Como desenvolver disciplina pessoal e profissional?

A tão conhecida frase “Hoje não me apetece, faço amanhã”, com certeza já foi utilizada por todos nós, pelos menos em alguns momentos das nossas vidas. Ter que realizar aquela tarefa que não gostamos tanto, fazer aquele trabalho só porque o seu chefe pede ou acordar cedo apesar de estarmos em pleno domingo são situações bastante comuns na vida de um trabalhador, quer seja ele colaborador de uma empresa ou possua o seu próprio negócio.

A capacidade de fazer as coisas que não gostamos tanto ou abdicar de uma tarefa mais divertida em prol de um trabalho, é um dos factores que diferencia as pessoas com sucesso e aquelas que apenas tentam alcança-lo, principalmente aquelas que pretendem ter o seu próprio negócio. Não digo que tenha que viver apenas para o trabalho ou que não se divirta, o que pretendo é que o leitor consiga separar o que deve fazer e quando o deve fazer. É aí que entra um dos pontos fundamentais (se não o mais fundamental) das pessoas com sucesso: a disciplina pessoal.

O QUE É A DISCIPLINA PESSOAL?

Quando tentamos conseguir alguma coisa, seja ela comprar um carro, construir uma empresa, melhorar no emprego entre outros, definimos objectivos e tentamos alcança-lo num determinado período de tempo. Vamos dar um exemplo para que consiga entender o que é a disciplina pessoal mais facilmente. Imagine que um rapaz quer construir um blogue que lhe garanta alguns rendimentos ao fim do mês.

Curso de produtividade

Normalmente o que acontece é o seguinte: a pessoa entusiasma-se pela ideia e começa a escrever no seu blog. Define o que quer fazer e ao início é tudo perfeito. As primeiras visitas começam a surgir e até recebe alguns comentários positivos. No entanto, os primeiros desafios começam a chegar. O editor do blog recebe algumas críticas, as visitas não crescem ao ritmo que ele desejava e começa a escrever com menos regularidade. Passado um mês abandona o blogue e desiste do seu sonho.

Não perca nenhum artigo sobre Produtividade

Insira aqui o email para receber estratégias sobre produtividade e gestão de tempo

Mas afinal onde errou o rapaz que tinha o sonho de ter um blog de sucesso na sua disciplina pessoal? O que ele deveria ter alterado? Vamos dividir o que aconteceu em duas partes:

  • Parte I: O rapaz até começou bem, definindo o seu sonho e estabelecendo as suas metas, de forma a conseguir organizar o que poderia fazer. Esta é uma das fases mais importantes da disciplina pessoal, o facto de comprometer-se com o seu objectivo e saber onde quer chegar.
  • Parte II: As dificuldades começam a surgir e ele começa a desistir do seu sonho. Repare que ele deu apenas um mês para que o seu blog tivesse sucesso. Poderia ter considerado estudar um pouco mais sobre o assunto do seu blogue, aprender com os melhores blogueiros como crescer, mas não, preferiu desistir ao primeiro obstáculo. As pessoas com disciplina pessoal estão preparadas para os desafios, pois sabem que cair e levantar faz parte do processo de crescimento.

De uma forma mais resumida, a disciplina pessoal é a capacidade de conseguir estabelecer objectivos, definir como chegar a esse objectivo e aprender que a disciplina pessoal faz parte de um crescimento contínuo, que necessita ser construído todos os dias para que possa garantir o sucesso do nosso objectivo.

COMO TER DISCIPLINA PESSOAL?

Qualquer pessoa é capaz de ter disciplina pessoal. Se lhe pedir para fechar os olhos durante cinco segundos é capaz de fazê-lo, logo aí já está a ter disciplina pessoal, está a controlar o que quer e deve fazer. No entanto, os níveis variam de pessoa para pessoa e como tudo na vida, quando maior for o grau de disciplina pessoal mas sucesso conseguirá.

Se quiser começar a desenvolver a sua própria disciplina pessoal é importante saber que será processo demorado, com muitos altos e baixos. Vou lhe dar cinco conselhos que podem ser determinantes para adquirir a sua disciplina pessoal com maior facilidade:

COMUNIQUE O QUE DESEJA FAZER

O facto de dizer a alguém que está a pretender fazer ou simplesmente escrever num papel os passos que deve seguir já é uma maneira de comprometer-se com os seus objectivos. Dessa forma jogará também um pouco com o seu orgulho e irá tentar não decepcionar o que definiu para si, tornando-o mais responsável.

COMECE COM OBJETIVOS TANGÍVEIS

Para que se mantenha motivado é necessário que vá alcançando os objectivos a que se propôs. Muitas pessoas colocam objectivos quase impossíveis de alcançar, levando à desmotivação. Se eu entrar para um ginásio não posso querer fazer 100 kg de pernas. Terei que começar com 30 kg (por exemplo) e conforme vou me adaptando ao peso vou evoluindo até chegar aos 100 kg. É assim que devem funcionar os seus objectivos.

PLANEIE COM BASE NO DIA-A-DIA

Nesta fase inicial e para que se organize melhor, é importante que defina todos os dias o que vai fazer. Uma simples agenda ou um pedaço de papel serão suficientes.

APRENDA A DIZER “NÃO”

Com certeza irão surgir situações onde alguma colega ou amigo irá perguntar se não quer ir beber café ou jogar futebol na hora exacta em você deveria estar a terminar um trabalho. Saiba dizer não e agradecer o convite. Um dos pontos principais da disciplina pessoal é saber diferenciar o lazer do trabalho e quando cada um deve ser realizado.

NÃO DESISTA AO PRIMEIRO OBSTÁCULO

Todos os grandes desportistas, empresários ou recordistas do guiness tiveram obstáculos no seu caminho para o sucesso. Contudo sabem que essas barreiras fazem parte do crescimento. É importante perceber que a disciplina pessoal serve para que se possa tornar mais eficaz nos objectivos que se propõem, principalmente para quem quer construir o seu próprio negócio ou melhorar a sua produção dentro da empresa. Não depender de ninguém que o motive ou que lhe diga constantemente o que fazer irá torná-lo num trabalhador mais responsável e conceituado.

Nos próximos artigos falarei sobre os quatro pilares da disciplina pessoal: organização, persistência, visão e focalização. Entretanto se desejar, não deixe de ler o artigo 10 exercícios para melhorar a sua força de vontade e auto-disciplina, escrito pelo colega Miguel Lucas da Escola Psicologia.

E VOCÊ, JÁ CONSEGUE LIDAR COM A SUA ORGANIZAÇÃO PESSOAL?

Quais têm sido as suas dificuldades? Partilhe connosco nos comentários deste artigo! Participe!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (45)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Paulo Faustino

    Olá Luciano, parabéns pelo primeiro artigo e pela inauguração da Escola Freelancer! Desejo-te grandes sucessos na liderança de mais este projeto, o qual desejamos, se torne numa verdadeira fonte de partilha de conhecimentos entre Freelancers e Internautas!

    Grande Abraço

    09/01/2011

    Responder
    • Paulo,

      Obrigado e acredita que sem ti nada disto seria possível! Com certeza será uma escola de sucesso. Com o meu trabalho e dedicação poderás contar sempre já sabes=)

      abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Miguel Lucas

    Olá Luciano, No 1º artigo da Escola Freelancer, quero deixar o meu 1º comentário de felicitação e sorte. Desejo que a "arte" de blogar aqui na escola seja comprovada como sucesso e que possas contribuir para a realização de sonhos de todos aqueles que com paixão se auto-empregam em prol dos seus propósitos.

    Abraço, sorte e bom trabalho

    10/01/2011

    Responder
    • Miguel,

      Obrigado pelo comentário e espero conseguir produzir artigos de grande qualidade tal como vocês o fazem todos os dias!

      Abraço e boa sorte para o teu blog também

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ricardo Caetano

    Olá Luciano, lhe desejo muito sucesso. Trabalho atualmente como freelancer sou programador, o tema do blog é perfeito!! O blog está com uma ótima qualidade, já sou fâ no facebook, sigo no twitter e claro newsletter diária. Sucesso sempre.

    Abraço
    Ricardo Caetano

    10/01/2011

    Responder
    • Ricardo,

      Obrigado por ter adicionado o blog nas redes sociais e o nosso feed. Que as nossas dicas o ajudem ainda mais a melhorar o seu negócio.

      Um grande abraço e bom trabalho

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Alessander Raker

    Seus artigos estão bem práticos e bem escritos. Gostei muito destes temas que abrengem nossa área. Ser freelancer muitas vezes é estar sozinho e seu blog veio para unir todos estes profissionais.

    Um abraço e mais uma vez parabéns

    10/01/2011

    Responder
    • Alessander,

      Fico muito contente com o seu comentário o que me dá ainda mais motivação para trabalhar. Espero conseguir unir aqui vários freelancers, retirar as suas dúvidas e ajudá-los a crescer.

      Um sincero abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Vinicius Chargel

    Olá, Luciano!

    Disciplina pessoal é algo que poucas pessoas têm. Não se sabe os ganhos a mais que podemos ter por ter uma disciplina pessoal, e como será mais organizado a nossa vida, e também, nosso tempo. Se deixarmos para fazer amanhã o que poderíamos fazer hoje, você não terá tempo para fazer nada no dia seguinte, enquanto você poderia ter feito, ou no mínimo, começado hoje. Acho que a disciplina pessoal é algo fundamental. Sou blogueiro, pretendo lucrar com meu blog, por isso, já começo a ter minha disciplina pessoal.

    Parabéns por este artigo, estarei a ler mais artigos seus aqui neste blog. :)

    10/01/2011

    Responder
    • Vinicius,

      A disciplina pessoal é algo indispensável, seja em qualquer ponto da sua vida. Veja eu hoje por exemplo, estou respondendo a comentários às 2 e 30 da manhã. Sei que tenho de o fazer hoje e isso para mim é essencial! Força de vontade é mesmo uma coisa muito importante. Espero que continue a acompanhar os nossos artigos=)

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Diogo Espinha

    Olá Luciano, parabéns pela inauguração da Escola Freelancer, o mais recente "bébé" da rede de escolas educacionais!
    Desejo-te as maiores felicidades ao comando do barco, e que possamos mais tarde festejar o sucesso do projecto.

    Abraço!

    11/01/2011

    Responder
    • Diogo,

      Obrigado pelo comentário. Sou um bébé neste momento mas pretendo ser tão grande como as vossas escolas e algum dia conseguir chegar à qualidade delas=)

      Abraço

      11/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Spaço Design

    Realmente, disciplina pessoal é necessário para quem quer alcançar qualquer objetivo.

    Parabéns pelo post.. Já virei fã do blog...

    Muito enriquecedor...

    11/01/2011

    Responder
    • Spaço Design,

      Obrigado pelo seu comentário. De facto disciplina pessoal é imprescindível para o sucesso. Continue nos acompanhando!

      Um abraço e sorte no seu negócio

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Luiz Carlos

    Muito bom essas dicas (Luciano Larrossa) paraens pelo artigo nos em geral só temos a agradecer valeu.....

    11/01/2011

    Responder
    • Luiz Carlos,

      Obrigado pelo comentário e por me deixar tão comentário com estas frases! Espero manter o nível para não o decepcionar.

      Qualquer não hesite em deixar um comentário;)

      Abraço

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Tomé M.

    Já ontem vim dar uma vista de olhos rapidamente ao novo Projecto e subscrevi logo ao Feed, no entanto vou hoje começar a ler de ponta-a-ponta tudo o que já foi escrito.

    Para começo está muito bom e já consegui retirar alguns pontos chaves no que foi escrito. (Tenho por vezes dias que deveriam ter 48horas e não 24, mas estou a conseguir organizar melhor esta situação)

    Abraço a todos e votos de Sucesso!

    Tomé M.

    11/01/2011

    Responder
    • Tomé,

      Por vezes também tenho essa sensação que o meu dia devia ter 48 horas=) Mas tudo depende da nossa organização. No entanto há dias que são mesmo assim: por mais que tente organizar não tem jeito.

      Abraço

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ana Karenina

    olá Luciano

    Já sou leitora do Escola Dinheiro e Escola Psicologia, gostei bastante desse novo projeto, o assunto me interessa bastante. Parabéns pelo trabalho, desejo sucesso a você!

    Quanto ao assunto do post eu acredito que a maioria dos projetos de vida fracassam justamente devido a falta de disciplina tanto na vida pessoal, profissional e até blogueira, procrastinar virou palavra da moda entre blogueiros e não levar a vida a sério com horários definidos virou sinal de boa vida, são pensamentos equivocados que levam a atitudes erradas e resultados negativos.

    Ter disciplina é muito dificil porque nao temos o hábito, eu mesma peco muito nessa parte, mas este post esclareceu muita coisa, valeu por compartilhar seus conhecimentos e experiências aqui.

    Um Abraço

    @anakint

    12/01/2011

    Responder
    • Anna,

      Agradeço o elogio ao nosso blog e ao escola psicologia.

      Infelizmente muitas pessoas pensam que trabalhar como blogueiro é passar o dia inteiro sem fazer nada e escrever apenas um texto por dia. A verdade é que existe muito mais além disso e a disciplina pessoal é determinante para cumprir essas outras tarefas.

      Continue nos acompanhando.

      Abraço

      13/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Júnior Gonçalves

    Traçar metas e objetivos é fácil, o dificil é montar um plano de ação e executar as tarefas necessárias para atingir seus objetivos. Nessas horas é que observamos o nivel de disciplinada das pessoas.

    Parabéns pelo artigo! Muito bom.

    Abraços

    18/01/2011

    Responder
  • Júnior Gonçalves

    Traçar metas e objetivos é fácil, o difícil é montar um plano de ação e executar as tarefas necessárias para atingir seus objetivos. Nessas horas é que observamos o nível de disciplina das pessoas.

    Parabéns pelo artigo! Muito bom.

    Abraços

    18/01/2011

    Responder
    • Júnior,

      Obrigado pelo seu elogio. Quanto ao fato de montar um plano de acção, quando você traça metas significa que está a dar o primeiro passo para lá chegar. Depois você terá que seguir os seus passos para lá chegar.

      Contudo, não o aconselho a traçar metas sem saber os passos para chegar lá. Informa-se primeiro ou pelo menos tenho uma ideia do que necessita de fazer para lá chegar e só depois trace essa meta=)

      Abraço

      19/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Bruno César Bulnes

    Mais um ótimo artigo publicado. Parabéns!

    Você conseguiu demonstrar em poucas palavras os passos necessários para se tornar uma pessoa disciplinada. Gostei bastante.

    Até mais. Abraços.

    27/02/2011

    Responder
    • Bruno,

      Obrigado por comentar! Eu gosto dos meus textos de ser bastante simples e direto, de modo às pessoas compreenderem bem o que é explicado. Se ele melhorou a sua vida, é mesmo esse o objetivo=)

      Abraço e sucesso!

      03/05/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Alssandro Barros Viveiros

    Artigo muito bom esse! É bom quando agente encontra conteúdos que nos fazem refletir e mudar nossas atitudes. Tenho um blog e estou agora fazendo uma total reformulação, contratei um web que está construindo um site novo. Encontrei esse blog e agora sei onde posso encontrar artigos que me ajudaram a fazer o meu site mais profissional. Dentre os muitos obstáculos, o que mais me persegue e a motivação de escrever artigos novos. Parabéms pelo artigo! Virei fã!

    02/05/2011

    Responder
    • Alessandro,

      Ainda bem que você gostou do nosso blog. Espero que todos os artigos que você leia aqui o ajudem a tornar um melhor profissional e que isso se reflita no seu negócio. Qualquer dúvida que tenha não evite em nos enviar um email!

      Abraço

      03/05/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Agneli

    Ótimo blog e artigos, vou começar a acompanha-lo diariamente.

    Abraço

    28/06/2011

    Responder
    • Agneli,

      Ainda bem que nos tem acompanhado! O que tem achado dos artigos?

      Abraço

      14/08/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Banild

    Sensacional! ja notei que vai mudar o meu estilo de vida consideravelmente! Obrigado Luciano

    26/09/2011

    Responder
  • marcelo rodrigues

    Oi !
    sou evengelico e gostei do assunto ...bastante produtivo
    e me espelho em Jesus como o homem Deus mais disciplinado do
    universo.

    um abraço.

    19/11/2011

    Responder
  • Julio Cesar

    Olá Luciano,

    Parabéns pelo artigo!

    O assunto disciplina é um problema dramático na minha vida, com certeza esse e muitos outros artigos aqui serão de grande valia.

    Obrigado a você e à equipe por esta contribuição tão valiosa que este blog oferece às pessoas.

    Abraço!

    30/11/2011

    Responder
  • Thiago Fischer

    Olá Luciano,

    Sua matéria acrescentou algo para mim que vou usar para o resto da vida!! Parabéns pela forma como escreveu.

    1 abraço.
    Obrigado.

    14/12/2011

    Responder
  • Carla Marques

    Oi Luciano!

    Este blog não só me dá informação como também virou uma autentica sessão de couching para mim. Agora percebi porque nunca consegui levar a cabo os meus projetos: falta de disciplina pessoal! Antes chamava-lhe falta de focus ou desorganização mas isso tudo era nada mais do que falta de disciplina!
    Obrigada por teres esta ideia brilhante!!!

    07/01/2013

    Responder
  • Ricardo Rojas Sierban

    Já conhecia o blog mas resolvi verificar todos os artigos e , se possível, comentar todos.
    Estou tendo alguns problemas com o trabalho pessoal/Freelancer, principalmente no que diz respeito a família, muitos não entendem e confundem com "preguiça".
    Encontrei um local com profissionais que me entendem e um local que ajuda-me muito na motivação.

    um grande abraço.

    01/02/2013

    Responder
  • Cristine

    Olá, gostei muito do post, claro e objetivo! Parabéns

    Eu tenho problema com organização e disciplina desde que me entendo por gente, as vezes me
    pergunto: Será que a pessoa nasce com isso ou meus pais esqueceram de investir nessa parte comigo. (rss)

    Eu tenho muita dificuldade com rotinas, enjoo facilmente do que é repetitivo, por isso encontro dificuldades agora com meus três filhos pequenos.
    Para ter uma noção, sempre que possível, eu escolhia um trajeto diferente para chegar ao trabalho,
    um dia ia por uma quadra, outro dia por outra, e assim por diante. Por isso me tornei designer, pois tenho a possibilidade diária de criar coisas sempre diferentes, novas, explorar novas possibilidades.

    Em compensação, quando começo a focar organização e disciplina eu fico insuportável, pois fico
    tão tensa, me da tanto trabalho para tentar controlar o tempo e a mim mesma que fico uma pilha de nervos. Não sei o que fazer em relação a isso, mas vou tentar até o fim vencer esse obstáculo em mim.

    16/07/2013

    Responder
  • Jaqueline Borges

    Olá, Luciano

    Parabéns. Gostei, informações claras e objetivas.

    18/07/2013

    Responder
  • Eduardo Cintra

    Nossa eu tenho muita dificuldade em organização pessoal, estou tentando me estabilizar no mercado de criação de sites através de minha agência e defini que todos os dias iria prospectar novos clientes mas agente ouve tantos não que acaba desistindo logo nos primeiros dias, mas eu vou tentar trabalhar melhor isso e se Deus quiser terei sucesso na minha jornada.

    02/03/2014

    Responder
  • Renata

    Adorei a matéria realmente a persistência é que vai distinguir as pessoas de sucesso. Muitos desistem nas primeiras dificuldades, este texto é excelente para todos que desejam seguir o seu sonho

    31/07/2014

    Responder
  • Agnes

    Luciano, você não tem ideia do bem que me fez através desse texto!
    Parabéns!!!

    16/08/2014

    Responder
  • Jéssica Vasconcellos

    Hoje lendo esse artigo,me fez ficar mais dedicada aos meus objetivos.As vezes deparamos com tantos obstáculos que a vontade de desistir é grande,mais quando olhamos realmente para dentro dos nossos sonhos,pensamos, vale a pena sofrer um pouquinho.A Persistência é a chave da conquista.
    Obrigada por fortalecer mais os objetivos com suas palavras.
    bjokasss.

    30/12/2014

    Responder
  • joceano

    O item Mais importante que considero é NAO DESISTIR AO PRIMEIRO OBSTACULO!

    Descubra como atingir seus objetivos mais desafiadores em 2015
    Acabe com as crenças limitantes e obstáculos que bloqueiam suas conquistas


    http://desenvolvimentopessoalproffisional.blogspot.com.br/

    18/02/2015

    Responder
  • Eduardo Nóbrega

    Realmente eu preciso de ajuda para me organizar. Eu tenho muitos projetos e costumo ficar extremamente confuso com tantas coisas que me proponho a fazer.

    Uma grande dificuldade é que eu não posso parar os meus projetos para me capacitar em gestão de projetos em um curso por exemplo. Não posso parar de gerenciar minha equipe para me Capacitar em Gestão de Pessoas. E assim por diante. Porém, tenho muita vontade de faze-lo mas não sei nem por onde começar.

    22/06/2015

    Responder
  • Shaiene Barbosa

    Depois de ler este artigo, estou conseguindo priorizar de fato as tarefas mais importantes.
    Sempre tive dificuldade com minha disciplina pessoal e por isso comecei a utilizar a técnica do Pomodoro que, também, tem me ajudado bastante.


    Parabéns pelo artigo!! Sensacional !!!

    Abraços!

    22/09/2015

    Responder
  • Carla

    Depois de ler este artigo sei que não tenho muita disciplina, e gostaria de ter muita, pois não consigo ter foco de estudar para concursos, me empolgo estudando um ou dois dias, depois fico adiando, dizendo pra mim mesmo amanhã eu estudo e assim só volto a estudar dias depois, ou quando estudo me programo pra estudar por 4 horas por dia mais acabo estudando somente por 1 hora e meia, depois perco o foco não consigo me concentrar para estudar mais tempo, gostaria de saber se tem alguma diy alguma dica para que eu possa ter mais disciplinas nos estudos e não perder a concentração rápido!!
    Parabéns pelo seu blog!!

    09/05/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.