As 20 dúvidas mais comuns sobre Facebook Marketing!

Por mais que redes sociais como o Snapchat estejam crescendo de maneira exponencial, o Facebook continua sendo a rede mais influente e abrangente do mercado, sendo praticamente obrigatório dedicar-se a ele para divulgar seu negócio. Mas, dada sua abrangência, que vai desde a simples publicação de links e imagens e até às transmissões ao vivo, inúmeras questões sobre a rede social vão surgindo. Por isso, criei um guia com as 20 questões mais comuns para quem quer fazer marketing no Facebook e suas respostas!

1. Qual a diferença entre um vídeo comum e um vídeo do Facebook Live?

O vídeo comum é gravado fora da rede social, sendo enviado e publicado em sua página no horário que preferir. Já o Facebook Live é uma funcionalidade que permite realizar e transmitir vídeos ao vivo diretamente de sua página. As transmissões são exclusivas do aplicativo mobile, embora alguns softwares já estejam permitindo transmitir do computador através da API do Facebook.

Leia também: Transmissões ao vivo no Facebook: o Guia Completo

2. Começamos a transmitir vídeos ou é melhor esperar para produzir um vídeo bem feito?

Live no Facebook

Não há perfeição sem prática. Por isso, sugerimos que já comece a fazer transmissões e testes, analisando e aperfeiçoando a cada tentativa. Uma das graças do Facebook Live é justamente a autenticidade do autor. Mas antes de fazer sua primeira live, aconselho que leia este nosso tutorial com algumas dicas sobre o tema.

3. O que significa “criado para ser sem som”?

Quando um vídeo é publicado no Facebook, por padrão ele será mudo. O som só será ativado se o usuário clicar para expandir a visualização do vídeo. Por conta disso, a tendência é que crie vídeos visualmente engajantes e que abuse das legendas. Para saber mais sobre a visualização de vídeos sem som, aconselho que leia este texto que indica as razões para você colocar legendas nos seus vídeos do Facebook.

4. É uma boa ideia criar um post no Facebook para anunciar que fará uma transmissão?

Exemplo de post sobre a Transmissão ao Vivo

Sim. O próprio Facebook recomenda a criação do post para que as pessoas saibam que realizará a transmissão e possam assisti-la desde o ínicio. Na imagem acima você tem um exemplo de um post que eu fiz anunciando uma nova transmissão ao vivo.

5. Qual o tempo recomendado para as apresentações?

O Facebook recomenda que as transmissões tenham o mínimo de 10 minutos, mas a rede social permite que fique ao vivo durante 90 minutos. Quanto maior o tempo que estiver online, maiores são as chances que seu vídeo seja visualizado.

6. Como divulgar minha marca durante as transmissões?

Durante a maioria das vezes, a maioria do público que acessa uma transmissão não estará lá desde o início e é possível que ela abandone antes do final. Por conta disso, vale a pena divulgar sua marca em intervalos curtos, para que seus espectadores saibam do que se trata o seu negócio.

7. Qual é o mais vantajoso: publicar link do vídeo publicado no Youtube, publicar diretamente ou fazer transmissão ao vivo?

Para alavancar a função, o Facebook hoje prioriza as transmissões ao vivo através do Facebook Live. Em segundo lugar vem a publicação direta no vídeo em sua página e disponibilizar o link para o Youtube é a opção que possui menos alcance.

8. Como realizar transmissões do meu computador ao invés do smartphone ou tablet?

Atualmente, softwares como o OBS Studio (gratuito) e o WireCast (pago) permitem que realize transmissões ao vivo no Facebook a partir de um computador ou notebook.

9. Qual é a melhor maneira de compartilhar do Instagram para o Facebook

É possível linkar suas contas nestas redes sociais irmãs através do Instagram. No Android, basta selecionar “Contas vinculadas” e selecionar o Facebook. Já no iOS, vá em seu perfil, clique no ícone de engrenagem. Vá a “Contas vinculadas” e em seguida escolha o Facebook.

O Instagram se ligará à sua conta pessoal por padrão. Para conectar uma página no Android, após escolher o Facebook, siga adiante e selecione uma página que administre. No iOS, aperte o botão “compartilhe em” e escolha uma de suas páginas.

Um aviso: nem tudo o que posta no Instagram serve para o Facebook, então evite automaticamente publicar tudo em ambas as contas.

10. Hashtags funcionam no Facebook?

Apesar de extremamente populares no Twitter e Instagram, não. Publicações sem hashtags no Facebook normalmente são mais compartilhadas que aquelas que estão com elas. É bom levar essa informação em consideração quando estiver decidindo se publica uma imagem no Instagram e Facebook ou apenas em uma delas. Posts com hashtag ficam apenas no Instagram, sem hashtag pode ser compartilhada em ambos ou apenas no Facebook.

11. Quais são os melhores horários para postar no Facebook?

Uma questão frequente para quem está se aventurando no reino dos Social Media. Não há como dar uma resposta exata para essa pergunta, dependendo consideravelmente de seu público-alvo, do seu negócio e do tipo de conteúdo que deseja publicar. Vale a pena fazer testes e acompanhar os resultados. A princípio, recomendamos que dê cerca de duas horas entre uma postagem e outra. Postar sem parar pode fazer com que seus posts se canibalizem, ou seja, nenhum deles consiga muitas visualizações por estarem sendo constantemente substituídos na fanpage.

12. Fazer publicações com perguntas geram maior engajamento?

Sim. A melhor fórmula quando for publicar um conteúdo com uma questão é acompanhá-lo de uma imagem, já que ela promove maior alcance, enquanto a pergunta atiça os seguidores a comentarem e compartilharem sua questão.

13. Posts curtos ou longos?

Depende. Atualmente, mini blog posts, ou seja, textos estilo blog mas mais curtados, têm funcionado muito bem comigo, como são o exemplo deste e deste aqui. No entanto, tudo vai depender do seu objetivo. Por vezes publicações mais curtas e com um objetivo mais resumido exigem textos mais curtos. O meu conselho é que faça vários testes. Afinal de contas, cada audiência é uma audiência :)

14. Devo remover os links após o Facebook incorporá-los na postagem?

Não faz diferença. Não existe prova de que um performe melhor que o outro. Se preferir remover por questões estéticas, não há problemas, assim como deixá-los lá. Eu prefiro deixar, até porque aumenta a área disponível para o usuário clicar.

15. É um bom plano convidar pessoas que curtiram uma postagem da minha página a segui-la?

Não apenas bom, mas excelente! Sempre que possível, veja quem curtiu seus posts e os convide a curtir a página inteira. Para isso, basta clicar na barra onde são exibidas as curtidas. Uma lista se abrirá e um botão de convidar ficará disponível ao lado do nome. No vídeo abaixo confira como fazer:

16. Qual o percentual de pessoas que acessam o Facebook pelo celular?

Atualmente, 90% dos usuários acessam a rede social através dos dispositivos móveis. Mais da metade desses usuários inclusive acessam o Facebook exclusivamente de seus dispositivos. Logo, todo conteúdo que publicar deve ser pensando nos smartphones e tablets.

17. Qual ferramenta para publicação em redes sociais recomendam?

Eu poderia escrever um longo parágrafo sobre isso aqui, mas recomendo que você leia o meu artigo com várias dicas para entender o tema com maior profundidade: 15 Aplicativos para gerenciar várias contas nas Mídias Sociais.

18. Como postar um GIF no Facebook?

Alguns sites como o Giphy possuem opções de compartilhar diretamente do site no Facebook. No entanto, para postar um gif de fora, basta que copie o link e cole em uma publicação normal. Observação: Fazer o upload de uma imagem com a extensão GIF causará uma imagem estática. Para conferir vários sites que permitem você criar GIFS, aconselho que leia este artigo com os 8 melhores sites para criar GIF’s animados.

19. Pedir curtidas é o melhor tipo de chamada para ação no Facebook?

Não necessariamente. A melhor chamada vai de acordo com o conteúdo que estiver publicando. Se estiver disponibilizando um ebook para download, por exemplo, usar os termos “Baixe” ou “faça o download” fazem mais sentido e funcionarão melhor. Uma promoção de um produto pode vir acompanhado de um “compre!” também, por exemplo.

Um tipo de postagem com chamada para ação que tem funcionado é apresentar duas opções distintas, nas quais o usuário tem de curtir para escolher uma e compartilhar para escolher a outra. Com a introdução das reações junto ao botão de curtir, esse tipo de postagem ficou ainda mais popular.

20. Faz sentido delimitar uma postagem paga por audiência? Não acabaria por restringir possíveis seguidores?

Com o alcance ficando cada vez menor, delimitar uma postagem paga a um segmento terá mais resultado do que simplesmente permitir que todos vejam. Apesar de parecer restritivo, o post pago acaba por ser mais efetivo no final. Ao habilitar a opção de otimizar sua audiência, é possível escolher melhor qual demografia e segmento pretende alcançar.

Nossa lista ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre como melhorar suas postagens e como funcionam as transmissões ao vivo do Facebook Live? Ficou faltando alguma coisa? Comente conosco!

Artigos
Relacionados

Comentários (1)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Ranyely França

    Excelente Post ! Estou curtindo bastante e lendo os posts deste blog, são todos muitos legais e interessantes, sempre gostei de blogs assim.

    Parabéns !

    27/07/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.