Como separar o “lixo” do bom conteúdo nas mídias sociais

Muitas são as pessoas que reclamam que as mídias sociais são algo vazio e sem qualquer utilidade para a nossa vida profissional. Se por um lado tenho que concordar com este ideia (muito conteúdo que está nas redes sociais é “lixo”), por outro também quero alertar que as mídias sociais são aquilo que nós fizermos delas. Ou seja, se utilizarmos as mídias sociais para consumirmos conteúdo fútil, é isso que teremos. Se por outro lado, a nossa meta for consumir bom conteúdo, isso também é possível de ser feito.

A grande questão é: como fazê-lo? Como usar as redes sociais para consumir conteúdo de forma profissional?

O primeiro passo para consegui-lo é organizando a sua informação de forma lógica. Resumindo: você necessita de ter um método. E esse método vai permitir que consiga diferenciar aquilo que é útil daquilo que é “lixo”.

Neste artigo, vou compartilhar com você algumas das técnicas que eu uso na hora de utilizar as mídias sociais de forma mais profissional. Sinta-se livre para adotar algumas destas estratégias ou para deixar um comentário, no final deste artigo, com algumas das estratégias que você utiliza, ok?

E já agora: se você quer saber mais sobre mídias sociais, mais propriamente sobre Facebook Marketing, conheça o nosso ebook (clicando aqui) e a nossa palestra online (clicando aqui).

1. Obter notificações no Facebook

Como trabalho com a gestão de páginas de Facebook, uma das minhas principais preocupações é focar-me em consumir conteúdo mais prático nesta rede social e não perder tempo com coisas pouco relevantes. Uma das principais estratégias que utilizo é a opção de “Obter notificações” das páginas que eu gosto de seguir. Com esta opção ativa, ao invés de ficar à espera que o Facebook mostre as publicações dessa página no feed de notícias, eu recebo uma notificação cada vez que um post novo é feito. Confira na imagem abaixo como fazê-lo:

Obter notificações numa página de Facebook

Tenha cuidado para colocar esta opção ativa apenas em páginas que gerem conteúdo relevante para o seu dia-a-dia. Se o fizer em páginas sem interesse, só estará a aumentar as chances de desperdiçar tempo no Facebook.

2. Usar as listas de interesses no Facebook

Outra opção interessante é a utilização de listas de interesses no Facebook. Se você ainda não o faz, está a perder uma oportunidade incrível de organizar todo o conteúdo por categorias.

As listas de interessantes são separadores que ficam no menu esquerdo do seu Facebook e nos quais você insere as páginas que quiser.

Para ter acesso às listas de interesses, terá que ir ao lado esquerdo do seu Facebook, tal como mostramos na imagem abaixo.

Criar uma lista de interesses primeiro passo

Depois, clique em “Criar Lista”.

Segundo passo a criar uma lista de interesses

Escolha as páginas que vão ser adicionadas a essa lista.

Terceiro passo para a Lista de Interesses

E por último, defina se ela vai ficar pública, disponível para amigos ou apenas para você.

Quarto passo para criar a Lista de Interesses

Agora, basta acessar a lista que terá lá toda a informação organizada. Pode fazer isso por temas, como por exemplo, Páginas de saúde, Páginas de freelancing, etc.

3. Utilize grupos para retirar dúvidas

Os grupos são umas das formas mais eficazes de interação no Facebook. Obviamente, existem grupos onde reina o SPAM – aconselho que fuja desses o quanto antes – mas também existem grupos onde a troca de interação é sincera e os moderadores fazem um bom trabalho.

Usar os grupos de forma profissional

4. Faça uma boa gestão das subscrições do Youtube

O Youtube é outra excelente fonte de informação. Porém, muitas vezes torna-se difícil separar os vídeos de gatinhos fofos daquilo que realmente deve ser visto. No meu caso, uso uma estratégia bem simples para manter o meu foco no conteúdo de qualidade.

O primeiro passo é subscrever apenas aqueles canais que têm algum interesse para a minha vida profissional, deixando um pequeno espaço para canais de humor ou entretenimento. Porém, o Youtube permite que sejamos ainda mais específicos. Na parte de gerir as subscrições, o Youtube dá a opção de receber atualizações e de receber esses mesmos vídeos no Feed. Se quiser realmente prestar atenção a um canal, aconselho que deixe essas duas opções ativas.

Para fazê-lo, basta clicar no separar “Subscrições” e depois selecionar a opções “Enviar-me atualizações” e “Mostrar apenas os carregamentos no Feed”, tal como demonstramos abaixo.

Opções de subscrições no youtube

5. Crie Novas coleções no Youtube

Tal como acontece com as listas no Facebook, no Youtube também é possível organizar a informação por temas. Assim, você pode optar por visualizar os conteúdos apenas relacionados com uma área de interesse.

Para fazê-lo, vá mais uma vez até ao painel das subscrições e depois clique em “Criar nova coleção”.

Criar uma nova coleção no Youtube

De seguida, escolhas as páginas que vão fazer parte dessa mesma coleção. Crie quantas coleções quiser e bem entender.

6. Crie listas no Twitter

Antes de existirem listas no Facebook, a forma mais “famosa” de organizar a informação por listas era no Twitter. A verdade é que esta ainda continua a ser uma excelente fonte de informação, especialmente porque o Feed do Twitter costuma estar repleto de conteúdo e as listas são uma boa forma de organizar esse mesmo conteúdo.

Para criar a sua primeira lista é muito simples. Vá ao seu perfil no Twitter e clique nas opções de configurações.

Criar uma lista no Twitter

Depois clique em “Criar nova lista”.

Segundo passo para criar uma nova lista no Twitter

Configure todas as informações. Atenção que uma lista “pública” será vista por todos.

terceiro passo para cria lista no Twitter

E por último, acrescente contas a essa lista tendo sempre em conta a categoria ideal.

Adicionar alguém a uma lista no Twitter

7. Modifique as notificações no LinkedIn

O LinkedIn é outra rede social que sigo com muita atenção, não só pelo seu caráter mais profissional mas também porque passa por lá muito conteúdo relevante. Contudo, também temos muito SPAM por lá e então é necessário separar o “trigo do joio”. Uma das formas de fazê-lo é juntar-se apenas a grupos relevantes.

Mas a segunda dica – e talvez a mais essencial  – é receber as notificações certas. Assim, você ficará a saber quando um conteúdo novo foi publicado num determinado grupo. Para fazê-lo terá que ir à sua conta, clicar no seu perfil e depois selecionar a opção Configurações e Privacidade.

Configurações e privacidade

De seguida, você vai para uma página onde tem inúmeras opções. Selecione a de “Grupos, empresas e aplicativos” e depois clique em “Selecionar a frequência do resumo das atividades do Grupo”.

Selecionar Grupos no LinkedIn

De seguida vai aparecer um painel com todos os grupos onde você está escrito. Agora só necessita de definir a frequência que vai receber emails de cada um deles.

Frequência de envio de emails no LinkedIn

Desta forma, você consegue estar em vários grupos e receber apenas notificações daqueles que realmente podem fazer a diferença no seu negócio.

8. Seguir os álbuns certos no Pinterest

Confesso que o Pinterest não é, atualmente, a rede social onde sou mais ativo. Porém, reconheço a sua importância e por isso decidi pedir a opinião ao Ivo Madaleno, um dos principais especialistas na área. Segundo ele, uma das formas de separar os conteúdos relevantes daqueles que são menos úteis é seguir Álbuns específicos ou invés de seguir todos ao mesmo tempo.

Pinterest seguir todas as pessoas

Veja o que ele disse num dos seus artigos:

“Uma das mais valias do Pinterest relativamente a outras redes sociais, é que pode seguir apenas os seus interesses ou paixões; se quer seguir o António, mas não tem interesse em jardinagem, não precisa seguir o álbum onde ele reúne as suas inspirações para o jardim lá de casa; pode apenas seguir o álbum onde ele coleciona os infográficos sobre o Facebook ou as receitas para aquele jantar de Sábado com os amigos.

O comportamento típico de um utilizador é fazer “seguir todos” (porque é o que acontece nas outras redes sociais, apenas seguimos as pessoas/empresas, e não a parte dos seus conteúdos que nos interessam), ou seja vai seguir os álbuns todos do António: quer isto dizer que, quando ele publicar aquele banco que vai fazer com umas paletes usadas para o seu jardim, vai aparecer no seu feed, mesmo que não tenha interesse para si”

Para saber mais sobre o tema, aconselho que leia este artigo: Os 12 erros comuns a evitar no Pinterest

Conclusão

Obviamente, as redes sociais também podem ter um objetivo mais lúdico. Porém, é importante saber separar o conteúdo relevante daquele que não faz qualquer diferença na sua vida profissional.

E você, como faz essa separação? Utiliza mais alguma estratégia?

Partilhe connosco nos comentários!

Abraço,

Luciano Larrossa

Artigos
Relacionados

Comentários (5)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Felipe Trombini

    WOW! Bem lembrado. Foco é tudo, é mais tempo, mais agilidade...
    Já aplico as configurações de Youtube e Facebook.

    Deixo também uma dica radical para bloquear o Facebook:
    Um plugin chamado "StayfocusD", que bloqueia os sites que você configurar.
    Ele exibe uma frase na tela "Não devia estar trabalhando?"

    Algumas pessoas acham que eu desapareci, sendo que eu apenas mantenho
    as redes sociais bloqueadas.

    SUCESSO

    30/06/2014

    Responder
  • Fernando Sousa

    Dica: se o objetivo é seguir tópicos específicos, basta digitar cur.to/hashtag na barra de endereços do navegador. Por exemplo, cur.to/freelancer

    01/07/2014

    Responder
  • Ariane

    Posso dizer que perco muito tempo com redes sociais, mas só quando fecho tudo e me concentro no trabalho aí flui. Essas dicas me servem e muito! Muito obrigada! Com certeza precisam ser passadas a frente, muito bom não perder mais tanto tempo com coisas que não acrescentam. ^^

    01/07/2014

    Responder
  • Ismael Batista

    Por coincidência, estava fazendo essa separação de conteúdo agora, daí achei o email com esse artigo aqui na minha caixa de mensagem. Foi bem útil porque não sabia que dava pra criar Lista no twitter e nem editar as configurações do Linkedin e tô cansado de receber mensagens de grupos.
    Chega de perder tempo com inutilidades. É preciso filtrar o conteúdo útil.

    03/07/2014

    Responder
  • Kallil Belmonte

    Show! Eu já sabia e utilizava a segmentação das listas de interesses do Facebook, mas a do Youtube é nova pra mim, Valew!

    04/07/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.