Como criar seu primeiro webinário ou aula ao vivo [Guia Completo]

Está pensando em criar um webinário ou aula online para compartilhar seus conhecimentos mas ainda não sabe como criar o seu? Essa é uma dúvida comum para quem não está acostumado a dar aulas ou palestras pela internet, mesmo que tenha experiência em eventos presenciais do gênero.

Conheça logo abaixo alguns dos motivos pelos quais migrar para a web pode ser um bom negócio. Em seguida, um guia completo de como criar seu primeiro webinário ou aula ao vivo através da plataforma LoopWebinar!

Clique aqui para começar a usar o LoopWebinar

Por que trocar aulas e palestras presenciais pelos webinários?

Existem dois motivos principais para trocar o ambiente físico pelo online: praticidade e alcance. O primeiro é bastante simples: no ambiente online, você possui maior controle sobre o ambiente que estará dando aula, além de remover a necessidade de locomoção entre uma instituição e outra. Apesar de “viajar” menos, o seu alcance é ainda maior na internet, podendo ensinar pessoas de todas as regiões, sendo a única barreira o idioma.

Vale lembrar também que trocar o ambiente físico pelo online não é primordialmente necessário, já que – com planejamento, obviamente – é possível permanecer dando aulas presenciais ao mesmo tempo que cria webinários. Para quem não está tão acostumado aos ambientes online e teme não conseguir criar seus webinários, uma das ferramentas mais indicadas é o recém-lançado LoopWebinar.

A plataforma possui uma das interfaces mais simples do mercado e não requer que o assinante seja um expert na web para começar a usá-la. Ele permite que mantenha um chat ao vivo para que se comunique com seus alunos, além de incluir botões para compra caso esteja falando sobre um produto que tenha lançado.

Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de gravar suas aulas para que os alunos possam assistir à gravação caso não estejam disponíveis ou necessitem consultar o material. Confira os vídeos abaixo para saber como o LoopWebinar funciona e todas suas possibilidades que vão ajudar na hora de você criar o seu primeiro webinário!

Leia também: 19 melhores cursos online sobre Marketing Digital

Como acessar sua conta no LoopWebinar e editar seu perfil

Após assinar o LoopWebinar, você receberá um email com seu login e senha – semelhante ao print abaixo – para entrar na plataforma. Lembre-se de enviar seu contato no Skype para contar com suporte ao vivo para solucionar dúvidas ou problemas que venha a ter dentro da plataforma.

criar-primeiro-webinario-login

O link o encaminhará para o acesso ao painel de controle da plataforma, bastando que insira o login e senha recebidos para acessá-la. O primeiro passo após o acesso é definir qual será a URL – o endereço da web no qual os alunos deverão colocar em sua barra de endereços – de seus webinários.

Clicando no botão “Verificar Disponibilidade” para saber se o endereço já está ocupado, confirmando em seguida. Confira o vídeo abaixo para conhecer mais do painel de controle do LoopWebinar.

Como pode ser visto acima, o Painel de Controle do LoopWebinar possui quatro opções, além de uma janela para chat online do Jivochat para suporte. As opções são:

  • Webinários: É possível ver todos os webinários que já criou na plataforma;
  • Novo Webinário: A opção que deve clicar sempre que for criar um novo webinário;
  • Editar perfil: Você pode alterar detalhes como foto e incluir informações como descrição e endereço de seu canal no YouTube. É possível também criar uma nova senha. As informações aparecerão quando um aluno ou visitante clicar em seu perfil ao acessar o endereço que havia definido anteriormente;
  • Sair: Você desloga de seu perfil, devendo colocar novamente seu login e senha para acessá-lo de novo.

Leia também: Quais mídias sociais devo usar no meu negócio?

Como configurar sua conta no YouTube para o LoopWebinar

Chegada a hora de colocar seu webinário no ar – ou agendá-lo -, basta clicar em Novo Webinário para começar a configurar sua aula online. Antes disso, o ideal é configurar sua conta no YouTube para que consiga fazer transmissões ao vivo através do LoopWebinar. Alguns pontos são necessários para que o Google permita que faça transmissões ao vivo. Para isso, faça login em sua conta e clique no link para ir até a página de features do seu canal.

criar-primeiro-webinario-youtube

Para fazer as transmissões, é necessário que estejam ativas as opções RentabilizaçãoTransmissões em Direto Incorporar Transmissões em Direto. As transmissões em direto são o passo mais fácil, bastando que clique no botão Ativar e confirmar clicando em Criar um Canal. O Google enviará uma mensagem para seu celular com um código para confirmar a criação de seu canal.

Com isso a rentabilização passa a poder ser ativada, bastando clicar no botão novamente, ler e concordar com os termos para que ela fique ativa. Para as incorporações, é necessário que crie um conta do AdSense. Caso já possua uma, basta fazer a ligação e estará pronto. Com a conta criada, clique novamente no link para acessar as configurações avançadas de seu canal e deixar marcada a opção Permitir a apresentação de anúncios juntamente com os seus vídeos.

Para conferir se está tudo certo para transmitir suas aulas através do LoopWebinar, clique na opção de começar uma nova transmissão no YouTube, vá na aba Definições Avançadas e confira se a opção Permitir incorporação está marcada. Com tudo pronto, vamos à criação do primeiro webinário!

Veja também: 15 dicas para criação de conteúdo em vídeo para suas redes sociais

Como criar seu primeiro webinário ou aula online no LoopWebinar

criar-primeiro-webinario-novo

Essa é a primeira tela para criação do seu webinário ou aula online. Nele, você deverá colocar o título de seu webinário – que não necessariamente necessita ser o mesmo do vídeo no YouTube -, a URL completa do vídeo e definir data e horário para início e fim de sua primeira exibição, assim como dias da semana nos quais ele será repetido.

Vale lembrar que nem todos os webinários que resolver transmitir necessitam ser ao vivo. Isso significa que pode republicar conteúdo que já fez no YouTube anteriormente e disponibilizá-lo também no LoopWebinar. É possível configurar também como funcionará o contador de pessoas online que aparece durante a exibição do webinário.

Com isso, já poderá começar seu webinário, já que os próximos passos são opcionais. Ainda assim, comentarei sobre os três próximos passos e sua importância.

Autochat, CTA e complementos: como utilizá-los em seus webinários no LoopWebinar

Como falei anteriormente, os passos após a tela de edição são opcionais, porém utilizá-los pode otimizar e impulsionar o alcance de suas aulas online. Os autochats são bots que auxiliam o autor a responder perguntas cruciais questionadas por quem está assistindo seu webinário. É possível configurar o momento e qual a mensagem que este robô enviará no chat para que possa responder durante a apresentação.

O CTA – call-to-action ou chamada para ação – é usado para indicar um visitante ou usuário para uma página de vendas, link ou qualquer outro tipo de produto ou material que deseja que ele se encaminhe. É possível fazer uma chamada padrão, indicando momento de aparição no chat, texto da chamada que aparece no botão e a URL de destino. Alternativamente, o autor também pode incluir seu próprio código HTML personalizado.

O último componente de complementos são os códigos que serão incorporados para acompanhar as métricas de seu webinário. Esse é o campo no qual você inclui seu código para o Google Analytics, Pixel do Facebook ou qualquer outra métrica que use para analisar seus resultados.

Visualizando seu webinário no LoopWebinar

Após a criação do vídeo, basta voltar para a primeira opção do painel de controle do LoopWebinar e conferir a lista de seus webinários. Ao acessar o painel, é possível conferir uma prévia do webinário, assistindo o vídeo ao clicar nele, além do título e da URL da aula.

criar-primeiro-webinario-painel

Ao clicar em editar, é possível retornar à mesma tela que acessou durante a criação mas com as informações preenchidas, podendo reconfigurá-lo. Uma das abas é a de visualizar páginas. Nela, você configura como a página do webinário aparecerá em suas diversas fases: antes da abertura – na qual ele mostra um contador para o início e um texto padrão que pode ser editado -, durante a exibição do webinário e após seu encerramento, permitindo também que edite o texto mostrado.

Você pode também visualizar seu webinário como se fosse um usuário comum. Para isso, basta copiar a URL na tela de webinários e abra uma nova guia ou janela anônima de seu navegador. Isso permite que confira se tudo está funcionando normalmente, assim como responda as perguntas pelo chat, principalmente se estiver exibindo um webinário gravado previamente.

Se inscreva para o LoopWebinar e comece suas aulas!

Como pode ver em nosso guia completo, o LoopWebinar é uma plataforma bastante simples, exigindo pouco conhecimento na web para começar a transmitir suas aulas a partir da ferramenta. Além da simplicidade, sempre é possível que acesse esse post, assista aos vídeo-tutoriais no YouTube, além do suporte através do chat online inserido no próprio LoopWebinar e no Skype para tirar dúvidas ou procurar soluções.

Clique no link para se inscrever no LoopWebinar e começar a criar suas  próprias aulas online ou webinários para apresentar os produtos e serviços de sua empresa. Não deixe de nos contar o que achou do LoopWebinar também na seção de comentários logo abaixo!

Artigos
Relacionados

Comentários (5)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Carla Alves

    Excelente Artigo !!! Sempre visito este blog, e tenho aprendido muitas coisas legais aqui neste blog, sempre tem informações e dicas interessantes, muito bom...

    Parabéns !!

    03/11/2016

    Responder
  • Joshue Ferreira

    Boa noite;

    Estava precisando de mais informações a respeito disso porque sou professor de inglês e pretendo dar aulas e palestras (ao vivo) para meus alunos. Parabéns por trazer um artigo sobre uma ferramenta imprescindivel para o mundo moderno. Att:

    04/11/2016

    Responder
  • Natal Cap

    Olá tudo bem ? Espero que sim, estou acompanhando este site á um tempo e estou adorando os conteúdos que encontro aqui.
    Parabéns!

    10/11/2016

    Responder
  • Marcelo Benati

    Ótimo artigo e na hora certa pois estou me preparando para organizar alguns webnários logo no começo do ano que 2017. Valeu!

    16/11/2016

    Responder
  • Marcela Santos

    Excelente Artigo !!! Sempre visito este blog, e tenho aprendido muitas coisas legais aqui neste blog, sempre tem informações e dicas interessantes, muito bom...

    Parabéns !!!!

    Visite Meu Site : http://noticias24horas.net.br/

    16/11/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.