Como focar numa única coisa pode impulsionar o seu negócio

Sempre que leio livros e assisto a cursos sobre produtividade, uma das principais preocupações que tenho ao analisá-los é conferir se eles não trazem regras de organização demasiado rígidas. Todas as metodologias que me obriguem a seguir demasiadas regras ou até mesmo que digam para eu preencher com cores as minhas prioridades, não resultam no meu dia-a-dia. Por isso que não consigo seguir metodologias como o GTD, por exemplo. Ser obrigado a ter uma rigidez extrema na minha rotina não é algo que funcione comigo. Não digo que isso não possa funcionar com outras pessoas, mas para mim, com as minhas características pessoais, não dá.

O que eu tenho feito até agora, tem sido adaptar alguns desses conceitos àquilo que eu acredito. A questão das listas de tarefas, dividir elas por projetos e utilizar uma ferramenta (no meu caso o Todoist) são alguns dos princípios que eu sigo, mas não faço muito mais do que isso. Ao adaptar às minhas características pessoais, utilizo o que de melhor funciona comigo e rejeito aquilo que não dá certo para mim.

A metodologia de focar em uma única coisa

Na semana passada, enquanto estava esperando num café, decidi comprar um livro e começa-lo a ler. Confesso que a capa me chamou a atenção e a metodologia proposta nele me pareceu, acima de tudo, bastante coerente. Estou falando do livro A Única Coisa, desenvolvido pelos empreendedores Jay Papasan e Gary Keller. Este livro foi lançado em 2013 nos Estados Unidos e desde então esteve várias semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times para a categoria produtividade.

Ao longo das próximas linhas, vou explicar para você qual o conceito por detrás deste livro, o que eu acho sobre ele e até como você pode aplicar algumas das suas estratégias no seu dia-a-dia. Fique muito atento pois acredito que ele pode mudar a forma como você organiza as suas prioridades.

==> Clique aqui para conhecer o livro A Única Coisa

Qual o conceito do A Única Coisa?

Tal como o próprio nome indica, o objetivo do A Única Coisa é muito simples: fazer com que você se foque em apenas uma coisa. Segundo os autores do livro, vivemos num mundo onde não temos uma única prioridade. Atualmente temos várias prioridades! E essa falta de foco acaba retirando a nossa capacidade em sermos melhores numa única coisa e tornamo-nos medíocres numa grande quantidade delas.

Para provar o seu conceito, durante o livro os autores dão vários exemplos tais como Steve Jobs, que quando regressou à Apple eliminou mais de 100 produtos que a empresa vendia para focar-se apenas em 10, sendo que um deles foi o seu principal (o iPhone). Ele dá também o exemplo do Google, que apesar de ter muitos produtos, o seu maior foco continua sendo apenas um: o mecanismo de buscas, que representa 90% da sua renda. No fundo, todas as empresas e profissionais exploradas no livro seguem o Princípio de Pareto, no qual 80% dos rendimentos provêm de 20% das suas atividades (pode saber mais sobre este Princípio clicando aqui).

Para Papasan e Keller, você deve aumentar o seu foco numa única coisa e deixando as restantes como secundárias. Se você quer desenvolver um curso online, por exemplo, você deve dedicar uma quantidade constante de horas diárias a esse curso e deixar as restantes tarefas como secundárias. Por outro lado se você quer iniciar a sua própria empresa, deve trabalhar nela algumas horas por dia, sem exceção, enquanto mantém as suas outras tarefas em piloto automático.

O efeito dominó

Os autores do One Thing representam muito bem este conceito através do “efeito dominó”. Para eles, a partir do momento que você aprende a definir grandes metas e focar uma coisa de cada vez, você vai conseguir replicar esta estratégia para as restantes áreas da sua vida, criando um efeito dominó em todas elas. E esse mesmo efeito, como sabemos, começa com o movimento de uma única peça.

Livro A  Única Coisa

Os 6 mitos da produtividade

Outra das formas que Papasan e Keller encontraram para provar que antigas metodologias estão erradas, foi agarrando em 6 erros comuns que elas defendem. Vamos falar sobre cada um deles:

  • Tudo tem a mesma importância: Um dos objetivos do livro é fugir daquele mito de que “existem coisas que têm de ser feitas”. Não, não existem. Existem coisas que você deve ignorar e outras que devo focar ainda mais. Desta forma, tornamo-nos ocupados e ativos, mas isso não nos aproxima realmente do sucesso
  • Multitasking: Num momento em que muitas empresas valorizam o multitasking, tornou-se quase senso comum de que fazer várias tarefas ao mesmo tempo é ser produtivo. A verdade é que podemos realmente fazer 2 coisas ao mesmo tempo, desde que essas tarefas não obriguem o nosso cérebro a um grande esforço.
  • Uma vida disciplinada: Este foi um dos mitos mais interessantes debatidos ao longo do livro. Segundo os autores, o sucesso não está relacionado com a nossa capacidade de fazermos as coisas de uma forma disciplinada, mas sim de criarmos hábitos que permitam realizar tarefas de uma forma natural.
  • A força de vontade está sempre disponível: Outro mito é pensar que a nossa força de vontade está sempre disponível. Não, ela não está. Ela esgota-se com o passar do dia. Por isso, o conceito explorado no livro A Única Coisa sugere que utilizemos toda a nossa força de vontade para aquilo que mais interessa: a nossa grande meta.
  • Uma vida equilibrada: Ter uma vida equilibrada significa nunca perseguir nada nos extremos. Os resultados extraordinários acontecem quando lutamos para atingirmos um extremo e não o contrário.
  • O grande é ruim: Para os autores, pensar em grande é essencial para a sua vida pessoal e profissional. Parar de pensar pequeno vai ajudar a alcançar objetivos maiores com uma facilidade que você nunca imaginou.

Como aplicar isso na prática

Para realizar a sua grande meta, a metodologia One Thing aconselha que você siga alguns princípios, sendo todos eles extremamente simples e fáceis de serem conseguidos. O primeiro é o de reservar um bloco de horas por dia para trabalhar nesse seu grande objetivo. Você deve, por exemplo, reservar 2 a 4 horas do seu dia para trabalhar constantemente nessa grande meta. Apenas dessa forma, você conseguirá ser consistente e trabalhar um número de horas suficiente para conseguir resultados.

Nesta metodologia, a consistência também é importante. E para ilustrar isso Papasan e Keller dão o exemplo de Stephen King. O famoso escritor segue uma rotina muito simples: ele escreve 4 horas todos os dias, 7 dias por semana. As restantes horas do dia de King são passadas com a família, cochilando ou jogando cartas com os amigos. Para os autores, a consistência do escritor é o melhor exemplo de que o sucesso de alguém não está diretamente dependente do seu talento, mas sim da sua consistência e horas de trabalho.

Outro dos conselhos é que você escolha muito bem o seu ambiente na hora de realizar a sua grande meta. Para os autores, o seu ambiente deve permitir um foco total. Por isso ele deve ser livre de distrações de outras pessoas, de notificações das mídias sociais ou até mesmo do som do seu celular, se for possível. Apenas desta forma, você conseguirá retirar o maior proveito dessas horas de trabalho e ficar mais próximo de alcançar a sua grande meta.

Uma das dicas mais interessantes do livro foi a de focar nessa grande meta logo pela manhã. Se possível, sendo essa a primeira tarefa do seu dia, muito antes do email ou de abrir o Facebook, por exemplo. Existem vários motivos para você fazer isso. O primeiro deles é que é logo pela manhã que o seu corpo está com uma grande quantidade de energia. O segundo motivo, é que colocando essa como a primeira tarefa do seu dia. você não poderá procrastiná-la em detrimentos de outras tarefas. Para mim não foi uma grande novidade pois eu já aplico este princípio na minha rotina (este texto, por exemplo, começou a ser escrito às 9 da manhã), mas se você nunca experimentou fazer isso, aconselho que faça o teste.

Aplicando A Únic Coisa passo a passo

O primeiro passo para aplicar este princípio é escolher uma área da sua vida para modificar:

– Trabalho

– Saúde

– Finanças

– Família

– Amigos

E depois, faça esta pergunta para cada uma dessas áreas:

“Qual é a única coisa que posso fazer esta semana para melhorar a minha (escolha a área que pretende melhorar)?”

Agora, foque-se nessa única coisa e trabalhe nela todos os dias! Reserve algumas horas no início do seu dia e trabalhe forte nessa meta.

Obviamente, você terá que fazer muito mais do que ler este texto ou comprar o livro (pode fazê-lo clicando aqui). Você terá que testar, investir várias horas, ser persistente, ultrapassar obstáculos, entre outras coisas.

Conclusão

O principal motivo que me leva a acreditar tanto neste conceito é que ele mantém o foco numa única coisa: a sua grande meta. Ter listas de tarefas é importante, mas ela peca por considerar que todos os pontos têm igual relevância. Ok, sei que você pode ter várias prioridades dentro da sua lista de tarefas. Mas será que podemos mesmo ter várias prioridades? Será que quem é realmente bom em algo, não tem apenas uma prioridade? Penso em grandes gênios do nosso tempo como Steve Jobs, Roger Federer ou Bill Gates e penso: será que eles realmente tiveram mais do que uma grande meta?

Abraço,
Luciano Larrossa

Artigos
Relacionados

Comentários (6)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Gualter de Castro

    Luciano, bnoite. GENIAL o gancho da idéia deste resumoooooo da essência do A ÚNICA COISA. Como sempre, voce constantemente nos brinda com grandes sacadas. Meu abraço

    15/05/2015

    Responder
  • Tarsis Glauber

    Boa noite, Luciano. Como vai?

    Coincidentemente estou lendo este livro no momento (80% finalizado). E achei este seu resumo espetacular.

    Fica difícil de falar algo mais, diante de tantos detalhes relevantes deste artigo. Só complementando algo que achei interessante é a visão a curto e longo prazo da sua única coisa, onde ele sugere você pensar: "qual a única coisa que posso fazer este ano...", depois "qual a única coisa que posso fazer este mês...", até você chegar no "qual a única coisa que posso fazer agora..." e aí você tem uma visão clara de objetivos e progresso.

    Parabéns pelo artigo, Luciano. Muito claro e prático.
    Abraço.

    15/05/2015

    Responder
  • Fernando Vieira

    Excelente artigo. Eu tenho consciência da necessidade de estabelecer prioridades e focar em algo, entretanto, ainda não consegui mudar minha mentalidade e continuo tendo dificuldade em todos os projetos que iniciei e ainda estão em andamento. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo belo conteúdo exposto neste texto.

    15/05/2015

    Responder
  • Juvenal

    Muito bom Luciano! Obrigado pela recomendação do livro, seu artigo foi sensacional, parabéns!

    29/05/2015

    Responder
  • Bianca Tamy

    Sensacional!

    13/08/2015

    Responder
  • Miquéias Carvalho

    Cara, bacana a sua visão sobre o livro.
    Eu li ele também e achei fantástico...
    Mas sobre o GTD, se aprofundando um pouco
    perceberá que o método faz a mesma coisa que
    o livro A Única Coisa propõe: focar no que é mais importante!

    Através do uso do GTD você sabe que está fazendo a Única Coisa
    que deveria estar fazendo naquele momento. Ou seja, te direciona
    para fazer o que deve fazer, deixando o que pode fazer para depois...

    Minha sugestão: tenta aplicar o GTD novamente.
    É como tocar um instrumento. Na primeira vez parece impossível,
    mas depois, com prática, torna-se um hábito.
    torna-s

    12/09/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.