Conselhos para começar um dia produtivo

Para conseguir trabalhar da melhor forma não basta ter os melhores sotfwares ou ter os melhores conhecimentos sobre uma área. É necessário que consiga cumprir rotinas que ajudam o seu dia a ser o mais produtivo possível. Para isso existem alguns “truques” que vou partilhar hoje aqui consigo, que me têm ajudado ao longo destes anos a conseguir realizar mais trabalhos mesmo tendo por vezes prazos mais curtos para a entrega.

Estas dicas são universais. Servem para quem trabalha na área da informática, na venda de artigos ou na simples escrita de um blog. Resultam para qualquer emprego. Apliquei-os no desporto e deram certo. Utilizei quando dava aulas e deu certo. Faço-o atualmente no blog e tenho conseguido resultados espantosos. Conseguir aplicar todos estes princípios exigem muita paciência e por vezes muitos meses de tentativas. Não conseguirá adquirir estes hábitos de um dia para o outro. Tal como no seu próprio negócio como freelancer, necessita de paciência. Paciência para falhar e voltar a tentar no dia seguinte, quantas vezes forem necessárias.

TODA AS PESSOAS CONSEGUEM FAZÊ-LO?

A minha resposta a esta pergunta é um claro sim. Se aplicar estes conceitos em todos os campos da sua vida, conseguirá melhorar não só o seu negócio, mas também aspetos familiares e pessoais.  Ter rotinas no seu dia-a-dia é importante, pois o sucesso muitas vezes acontece devido à repetição de certos pontos que contribuem para melhorar a sua produtividade mas também o seu tempo livre.

Como já devem ter reparado pelos meus artigos sou completamente contra aquelas pessoas que vivem apenas para o trabalho. Você deve sempre ter um tempo para si e para outras coisas que goste de fazer. Ao adquirir hábitos, conseguirá ser mais eficaz no seu trabalho, conseguindo por outro lado ter mais tempo livre. Uma coisa está ligada à outra e são completamente impossíveis de separar. Quem não for organizado no trabalho e não criar rotinas, dificilmente conseguirá ter tempo livre para aliviar o seu stress. Portanto o primeiro conselho que lhe deu é mesmo para:

Curso Produtividade

COMEÇAR A PREPARAR O SEU DIA ANTES DE SE IR DEITAR

A minha amiga agenda dorme sempre ao lado da minha cama. Isto porque antes de me ir deitar organizo sempre o meu dia seguinte. Desta forma evita ficar a pensar no que devo fazer mal acordo. Vou dormir calmamente e só preciso de pensar nisso no dia seguinte quando olhar para o que escrevi no papel. Esta técnica evita também que coisas que ainda estão na memória no próprio dia sejam esquecidas quando acordar. O sono por vezes faz com que nos esqueçamos de coisas que ainda estão frescas na nossa cabeça. O papel não deixa que isso aconteça. Agende as tarefas para o dia seguinte e comece mais bem disposto.

QUALIDADE DO SONO

Para poder começar um dia cheio de forças é importante que tenha uma boa noite de sono, mas para isso precisa de seguir certos comportamentos que durante a noite, que no caso de não serem feitos, podem estar a prejudicar estas importantes horas de descanso. Grande parte destas dicas aprendi depois de ler o artigo sobre problemas de insónia do meu amigo Miguel Lucas, da escola psicologia. Deixo para você algumas dicas:

  • Nada de ruídos enquanto dorme, tais como a música do computador ou som da televisão. Podem fazê-lo acordar durante a noite
  • Apague todas as luzes e tente dormir completamente no escuro
  • Bebidas alcoólicas ou fumar antes de dormir podem prejudicar o sono
  • Desligue o celular. Chamadas ou mensagens a meio da noite podem fazê-lo acordar
  • Tente dormir o mesmo número de horas todas as noites (de preferência sete a oito)

TENHA HÁBITOS QUANDO SE LEVANTA

Tomar banho, ir correr meia hora ou ligar o rádio são hábitos que o ajudam a mentalizar-se que o seu dia já começou e que está no momento de começar a fazer o que tem planeado.  Ficar na cama, dando a si os habituais “apenas mais cinco minutos” está fora de questão. Só o fazem perder tempo e a qualidade do sono desses minutos são péssimas. Mal toca o despertador levante-se logo. É um hábito que precisa de ter.

TOME UM CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO

Se toma apenas um copo de leite logo pela manhã e vai trabalhar, é provável que esteja já a prejudicar o resto do seu dia. Um café da manhã reforçado é importante que consiga ser produtivo nas primeiras horas do dia (que são as mais importantes). Leite, fruta, cereais ou pão é indispensável para começar o seu dia de trabalho cheio de forças. Das quatro coisas que falei anteriormente é importante que ingira pelo menos três. Já viu quantas horas fica sem comer antes do café da manhã? Mesmo que não esteja habituado, obrigue-se a si durante alguns dias a comer esta quantidade. É uma questão de hábito acredite.

VERIFIQUE O QUE ESCREVEU NA NOITE ANTERIOR

Se conseguiu organizar o seu dia na noite anterior, agora é importante que reveja tudo o que planeou, pois algumas coisas podem ter sido esquecidas durante a noite. Confire e veja se falta alguma coisa. Caso contrário, arrume a agenda e prepara-se para a tarefa seguinte. Não deve demorar mais do que cinco minutos esta tarefa.

COLOQUE-SE EM MODO DE TRABALHO

Quando começo a trabalhar tento que nada me distraia. Gosto de dizer que estou em “modo de trabalho”. Neste momento não há espaço para celulares, redes sociais ou chamadas desinteressantes no celular. Como referi no meu artigo sobre dividir o seu dia em blocos de tempo, é importante que quando começar a trabalhar nada seja capaz de o interromper. Esta concentração momentânea permite que faça as coisas de uma modo mais rápido e com menos erros. Ficar focado só naquela tarefa pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

COMECE PELAS COISAS MAIS FÁCEIS

Para conseguir ficar moralizado mal começa o dia, é importante que comece a produzir logo que começa a trabalhar. Para isso faça primeiro aquelas tarefas mais rápidas de serem feitas. O fato de ver trabalho realizado, motivam-no a trabalhar ainda com mais vontade durante o resto do dia. Faça o que lhe parece mais simples. E lembra-se que nada de emails neste momento! Faça-o só quando tiver feito o mais importante primeiro.

REPITA ESTAS TAREFAS DIARIAMENTE

Conseguir criar um hábito demora tempo e é necessário persistência. Fazer isto durante uma semana e na semana seguinte desistir, só vai produzir resultados durante o período que fez esta rotina. Tenha paciência. Eu demorei cerca de seis meses a conseguir ter todos estes pontos bem implementados.

ESTÁ PREPARADO PARA COMEÇAR BEM O DIA?

Ser produtivo durante o dia exige rotinas. E essas mesmas rotinas exige perseverança. Por isso comece já hoje a realizá-las e dê a si um prazo de seis meses para estarem todas bem cimentadas no seu dia-a-dia. Definir um timing vai ajudá-lo a manter-se motivado para continuar a desafiar-se a si mesmo.

E o leitor, o que tem feito para começar o dia a produzir? Realiza algum destes hábitos? Concorda com eles?

Abraço

Artigos
Relacionados

Comentários (36)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • João

    Olá,

    Só uma pequena sugestão quanto aos hábitos ao acordar...
    Recentemente tive o prazer de ler um estudo cientifico onde era possível verificar que os hábitos diários são uma das principais causas da doença de Alzheimer pois, não impulsionam o funcionamento das células cerebrais levando à não geração e regeneração das mesmas.
    O conselho era trocar as voltas aos hábitos, como por exemplo, acordar e fazer coisas diferentes ou por ordem diferente, ou até mesmo trocar o relógio de pulso...
    Parece-me interessante acrescentar este reparo...

    Cumprimentos
    João
    www.produtosbancarios.com

    19/01/2011

    Responder
    • João,

      Obrigado pelo seu comentário que são muito enriquecedores e melhoram sempre a discussão sobre o tema. Sinceramente não li nenhum estudo relacionado com isso, mas também concordo que devemos por vezes alterar os nossos hábitos.

      Se fizermos sempre tudo igual, acabamos trabalhando de forma automática, o que é péssimo para a criatividade enquanto freelancer.

      Para dar o meu exemplo, eu obrigo-me a praticar um desporto diferente todos os anos, de modo a aprender sempre alguma coisa de novo e variar a minha rotina.

      Abraço

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
    • Já vi uma orientação, voltada a esse tema, que indicava que usássemos o mouse com a mão "contrária" (esquerda para os destros e direita para os canhotos) durante alguns minutos do dia. :)

      Justamente para fazer o cérebro trabalhar com algo novo. ;)

      25/01/2011 Zé da Silva

      Responder
  • Luís Salvador

    Tenho por hábito preparar o meu dia seguinte antes de me ir deitar. Costumo colocar posts como "Rascunho" ou notas no PC para que no dia seguinte, mal o ligue (seja de manhã ou seja à tarde) faça logo o que tenho a fazer...

    19/01/2011

    Responder
    • Luís,

      Interessante o seu método! Eu continuo a preferir o papel e a caneta, pois podem acompanhar-me para todo o lado, ao contrário do computador que obriga a tê-lo ligado para poder ver as minhas tarefas. Contudo isso só acontece porque existem momento do meu dia em que é impossível utilizar o computador.

      De qualquer das formas, o mais importante é mesmo ter esse hábito de apontar as suas tarefas. É um bom princípio.

      Abraço

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ivo Pereira

    Tenho por hábito a rotina habitual de manhã, apesar de no dia anterior já ter apontado (no Notepad++ rsrs) o que tenho para fazer de prioritário no dia a seguir.

    Cmpts

    19/01/2011

    Responder
    • Ivo Pereira,

      Como disse ao Luís, o mais importante é mesmo apontar as suas tarefas. O modo como o faz depende de cada um=)

      Abraço e continue com esse bom hábito

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Marcus Lorenzet

    Primeiramente parabéns pelo blog, conheci agora e já estou lendo todos os artigos um por um.
    Muito bom esse post, tem gente que não da muita importância para o café da manhã, mas deveria ser nossa refeição principal do dia.
    E sobre deixar planejado o trabalho para o dia seguinte é essencial. Toda noite deixo anotado nas nas notas que tem no Windows 7 o que fazer no dia seguinte.

    19/01/2011

    Responder
    • Marcus,

      Obrigado pelo elogio=) Continue lendo o nosso blog e se tiver alguma dúvida não hesite em comentar.

      Eu sinceramente não passo sem um café da manhã bem reforçado, o que me permite produzir com qualidade durante as primeiros 3 ou 4 horas do dia, sem interrupções. Considero essas as melhores horas, pois sinto-me mais criativo nesse momento.

      Quanto ao fato de deixar anotado no Windows 7, considero isso ótimo! Eu prefiro o papel e a caneta mas cada um adequa ao seu caso. O importante é mesmo anotar.

      Abraço

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Matheus

    Olá Luciano,

    Dicas interessantes, costumo aplicar um pouco de cada uma delas. Não chego a deixar virar uma rotina diária, mas chega perto, por exemplo, tem dias que faço todas as dicas citadas, em contra partida outros dias, não sigo a metade delas.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço!

    20/01/2011

    Responder
    • Matheus,

      Fico contente que ao menos ainda siga algumas dessas dicas. Pode-me dizer qual das que segue e as que não segue?=)

      Abraço

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
      • Olá Luciano,

        Eu costumo cuidar do sono sempre, ter uma rotina de trabalhos parecidos todos os dias, mas nem sempre começo pelos trabalhos mais fáceis, e nem sempre tomo um bom café da manhã.

        Abraço!

        21/01/2011 Matheus

        Responder
        • Matheus,

          Ter um bom café da manhã é importante para que ganhe forças para as primeiras tarefas. Além disso, em termos nutricionais não é o mais aconselhável, levando-o a comer demais no almoço.

          Quanto ao fato de não começar pelas coisas mais fáceis, eu aconselho a isso pois motiva-o, vendo as suas tarefas realizadas, dando-lhe motivação para as tarefas mais difíceis que se avizinham=)

          Abraço

          21/01/2011 Luciano Larrossa

          Responder
  • Alexandre Leonel

    A minha rotina costuma ter pouco a planejar, tirando o trabalho(rotineiro) me sobram pouquíssimas horas para dividir entre família,blog,lazer e deveres.

    Tenho consciência de que não deveria, mas por vezes acabo sacrificando horas de sono.

    Espero mudar isso em breve.

    20/01/2011

    Responder
    • Alexandre,

      Por vezes por mais que nos organizemos, o tempo não é elástico e acabamos por tarefas a mais para tempo a menos. Ás vezes não há mesmo como escapar a isso.

      Se me permite vou lhe dar um conselho: veja em qual dessas tarefas consegue retirar algum tempo. Vou lhe dar como exemplo o blog: tente colocar para si um limite de minutos ou horas para escrever um artigo. Isso irá colocar pressão no seu trabalho, obrigando-o a concentrar-se apenas no essencial. E todas as semanas tente retirar mais uns minutos, até ver que chega ao seu limite entre qualidade/produtividade.

      Digo isto porque sacrificar o sono acaba por ter repercussões a longo prazo. Além de poder retirar alguma da sua criatividade e paciência nos dias de hoje.

      Abraço=)

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Xavier Costa

    Muito IMPORTANTE este artigo, Luciano!!
    Os meus parabéns!

    20/01/2011

    Responder
    • Xavier,

      Obrigado pelo comentário. Espero que consigas cumprir todos estes passos que enumerei=)

      Abraço

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Elisandro

    Você e o Paulo são dois gênios! Gosto muito do jeito que vocês enxergam e vivem o mundo! Obrigado por compartilhar tanta informação e pontos de vista valiosos.

    Grande abraço!
    Elisandro.
    Goiânia - Go - Brasil.

    20/01/2011

    Responder
    • Elisandro,

      OBrigado por esse grande elogio=) Como pode ver no artigo, todo este trabalho provêm de muito trabalho, mas também de uma boa troca de ideias entre os membros das escolas. Pode verificar isso no artigo pois na parte do sono me inspirei no artigo do Miguel Lucas do Escola Psicologia. De qualquer modo, fica guardado na minha memória esse seu elogio=)

      Relativamente aos conteúdos, tentamos sempre dar maior qualidade ao trabalho dos nossos leitores enquanto freelancers. Acreditamos que este género de informação faz falta para eles atingirem o sucesso, tal como nós conseguimos. E se tivemos essa oportunidade, nada mais correto do que partilhá-la com os nossos leitores.

      Abraço e obrigado por comentar

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Elisandro Borges

    Ih, será que escrevi errado? Gênio ou Génio... =)

    20/01/2011

    Responder
  • Júnior Gonçalves

    Recentemente li um livro do Nuno Cobra sobre a importância de hábitos saudáveis e depois disso comecei a ir dormir mais cedo e a tomar um café da manhã mais reforçado. Ainda não vi resultado em se tratando de produtividade, mas com certeza esses hábitos estão me deixando bem mais disposto para começar o dia.

    20/01/2011

    Responder
    • Júnior Gonçalves,

      Ler livros e aplicar no seu dia-a-dia é importante, pois permite que você tenha uma ideia mais pessoal dos mesmos e possa testar se realmente funcionam ou não.

      Penso que hábitos como tomar um bom café da manhã ou dormir mais cedo são hábitos que com certeza irá sentir a médio/longo prazo. Eu aplico esses dois métodos e o certo é que hoje em dia não passo sem eles. O problemas destas rotinas é que são impossíveis de medir, ou seja, você não tem como utilizar números para saber se estão a ter resultados ou não.

      Mas experimente um dia não tomar o café da manhã ou dormir metade das horas e verá como se sente. Garanto-lhe que aí dará valor a um bom café da manhã e a umas boas horas de sono=)

      Abraço

      20/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Larissa de Paula

    Uma coisa que muitas pessoas dizem que é importante, mas quase ninguém faz é aquele Café da manhã reforçado e um bom exercício, depois um banho...
    Isso tudo é não só bom para um trabalho qualquer como tbm para melhoria de vida com seu estado físico e mental, é extremamente importante que as pessoas façam isso, porém não é isso que acontece...

    24/01/2011

    Responder
    • Larissa,

      O café da manhã é mesmo algo determinante. Eu não consigo trabalhar sem aquele café da manhã bem reforçado. É como se fosse uma rotina. Ele dá-me forças para escrever melhor e ser mais criativo. Espero que também o faça=)

      Abraço

      25/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Alessander Raker

    Artigo muito importante para todos nós. Estou a programar na semana que vem fazer caminhadas logo pela manhã as 7:00 e parar as 8:00 (quero isso pelo menos 3 x por semana) Temos de manter nossa vida como se estivéssemos em uma empresa, porque como freelancers muitas vezes temos uma vida muito mais corrida e menos prazeirosa (se não soubermos nos organizar) do que quando estamos a trabalhar em uma empresa.

    Se nos organizarmos e criarmos métodos, com certeza o trabalho como free será a melhor coisa do mundo.

    Agradeço pelo excelente artigo

    Um abraço Luciano

    24/01/2011

    Responder
    • Alessander,

      Eu que tenho que agradecer a sua constante aqui no blog têm sido de uma mais valia enorme=) Quanto à sua caminha, fico muito contente que o faça! Eu sinceramente logo pela manhã não gosto muito de fazer exercício, prefiro muito mais fazê-lo à noite. Mas no verão é uma excelente opção.

      Muitos freelancer acabam por ter mais liberdade com este novo género de vida mas devido a uma má organização acabam por ficar presos a rotinas mal definidas, não deixando espaço para cuidarem de si. Infelizmente isso acontece.

      Abraço Alessander e bons negócios

      25/01/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Zé da Silva

    Sem dúvida alguma: ter uma boa noite de sono é fundamental para que não tenhamos um dia de zumbi. ;)

    Sem isso ... produtividade zero. :)

    Por mais redondo que seja sua programação diária, se for um dia de zumbi, nada acontece da forma certa ... pode confiar. :D

    25/01/2011

    Responder
    • Zé,

      Dormir é realmente uma coisa estritamente necessária! Eu por exemplo, se não dormir no mínimo seis horas o meu dia fica horrível! A atenção com que faço as coisas caem drasticamente.

      Abraço

      14/05/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Henrique Gil

    Olá Luciano!
    parabéns pela qualidade da escrita! quando crescer quero escrever igual a você!!!
    rs

    Conheço pessoas bem-sucedidas que dormem apenas 4 horas por noite e ainda sim conseguem ter uma qualidade de vida excelente, com ganhos financeiros fora da média.
    Como é possível manter o foco tanto tempo assim? Qual a sua recomendação para pessoas que estão PENSANDO em seguir estes hábitos?

    atenciosamente

    Henrique Gil

    28/01/2011

    Responder
    • Henrique,

      Antes de mais obrigado pelo elogio. A sua questão é bastante pertinente. Eu já tentei dormir apenas quatro horas por noite. Fi-lo durante um mês. Depois cheguei à conclusão que eu não tinha capacidades para isso. Apesar de ter mais horas para trabalhar, sentia que a minha produtividade caiu imenso. Além de me olhar ao espelho e parecer que tinha vivido um ano a mais durante aquele mês.

      O que conselho que lhe dou é que experimente. Mas que o faça durante um período de tempo relativamente longo, como um mês. Depois tire suas conclusões. Eu penso que isso depende maioritariamente do organismo de cada um. Eu não aguentei, o que não quer dizer que você não consiga;)

      Abraço

      14/05/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Ícaro Leandro de Abreu

    Olá, você disse em outro artigo que comecemos o dia com as tarefas dificeis para matar logo elas e por que nossa mente está menos cansada.
    Por que nesse é diferente?
    Não entendi...

    Obrigado,

    22/02/2012

    Responder
  • Orlando Lopes da Cunha

    Esta SISTEMATIZAÇÃO dos procedimentos a seguir está extraordinariamente bem feita.
    Nós sabemos cada um deles quase por instinto. Mas não os aplicamos. Parabens, está muito bem feito.
    Vou tentar ter isto sempre presente e arranjar força de vontade para me erguer da cama diariamente sem ficar sempre "mais aquele minutinho só", que não é bom sono nem contribui para reduzir o complexo de culpa que me fica por me deixar estar ali a organizar o dia que devia ter preparado na noite anterior.

    05/09/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.