10 dicas para usar no Twitter e melhorar o seu negócio Freelancer!

As redes sociais têm um enorme importância no seu negócio como freelancer. Eles permitem que você mantenha um contato constante com os clientes e que os possa escutar de uma forma bastante pessoal. Elas vieram aproximar todo o género de ligações que possa ter com eles, mesmo que não esteja fisicamente perto deles. Não as utilizar é perder uma boa oportunidade para conseguir aumentar as suas vendas. Mas entre as várias que existem, o Twitter tem uma forma de aproximação bastante particular. Apesar de não permitir uma interação tão boa como o Facebook, acaba por ser melhor para angariar novos clientes, visto que permite saber o que as pessoas estão a pensar mesmo não sendo amigo delas.

Contudo, é necessário saber utilizá-lo da maneira correta. A maioria das pessoas pensa que basta criar uma conta e já está. Os clientes que comecem a aparecer. Funciona quase como abrir um negócio e esperar que as pessoas interessadas cheguem até si. Nada mais errado. É necessário ter uma atitude ativa, fazendo com que funcione. Veja as suas redes sociais como um negócio, no qual é preciso angariar interessados e saber cativá-los para continuarem a prestar atenção àquilo que você está fazendo. Para que possa fazê-lo no Twitter, deixo-lhe hoje dez dicas do que pode fazer no Twitter para melhorar o seu negócio.

1. TWITTE NA HORA CERTA

De modo a ser mais produtivo, deve em primeiro lugar saber quais as melhores horas para twittar. Até porque, existem horas em que um tweet seu mais facilmente irá receber um retweet. Escrever alguma coisa ao domingo à noite por exemplo não é a mesma coisa do que falar sobre o seu novo produto a um dia de semana a seguir ao almoço. Para que compreenda melhor, passo-lhe aqui um texto da revista brasileira exame, na qual fala um pouco sobre isso. Por baixo, tem um gráfico que explica quais as melhores horas para você twitter no Brasil. Estive procurando um estudo semelhante para Portugal mas, infelizmente, não encontrei.

“Entender o comportamento dos usuários é fundamental para desenhar a estratégia de atuação nas mídias sociais.

Por isso, o Scup – empresa especializada no monitoramento de mídias sociais fundada em 2009 – analisou os dados dos tuiteiros brasileiros durante o ano de 2010 para tentar identificar o perfil de hábito dos usuários. Há alguns dias, a empresa divulgou os horários nobres de acesso ao Twitter geral. Agora, com exclusividade à Exame, a empresa divulga a segmentação do estudo inicial com os horários de maior movimento no Twitter Brasil.

Segundo o Scup, a intenção não é promover uma regra de uso para a rede, mas sim levantar questões e promover o debate entre as pessoas que usam e que estudam a rede social.”

 

Como pode analisar pelo gráfico, fazê-lo ao final-de-semana ao final do dia terá sempre um impacto muito maior do que se for twittar em qualquer outra hora da semana.

2. USE SITES QUE O AJUDEM

Contudo, cada caso é um caso e portanto apesar de estas horas poderem servir para alguns, a verdade é que o seu negócio como freelancer pode ser diferente. Para que consiga perceber melhor afinal quais são as suas melhores horas, nada melhor do que utilizar sites que o ajudem a verificar isso mesmo. Neles, terá uma análise de cada dia da semana. Desde modo, pode perder menos tempo com o seu Twitter mas na verdade receber uma quantidade de retweets muito maior. Isto não é ser preguiçoso, mas sim muito mais eficaz. Afinal, se um trabalho de dez minutos acaba por ter o mesmo resultado do que um que é feito em uma hora, porque não arriscar?

Os dois únicos sites que costumo experimentar são o Tweetwhen e o Tweetoclock. São páginas bastante simples, nas quais basta inserir o endereço do seu Twitter para ficar com toda a informação. Vale a pena dar uma conferida se quiser começar a ser mais eficaz no seu trabalho nesta rede social.

3. FAÇA RETWEETS

De nada adianta ter um blog ou uma conta no Facebook, ter comentários dos seus seguidores e no final nem sequer lhes responder. As redes sociais servem para isso mesmo: interagir com o seu público. Quem segue o Escola Freelancer nesta plataforma, pode reparar que fazemos um retweet de todas as ocasiões que falam nos nossos artigos. Ao fazê-lo, estamos a demonstrar quando os leitores carinhosamente dão a conhecer aos seus fãs aquilos que fazemos. É muito motivante para nós. Além disso, ajuda a relembrar os nossos seguidores alguns artigos que eles possam ainda não ter lido. Por isso, cada vez que alguém falar de si ou do seu negócio, não o deixe sem resposta. Interaja com ele!

4. UTILIZE A BARRA DE PESQUISA

Outra das formas de conseguir mais algum negócio com o Twitter é utilizando a barra de pesquisa desta plataforma. Imagine que vende produtos para a pele. Basta escrever lá “problemas de pele” por exemplo, para verificar o que os utilizadores de todo o mundo estão escrevendo sobre isso. Depois, basta enviar uma mensagem bastante simpática explicando o que você faz e que tem a solução para o seu problema. Em dez, possivelmente apenas um irá lhe responder. Se conseguir um novo cliente por dia, dê-se como satisfeito. Afinal, é tudo feito de modo gratuito e mesmo quem não lhe respondeu, com certeza tomou conhecimento do seu negócio e pode contatá-lo mais tarde ou falar sobre si a uma amigo.

5. SIGA OS “GURUS” DA SUA ÁREA

Além de poder ajudá-lo a encontrar mais clientes, o Twitter é uma boa forma de se manter atualizado sobre o que fazem os melhores que trabalham na sua área. Isso facilita em muito a sua vida, pois impede que se esqueça de verificar o que eles estão falando e o que de melhor se faz na sua área de negócio.

6. VEJA O QUE ESTÃO FALANDO DE VOCÊ

Uma boa forma de verificar o que estão falando do seu negócio é pesquisar pelo nome da sua empresa neste site. Se for bom, ótimo. Agradeço o elogio. Se for mau, tente perceber o porquê. Lembra-se que ouvir os seus clientes é uma excelente forma de saber o que você está fazendo mal. Dou-lhe como exemplo um caso que aconteceu em Portugal. Uma cadeia de supermercados colocou no ar um anúncio com uma música horrorosa. Só eles pareciam não perceber isso, visto que bastava colocar o nome da empresa no Twitter para perceber o quão descontentes estavam as pessoas. Depois de verificar isso, a cadeia de supermercados retirou o anúncio e rapidamente começou a tratar de outro. Com isto, deve ter poupado milhares de euros que só iriam prejudicar a imagem da marca.

7. CRIE ALGUM “BUZZ” MESMO ANTES DE DAR A CONHECER NOVOS PRODUTOS

Muito resumidamente, um “teaser” no marketings significa fazer publicidade sobre uma coisa que ainda não está a ser divulgada. Imagine que vê um cartaz a dizer “O mundo vai mudar dentro de dois meses”. Por baixo do anúncio, está apenas o nome da empresa. Ao ler aquilo, fica a saber qual foi a entidade que publicou aquilo, mas não sabe a mínima ideia do que se trata. Contudo, fica com curiosidade para saber o que se passa e cada vez que ouvir falar daquela empresa irá prestar mais atenção e aguardar ansiosamente que terminem aqueles dois meses.

O mesmo você pode fazer no Twitter. Antes de publicar este artigo, fiz uma seguinte questão ao meus seguidores: “Quem é que aqui utiliza o twitter para angariar novos clientes?”. O meu objetivo com isto era obter algumas respostas, perceber o que queriam ouvir e criar já algum “buzz” relativamente ao próximo artigo que eu iria publicar. Com o seu produto, faça isto com alguns meses de antecedência. E de tempos a tempos vá dando novidades, sem nunca revelar completamente aquilo que vai fazer. Desperte a curiosidade dos seus seguidores. Mas tenha cuidado: quando maior a expectativa que irá criar, maior será a exigência deles.

8. USE SOFTWARES QUE O AJUDAM A POUPAR TEMPO

Além dos sites que lhe falei acima, também existem softwares que podem ajudar a melhorar o seu negócio. Não são exclusivos para o Twitter, mas ele é sem dúvida a principal razão de existirem. Softwares como o Tweetdeck ou Twhirl fazem com que interaja ao mesmo tempo em outras redes sociais, tornando o seu trabalho mais eficaz e mais produtivo. Ainda por cima, são completamente grátis.

9. MOSTRE UM POUCO DA PARTE PESSOAL DO SEU NEGÓCIO

Não funcione como um robot no seu Twitter. Mostre também um pouco da sua parte pessoal. Uma boa forma de o fazer é comentar alguns assuntos da atualidade relacionadas com a sua área. Assim, terá uma excelente oportunidade de demonstrar que percebe do assunto. Além disso, algumas pessoas irão gostar ainda mais de si ao verificarem que você tem a mesma opinião do que eles.

10. DIVULGUE O SEU TWITTER NA ESCOLA FREELANCER!

Como forma de o ajudar a divulgar um pouco mais o seu negócio, convido-o a deixar um comentário no blog com o seu endereço do Twitter e explicando um pouco aquilo que faz como freelancer. Quem sabe a partir daqui não consegue um novo cliente. Mesmo que tenha apenas um Twitter pessoal, pode fazê-lo na mesma.

O QUE TEM FEITO NO TWITTER PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO?

Não adianta ter uma conta no Twitter, é preciso saber usá-la. E fazê-lo eficazmente significa utilizar algumas dicas que lhe dei acima. Se ainda não deixou um comentário siga a nossa última dica. Ou se quiser, explique-nos um pouco o que tem feito para divulgar o seu negócio nesta rede social tão interessante. Já agora, aproveite e siga-nos no Twitter! Ou então divulgue o nosso artigo e com certeza receberá um retweet!

Abraço

Artigos
Relacionados

Comentários (17)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Dioney Vítor

    Realmente essas dicas são de grande importância, saber controlar seu tempo nas redes sociais pode ser primordial quando se tem alguns projetos para serem realizados.

    @dioney
    Jovem criativo, freelancer desenvolvedor de websites, blogs, temas para gerenciadores de conteúdo como Wordpress, Drupal e Magento com boas práticas de webstandard e SEO. Tenho 5 anos de experiência em grandes agências digitais em Natal/RN. Foco na simplicidade e reais necessidades do projeto.

    07/04/2011

    Responder
    • Dioney,

      Obrigado pelo seu comentário. Mais do que controlar o seu tempo nas redes sociais, trata-se de ser mais eficaz naquilo que se faz. Eu posso ter uma pessoa que passe dez horas no Twitter e outra que passe apenas uma. Contudo, se esta última estiver lá na altura certa, será muito mais eficaz que a outra!

      Abraço

      08/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Marlos Araujo

    Muito bom esse artigo!

    E como diz no final, divulgo aqui o meu twitter

    @marlosaraujo

    Lá vc vai poder ver sobre design gráfico/vídeo/motion e curiosidades da área!

    08/04/2011

    Responder
    • Marlos,

      Obrigado pelo seu elogio. Espero que o seu comentário o ajude a conseguir mais clientes! Este comentário ficará aqui para sempre e com certeza será visto por milhares de pessoas=)

      Abraço

      08/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • FelipeH.

    Muito bom artigo, começei a usar o twitter de uma outra forma, por causa desse artigo.

    @FelipeHenr

    Lá você poderá ver novidades sobre design, alguns retweets de tópicos relacionados a design, e artigos, inclusive do meu blog e sempre que gosto de um artigo da Escola Freelancer, que talvez você nem tenha lido. :)

    11/04/2011

    Responder
    • Felipe,

      Ainda bem que estas dicas no Twitter fizeram a diferença. Espero que lhe garantam mais clientes=) E fico contente por saber que você coloca lá textos nossos=) Para facilitar a vida, talvez fosse boa ideia deixar o link do seu blog:P

      Abraço

      30/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Sirlei

    Sou freela a 3 anos e hoje tenho meu próprio escritório com jardim de inverno e tudo, sou chique né hauahuahuahuahuah. Bom, desde o início quis ter o pensamento certo, quis ir além de ser um freela normal, ter diferencial, e como vc deu as dicas uso o twitter pra caramba para tal, e tem dado certo, vamos indo né, valew!

    @sirlei_design

    12/04/2011

    Responder
    • Sirlei,

      Você é uma "prova viva" de que realmente utilizar estas dicas dá resultado. E também fico contente saber que tem o seu próprio escritório como freela. Com certeza é um patamar onde muitos gostariam de chegar;)

      Abraço

      30/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • DM8 Informática e CFTV

    Gostei muito do seu post, são dicas importantes para os que estão inicando nas redes sociais, principalmente o twitter. Valeu!!

    13/04/2011

    Responder
    • DM8,

      Ainda bem que as dicas o ajudaram e trouxeram algo de novo! De nada vale ter uma conta nas redes sociais se na realidade não souber usá-las da forma correta;)

      Abraço

      30/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Silvano

    Gostei muito de suas dicas, mas gostaria de saber como que eu faço para que as pessoas conheçam o meu produto. Vou usar todas as suas dicas. Eu estou muito novo nessas redes sociais. Tem algum site que possa me ensinar a colocar o meu produto no ar?

    Obrigado

    23/04/2011

    Responder
    • Silvano,

      O primeiro passo será sempre utilizar estas dicas no twitter, visto que o Facebook funciona de modo diferente.

      Quanto à sua questão, talvez não tenha percebido bem. Você deseja colocar o seu produto no ar e não sabe como?

      Abraço e aguardo resposta =)

      30/04/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • Anderson Juhasc

    Ótimo artigo.

    Então sou front-end developer, trabalho a 2 anos no mercado, amo o que faço e
    entrei a menos de um mês no mercado freelancer e estou conseguindo meus primeiros clientes.
    Vou colher muitos frutos no futuro!

    Meu twitter @anderson_juhasc

    Grato pelas dicas.
    Abraço #reii

    31/07/2011

    Responder
    • Anderson,

      Continue trabalhando com qualidade que os resultados aparecem =)

      Abraço

      14/08/2011 Luciano Larrossa

      Responder
  • janio ferreira costa

    Seus comentários são mesmo uma grande luz para quem está começando.É como se alguém estivesse num túnel escuro,e de súbito surgisse uma
    luz,bem intensa.Abra-se um novo horizonte,uma motivação indescritível,isso é muito legal,bom.
    Estou começando com o SGDA,sistema ganhar dinheiro agora do Fernando Augusto.São mesus primeiros passos.Mais já estou no dihitt,my spece,fece,oukut.
    Gostaria imesamente de fazer um blog bem legal,para atrair possíveis
    clientes.Já fiz uma página de fâs,mais sinto que ela precisa de um
    certo brilho.Acredito que lendo seus artigos,isso irá acontecer.Pergunto se posso criar outro twitter,só falando de negícios para remeter pessoas para lá,como tenho feito no fece,com os imfoprodutos?Gostaria que me indicasse um de seus link de coomo crirar um twitrter marketing bem legal,atraente,com àquele pegada.
    Ou seja,vivo,intenso.Bem atrativo.Tento quase 600 seguidores no twitter,claro que não posso contar cm todos.E no fece quase novecentos.No dihitt,estou no 221 lugar,acho que para alguém que
    tem 4 meses,não está mal,não é?Enfim,gostaria de algumas dicas nesse sentido,acho que seria,para ser humilde,passo a passo.Mesmo os os grandes de hoje,começaram com um primeiro passo.
    Sucesso a todos e sejam felizes

    Janio Frereira Costa. /rj

    03/10/2011

    Responder
  • Renato

    Muito boas essas informações. Trabalho com o SÓ DIRETORES e essas informações serão muito úteis para mim. O www.sodiretores.com.br é um site de compra coletiva, onde empreendedores encontram descontos de até 90% em produtos e serviços para o seu negócio. A ideia do SÓ DIRETORES não é a mesma de outros sites de compra coletiva. Nós damos descontos em produtos e serviços para as empresas que ainda irão anunciar em sites de compra coletiva. Assim, quando eles divulgam descontos de até 90% nesses sites, não fica pesado para eles darem esse desconto, pois eles já adquiriram suas mercadorias no SÓ DIRETORES com desconto igual ou superior ao que ele está divulgando. E caso o empreendedor adquira nossas ofertas e não anuncie em nenhum site de compra coletiva, o lucro dele será maior. De qualquer maneira ele ganha. E é por ter um negócio tão promissor na internet e tão requisitado pelos empreendedores que essas informações serão muito úteis para mim. Um grande abraço a todos!

    29/11/2012

    Responder
  • Ana Santos Marinho

    Encontrei assim por acaso este blog e tem sido uma fonte de inspiração e luz! uma ajuda para combater a preguiça, a desmotivação aliada a esta crise e falta de trabalhos e passar a acreditar que se seguir a maior parte destas dicas irei conseguir como muitos outros. acreditar no que se faz é um passo para lá chegar. pode não ser fácil mas pensamento positivo, como se diz "Querer é poder!" :)

    Sou designer de comunicação/grafica licenciada no ano passado e estou a tentar singrar neste modo de freelances. Obrigada pelas dicas.

    Aproveito para partilhar o meu twitter: @ana_marinho1

    25/11/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.