8 dicas para aumentar a proatividade no trabalho de freelancer

A proatividade é uma palavra que está cada vez mais na moda. No trabalho de freelancer esta atitude é essencial, visto que tem de ser você a ter a iniciativa do seu trabalho e não pode esperar que alguém tenha ideias para trabalhos. No entanto, esta acaba também por ser uma das grandes dificuldades dos freelancers, pois já conheci muitos casos de profissionais que têm um talento enorme, mas que acabam por cair no esquecimento apenas porque não promovem o seu trabalho e não tomam iniciativa para serem conhecidos. No artigo de hoje, vou lhe dar oito dicas do que deve fazer para sair do anonimato e começar a ser mais proativo na sua profissão.

MAS AFINAL, O QUE É A PROATIVIDADE?

Esta deve ter sido a questão que colocou na sua cabeça quando viu o título do artigo. Não se preocupe, pois esta palavra parece apenas ter entrado no dicionário de muitas pessoas nos últimos anos. Proatividade não é mais do que a sua capacidade estar um passo à frente de tudo o que acontece, de ter iniciativa e não ficar esperando que os problemas surjam para os resolver. É antecipar tudo o que possa acontecer para que quando isso mesmo acontecer, já estar preparado. Empresas como a Apple ou o Google fizeram isso mesmo em alguns dos seus produtos, ficando um passo à frente dos seus concorrentes, ganhando uma vantagem considerável quando outras empresas lançaram produtos semelhantes. O mesmo você pode fazer no seu trabalho de freelancer. Se for proativo, pode partir com uma vantagem enorme face a outros rivais.

1. TENTE CRIAR O FUTURO

Uma das vantagens de ser proativo é a de que é você quem cria o futuro. Ou seja, as inovações são lançadas por si. Um freelancer que tenha muita proatividade cria necessidades que não existiam até ao momento. Para que perceba melhor, vou lhe dar o exemplo dos motores de busca. Antes de eles aparecerem, a internet tinha necessidade de ser mais organizada. Era uma necessidade que as pessoas não viam, mas que quem inventou os motores de busca conseguiu ver. Foram proativos na criação de motores de busca.

No seu trabalho de freelancer, você deve tentar criar novas tendências. Conseguir ver onde existe uma necessidade e colmatá-la. O Paulo Faustino deu bons exemplo nisso mesmo quando realizou um artigo sobre os 10 nichos de mercado para ganhar dinheiro com blogs. No texto, ele deu a conhecer várias áreas que ainda estão por explorar.

2. NÃO FIQUE À ESPERA QUE OS OUTROS TOMEM INICIATIVA

Ser proativo e copiar o que os outros fazem são coisas completamente diferentes. Se quiser ser proativo no seu trabalho de freelancer, é importante que não espero que os outros comecem a trabalhar numa área para que você comece a explorá-la também. Vá em frente, arrisque e tente ser o primeiro a iniciar esse género de negócio. Começar atrás, representa muitas vezes perder uma grande oportunidade e iniciar um projeto em desvantagem, que muitas vezes por ser crucial.

3. FAÇA QUESTÕES A VOCÊ MESMO

Outra das formas de melhorar a sua proatividade é fazer algumas questões de modo a descobrir o que pode fazer. Ficam aqui os exemplos de algumas:

  • Se eu fosse um cliente meu, o que faria para melhorar este negócio?
  • Qual é a necessidade que eu posso colmatar neste meu produto?
  • Será que estarei preparado para responder a uma crise caso ela surja já amanhã?
  • O que tenha feito de inovador no meu trabalho nos últimos meses?
  • Será que os meus clientes sentem que o meu trabalho é moderno ou apenas replico o que fiz nos últimos tempos?
  • Qual é a necessidade que existe neste momento no mercado e à qual eu posso criar um produto par a colmatar?
  • Tenho estado sempre um passo à frente dos meus concorrentes ou tenho apenas seguido tendências?

Ao responder a algumas destas questões, estará a verificar o quanto tem sido proativo ultimamente e o que pode fazer para alterar isso.

4. FAÇA AS TAREFAS REPETITIVAS DE UM MODO MAIS RÁPIDO

No seu dia-a-dia terá dois tipos de tarefas: as repetitivas e as que exigem um pouco mais de si. Para melhorar a sua proatividade, é importante que elimine as primeiras da forma mais rápido possível. Isto porque este género de tarefas ocupam o seu tempo e pouco ajudam a que o seu negócio evolua, fazendo apenas com que ande em círculos e a cumprir as mesmas tarefas constantemente. Ao livrar-se daquilo que é repetitivo, ganha espaço e tempo para concentra-se em assuntos inovadores e que podem ajudar o seu trabalho de freelancer a evoluir. Tempo livre para pensar normalmente é sinónimo de proatividade.

5. ELIMINE TUDO O QUE É DESNECESSÁRIO

Pior do que demorar a fazer as tarefas repetitivas é perder tempo com as desnecessárias. Ser mais proativo significa não perder tempo com tarefas que podem facilmente ser delegadas ou mesmo eliminadas. Um conselho que lhe posso dar é utilizar a Lei de Pareto para ver o que pode deitar para o lixo no seu dia-a-dia e guardar alguma tempo livre para pensar em novos projetos e ser proativo no seu trabalho de freelancer.

6. APRENDA NOVAS FERRAMENTAS

Se toda a vida souber o mesmo, é normal que esteja constantemente a fazer a mesma coisa. Outra das formas de melhorar a sua proatividade é aprender novas ferramentas como ramos do seu negócio como não domina ou mesmo outra língua para poder levar o seu trabalho para outras países. Imagine que um blog sobre freelancers ainda não existe em chinês. Se conseguisse estudar a língua ou mesmo passar um meses naquele país, seria o suficiente para explorar esse mercado. Este é apenas uma ideia do que pode fazer se quiser estar um passo à frente dos seus concorrentes.

7. TENTE ANTECIPAR FERRAMENTAS QUE TERÁ DE UTILIZAR NO FUTURO

Há alguns anos, muitas pessoas já falavam que a internet seria indispensável para qualquer negócio. Que quem não tivesse a sua presença neste mundo que ficaria para trás. O tempo acabou por comprovar isso. O problema é que muitas empresas insistiram que fazer o que faziam até agora seria suficiente. Um dos exemplos disso mesmo são os jornais. Eles insistem em concentrar as suas forças nos conteúdos em papel, quando na verdade o objetivo deve ser cada vez mais migrarem para a internet, visto que é neste meio que têm mais leitores. Este insistente atraso tem levado a que ainda não consigam rentabilizar a sua presença na web.

Esta atitude de não aceitar o futuro tem tido prejuízos até hoje. Não cometa o mesmo erro no seu negócio. Se tiver a sensação de que uma nova ferramenta está pronta a entrar no mercado e a mudar o seu negócio, comece já a adaptar-se a ela e não espere que ele seja utilizada por todos para começar a aprender sobre ela.

8. RESOLVA PROBLEMAS  EM VEZ DE RECLAMAR

Pegando ainda no exemplo acima, torna-se muito fácil os jornais continuarem a reclamar que o on-line continua a roubar-lhes leitores. Mas até quando esta atitude vai ser benéfica? Não seria muito melhor começar a pensar na solução em vez de reclamar do problema? Ser proativo é isto mesmo: buscar soluções para problemas. Se no seu trabalho de freelancer tem dificuldades em algumas áreas, tente contorná-las e não fique a reclamar que as dificuldades existem. Lembre-se: um problema pode ser utilizado para se encontrar um novo caminho ou para se reclamar sobre ele. Você é que escolhe a solução.

E O LEITOR, ESTÁ PRONTO PARA SER PROATIVO?

A proatividade é a algo indispensável no seu trabalho de freelancer. Sem ela, ficará mais tardo ou mais cedo, para trás. Mas mudar esta atitude apenas depende de si. Existem pessoas mais pré-dispostas a ser proativos, outras nem tanto. Com estas oito dicas, tem aqui excelentes formas de mudar o seu rumo já hoje e começar a desenhar o seu futuro.

E o leitor, é por norma proativo? O que tem feito para melhorar? E as nossas dicas, o que achou delas?

Abraço

Artigos
Relacionados

Comentários (8)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Matheus

    A que mais gostei foi a 5. Ajuda a manter mais focado e parar de desperdiçar energia com projetos e pessoas que não valem a pena.

    15/08/2011

    Responder
    • Matheus,

      O tempo é a única coisa que não podemos recuperar na nossa vida. Por isso é importante que aproveitemos ao máximo o que podemos fazer dele. Parar de desperdiçar com coisas que não valem a pena é o primeiro passo para conseguirmos disfrutar do melhor que a vida tem para nos dar. Retira o que está em excesso e concentre-se no essencial! =)

      Abraço

      25/08/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Felipe Trombini

    A 2, 5 e a 7 são muito boas mesmo.
    Seus artigos vem melhorando bastante, por isso estou sempre por aqui.

    Até breve

    16/08/2011

    Responder
    • Felipe,

      Obrigado pelo comentário e pelo elogio. Eu foco principalmente a 7, porque normalmente temos a atitude de esperar que as coisas aconteçam para só depois reagir. O trabalho de freelancer deve acontecer de forma contrário: tentar criar o futuro.

      Abraço e bom trabalho

      25/08/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Evandro

    20 minutos neste site e já estou virando fã.

    06/10/2011

    Responder
    • Evandro,

      Ainda bem que está gostando! =)

      Abraço

      14/11/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Soraia

    Muito interessante e instrutivo.
    Todos são importantes pois nos orientam a buscar realmente a proatividade que está em nós, ou não, Gostei pelo fato de nos esclarecer e levar a refletir melhor no momento em que estivermos trabalhando a perceber o momento de agir, quando há uma necessidade de expansão, de enxergar à frente ou mesmo perceber um problema a ser barrado antes mesmo de ele acontecer na empresa.
    Very good.

    28/11/2012

    Responder
  • maria do socorro

    As dicas vão ser muito importante para o meu trabalho vou tentar aplica-lo na empresa que trabalho obrigada. socorro

    06/02/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.