10 coisas que podemos aprender com Cristiano Ronaldo sobre empreendedorismo

Todos temos ídolos em que nos espelhamos, sejam eles dentro de área do empreendedorismo como Warren Buffet ou Richard Branson, ou em áreas completamente distintas, como o esporte. E uma das pessoas que mais me tem inspirado fora do mundo da internet tem sido, sem sombra de dúvida, Cristiano Ronaldo. Não apenas por ser português (eu na verdade até sou brasileiro, apesar de viver em Portugal), mas sim porque é um exemplo de trabalho, dedicação e amor àquilo que faz. Compreendo que muitas pessoas não gostem dele por atitudes menos conseguidas em certos momentos da carreira, mas a verdade é que quem joga ao seu lado afirma que Cristiano Ronaldo é uma pessoa bastante trabalhadora e dedicada, daí ter escrito um artigo falando neste jogador de futebol.

Ao longo dos últimos anos tenho estado bastante atento à carreira de Ronaldo, principalmente desde que ele deixou Portugal e rumou a Inglaterra, para jogar pelo Manchester United. Um atleta quase desconhecido, que desde os primeiros minutos encantou pela sua vontade de triunfar mas acima de tudo por não ter medo de enfrentar os seus adversários, algo que valorizo em qualquer pessoa. Por isso, decidi analisar algumas características do actual jogador do Real Madrid e que podem ser aplicadas em todos os freelancers ou empreendedores.

cristiano ronaldo

1. A FALTA DE CONDIÇÕES NÃO É DESCULPA

Para quem não sabe, Cristiano Ronaldo nunca teve muito dinheiro quando era mais jovem. Os seus pais eram bastante pobres e ele nem sempre tinha condições para jantar. Por isso, era muito mais magro do que os seus restantes colegas de equipe. Os treinadores do Nacional, o seu segundo clube da carreira, por vezes ofereciam-lhe sopa ou uma sandwich no final do treino pois sabiam que ele muitas vezes não tinha jantar em casa. Além disso, ele nunca teve grandes brinquedos como as crianças da sua idade: a sua melhor amiga era mesmo uma bola de futebol, que utiliza para jogar sozinho ou ficar dando chutes contra a parede. Mas nem essa falta de condições impedio, desde muito novo, de sonhar em ser algo mais na sua vida de jogador. Ele passava horas e horas jogando futebol sozinho.

Para quem pretende começar a trabalhar como freelancer, a falta de condições geralmente é apenas uma desculpa para ficar adiando aquilo que deve ser feito neste momento. Como expliquei aqui várias vezes, por vezes um computador e uma boa ligação à internet são suficientes para começar a montar o seu negócio. Claro que fica mais difícil porque você precisa de estudar mais, perder mais tempo ou poderá nem sequer ter um local para receber os seus clientes. Mas isso são tudo obstáculos que com muita força de vontade e imaginação, poderão ser ultrapassados. Actualmente, tudo depende mais de si do que do dinheiro que você tem para investir no seu negócio.

2. ARRISQUE

Com apenas 11 anos, Cristiano Ronaldo saiu do Nacional da Madeira para iniciar a sua carreira no Sporting. Essa opção fez com que ele ficasse longe da sua família durante grande parte do ano. Em entrevistas, Cristiano confessou que chorava “quase todos os dias” e que ligava sempre para a sua mãe no final do dia. No entanto, alguns anos depois, ele realçou que essa mudança muito precoce ensinou-o a crescer enquanto profissional, amadurecendo mais rápido do que os seus colegas de time. Ronaldo sabia que para evoluir tinha de sair daquele pequeno clube português e nem sequer pensou duas vezes.

Tal como fez Ronaldo, você como empreendedor não deve ter medo de dar uma passo mais à frente na sua carreira, mesmo que esse passo vá rumo ao desconhecido. Estude bem essa sua mudança primeiro, verifique se tem condições de arriscar e vá em frente. Em certas ocasiões, a sua evolução pode estar sendo travada pelo simples receio de arriscar.

3. EVOLUA SEMPRE

E por falar em evolução, Cristiano Ronaldo tem sido um exemplo de adaptação constante às novas exigências do futebol. Como sabem, nos seus primeiros anos de carreira o futebolista português era muito magro e bastante limitado no que toca a recursos técnicos. Para evoluir como jogador, Ronaldo começou a treinar sozinho, fazendo abdominais e flexões, de forma a conseguir ficar mais forte fisicamente. Além disso, durante todo o seu percurso enquanto jogador foi aperfeiçoando a sua forma de jogar. Deixou de jogar como ala passando a aparecer mais no local do centro avante, pois ele sabia que se quisesse ser um dos melhores do mundo, teria de fazer mais gols.

Esta mentalidade de que devemos estar sempre evoluindo também pode ser adaptada ao mundo dos negócios. O problema, é que muitos profissionais acabam pensando que o lugar onde estão já é suficiente. Mas aí entra em cena o provérbio chinês “Se não estás evoluindo, estarás regredindo”. Isso é um fato. A partir do momento que você deixa de ser melhor a nível profissional, tendencialmente os seus concorrentes ganham maiores chances de ultrapassá-lo.

4. TENHA OBJETIVOS BEM TRAÇADOS

Desde muito novo, Cristiano Ronaldo afirmava: “Vou ser o melhor jogador do mundo”. Esta mentalidade é transcendente a todos os esportistas bem sucedidos do planeta. Recordo-me também de Novak Djokovic que desde os oito anos de idade dizia que iria ser o melhor tenista do mundo. Esta mentalidade de saber, desde muito novos aquilo que eles queriam ser ajudou-os a ganharem forças e a acreditarem que, um dia, tudo aquilo seria possível de ser concretizado. Com apenas 15 anos, Ronaldo fez o seu primeiro treino com o plantel principal do Sporting e, como seria de esperar, o futebolista português deu o seu máximo, lutando sempre pela disputa da bola com os seus colegas de time. Essa atitude fez com que um dos jogadores mais velhos dissesse: “Vê lá se tens mais calma, oh criança!”. Refilão, Cristiano Ronaldo não demorou a responder: “Quero ver se vais dizer isso quando eu for o melhor jogador do mundo”.

Ter as nossas metas bem presentes no nosso dia-a-dia ajuda-nos a sermos melhores profissionais no futuro. Já expliquei aqui no blog como definir objetivos e desde o início recordei o leitor para que, de tempos a tempos, escolha onde pretende chegar e analise bem o que está fazendo para atingir esse objetivo. Andar sem rumo na sua vida profissional é um erro, que deve ser evitado a todo o custo.

5. PERCEBA QUE A PRESSÃO FAZ PARTE DA SUA VIDA

Quem acompanhou a Eurocopa, terá verificado que cada vez que Cristiano Ronaldo tocava na bola, ele era bastante assobiado. Já durante esta temporada no Real Madrid, os adeptos gritavam constantemente “Messi, Messi” com o objetivo de provocar o jogador português. Apesar de para muitos este género de atitude poder causar algum tipo de desconcentração, Cristiano Ronaldo referiu que este género de atitudes “fazem parte” da vida de qualquer jogador e que ele apenas tem aprender a lidar com isso.

Esta mentalidade também deve ser adaptada à sua realidade enquanto profissional. Ter clientes insatisfeitos, ouvir reclamações do seu trabalho ou ter prazos curtos para entregar fazem parte da sua vida e quanto mais cedo compreender isso melhor. Se vir isso como um ponto negativo, mais facilmente ficará desmotivado no seu trabalho. Habitue-se, desde o início, a sentir pressão no seu dia-a-dia.

cristiano ronaldo

6. TRABALHE MAIS DO QUE OS OUTROS

Cristiano Ronaldo é conhecido por ficar mais tempo do que os outros treinando. Mesmo o próprio Felipão, fez uma descrição dele bastante interessante: “Cristiano é muito simples, muito tranquilo, sempre sorridente. Aquela pessoa que faz falta em uma equipe, que está sempre pronto pra ajudar. É simples, humilde e participativo sempre. No futebol, é o sujeito que está sempre inventando. Quanto mais treina, mais pede para treinar. Não está satisfeito nunca”. Esta vontade de ficar trabalhando depois da hora “normal” não é uma novidade na vida de Ronaldo. Desde muito novo, ele ficava mais tempo na academia trabalhando para ficar mais forte do que os seus adversários. Quando o treino terminava, ele também ficava batendo livres, de forma a aperfeiçoar os lances de bola parada.

Esta capacidade de trabalhar fora daquilo que é obrigatório foi o que tornou Cristiano Ronaldo num dos melhores jogadores do mundo. Apesar de ter algum talento, o jogador português sempre foi destaque pela sua força de vontade, ambição e por trabalhar mais do que os outros. E esse espírito você também deve ter enquanto freela. Trabalhe mais, dê mais de si, faça o que os seus concorrentes não estão fazendo. A longo prazo, essa atitude fará a diferença.

7. FOQUE-SE NAQUILO QUE PRETENDE SER

O foco de Cristiano na sua carreira de atleta é uma imagem de marca. Raramente vemos casos do jogador português em outros assuntos que não sejam o futebol. Mesmo durante a partida, ele passa os 90 minutos apenas pensando no que tem para fazer e poucas vezes o vemos facilitando em algum momento do jogo, independentemente do resultado. O foco é determinante para você conseguir ter mais sucesso enquanto empreendedor. Concentrar-se em ser realmente bom naquilo que está fazendo é determinante. Muitos freelancers, inúmeras vezes cometem o erro de “disparar para todos os lados”, fazendo de tudo um pouco, esperando conseguir um pouco de sucesso em cada coisa que fazem. Eu aconselho que tente concentrar-se primeiramente em ser bom em poucas coisas ao mesmo tempo de cada vez, adotando uma postura estilo Zen Habits nos seus negócios.

8. ENTENDA QUE MOMENTOS MENOS BONS ACONTECEM

Apesar de todo o sucesso conseguido, Cristiano Ronaldo já teve momentos menos positivos na sua carreira. Mesmo quando ainda era novo, o jogador português chegou a estar suspenso por por alguns jogos no Sporting por responder de forma arrogante ao treinador. Ainda no Real de Madrid, Ronaldo chegou mesmo a estar algumas semanas sem fazer grandes exibições, o que valeu-lhe muitas críticas por partes dos jornalistas e dos adeptos. Em todas estas situações, a resposta de Ronaldo foi sempre a mesma: “Vou continuar a trabalhar e sei que os bons momentos irão regressar”.

Esta atitude é de grande valor e ajuda a que seja mais fácil de conseguir ultrapassar períodos menos positivos. Entenda que eles fazem parte da sua vida de freelancer. Em alguns meses o número de clientes será menor ou os seus rendimentos não serão tão positivos. O melhor a fazer nestes momentos é manter a calma, continuar trabalhando e perceber que momentos como esses são normais. Se você estiver realizando um trabalho sério e com qualidade, os resultados acabam por surgir.

9. SEJA DISCIPLINADO

Alguém que atinja o patamar que atingiu Cristiano Ronaldo, precisa de ser extremamente disciplinado. Longe vai o tempo em que um jogador apenas precisava de ter talento e os resultados apareciam por acréscimo. Hoje em dia, é necessário muito espírito de sacrifício e força de vontade. Há alguns anos, o Jornal AS contou que Cristiano faz 3 mil abdominais por dia, de forma a ganhar mais força para os seus remates. Ainda o ano passado, os atletas do Real Madrid ficaram espantados por entrar no quarto do jogador português, em dia de jogo e por verem-no a fazer abdominais e vendo televisão ao mesmo tempo. Além de se tornar um melhor jogador, esta atitude tem valido a Ronaldo muitos milhões em campanhas publicitárias.

Apesar de Cristiano fazê-lo, ninguém o obriga a manter-se tão disciplinado. Enquanto atleta, ele apenas teria obrigação de ir aos treinos, comparecer nos jogos e fazer boas exibições nos jogos pelo Real Madrid. Mas este jogador quer mais e sabe que isso poderá fazer a diferença. Para quem trabalha em casa, também ninguém o obriga a levantar-se cedo ou a ser mais exigente. Mas se você pretende ser um melhor profissional, é importante ser constante e fazer mais do que os outros.

10. NINGUÉM CHEGA AO TOPO POR ACASO

Como puderam ver neste artigo, Cristiano Ronaldo trabalhou sempre desde muito cedo para chegar ao topo do futebol. Contudo, não podemos esquecer que este percurso demorou vários anos. Desde a sua saída para o Sporting, com apenas 11 anos, até aos dias de hoje, com 27 anos, foram 16 anos de muito trabalho e dedicação diária. Por nenhum momento, Ronaldo pôde relaxar: ele sabia que todos os dias eram importantes para atingir o seu objetivo, que era chegar ao título de número um. Chegar ao topo nunca é algo que acontece por acaso, mas sim a recompensa de um trabalho constante e de uma vontade de vencer inabalável.

Se você pretende atingir o topo da sua carreira de empreendedor, necessita de olhar para todos estes pontos e perceber que as dificuldades fazem parte do seu percurso, mas cabe a si ultrapassá-las. Se você não tiver vontade de vencer, for disciplinado e quiser sempre mais, dificilmente irá chegar ao topo em alguma coisa.

Abraço e até já!

Artigos
Relacionados

Comentários (22)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Rafael

    Olá Luciano!

    Bonita a historia do Cristiano! Infelizmente temos milhões de "Cristianos" vivendo uma vida miserável e que só enxergam no futebol "o dinheiro fácil".

    Bem que jogadores consagrados como Ronaldinho Gaúcho e outros poderiam fazer o mesmo.Com todo dinheiro que o C. Ronaldo tem ele ainda joga futebol olhando para a bola como se fosse um prato de comida.

    Muitos ao chegar a status de Crack,esquecem do futebol e só se preocupam com o dinheiro e marketing,infelizmente.

    Abraço!

    02/07/2012

    Responder
    • Rafael,

      É verdade. É impressionante a ambição que o Cristiano Ronaldo tem mesmo depois de tantos títulos conquistados. É sem dúvida uma prova de que quem pretende ser muito bom, precisa de trabalhar imenso.

      Abraço!

      02/07/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Weliton

    Olá Luciano!


    Parabéns pelo post, excelente, realmente a dedicação do Cristiano Ronaldo, assim como outros jogadores é realmente louvavél.

    Gostaria de sugerir um case para criaçao do próximo artigo, é a história do David, outro empreendedor de sucesso e exemplo e humildade e dedicação. Segue o link.
    http://www.youtube.com/watch?v=Qcu0dLSFD5M

    Abraço.

    03/07/2012

    Responder
    • Weliton,

      Tenho que agradecer a você por me dar a conhecer esta história fantástica. Sinceramente não conhecia o David. Sem dúvida que é uma história de vida muito interesante!

      Mais uma vez, obrigado =)

      11/07/2012 Luciano Larrossa

      Responder
      • Sem dúvida o David é um exemplo de determinação, ela já passou pelos principais programas de TV, também tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente.

        Estarei sempre acompanhando seu trabalho Luciano, sempre possível estarei indicando algum link.

        16/07/2012 Weliton

        Responder
        • Corrigindo,

          Sem dúvida o David é um exemplo de determinação, ELE já passou pelos principais programas de TV, também tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente.

          Estarei sempre acompanhando seu trabalho Luciano, sempre possível estarei indicando algum link.

          16/07/2012 Weliton

          Responder
  • Renata

    Boa tarde Luciano! Descobri o site a pouco tempo e estou encantada com as matérias divulgadas, são incríveis. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que está fazendo, a forma como escreve, de uma maneira clara, objetiva, envolvente. Gostaria também de deixar registrado minha admiração, a sua página tem me ajudando muito, não sou freelancer, porém o seu trabalho é tão incrível que abrange qualquer ramo e deveria ser rota obrigatória a todos que navegam na internet . Obrigada por nos presentear e partilhar seu conhecimento =D.

    08/07/2012

    Responder
    • Renata,

      Agradeço muito os seus elogios, do coração! Fico muito contente e ainda mais motivado para trabalhar. Este blog, existe para vocês =)

      Abraço

      11/07/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Matheus

    Parabéns pelo post, acompanho a carreira do Cristiano Ronaldo também e o que mais me impressiona é como ele SEMPRE está motivado para treinar, jogar e evoluir. Tenho 15 anos e quero ser jogador de futebol, treino bastante para isso e esse post me deu uma motivação extra muito bem-vinda na minha carreira. Parabéns, quem sabe um dia eu possa chegar a ser um jogador de futebol profissional, e passo-a-passo me tornar um dos melhores do mundo, se não o melhor. Abraço

    14/07/2012

    Responder
    • Matheus,

      Fico contente com toda essa sua ambição. De fato, o Cristiano está sempre motivado, mesmo quando não joga bem e isso é um fator que faz a diferença!

      Abraço

      21/08/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • rafael

    cara vou seguir estas dicas ,muito legalisso o que vc fez

    22/07/2012

    Responder
    • Rafael,

      Muito obrigado por comentar o artigo do Cristiano Ronaldo. Volte sempre! =)

      Abraço

      21/08/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Felipe Trombini

    Como sempre de parabéns, um post criativo que vai chamar atenção das pessoas e usando um exemplo do mundo offline.
    Esse tipo de abordagem nos faz pensar fora dos nossos domínios.

    Nem tenho como eleger o melhor tópico...

    25/07/2012

    Responder
    • Felipe,

      Obrigado pelos elogios caro leitor =) De fato, tento sempre buscar exemplos fora da nossa área, visto que também podem servir como inspiração. O Cristiano a meu ver é um profissional exemplar, que conseguiu as coisas porque merece. É um exemplo a seguir! =)

      Abraço

      21/08/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • rodrigo

    vc é o que do c.ronaldo?irmão(a)????
    ?

    18/10/2012

    Responder
  • thassilla

    nada ver

    12/11/2012

    Responder
  • flaudeir

    aa

    21/01/2013

    Responder
  • flaudeir

    muito boa essas dicas gosto muito de futebol gosto da sençasao de fazer gol acho muito
    emocionante quero se formar em treinador porque jogador acho q nao tem mais chançe porque
    ja tenho 16 anos mais meu sonho e trabalhar com futebol porque é o q eu mais gosto

    21/01/2013

    Responder
  • daniel salvatore

    muitas vezes tentamos arrumar limitacoes mas isso nao e desculpas eu jogo bola do estilo cr7 e tento me aperfeiçoar cada dia mais

    30/03/2013

    Responder
  • joão pedro

    vc é um exemplo sua historia é bonita para mim vc cristiano ronaldo é o melhor do mundo a fifa pode colocar outros jogadores mais para mim vc é o melhor e vc tem o estilo de futebol mais bonito do planeta............. vc é o melhor quem é fifa , uefa etc. para te jugar vc. vc é o melhor do planeta cristiano ronaldo estou torcendo para vc ........................................

    31/07/2013

    Responder
  • Marcia Mesquita

    Não entendo de futebol, mas certa vez li algo sobre esse jovem e comecei a acompanhar sua carreira admirando seus passos.Não acreditava no que lia, não podia ser possível existir uma pessoa tão encantadora.Devia ter algo por detrás disso ( pensei). Mas com o tempo vi a verdade, é realmente uma ser humano digno de respeito e do carinho das pessoas....

    30/07/2016

    Responder
  • Vitor de Carvalho

    Cristiano,um exemplo a seguir,começando pela educação,humildade,ética,equanimidade,sabeduria,enfim...meu (p)ortugal legal!Cristisno eleva o nome deste país com ninguém!!E temos quase 900 anos de história,mas Ele deve ser a nossa máxima aspiração!Viva o útero,e o ventre de Dona Dolores,senhora sua mãe que deu tamanha glória a portugale!

    07/06/2017

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.