20 coisas que pode fazer para começar o novo ano mais organizado!

Os dias entre a semana de Natal e a semana de final de ano são o momento ideal para você refletir sobre os seus objetivos e sobre aquilo que quer para o próximo ano. Os momentos mais calmos no trabalho a na sua rotina diária tornam mais fácil esta análise. No entanto, é necessário saber o que você vai analisar. Serão apenas os seus objetivos? Ou será que estes dias mais calmos podem ser úteis para reorganizar as suas ferramentas de trabalho como o email ou até mesmo a sua secretária?

Neste texto, vou dar o exemplo de 20 coisas que você fazer durante estes dias de forma a tornar o ano que vem mais produtivo. Obviamente, você não precisa de cumprir todos estes pontos. Selecione apenas aqueles que vão realmente trazer um grande impacto no seu novo ano e comece a trabalhar neles.

Vamos lá?

1. Defina os seus objetivos para o próximo ano. Pense naquilo que você quer atingir, tanto a nível pessoal como profissional.

2. Volte a definir as reais prioridades da sua vida. Será que aquele projeto que você está desenvolvendo é tão importante assim? Será que aquela sua meta que você definiu há 2 anos ainda é tão relevante? Para ajudar na sua análise, leia este meu artigo sobre 8 questões que deve fazer na hora de redefinir as suas prioridades.

3. Aproveite para selecionar novos hábitos na sua rotina. Praticar mais esporte, comer de forma mais saudável ou eliminar sites que podem prejudicar a sua concentração são apenas algumas ideas. Para ajudar, leia este artigo sobre como retirar maus hábitos da sua vida.

4. Limpe a sua caixa de email. Durante o ano e com a correria do trabalho, o email acaba muitas vezes por ficar desorganizado. Invista algumas horas na sua limpeza e, quem sabe, para pensar numa nova estratégia de organização para o email.

5. Pense em novas estratégias para angariar mais clientes. O seu negócio só sobrevive se tiver novos clientes. E as estratégias que tem usado ao longo dos últimos anos podem estar deixando de funcionar. Por isso este é o momento ideal para pensar em novas formas para atrair clientes. Email marketing ou anúncios em mídias sociais são alguns dos métodos que você deve explorar se quiser ter uma boa base de clientes nos próximos anos.

6. Reorganize as suas finanças pessoais. Quanto você conseguiu poupar este ano? Existem algumas despesas que você pode cortar para conseguir poupar mais dinheiro? Reflita sobre estes pontos.

7. Deixe o seu ambiente de trabalho mais organizado. Um ambiente de trabalho desorganizado pode estar roubando a sua produtividade. Aproveite estes dias para arrumar alguns objetos essenciais para a sua rotina como a sua secretária ou móveis que estejam no seu escritório. O meu artigo sobre como organizar a sua mesa do escritório em 6 passos pode ajudar.

8. Escolha uma ferramenta de trabalho para manter a sua lista de tarefas mais organizada no próximo ano. Esta foi uma das grandes mudanças que fiz nos últimos e tem me ajudado muito. Pessoalmente, recomendo que use o Todoist. Pode ler mais sobre ele aqui e aqui.

organização das tarefas com o Todoist

9. Pense em treinamentos e projetos que possam alavancar os seus rendimentos. Enquanto freelancer, você pode pensar em novas formas de ganhar dinheiro, explorando novas áreas de negócios. Treinamentos como o FanPage Hero (conheça ele clicando aqui) são excelentes formas de aumentar os seus rendimentos.

10. Compre livros que possam ajudar a renovar os seus conhecimentos. Uma nova forma de crescer e de se tornar um melhor profissional é através da leitura de livros. Todos os anos leio, pelo menos, 10 livros e isso tem feito um grande impacto na minha vida. No seu caso, pode começar por ler o ebook Ser Freelancer e/ou o ebook Facebook para Negócios para entrar no ano que vem com o pé direito.

11. Encontre uma estratégia para parar de adiar a conclusão de tarefas. A procrastinação é uma das grandes responsáveis por você não cumprir as suas metas. A técnica dos 2 minutos ou até mesmo a estratégia de Seinfled podem ser uma excelente ajuda para resolver este problema. Saiba mais sobre elas clicando aqui.

12. Defina menos metas. Se um dos seus problemas é ter muitas metas e ficar perdido no meio de tantos objetivos, talvez o melhor que você pode fazer é definir menos metas. A estratégia das 2 listas de Warren Buffet pode ajudá-lo a refletir sobre isso.

13. Conheça novos aplicativos para impulsionar a sua produtividade. Já falamos aqui sobre o Todoist mas existem outros apps que podem ajudar você a guardar a sua informação e a manter o seu calendário mais organizado. Há alguns meses falei sobre os aplicativos que uso para isso e que recomendo para você. Saiba mais sobre isso neste artigo.

14. Pense em delegar mais tarefas durante o próximo ano. Se você está com excesso de trabalho, comece a refletir sobre a possibilidade de começar a delegar algumas tarefas para outras pessoas. Durante o ano de 2015, comecei a delegar algumas tarefas e isso fez uma grande diferença no volume de trabalho que os meus projetos produziram.

15. Fique alguns dias offline. Pode parecer contraditório, mas passar alguns dias offline pode ajudá-lo a refletir um pouco melhor sobre aquilo que quer para a sua vida. A correria que o computador e os smartphones provocam deixam-nos, muitas vezes, reféns da tecnologia e limitam a nossa capacidade de refletir.

16. Automatize pagamentos. Existem algumas contas suas que podem ser pagas de forma automática? Deixe elas no piloto automático. Vai eliminar o número de tarefas que tem de fazer no dia-a-dia.

17. Pense em novas experiências que pode adquirir fora do trabalho. Expandir a sua mente para novas experiências como novos idiomas, novas esportes ou novos hoobies vão deixá-lo com mais energia. Começar a jogar Padel (em 2014) e a fazer Cross Fit (em 2015) deixaram-me com mais energia e disposição para o trabalho, por exemplo.

18. Edite os seus perfis nas redes sociais. Hoje em dia, um grande número de clientes adquire os seus produtos/serviços depois de fazer uma longa pesquisa no seu perfil nas redes sociais. Este momento de pausa é a época ideal para fazer um check-up nos seus perfis e mante-los atualizados.

19. Redefina o conteúdo que consome na internet. Com o passar dos meses, acabamos por seguir vários sites e perfis nas mídias sociais. Isso não é ruim, mas torna-se prejudicial quando começamos a seguir mais conteúdo do que aquele que podemos realmente consumir. Retire a sua subscrição de algumas newsletters ou pare de seguir alguns perfis nas mídias sociais. Para me manter organizado, uso o Feedly e recomendo que você dê uma olhada neste agregador de conteúdo.

20. Limpe o ambiente de trabalho do seu computador. Acumulou arquivos e mais arquivos ao longo dos últimos 12 meses? Aproveite estes últimos dias para colocar tudo em ordem. Atualmente tenho todos os meus arquivos no Google Drive e é o app que recomendo para ter todo o seu trabalho organizado no computador.

organização Google Drive

E você, já organizou o seu trabalho para o próximo ano?

Como disse anteriormente, você não precisa cumprir todos estes pontos. Defina aqueles que vão realmente fazer um grande impacto na sua vida e comece a trabalhar neles. Mas agora gostaria de escutar a sua opinião: como vai reorganizar o seu trabalho para o próximo ano? O que vai mudar na sua rotina?

Abraço,

Luciano Larrossa

Artigos
Relacionados

Comentários (7)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Kemilly

    Estou tentando organizar tudo antes do início do ano, mas confesso que até agora não estava tendo muito tempo. Agora que estou FINALMENTE em férias, conseguirei me organizar de forma a aumentar minha produtividade e ainda assim ter um bom tempo livre para meu lazer.
    Gostei muito das dicas, Luciano.
    Acredito que as únicas com que não tenho que me preocupar é a limpeza do email, simplesmente porque já vou apagando, arquivando e organizando tudo na hora que recebo, porque ODEIO caixa de entrada lotada hahaha
    Quanto ao resto, não sei se consigo ficar offline :X juro que tento, mas é muito difícil, ainda mais quando se mora em uma cidade em que não há muitas coisas a se fazer. Além disso, sinto uma "necessidade" de estar sempre online pro caso de surgir algum job. Depois de hoje sinto ainda maior necessidade, pois por causa de DOIS MINUTOS para responder um e-mail, acabei perdendo um projeto. Dois minutos em que eu estava revisando a proposta e outra pessoa foi selecionada :/
    Enfim, coisas da vida.

    Mais uma vez aproveito para dizer que se alguém estiver buscando REDATORA DE ARTIGOS nos nichos de maternidade, relacionamentos, saúde, bem estar, moda, beleza e assuntos afins pode entrar em contato comigo:

    kemillyams@hotmail.com

    E mais uma vez agradeço pela existência do EF, Luciano. Me ajudou, ajuda e com certeza ajudará muito, assim como a outras pessoas.

    21/12/2015

    Responder
    • Oi Kemily,

      Tudo bom? Obrigado por mais um comentário :) Quanto a ficar offline, comece por tentar ficar apenas uma tarde. Trabalhe para viver e não viva para trabalhar :)

      Abraço

      23/12/2015 Luciano Larrossa

      Responder
  • Hélia Souza

    Nooossa! Parabéns! Luciano.
    Muito útil e bem elaborada essa matéria.
    Grande ajuda, obrigada.

    21/12/2015

    Responder
  • Edgar

    Excelente artigo Luciano, como todos que você posta! Gostaria de ver você falando mais sobre o item 4 desta lista rsrs... "4. Limpe a sua caixa de email." Compartilhe conosco sua estratégia, como organiza, se usa alguma estrutura de pastas ou tags para facilitar o gerenciamento dos seus emails, assim como politicas anti-spam para filtrar o lixo que vem mesmo você pedindo para ser removido e continuam te enviando porcarias rs, meu email é antigo então recebo cerca de 200 emails spam por dia e vai tudo pra caixa de entrada rs. Mas o que mais interessa mesmo é saber se você tem lguma sequencia ou padrão para categorizar seus emails. Compartilhe conosco :) Abrçs, saudações, Edgar da Dinamus.

    21/12/2015

    Responder
    • Oi Edgar,

      Tudo bom? Eu tenho criado algumas estratégias sim :) Fica a ideia para um futuro artigo. Muito obrigado!

      23/12/2015 Luciano Larrossa

      Responder
  • DAVID AFOEL FERREIRANSO PIMENT

    Prezado gostei muito de seu artigo já cliquei em um link para começar a me organizar pois sei que atualmente estou bem desorganizado e seu artigo vai me ajudar nesta empreitada, feliz Ano Novo.

    28/12/2015

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.