Como começar o seu dia com o máximo de foco

O começo do dia é fundamental para qualquer pessoa que tenha de organizar e priorizar o seu próprio horário. Se começar com uma ou duas horas de atraso daquilo que foi planejado, o dia começará a ser um stress e todas as tarefas são realizadas com demasiada pressa. Todos os dias é um novo começo e uma nova oportunidade para mudar a sua vida e por isso as primeiras horas devem ser encaradas com a maior seriedade possível. O problema é que muitos profissionais acabam deixando essas primeiras horas “de lado”. Saem da cama um pouco mais tarde, demoram mais alguns minutos no café ou têm maus hábitos nas primeiras horas de trabalho.

Começar o dia com a máximo organização, produtividade e motivação é um comportamento comum em todas as pessoas de sucesso. Todas elas começam o seu dia de trabalho com a maior alegria. Recentemente, o LinkedIn fez um questionário a alguns empresários e tentou saber qual era o seu hábito mais comum quando começam o dia. Muitos deles responderam que começavam o trabalho abrindo o email (mais de 30%). Em segundo lugar vinha o…Facebook. Mas serão estes bons hábitos para começar o dia com o foco ao máximo? É isso que vamos analisar nas linhas seguintes.

Conselho: Se você está com dificuldades em adquirir hábitos que o ajudem a manter o foco e não sabe o que fazer, deixe um comentário no final artigo que o ajudarei a melhorar drasticamente as primeiras horas do seu dia.

VIVER CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO?

Quem acompanha os textos no blog sabe que eu não dispenso o planejamento semanal/diário. Para mim ele é fundamental e é um excelente guia das minhas horas, ajudando a que não me esqueça de nada. No entanto, este guia faz apenas parte de um processo micro, pois o macro está nos meus objetivos definidos para a minha vida e no final de cada ano.

Dica: Se quiser saber como definir os objetivos, aconselho que leia este artigo sobre as metas de final do ano.

E é na junção destas duas partes que está um dos segredos para começar o dia com o máximo foco. Tendo em conta os planos macro (os de final de ano ou de vida), você trabalhará com as suas metas micro (a organização semanal/diária). Só assim é possível começar o dia com o máximo de foco naquilo que você tem para fazer. Ainda não entendeu? Então vamos dar um exemplo para que seja mais fácil a sua percepção. Imagine que você pretende escrever um livro sobre jornalismo freelancer. Esse é o seu objetivo no final deste ano. Então, terá de dividir essa meta em várias etapas: organizar o livro, falar com especialistas, procurar uma editora, etc. E a todas essas metas você dá um período de tempo para serem concluídas. Dividindo tudo isso no seu calendário anual, a sua motivação diária irá aumentar, pois você sabe que as próximas 24 horas são fundamentais para ficar um pouco mais perto da sua meta final.

como ficar focado na tarefa

Tendo em conta tudo isto, será bom viver cada como se fosse o último? Eu considero que sim, desde que você tenha como meta final que seja algo maior do que apenas viver as próximas 24 horas.

ALGUNS HÁBITOS PARA COMEÇAR O DIA FOCADO

Tal como em tudo na vida, para conseguir bons resultados é necessário encontrar um método, uma forma de chegar ao seu objetivo. Se uma das suas metas é começar o dia produtivo, você necessita de criar hábitos que permitam você conseguir fazê-lo. Há algumas semanas Richard Branson publicou na sua conta pessoal do LinkedIn que vai estar durante algum tempo a reunir-se com outros empresários de sucesso durante o café da manhã, para debaterem sobre ideias de negócio inovadoras. Já imaginou o que é começar, todas as manhãs, falando com outras pessoas interessante e motivadas, debatendo assuntos que podem realmente mudar o mundo? O seu dia não começaria de forma diferente?

Mas se você não tem esta oportunidade, o melhor mesmo é encontrar outro método que o faça começar com a máxima energia. Uma corrida, um passei pela praia ou um café da manhã com a sua esposa. Você só precisa de responder à pergunta: o que deixaria mais motivado no início do seu dia? Só começando com algo que o deixa muito feliz você conseguirá iniciar as próximas horas de trabalho focado e com vontade de fazer a diferença.

Não perca nenhum artigo sobre Produtividade

Insira aqui o email para receber estratégias sobre produtividade e gestão de tempo

Voltando agora à questão que falamos logo no início desse artigo, se seria benéfico começar o dia abrindo o email ou o Facebook, considero que a primeira opção é aceitável a segunda nem tanto. Vamos por partes. O email é algo essencial no seu trabalho e é compreensível que sinta necessidade de abri-lo logo quando começa o dia. Afinal, as suas próximas horas podem mudar por causa de um email. Já o hábito de abrir o Facebook é algo péssimo e que deve ser rapidamente alterado. É muito fácil perder vários minutos verificando esta rede social ao início do dia. Além disso, ele não contribuiu em nada para a realização dos seus objetivos micro e macro.

HORA DE COMEÇAR!

Agora que já entendeu o que deve e não deve fazer logo nas primeiras horas, chegou a hora de falar um pouco sobre como deve ser preparado o seu dia. Em primeiro lugar, compreenda que esse mesmo dia é começado na noite anterior, verificando as tarefas que tem para hoje e descansando as horas necessárias (isso faz toda a diferença!). Enquanto profissional, compreenda que existam dias em que dorme apenas cinco ou seis horas, mas faça de tudo para conseguir descansar várias horas. O foco e a capacidade de raciocínio são completamente diferentes.

Ultimamente a sociedade tem chamado de heróis aquelas pessoas que dormem duas ou três horas e estão prontas para trabalhar. Como é óbvio, cada um tem o seu ritmo e acredito que existam profissionais que conseguem aguentar essa carga de trabalho. No entanto, sei que mais de 90% das pessoas que estiverem lendo este artigo precisam de dormir, pelo menos, sete horas por noite. O tenista Roger Federer representa o outro lado desta situação, pois ele afirma que todos os dias dorme entre 10 e 12 horas. Não é a acaso que a sua carreira continua tendo sucesso depois dos 30 anos.

Depois, vem o momento de começar a trabalhar. E aí chega a pergunta: que tarefas vou fazer primeiro? Aí mais uma vez entra a sua escolha pessoal. Se você está constantemente com dúvidas sobre este tema, aconselho que leia este nosso artigo sobre como saber se uma tarefa é mais importante do que outra. Sem dúvida alguma, que as que têm um período de tempo para serem realizadas devem ser feitas em primeiro lugar, deixando as outras para o resto do dia. O segundo ponto que aconselho que analise é se essa mesma tarefa contribui para o seu objetivo macro ou se é apenas uma urgência do dia-a-dia.

Outra dúvida é também muito comum neste momento: fazer primeiro as tarefas mais fáceis ou as mais difíceis? Se você gostar de ver as suas tarefas sendo riscadas da agenda, opte pela primeira. Se quiser eliminar primeiro as tarefas mais importantes, comece pela segunda!

ANALISE CONSTANTEMENTE

Há alguns meses, li uma entrevista com os empregados do Facebook na qual eles diziam que eram avaliadas semanalmente, que tinha objetivos e que essas metas eram supervisionadas. Eu achei isso fantástico e comecei também a avaliar-me semanalmente, a avaliar se fui de encontro aos meus objetivos, se tenho sido disciplinado, etc. E os resultados têm sido surpreendentes! Mas o que tem isto a ver com o foco no início do dia? O motivo é muito simples: se você analisar constantemente a sua performance, irá ser mais exigente consigo mesmo e verá o quão boa ou má está a ser a sua performance.

Ebook - Ser Freelancer

O ACORDAR

Para começar o dia com foco é necessário acordar com algum tempo de antecedência antes do seu trabalho começar. Ir para a frente do computador com os olhos meio fechados e com o corpo pedindo para regressar para a cama não é uma boa forma de começar o seu dia. Mas sem chefe e sem horário, eu percebo que seja difícil ganhar disciplina pessoal para acordar cedo ou pelo menos na hora que você definiu, seja ela qual for. Por isso, vou partilhar consigo algumas dicas fundamentais na hora de acordar:

  • Prepare uma resposta às desculpas: É muito fácil dizer-mos que está muito frio ou que o corpo não descansou o suficiente, ficando mais alguns minutos na cama. Só que vão ser esses mesmos minutos que vão atrasar o resto do seu dia. A melhor forma de contornar essa situação é conseguindo uma resposta para todas essas perguntas. Eu, por exemplo, optei por responder a mim mesmo que “é muito fácil encontrar uma desculpa e as pessoas bem sucedidas não fazem isso, por isso está na hora de me levantar”.  É impressionante como perecemos ter duas personalidades, uma que coloca a hora do despertador e a outra que acorda, mas a verdade é que é necessário saber contornar essa situação.
  • Pule da cama ao primeiro toque do despertador: Outra hábito que é muito fácil de ser adquirido é o de ficar sempre adiando o despertador. Saia da cama ao primeiro toque e não podem existir desculpas!
  • Escolha a recompensa que vai dar a si mesmo: Agora que você fez esse sacrifício herculiano de levantar na hora programada, chegou o momento de dar uma recompensa a si mesmo! Vá tomar um café da manhã reforçado ou faça uma corrida matinal para acordar mais bem disposto.

PRONTO PARA ESTAR MAIS FOCADO NO INÍCIO DO SEU DIA?

Pensou que era muito complicado acordar mais focado no seu trabalho? Na verdade é muito fácil, desde que você tenha metas a longo prazo, que planeje o seu dia e que crie hábitos sustentáveis de começo do dia. Você só precisa de um pouco de persistência para perceber que esses hábitos valem a pena e que eles realmente podem mudar a sua vida.

Se você está com dificuldades em ficar focado logo pela manhã ou se você superou essa dificuldades, explique a sua situação que terei todo o prazer em ajudá-lo.

Abraço e bom final de semana!

Artigos
Relacionados

Comentários (31) Interações no Twitter (40)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Fred Bueno

    Muito bom este post. Confesso que tenho muita dificuldade em acorda principalmente aos fins de semana (período que utilizo para meus freelas, pois ao longo da semana trabalho full-time). Acredito que algumas destas dicas irão me ajudar. Thanks!

    25/01/2013

    Responder
    • Oi Fred,

      Tudo bem? O segredo para acordar cedo ao final de semana (sei que não é fácil) é organizá-lo como um dia normal, com tarefas definidas, horário, etc. No entanto, trabalhar ao final de semana levanta outro problema: como você vem cansado do trabalho durante a semana, a sua produtividade acaba por cair. Portanto, opte por descansar uma manhã ou uma tarde nesse final de semana. Depois parte para o trabalho nas restantes partos do final de semana. Afinal de contas, todos somos humanos :)

      Abraço

      27/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Wanderson

    Algum tempo atrás já tinha comentado no Face que tinha dificuldades de acordar cedo, não sei o motivo, mas eu sou muito produtivo depois do almoço em diante, o que não acontece muito no horário da manhã, uma pessoa até me mandou fazer um crediário pra dá animo de acordar cedo, lembram? Resolvi o problema de uma forma bem simples, troquei meu horário de trabalho para 14:00 as 22:00. As 14h sempre estou disposto, pois utilizo a parte da manhã para exercícios físicos e tarefas pessoais. Quanto ao atendimento dos clientes não divulgo meu telefone para os novos somente os antigos, novos clientes faço apenas atendimento por email ou ticket de suporte por enquanto está dando certo.

    25/01/2013

    Responder
    • Oi Wanderson,

      Boa tática! Grande parte do sucesso na produtividade basta por conhecer a nós mesmos, enquanto profissionais. Desde que você compense essas horas a menos com mais trabalho ao final do dia, não tem problema :)

      Abraço

      27/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Julio Cesar

    Adquirir o hábito de acordar cedo e bem disposto para trabalhar, é essencial para manter o dia organizado, pois ao exercer as tarefas na parte da manhã, ficamos com tempo livre a tarde para demais tarefas, como pessoas, familiares e outros.

    Abraço e Sucesso!

    25/01/2013

    Responder
    • Oi Julio,

      É verdade. Normalmente quem reclama da falta de tempo é que tem falta de prioridades. E a manhã serve para isso mesmo: concluir o máximo de tarefas, dando depois tempo para cumprir outros objetivos se for necessário.

      Abraço!

      27/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Rick

    Ótimo artigo, Luciano. Parabéns!

    Esse ano eu melhorei bastante minha produtividade diária.

    Acordo todo dia 1h30min antes de começar a trabalhar para poder tomar um bom café e fazer alguns exercícios :)

    26/01/2013

    Responder
    • Oi Rick,

      Fico muito contente com essas mudanças. Espero que o nosso ebook e que a Escola Freelancer tenham contribuído para essa mudança! :)

      Abraço

      27/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Eduardo

    "Se você está com dificuldades em adquirir hábitos que o ajudem a manter o foco e não sabe o que fazer, deixe um comentário no final artigo que o ajudarei a melhorar drasticamente as primeiras horas do seu dia."

    Acho que essas dicas iriam bem hahaha.
    Se puder me ajudar ficarei grato

    26/01/2013

    Responder
    • Oi Eduardo,

      Claro que poderemos ajudar? Quais são as suas maiores dificuldades?

      Abraço

      27/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
    • Bom dia!
      Cabe mais um?
      Ótimo artigo. Serviu para "oficialmente" eu perceber que minha vida está ao avesso.
      Eu me esforço para colocar a vida nos trilhos, só que por mim mesmo está sendo uma tarefa que beira o impossível;
      Acordar cedo para mim tem sido os 12 trabalhos de Hércules, principalmente aos finais de semana. Conciliar serviço, faculdade e família são outros 12... Se bem que ir dormir entre 1:00 e 2:00 da manhã (sem ter produzido) e ter que pular da cama - a qualquer custo - às 6:20 e recomeçar, sabendo o que me aguarda para o "próximo turno" é .
      Ás vezes os planos se perdem durante o dia, junto com o foco e as prioridades e, à noite, bate a sensação de dia perdido; sexta-feira dá desespero e o final de semana é de arrancar os cabelos, por conta disso tudo. E, sabendo que na segunda a se repete... eu vejo que caí nesse círculo vicioso e entro em parafuso...

      28/01/2013 Leonardo

      Responder
      • Oi Leonardo,

        Em primeiro lugar, você precisa parar com toda essa correria. Um dia deite mais cedo (afinal de contas você ficar trabalhando até à 1:00 é improdutivo como você diz). No dia seguinte, acorde cedo e faça um compromisso com você mesmo: vai fazer um lista e tentar cumpri-la, focando apenas nas suas tarefas. Esqueça redes sociais ou conversas sem objetivo. Foque apenas no trabalho.

        Depois de ter o seu primeiro dia produtivo, volte a deitar cedo e repita o processo. Experimente e depois me diga como foi, que depois resolvemos o problema do final de semana :)

        Abraço e aguardo sua resposta.

        08/02/2013 Luciano Larrossa

        Responder
  • Rodrigo

    Olá Luciano. Apreciei muito seu artigo. Recentemente coloquei no papel as horas efetivamente gastas com trabalho e fiquei espantado. Minha produtividade está muito baixa.
    Gostaria de saber qual o critério que usa para as avaliações semanais.
    Também se tem sugestão de como posso anotar todas as tarefas do mês de depois dividi-las por semanas e dias. Já fiz isso no word, mas não consegui manter o foco. Teria de ser algo que separasse as etapas.Se tem alguma sugestão de software ou quem sabe uma simples planilha ou texto do word.

    27/01/2013

    Responder
    • Oi Rodrigo,

      Eu normalmente dou uma olhada na minha semana que passou e faço uma auto-análise:

      Consegui cumprir tudo o que estava aqui? Se não, porque razão isso aconteceu? Fui produtivo ao máximo ou permiti distrações? O que posso melhorar para ser ainda mais produtivo? E aí escrevo as respostas para essas perguntas. Simples assim :)

      Experimente e depois me diga os resultados ;)

      Abraço

      08/02/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Rafael Danigno

    Adorei a ideia do acompanhamento semanal! Algo como tarefas que cumpri / tarefas que me comprometi. Talvez também tarefas em direção aos sonhos / tarefas que me comprometi. Já estou vendo um gráfico com os percentuais de cada semana...
    Abraços!

    29/01/2013

    Responder
    • Rafael,

      Mais ou menos por aí! :) Cada um depois adapta à sua rotina. Boa sorte ;)

      Abraço

      08/02/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Marcos Nogaroli

    Excelente artigo. Parabéns!

    Irei colocar em prática todas as dicas, pois estou realmente precisando disciplinar meu início de dia. Em breve voltarei a postar meus resultados! :)

    30/01/2013

    Responder
    • Marcos,

      Agradeço o feedback e ficaremos esperando ! :D

      Abraço

      08/02/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Taiara

    Minha dificuldade é a seguinte. Eu estou estudando para concurso (não é algo que goste porque minha área é das artes) mas eu tenho filho e vou ter outro e já aceitei o fato de que vou precisar de um emprego "de verdade" que me dê segurança financeira para o resto da vida. Eu aceitei e me planejo para no futuro continuar fazendo o que gosto nas horas vagas. MAS... eu estava morando durante 1 ano em um lugar sem internet, e era fácil estudar lá. Um apartamento pequeno, fácil de limpar e sem internet. Mas agora eu estou morando em outra casa, que além de ser enorme, de 2 andares e com um quintal/selva (que têm que ser limpos e organizados) tem internet.
    Então eu não estou conseguindo estudar porque eu sou puxada a retomar a vida social e internética que eu tinha... e tenho que cuidar da casa.
    Como têm pessoas que estão sempre on, e mesmo assim têm sucesso? O quanto, até aonde eu devo sabotar e suprimir meus sentimentos?

    01/02/2013

    Responder
  • Marcelo SIlva

    Olá Luciano,
    Recentemente tenho tido oportunidade de ler alguns artigos teus. Quero te dar os parabéns pela qualidade e pertinência dos conteúdos.
    Sempre tive o problemas para acordar e levantar-me da cama de manhã cedo. Segui durante esta semana o teu conselho de sair da cama ao primeiro toque do despertador. Esta atitude tem tido um grande impacto na minha produtividade.

    Obrigado pela dica!

    02/02/2013

    Responder
  • Felipe Matos

    Preciso de ajudapara começar o dia com foco

    02/02/2013

    Responder
  • Rita Silva

    Ola,
    tenho imensa dificuldade em cumprir o que tenho de fazer. O que mais me custa é estudar, porém é absolutamente essencial fazê-lo ou não poderei entrar no curso que quero. Tenho a minha agenda bem definida mas na hora da verdade acabo por me distrair com tudo.
    Preciso de umas dicas de como aumentar a minha produtividade, motivação e acima de tudo, concentração.
    Obrigada pelo magnifico post.

    04/02/2013

    Responder
  • Fernando Miambo

    Como acordar e sair de casa?(esse eh o problema)
    Quando acordo fora da hora prevista fico desmoralizado para sair de casa e trabalhar... o que voces me dizem acerca disso?

    Tenho aprendido muito com a Escola Freelancer

    05/02/2013

    Responder
  • Sérgio

    Parabéns pelo post Luciano

    Realmente acordar com o foco é meu principal problema, muitas vezes até acordo cedo, porém como citado na matéria a primeira coisa que faço é abrir meu email e o facebook, ahh esse sim toma meu tempo, digo que vou da só uma olhadadinha quando vejo ja se passaram horas.

    Ja faz algum tempo que estou com objetivo de foco mais nunca consigo, essas dicas serão de grande ajuda :D

    05/02/2013

    Responder
  • Fernando

    Luciano,

    Sou novo por aqui. Seu site é MARAVILHOSO!!!!!!!!

    Esse texto parece que foi feito para mim. Tenho SERIOS problemas em me organizar. Perco o foco muito facil. Sei que fico horas no computador sem produzir. O pior, é que mesmo sabendo, não mudo.

    Na verdade, sabe o que é pior? Como pode uma pessoa (eu), ter consciência do que deve fazer, ou pelo menos pensa que tem a consciência, e não mudar? Cheguei a comprar um quadro branco para marcar meus horarios do dia/semana. Esta aqui do meu lado, sem nada escrito.

    Sera que preciso de um psicologo??? rs. Brincadeiras a parte, eu realmente não entendo como eu faço essa "sabotagem" comigo... :-/


    Mais uma vez, maravilho esse site e continue com esse trabalho fantástico e de qualidade!!!

    25/02/2013

    Responder
  • Agnaldo Rodrigues

    Olá Boa Noite!
    Fiquei muito entusiasmado com seus post, gostaria que me ajudasse com dicas de como acabar com
    a PROCRASTINAÇAO, pois acho que é o que mais me atrapalha no momento, o que fazer para tomar
    as decisões sem ter que adiá-las.
    Obrigado.

    02/03/2013

    Responder
  • Talita Alves Gardin Ratão

    Bom dia, Luciano!

    O meu maior problema é que trabalho em casa e tenho duas crianças. Acordo bem mais cedo que eles para que o dia possa ser mais produtivo e render mais.

    Sou designer de interiores e durante as manhãs fico em casa lidando com projetos e a parte administrativa das obras, além de cuidar das crianças e da casa (ou seja, perco o foco rapidamente).

    À tarde, quando as crianças estão na escola, vou às obras acompanhar seus andamentos.

    Procuro montar um planejamento quinzenal das minhas atividades. Sou perfeccionista e, se um ponto sai fora da curva, boto todo o resto do planejamento a perder!

    Sei que só serei mais produtiva quando encontrar uma empregada para gerenciar essa parte doméstica, mas agora, com a mudança de leis trabalhistas no Brasil, ficará inviável ter uma.

    Att,

    02/05/2013

    Responder
  • Bruno Scheffer

    Tenho dificuldades para manter o foco,sempre tem algo na tv,na internet...enfim,algo que tire os estudos (que são o meu trabalho) do foco principal e não só no começo da manhã.

    11/08/2013

    Responder
  • edilene gomes medeiros

    estou com muita dificuldade de criar hábitos que possam me ajudar a ter minha vida mais organizada. Não consigo me adaptar a anotar tudo do meu dia em uma agenda. eu sei que para meu sucesso profissional preciso melhorar isso.

    02/05/2014

    Responder
  • Bernardo Cavalcanti

    Cara, estou numa loucura de mudança de horários e locais de trabalho (trabalhando para a mesma pessoa/empresa) e sempre fui admirado por ter disciplina, mas no momento me sinto um lixo por ficar procrastinando aleatoriamente ao invés de arrumar tudo que preciso e como você fala no começo das dicas as primeiras horas são essenciais para que tudo melhore. O pior é que já fui mais organizado e agora estou desse jeito. Aceito qualquer dica/macete que possa ajudar.

    26/06/2014

    Responder
  • Monique

    Gosto muito dos seus post aqui no blog, mas esse pra mim foi um dos melhores, mas eu sou uma pessoa que planeja muito, e acabo perdendo um longo período de tempo planejando meus ciclos de estudo, minha rotina no trabalho e minhas metas pessoais, e geralmente (quase sempre) acabo me autossabotando e procrastinando tudo o que tenho á fazer. Gostaria muito de sua ajuda, caso possa ajudar.

    31/07/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Email Address *