarefas.

Para grandes empresários uma secretária é algo indispensável. Mas com certeza, os trabalhadores independentes não têm condições financeiras de pagar a uma pessoa apenas para dizer o que têm para fazer. Por isso, no artigo de hoje vou dar a conhecer alguns aplicativos que podem, de certa forma, substituir o papel de uma secretária lembrando-o de tudo aquilo que tem para fazer.

1.DUE

É dos aplicativos com maior sucesso da Apple e quem o utiliza normalmente fica fã. O Due é uma ferramenta bastante simples que lembra tudo aquilo que você tem para fazer. Suponha que tem de ir passear o seu cachorro às seis da tarde. Grava essa informação no Due e à hora marcada o lembrete aparece automaticamente na tela do seu Iphone ou Ipad. O aplicativo também tem a opção contrária. Ou seja, imagine que está cozinhando um bolo. Ele faz de cronómetro e avisa quanto tempo falta para você ter de retirar o bolo. Se você não realizou uma tarefa, também pode optar por deixá-la nas suas notas e o Due relembra constantemente que tem essa tarefa por finalizar. Este aplicativo ainda por ser útil para ajudar a organizar os seus amigos ou clientes, enviando uma SMS ou um email a eles com a lembrança de uma tarefa. Além de todas estas vantagens, ainda conta com uma versão em português.

Preço: 4,99 dólares

2. REPEAT TIMER

Para quem utiliza a Técnica de Pomodo, este aplicativo é o mais indicado. O Repeat Timer permite que você defina as suas tarefas e escolha um intervalo entre elas. Imagine que pretende fazer o trabalho para um cliente durante uma hora mais depois quer fazer um intervalo de dez minutos. O Repeat Timer avisa-lhe quando deve terminar esse projeto, o tempo de intervalo e ainda lança outro aviso quando esse intervalo terminar. O aplicativo destaca-se pelo seu bonito visual e pela quantidade de opções sonoras.

Preço: Grátis

3. ALARMED

É dos aplicativos mais simples que podem existir. Conta com um alarme, que toca na hora que você definir. Tem também uma opção de tomar notas, que surgem juntamente com o aviso sonoro definido. No fundo, faz o mesmo que os aplicativos anteriores, mas conta com uma visual menos interessante. Um dos seus pontos fortes é o fato de ter 80 tipos de sons disponíveis para os seus avisos. Funciona no Iphone.

Preço: Grátis

4. COL REMINDER

Disponível para Android, o Col Reminder conta com três opções: notas, tempo no estacionamento e chamada telefónica. Ou seja, o aplicativo foi construído apenas para este género de situações. Tem um compromisso? Não se preocupe, o Col Reminder envia uma notificação para a tela do seu celular a lembrar desse encontro. Se está num parque de estacionamento, terá a opção de pedir uma notificação no caso de ultrapassar o tempo limite do seu pagamento no parque. Por último, este aplicativo também o ajuda na hora de realizar chamadas. Defina uma hora para fazer um telefonema e com apenas um clique, irá ligar automaticamente para esse seu contato na hora definida.

Preço: Grátis

5. TIMER

Em poucos passos, defina uma tarefa e deixe o Timer a controlar o seu tempo. Para que perceba melhor, vou dar um exemplo. Imagine que está a fazer um trabalho para um cliente. Define quanto tempo irá trabalhar nele e o Timer apita quando esse tempo terminar. Mas este aplicativo para Android não se fica por aqui. Um dos seus pontos fortes é o fato de permitir que deixe correr vários Timers ao mesmo tempo, uma opção que não está disponível na maioria deste gênero de aplicativos. O seu design também é bastante atraente.

Preço: Grátis

6. REMINDME

É dos temporizadores mais simples que existem. No RemindMe, você escolhe uma tarefa e ela aparecerá na hora definida com as notas que você escreveu. É dedicado a todos aqueles aqueles que gostam de aplicativos simples e apenas com uma função específica. Disponível para Android.

Preço: Grátis

7. NICE TIMER

Tem um Mac e pretende controlar o tempo de cada tarefa sem precisar de ferramentas complexas? O Nice Timer é a solução ideal para si. Este aplicativo é bastante simples, tendo apenas um relógio, que fica trabalhando na secretária e avisa quando termina o tempo. Conta com várias cores e a sua opacidade pode ser alterada conforme o seu gosto. O único ponto negativo é que custa 2,39 euros.

Preço: 2,39 euros

8. NAG

Outro aplicativo para Mac bastante interessante. O Nag tem um design bastante peculiar. Tem botões que permitem você adicionar ou retirar horas nos seus avisos e não pára o aviso enquanto você não carregar no stop. Outro das suas vantagens é o fato de você poder inserir notas nos seus avisos. É completamente gratuito e também funciona no Iphone.

Preço: Grátis

9. TIME LEFT

Para quem tem Windows, a melhor opção é mesmo o Time Left. Este aplicativo conta com várias funcionalidades, podendo funcionar como cronômetro ou como alarme para as suas tarefas. Outra das suas opções é o fato de você poder ouvir uma música à sua escolha como forma de alarme. Ele também permite que você defina uma hora para abrir um documento, executar uma aplicação ou ligar e desligar o computador, fazendo o trabalho por si no período que você definiu. Ou seja, imagine que quer abrir um documento do Word às 19 horas para começar um trabalho. Basta dar essa ordem ao aplicativo e ele abre o documento na hora definida. Quando ativo, ele deixa um aviso na barra do ambiente de trabalho e pode até substituir o relógio habitual. O único ponto negativo é mesmo o seu design pouco atraente.

Preço: Grátis

10. FREE COUNTDOWN TIMER

Mais uma opção para os amantes do Windows. Com o Free Countdown Timer, você pode colocar vários cronômetros a trabalhar ao mesmo tempo e ser lembrado dos seus eventos com músicas e mensagens de notificação. Tal como o aplicativo anterior, também permite que você escolha a música do alarme, bastando para isso passar uma música em MP3.

Preço: Grátis

Como pôde ver, existem várias soluções na hora de controlar o seu tempo no computador, quer você seja Windows, Mac ou queira fazê-lo através do celular/Ipad. A meu ver, para você melhorar a sua produtividade irá sempre necessitar de algo que o ajude a coordenar as tarefas. Neste artigo, deixei-lhe dez opções bastante interessantes, sendo a maioria delas gratuitas.

E você, como faz para controlar o seu tempo? Que aplicativos utiliza no dia-a-dia?

Abraço

Artigos
Relacionados

Comentários (12)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Samuel

    Não conhecia nenhum desses programas, mas vou dar uma olhada hoje mesmo.

    Coincidentemente, ontem encontrei um programa parcialmente relativo a esse temo. Na verdade estava querendo algum programa para utilizar com a técncia pomodoro.

    O programa que melhor encontrei e que achei muito bom foi o pomlife. Apesar de ser mais direcionado para a técncia pomodoro ele pode ser usado para controle de tempo.

    No meu micro eu uso dois, um é o Tomighty (também voltado para a técncia pomodoro) e o outro é o Cool Timer.

    Abraço

    08/03/2012

    Responder
    • Samuel,

      Se quiser usar a Técnica de Pomodoro, o Repeat Timer é mesmo a melhor opção. Isso, claro, se tiver um Iphone ou um Ipad. Se você preferir utilizar no computador, também existe uma extensão muito interessante para o Chrome que é o Chromodoro. Eu utilizo e aconselho vivamente.

      Abraço

      09/03/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Arlindo Armando

    Olá Luciano, ser organizado no quesito tempo é algo que todos os freelancers de sucesso possuem em comum. Acredito que quanto mais tempo nós conseguirmos poupar, mais rapido poderemos entregar um pedido a um cliente. O tempo ganho com esse rígido controle pode ser gasto descansando, dand uma volta, ou qualquer coisa que possa repor nossas energias para que, quando voltarmos ao trabalho, possamos estar a 1000 por hora.

    Abraços, Arlindo Armando

    08/03/2012

    Responder
    • Olá Arlindo,

      O tempo é das poucas coisas na vida que não volta atrás. Por isso devemos aproveitá-lo da melhor forma. Claro que temos de ter o cuidado para não sermos aqueles "fanáticos" pelas horas, que não perdem um minuto, pois isso não é saudável. Mas também não devemos andar a desperdiça-lo com coisas inúteis e para isso um aplicativo para controlar o que fazemos pode ser bastante útil.

      Abraço

      09/03/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Joni Sousa

    Bom dia,

    Muito bom post. Eu utilizo o TaskCoah, para além de poder criar tarefas e sub-tarefas consigo colocar o valor hora que é calculado automaticamente e consigo adicionar empenhos, ou seja, cada vez que faço algo relativo a uma tarefa. Assim consigo ter um histórico das horas e dias em que fiz a tarefa.

    Não sei se dá para colocar lembretes, pois utilizo o programa ao iniciar o computador.

    Aconselho vivamente, e é gratuito.

    Abraço

    09/03/2012

    Responder
    • Joni,

      Valeu pela indicação do TaskCoah. Sinceramente não o conhecia mas vou dar uma olhada e quem sabe não dará uma ideia para um artigo. Com certeza será uma excelente dica para outros leitores que acompanhem o artigo.

      Um muito obrigado pela indicação e bom trabalho

      09/03/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Thiago

    Olá Luciano!

    Boa matéria! Estou em busca de um software em português para windows, se possível free. Será que existe?

    Até!

    16/03/2012

    Responder
  • FFerreira

    Olá Luciano!

    Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho, sigo-vos à algum tempo e tenho aprendido muito com vocês!

    Queria deixar aqui o meu mais recente projecto que está relacionado com este artigo!

    Desenvolvi uma aplicação para Android que permite fazer o registo de tempos de trabalho de forma simples. A aplicação simplifica o processo de contagem de horas por cliente, projecto e tarefa. Permite ver facilmente os clientes para quem trabalhamos, que projectos realizámos para cada cliente etc.

    Mais detalhes em: https://play.google.com/store/apps/details?id=ff.globalpackage.timeregister

    Gostava de ter a vossa opinião sobre este projecto!

    Obrigado

    14/01/2013

    Responder
  • Cláudio Ferreira

    Putz! Não entendo o Google.
    Eu coloquei na linha de procura do Google: cronometro de trabalho online.
    E a melhor opção é essa pagina falando de "10 aplicativos para controlar o seu tempo de trabalho", mas no entanro o abestado do Google te colocou como última opção.
    Não dá para entender né?

    13/12/2013

    Responder
  • Junior Galvani

    Gostaria de um software que eu pudesse cadastrar alguns clientes e toda vez que tiver uma solicitação contar as horas gastas para execução e no final ter um relatório mensal de atividades.

    08/04/2014

    Responder
    • Oi Junior. Tem esse, que faz isso que você precisa: www.primaerp.com - Ele também emite faturas, com base no tempo registrado.

      Aproveito e apresento ao Luciano, caso um dia decida fazer uma nova versão deste artigo. Ficaria feliz em saber sua opinião, qualquer que fosse (foi desenvolvido por uma equipe com a qual trabalho)

      16/10/2014 Andrea Prima

      Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.