8 aplicativos para gerir as páginas de fãs no Facebook

Com o crescimento da utilização do Facebook e das várias redes sociais em geral, foram surgindo vários aplicativos no mercado. Não estou falando daqueles aplicativos que são inseridos nas páginas mas sim daqueles onde os profissionais podem gerir várias Fan Pages ao mesmo tempo, verificar estatísticas, etc. Além de ajudarem a segmentar mais o mercado e a conseguir ir de encontro aos que os fãs pretendem, estes aplicativos também são uma forma de poupar tempo e de melhorar a sua produtividade, evitando que passe demasiados minutos no Facebook sem qualquer necessidade.

Por norma, gosto de experimentar todos os aplicativos para gestão de páginas do Facebook, até para ter a certeza se os mesmos têm alguma qualidade. Mas para que o leitor não tenha de perder tempo com todo este trabalho, separei para si uma lista com aqueles que são, na minha opinião, os oito melhores aplicativos do mercado. Mas se você conhece outros aplicativos interessantes, considere deixar um comentário no final deste artigo, explicando qual é a ferramenta. Certamente será uma excelente dica para os outros leitores!

Nota: Antes de começar a ler a nossa lista, aconselho que dê uma olhada neste, neste e neste artigo, pois podem ajudá-lo a melhorar os resultados da sua Fan Page!

1. BUFFER

Buffer App

Utilizo atualmente o Buffer para gerir algumas páginas e também o Twitter. Ele funciona muito bem quando a questão é publicação de artigos do seu site ou de vídeos. Já se você quiser publicar textos na Fan Page, aconselho que o faça manualmente, pois como a atualização é realizada pelo Buffer, acaba perdendo algum impacto.

Este aplicativo é muito simples. Depois de criar a sua conta, terá acesso a um painel e à possibilidade de inserir as suas contas de Facebook, Twitter e LinkedIn. Até aqui tudo normal. No entanto, o Buffer começa a ser extremamente útil quando você começa a trabalhar de forma correta com as extensões. Estas mesmas extensões permitem que você possa programar praticamente tudo aquilo que lê na internet (Facebook, RSS Feed’s, Tweets, etc). Enquanto estiver vendo algo que gosta, basta clicar no botão verde do Buffer e esse mesmo post super interessante, pode ser partilhado mais tarde com os seus fãs.

Ebook - Ser Freelancer

Outra das opções que torna o Buffer diferente é o fato de poder ver as estatísticas. O usuário tem acesso ao número de cliques, a quantas pessoas chegou a publicação, etc. Desta forma, você poderá ver o impacto que estão tendo todos os seus posts. Ele é gratuito mas se você quiser ter uma maior número de contas associadas terá que investir dez dólares por mês. Aconselhamos que dê uma olhada neste artigo da Escola Dinheiro para saber um pouco mais: Buffer – uma nova forma de partilhar artigos nas mídias sociais.

2. HOOTSUITE

Hootsuite

Outro dos aplicativos muito interessantes e que permitem que você ganhe vários minutos todos os dias. O Hootsuite é um tanto ao quanto semelhante ao Buffer, apesar da sua interface ser um pouco mais confusa, fazendo por vezes lembrar o TweetDeck. Nele, você também poderá ter acesso aos posts que estão programados e às estatísticas. Apesar de também ter a opção paga, ele permite ter mais contas em simultâneo do que o Buffer. A grande diferença do Hootsuite é que você pode dividir a sua tela em “abas” e estar sempre verificando quais foram as suas últimas publicações, se recebeu alguma mensagem, etc. Interessante para aqueles que não querem estar sempre visitando o Facebook e gostam de acompanhar as suas páginas através de um aplicativos. O Hootsuite também conta com extensões para browsers, o que facilita o agendamento dos posts.

3. MARKETMESUITE

MarketMeSuite

É um dos aplicativos que mais tem crescido e certamente será uma excelente forma de simplificar a sua vida no Facebook e também nas outras redes sociais como Twitter ou LinkedIn. Organizado de uma forma muito simples, o MarketMeSuite não é mais do que um local onde você pode ter todas as suas contas organizadas, facilitando a vida de quem tem várias páginas para gerir.

No MarketMeSuite, destaque para o seu painel central, onde você poderá ver todas as suas contas em simultâneo, ficando a saber tudo o que é publicado no Facebook, Twitter e LinkedIn, num só local! Infelizmente, o plano grátis dá apenas para ter uma conta em cada rede social, o que é realmente muito pouco para quem tem um negócio e quer gerar mais vendas através do Facebook. Quem gostar da plataforma, terá de investir 15 dólares mensais ou então 99 dólares por ano.

4. EDGERANK CHECKER

EdgeRankChecker

Um dos sites mais falados quando o assunto é gestão de páginas de Facebook. O Edgerank Checker chegou ao mercado com um conceito inovador, no qual pretendia ajudar os donos páginas a avaliarem o seu EdgeRank, percebendo os melhores dias para postar, os dias que ganhavam mais fãs, etc. Dessa forma, poderiam trabalhar nas suas Fan Pages de forma mais eficiente, evitando que publiquem em dias que as publicações teriam menor impacto.

Apesar de dar uma excelente ajuda, este aplicativo perdeu um pouco a sua “força” quando o Facebook começou a mostrar dados estatísticos mais específicos. Contudo, ele continua a ser de extrema importância, especialmente se você pretende vender produtos na sua Fan Page ou se você está apenas começando e não consegue melhorar os seus valores. Infelizmente, a opção grátis dá para muito pouco, sendo que a paga tem um custo mínimo de 15 dólares mensais. Mas estes valores são para páginas com menos de 250 fãs. As superiores têm um custo de 25 dólares mensais ou mais.

Dica: 7 lições que aprendi depois de passar uma semana sem Facebook

Livro Facebook para Negócios

5. PAGELEVER

PAGELEVER

Um dos mais caros mas também um dos mais eficazes aplicativos do Facebook. O PageLever funciona como uma forma de você ter ainda mais dados relativos à sua página do Facebook, chegando a pormenores que o Facebook Insights não divulga. Com ele você poderá saber como os fãs estão vindo para a sua página, se estão comentando ou curtindo mais as suas postagens ou poderá mesmo gerar relatórios em PDF.

Mas o mais interessante é a questão dos feedback’s. Ou seja, o PageLever dá indicações do que está indo certo ou errado na sua página e do que precisa fazer para manter ou reverter essa situação. Esse sim é o seu grande diferencial. O único ponto negativo é mesmo o preço: o valor mínimo para a gestão de uma Fan Page é de 99 dólares e essa mesma página tem de ter menos de 100 mil fãs.

6. MINILYTICS

Mini

Se você acha que o PageLever é demasiado caro, chegou a hora de experimentar o MiniLytics. Criada pelos mesmos desenvolvedores do aplicativo anterior, o MiniLytics é muito simplista e divulga apenas alguns dados interessantes. O objetivo é que você promova alguns dos seus posts, levando a que a sua audiência aumente. Ele dá indicações de quais foram os posts que melhores resultados tiveram, a quantas pessoas chegou ou qual foi a viralidade do mesmo. Vale a pena investir alguns minutos experimentando.

7. SOCIALBAKERS

SocialBakers

Um dos sites mais conhecidos a nível mundial pela suas estatísticas, o Social Bakers é outra ferramenta bastante interessante e que promete ajudá-lo a conseguir melhores resultados não só no Facebook, mas também nas suas contas de Twitter ou Youtube. Tal como alguns dos mencionados anteriormente, o SocialBakers vai dar a conhecer quais são os melhores dias para você publicar, qual tem sido o seu engajamento ou quem são os principais influenciadores. Outra das opções interessantes é a possibilidade de você poder comparar a sua página com outros concorrentes, percebendo, dessa forma, como está sendo o seu trabalho e quais são as áreas que deve explorar. Apesar de ter uma versão grátis de 14 dias, o seu custo mínimo é de 50 dólares mensais por cada página, sem limite quanto ao número de fãs.

8. AGORAPULSE

AgoraPulse

Foi lançado há muito pouco tempo mas já conseguiu atrair a atenção de alguns dos principais especialistas em Facebook de todo o mundo. Além de fazer o básico das outras (monitorização do conteúdo, acompanhamento estatístico, etc), o AgoraPulse destaca-se pela quantidade de aplicativos de Facebook Marketing, tendo nove disponíveis no total: quiz, concurso de fotografias, sorteio, vencedor instantâneo, Top fãs, Voto dos fãs, Cupões, petição e aplicativo de conteúdos. A plataforma já trabalhou com empresas como a Virgin, McDonald’s ou Nivea.

Uma das suas ferramentas mais interessantes é o calendário, onde você poderá ver por dias quantas publicações você fez, quais foram ou qual foi o seu impacto. É muito interessante pois por norma é complicado termos noção do número de publicações que estamos fazendo ou em que momentos estamos interagindo mais com os nossos fãs. Outro pormenor interessante é o fato de poder ver quem são os seus fãs mais influentes. Como seria de esperar, este aplicativo também é pago.

CONCLUSÃO

Apesar de ter dado a conhecer estes oito aplicativos, o meu conselho é que utilize apenas dois no máximo. Caso contrário, estará investindo tempo e dinheiro em aplicativo que fazem praticamente o mesmo. De qualquer das formas, aconselho que faça uso deles pois são uma grande ajuda. As estatísticas no Facebook pecam por serem demasiados simplistas e se você tem um negócio e pretende vender pelo Facebook, é quase obrigatório adquirir um destes aplicativos?

E você, que aplicativos utiliza?

Abraço!

Artigos
Relacionados

Comentários (5) Interações no Twitter (28)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Cris Ferreira

    Luciano, mais um artigo muito útil, parabéns. Eu conhecia poucas da lista, e vou experimentar as demais, com certeza.
    Eu tenho ultimamente usado bastante a IFTTT (sigla de "If This Then That"), no site ifttt.com. É uma ferramenta muito poderosa que dá para fazer muita coisa, e uma das coisas é programar a publicação nas mídias sociais baseado em eventos.
    Ela funciona assim: você monta receitas que são condicionais. Por exemplo (vou escrever em texto o que ela faz graficamente): se há um novo post no feed RSS do meu blog, então publica "Novo post no blog:" + "" + "" no Facebook (pode ser em uma página ou na linha do tempo pessoal). E tudo é muito fácil de montar pois é à base de cliques, bem intuitivo.
    Esta é a ferramenta que eu uso atualmente para divulgar novos posts do meu blog no Facebook, Twitter e LinkedIn (também em combinação com o Buffer (o primeiro da sua lista) para as publicações saírem em horários determinados).
    Um grande abraço!

    18/02/2013

    Responder
    • Depois que eu enviei o comentário, vi que ele perdeu palavras por causa da forma como eu havia escrito. Então vai aqui novamente o exemplo de condicional que pode ser usado no IFTTT: se há um novo post no feed RSS do meu blog, então publica "Novo post no blog:" + "título do post" + "url do post" no Facebook. No momento da publicação, ele pega o título e a URL e monta a mensagem direitinho. Vale a pena experimentar.

      18/02/2013 Cris Ferreira

      Responder
  • cleones soares da cruz

    muito bom vou usar valeu

    28/04/2013

    Responder
  • Luiz Ernesto Vaz

    Muito obrigado pela matéria.
    Abraços !

    17/09/2013

    Responder
  • Thiago

    Oi Luciano, não chega a ser um aplicativo para gerir fanpages, mas o socialsite é uma ferramenta que considero útil para quem tem uma página e ainda não tem site.

    Com ele é possível transformar uma página em um site completo com design responsivo (funciona em mobile). O site puxa todo o conteúdo da página (Posts, Eventos, Fotos, Vídeos, Likes, tudo) e exibe para seu visitante. Toda vez que alguma informação é alterada ou postada na página, o site é atualizado instantâneamente.

    Dá pra testar gratuitamente http://www.socialsite.com.br/

    14/07/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.