Dicas para responder mais rápido às ofertas de emprego do que os seus concorrentes

Velocidade. Esse é um fator fundamental quando o assunto é conseguir novas ofertas de trabalho para os freelancers. Quando é lançada uma oferta de trabalho, normalmente o cliente está empolgado com as primeiras propostas e aí as chances desses primeiros interessados terem sucesso aumenta consideravelmente. Mas com o crescimento do número de sites de ofertas de empregos para freelancers, fica difícil acompanhar toda esta demanda de ofertas e por isso é completamente natural que o profissional se sinta perdido, sem saber a quem responder primeiro. Aí, entra em jogo uma palavra determinante: organização. Sem ela, fica difícil você conseguir dar uma resposta à altura da quantidade de ofertas.

Além da necessidade de ser mais rápido, é também obrigatório que responda de uma forma eficiente às propostas. Esse tema já foi abordado neste artigo sobre como conseguir mais respostas positivas por parte dos clientes e por isso não me vou alongar muito sobre ele. Mas volta a reforçar a questão da organização, pois ela será fundamental para o freela conseguir evoluir na velocidade da respostas, mantendo mesmo assim a qualidade. As dicas que vou transmitir de seguida podem até demorar uma pouco a serem aplicadas, mas acredito que serão muito úteis para melhorar os seus resultados a longo prazo.

1. NOTIFICAÇÕES DO FACEBOOK PARA RESPOSTAS MAIS RÁPIDAS

Quem acompanha a página de fãs do Facebook da Escola Freelancer, sabe que praticamente todos os dias fazemos uma postagem avisando que existem novas vagas no nosso Centro de Empregos para freelancers. Nesse momento, vários profissionais começam a responder às ofertas que acabamos de inserir. No entanto, e em grande parte devido ao EdgeRank, muitos outros fãs acabam por não ver essa postagem, perdendo a oportunidade de conquistar o seu próximo cliente. E tal como faz a nossa página de fãs, certamente existem outras por todo o País que fazem o mesmo.

Para o leitor conseguir acompanhar todas as postagens na página de fãs, o que tem de fazer é começar a receber uma notificação em cada publicação dessa página. Se não souber como fazê-lo, aconselho que leia este artigo, escrito pelo especialista em Facebook Ique Muniz. Faça isso a todas as páginas que oferecem empregos para freelancers e fique sempre a par de todas as novidades.

2. DOCUMENTO PRÉ-DEFINIDO

É certo que a sua resposta deve ser pessoal e ir de encontro ao que o novo cliente pede mas, isso não significa que você não possa ter um documento que contem grande parte das suas informações. Isso pode estar num bloco de notas ou num rascunho do seu email, pouco importa. É determinante que você tenha um documento de base, que depois será adaptado à proposta do cliente. Mas tenha em atenção: não cole e passe a informação igual para todos. Adapte a cada proposta, de forma a aumentar as  suas chances de ser bem sucedido.

3. UTILIZE OS RSS FEED

 Extensão Feedly para Chrome

Outra forma, apesar de menos prática, é utilizar os Rss Feed’s dos sites para ver o que tem de novo por hoje. Eu aconselho vivamente que utilize uma das melhores extensões para Chrome, que é o Feedly. Ele trabalha de uma forma bastante simples e se você não o conhece aconselho vivamente que o comece a utilizar. Se você reparar na imagem acima, verá que ele tem a opção “Today”, que são todos os artigos que foram publicados, no dia de hoje, pelos sites que você segue. Além disso, você tem ainda a opção “Latest”, que não é mais do que uma lista que insere por ordem cronológica todos os artigos que acabaram de sair. Qualquer uma das duas opções é válida, basta que mais se adequa à sua organização.

4. USE A REGRA DOS DOIS MINUTOS

Lembra-se de tudo aquilo que falamos sobre o fato de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo poder ser prejudicial para a sua produtividade? Nesse mesmo texto, referimos que se uma tarefa demorar menos de dois minutos, ela deve ser realizada, pois ela acabará por não quebrar o seu raciocínio. E essa tarefa poderá muito bem ser aplicada numa proposta de emprego. Se a oferta demorar menos de dois minutos a ser respondida, vá em frente. Envie o seu email e depois regresse ao trabalho. Mas atenção: para uma tarefa demorar menos de dois minutos, ela precisa estar bem organizada, daí ser tão importante o documento que falamos no ponto dois!

Dica: Estatisticamente, pessoas que realizam várias tarefas ao mesmo tempo demoram 20% a mais do que as que realizam uma de cada vez. Por isso, analise bem se vale a pena interromper a tarefa atual para responder a uma oferta de emprego.

5. UTILIZE OS EMAILS PARA RESPONDER ÀS OFERTAS DE EMPREGO

Em alguns sites, é possível que você faça o targeting das propostas de emprego que você recebe no email. Você pode escolher se quer receber apenas proposta para vagas correspondentes a escritor freelancer, tradutor freelancer ou fotógrafo freelancer, por exemplo. Dessa forma, o site apenas enviará emails quando existirem ofertas dessa área. Assim, poderá receber propostas que vão mesmo de encontro àquilo que você pretende, ficando a par de tudo. O único ponto negativo deste hábito é que, por norma, as ofertas quando chegam ao email já estão no ar há algumas horas, o que acaba por dar espaço aos seus concorrentes para responderem primeiro.

Dica: Se você quiser manter a organização do email mesmo que o fluxo de mensagens aumente, aconselho a utilização do Sparrow. Tenho utilizado ele e a minha caixa de emails está bem mais organizada do que antes.

6. COMECE O DIA POR ESSA TAREFA

Vários estudos a nível mundial referem que, começar o dia abrindo o email é uma forma muito improdutiva de se trabalhar. Porém, esse é um hábito enraizado no dia-a-adia de muitos profissionais e é complicado fazer essa alteração. Mas para mudar maus hábitos nada melhor do que substituir por outro mais saudável. A minha sugestão neste caso vai para que troque o hábito de abrir o email para um hábito de verificar se existem mais propostas de clientes todos os dias. Venha à Escola Freelancer, visite o seu feed ou vá ver as suas publicações no Facebook para ver se existe mais alguma oferta. Além disso, durante a noite é normal que os seus concorrentes ainda não tenham respondido a essas propostas.

Dica: Ao trocar o hábito de ver email pelo de responder aos clientes, é importante que continue a trabalhar de uma forma produtiva. Foque-se nas respostas e comece a trabalhar logo de seguida. Perder mais do que 10/15 minutos (dependendo do número de respostas, obviamente) é estar a perder tempo em demasia.

Ebook - Ser Freelancer

7. DEFINA AS PRIORIDADES PARA O SEU TRABALHO

Se utilizar todos os passos que aconselhei acima, certamente você terá uma maior número de propostas para responder, até que chegará uma fase em que será impossível perder tanto tempo respondendo a propostas. Nesse caso, chegou o momento de você começar a priorizar a quais ofertas você vai responder. O segredo para fazer isso da forma correta é muito simples: vá de encontro às propostas mais interessantes e esqueça as outras. E quando falo mais interessantes, isso tem de estar relacionado com os seus objetivos pessoais. Você pode querer propostas mais aliciantes, propostas que façam você ganhar mais dinheiro ou até projetos que durem mais tempo. Cada freela tem o seu objetivo e o mais importante quando o fluxo de ofertas aumenta é pensar para você mesmo: “o que é mais importante para mim neste momento?” Aí você terá uma excelente ajuda para fazer evoluir a sua carreira em termos de qualidade enquanto o número de ofertas de trabalho também aumenta.

Se você quer encontrar mais trabalho enquanto freela, aconselho que dê uma olhada no nosso Centro de Empregos ou então que leia os artigos que temos logo abaixo:

 CONCLUSÃO

Atuar de forma rápida e eficiente é uma excelente forma de conseguir mais projetos para o seu trabalho de freela. Mas para que isso aconteça, você precisa de adotar algumas técnicas e acima de tudo manter a organização. Com as dicas que demos acima, acredito que você conseguirá melhorar estes aspetos na sua vida profissional, gerando uma maior quantidade de rendimentos.

E você, tem se preocupado com a velocidade das suas respostas? Que hábitos adquiriu ao longo dos anos?

Até já!

Não perca nenhum artigo sobre Freelancer

Insira aqui o email para receber gratuitamente estratégias para melhorar a sua carreira de freelancer

Artigos
Relacionados

Comentários (11) Interações no Twitter (20)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Jeniffer

    Olá Luciano,

    Foi justamente pensando nesta dificuldade dos freelancers em ter que olhar diversos sites a todo o momento para conferir as novas vagas que criei um blog simples (www.dicasfreelancer.com) onde posto diariamente as vagas novas de várias sites, inclusive aqui do Escola Freelancer. Assim fica mais simples saber de tudo e não perder tanto tempo procurando em vários lugares.

    Tomei a iniciativa por ver como é complicado esta tarefa de conseguir trabalhos. Realmente o artigo que escreveu é muito bom.

    09/01/2013

    Responder
    • Oi Jennifer,

      Parabéns pelo seu site e certamente será uma fonte de ajuda para muitos freelas :) Boa sorte para o seu projeto!

      Abraço

      10/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Erick Costa

    Olá Luciano, ótimas dicas. Eu particulamente utilizo as notificações do Linkedin pois sempre aparece muita coisa interessante lá e muitas vezes há poucos candidatos. Certa vez, peguei um website para fazer aonde eu fui o único candidato.

    10/01/2013

    Responder
    • Oi Erick,

      Muito obrigado! É verdade o LinkedIn é outra excelente ferramenta. Apenas não mencionei aqui devido à minha experiência com o LinkedIn ainda não ser a mais extensa, mas quem sabe no futuro!

      Abraço

      17/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Julio Cesar

    Olá,

    Com certeza o ato de responder os E-mails primeiro no que a concorrência ajuda bastante a conseguir mais clientes, pois o cliente vê a rapidez da resposta, que por sinal também nota o interesse do freela no serviço.

    Abraço e Sucesso!

    10/01/2013

    Responder
    • Júlio Cesar,

      Só por estar respondendo primeiro, você já passa uma imagem mais organizada. Agora também é preciso lembrar de outro fator: responder primeiro e com qualidade é fundamental. Nunca se esqueça disso! :)

      Abraço

      17/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Daniel Sherman

    Excelente dica Luciano, parabéns! Sempre quando estamos a procura de emprego muitas vezes perdemos pela demora ao encontrar creio que se seguirmos essas dicas com certeza sairemos na frete!

    11/01/2013

    Responder
    • Oi Daniel,

      Obrigado pelo feedback! Estas dicas são importantíssimas. Não são o "segredo de ouro" para conseguir mais clientes mas dão uma excelente ajuda. Depois é necessário focar na qualidade da proposta! :)

      Abraço

      17/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • Guilherme Carlos

    Ótimo artigo! Estou estudando programação web (Ruby on Rails) e pretendo daqui um tempo pegar alguns freelas. Seu blog está me ajudando muito à entender o mundo que quero entrar!

    14/01/2013

    Responder
    • Oi Guilherme,

      Antes de mais boa sorte para o seu percurso! :) Qualquer dúvida que tenha não hesite em perguntar e boa sorte para a sua nova carreira!

      Abraço

      17/01/2013 Luciano Larrossa

      Responder
  • francisco gonga

    ovi um tempo que tantos gatos que os ratos cumeraõ os gatos e tem os dedos calejados.

    31/01/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.