10 estratégias para fazer crescer o seu negócio até ao final do ano

Se analisarmos as empresas, não só de serviços mas também de produtos, o final do ano é um dos melhores momentos para gerar vendas. Este estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas indicou, por exemplo, que as vendas em varejo devem crescer 5% neste Natal em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, deve ser o melhor Natal desde 2010 no que toca ao mercado de vendas. Obviamente estamos falando do mercado físico, mas acredito que existe uma correlação entre realidade económica geral e o mercado freelancing.

O final do ano é, portanto, um excelente momento para os freelas tentarem fechar mais alguns contratos com clientes ou até mesmo começarem novos projetos pessoais, sendo que estes últimos poderão ter uma grande influência no seu negócio já em 2014.

O início da Escola Freelancer é o melhor exemplo de um projeto que começou a ser pensado antes do final do ano – mais propriamente em 2010 – com o objetivo de começar no início do ano seguinte. Por isso, fica a dica: um pouco de antecipação e planejamento podem mudar a sua carreira.

Para ajudá-lo a pensar em novas estratégias, vou partilhar com você 10 estratégias que pode utilizar para fazer crescer o seu negócio até final do ano. Se você tiver mais alguma dica não hesite em deixar um comentário no final do post que acrescentaremos como bónus no nosso post. Vamos à lista!

Ebook - Ser Freelancer

1. Olhe para o ano que passou

A melhor forma de melhorar os resultados até final do ano é olhar para tudo aquilo que você fez até agora.

  • Cumpriu os seus objetivos?
  • O que falta fazer?
  • Existe forma de mudar o cenário atual caso ele seja negativo?

Tal como falamos neste artigo, é importante que o freelancer defina no início de cada ano quais são os seus objetivos. Eles são um guia para as suas principais ações. Obviamente devem ser revistos de forma constante, mas ter um “rascunho” daquilo que poderá ser o seu ano ajuda bastante.

Dica: Quando definir objetivos, garanta que eles ficam visíveis e que podem ser consultados a qualquer momento. Uma pasta no Evernote ou um Quadro Branco que fique no seu escritório podem ajudar.

Depois de visualizar o seu ano em poucos minutos, tente perceber aquilo que você pode fazer nos próximos meses para concluir alguns objetivos que faltem realizar. Uma dica muito interessante é focar-se naqueles objetivos que podem ser realizados mais rapidamente. Certamente existem algumas metas que demoram apenas alguns dias ou horas a serem concluídas, mas pelo simples fato de serem tão insignificantes você nem sequer começou a realizá-las.

Estou falando da compra de um domínio para o seu portfólio, da criação da sua Fan Page ou até mesmo da criação de um contrato comum para apresentar aos seus clientes, por exemplo. São tarefas rápidas, mas que todas juntas acabam por fazer a diferença no seu negócio.

Prazo: Pense em algumas delas a realize-as até final de novembro, de forma a garantir que todas são concluídas antes do natal.

2. Crie o seu blog (de uma vez por todas!)

Já referi isso várias vezes aqui na Escola Freelancer e volto a reforçar: todos os freelas devem ter um blog onde falem sobre a sua área de negócio, sobre a sua experiência de freelancer, onde expliquem tutoriais, etc. Faça isso de uma vez por todas! Esta é uma forma de demonstrar um pouco do seu trabalho aos clientes e de conhecer novos profissionais da sua área.

Mesmo que você não entenda sobre compra de domínios ou criação de textos nestas plataformas, opte por contratar outro freelancer para realizar esse trabalho por você. O site bem simples não irá custar mais do que R$ 500 ou R$ 600 reais. Obviamente se quiser algo mais complexo os preços sobem, mas para começar algo simples poderá ser suficiente. Se quiser, ainda poderá utilizar esse blog como portfólio.

Prazo: Pensar num nome para o domínio e pensar na estrutura do blog até final desta semana; enviar propostas a freelancers até final da próxima semana; iniciar a construção do blog entre 25 de novembro e 2 de dezembro.

3. Utilize a Lei de Pareto para conquistar mais clientes

Utilizar a Lei de Pareto para perceber quem está trazendo mais retorno para o meu negócio é algo que faço constantemente. Aconselho que faça o mesmo: olhe para os 20% dos clientes que são responsáveis por 80% dos seus rendimentos. Quem são eles? Como eles apareceram? Você conseguiria fechar mais algum contrato com clientes semelhantes até final do ano?

Como o tempo é curto – falta pouco até final do ano- é importante focar-se naqueles clientes que têm maiores possibilidades de fecharem negócio com você.

Prazo: Faça esta semana uma lista com todos os clientes que conquistou em 2013; depois, pense em clientes semelhantes e envie propostas para eles; é bem provável que feche novos projetos até o final de 2013

4. Atualize o seu portfólio!

Eu compreendo que o tempo do freelancer é curto e que muitas vezes o portfólio acaba por ficar para trás. Porém, aproveite estas semanas mais calmas para deixar o seu portfólio organizado novamente. Isso ajudará a transmitir uma imagem mais profissional e a captar novos clientes no futuro.

Prazo: Até final de novembro

5. Comece a trabalhar as mídias sociais

Uma das formas mais eficazes para conquistar clientes atualmente é através das mídias sociais, principalmente através do Facebook e do LinkedIn.

divulgar o trabalho

Esta imagem que está logo acima foi divulgada na nossa palestra sobre Como Iniciar a Carreira de Freelancer demonstra muito bem como os freelas divulgam o seu trabalho, sendo que as redes sociais são a segunda principal forma de divulgação.

Por isso o meu conselho é que você comece a preparar-se para fazer o seu negócio crescer nas mídias sociais logo no início de 2014. Obviamente aconselhamos que confira alguns dos nossos produtos e que vão ajudá-lo a melhorar o seu trabalho no Facebook:

Prazo: Considere adquirir um dos nossos produto até final do mês de forma a começar a trabalhar as mídias sociais antes do final do ano.

6. Pense em ampliar o seu negócio

Existem atualmente três formas de fazer crescer o seu negócio de freelancer:

  • Conseguindo mais clientes (a mais comum).
  • Ampliando o ticket médio de cada cliente, conseguindo assim ganhar mais por projeto. Isso envolve muitas vezes oferecer novos serviços complementares àquilo que você normalmente cria.
  • Ampliar a sua equipe de forma a conseguir delegar alguns projetos e ganhar um percentual sobre isso.

O meu conselho é que você reflita: em que fase você está no seu negócio? Dependendo dessa mesma fase, você pode considerar evoluir para uma das três opções anteriores. Se tiver no seu início de carreira, conseguir mais clientes pode ser o passo que você precisa. Ja se você for um freelancer mais experiente, ampliar o ticket ou ampliar a equipe podem ser escolhas viáveis para vender mais vezes o seu produto/serviços.

Não perca nenhum artigo sobre Freelancer

Insira aqui o email para receber gratuitamente estratégias para melhorar a sua carreira de freelancer

Pondere refletir sobre o seu negócio atual e sobre como pretende ter esse mesmo negócio em 2014. Uma mudança tão radical deve ser preparada com antecedência.

Prazo: Pense até final desta semana sobre o seu negócio e defina para onde vai avançar; depois de definir a meta está na hora de escolher o percurso; pense no que vai fazer para ampliar o seu negócio, pense nos passos que deve fazer logo em seguida; comece a dar esses mesmos passos no início de dezembro.

7. Formalizar: o que é isso?

No ponto anterior falei sobre o crescimento do negócio. Porém, esse mesmo crescimento estará dependente da sua formalização. Um freelancer que trabalhe na ilegalidade não conseguirá ampliar uma equipe ou aumentar o ticket médio do cliente. Por isso se você ainda não pensou na formalização, considere ler alguns destes artigos que temos para você:

Abrir uma empresa também pode ser uma boa opção. Isto no caso de você já ter um volume de trabalho muito elevado, obviamente.

Prazo: Fale com um contador até final do mês de novembro e pergunte para ele qual a melhor opção para você; tente formalizar tudo até final do ano.

crescimento negócio

8. Trabalhar em casa continua sendo uma boa solução?

Eu recentemente troquei o meu Home Office por um escritório – num post mais à frente falarei sobre isso – e as diferenças que senti foram enormes. Não que esta seja a melhor solução, mas foi a minha melhor solução, aquela que fez a minha produtividade e os meus volumes de negócios subirem. Para você o home office até pode ser uma boa solução, mas o meu pedido é que reflita sobre esse assunto:

  • Você teria vantagens no caso de trabalhar num cowork ou num escritório?
  • Está perdendo tempo, foco e clientes por trabalhar em casa?
  • Você tem “folga” financeira para trabalhar fora de casa?

Não estou pedindo para você deixar o seu home office apenas porque sim. O meu objetivo é que você reflita. Visto que este post está focado no crescimento do seu negócio de freelancer, a verdade é que esse mesmo crescimento muitas vezes está relacionado com uma mudança de local de trabalho. Mas para ver esse assunto com mais profundidade aconselho que leia o nosso post sobre Home office vs escritório: qual escolher?.

Prazo: Pense sobre este assunto ainda esta semana. Caso pense em mudar, leia a nossa lista com vários coworks no Brasil ou então procure por um escritório na sua cidade até final do mês.

9. Trabalhar sem softwares: até quando?

Vamos ser práticos: iniciar a carreira de freelancer utilizando softwares não é fácil. Os softwares/aplicativos implicam custos e além disso o freelancer iniciante muitas vezes não reconhece os benefícios dessas mesmas ferramentas. Porém, elas começam a ser necessários a partir de uma determinada fase. A minha questão é: até quando você vai ficar enviando propostas em .txt ou .doc para o seu cliente? Até quando você vai trabalhar em equipe através do email? Clientes com maior poder de compra detetam estas estratégias amadoras muito rapidamente!

Para ajudá-lo vou trazer para você uma lista de aplicativos que vão ajudar a melhorar o seu negócio de freelancer. Eu não utilizo todos, mas grande parte deles fazem parte da minha rotina:

Prazo: Teste todos estes aplicativos até final do mês. Todos eles têm versões gratuitas e isso será suficiente para perceber todos os benefícios que eles trazem para o seu trabalho.

10. Compre o livro Ser Freelancer

O nosso livro Ser Freelancer tem ajudado milhares de profissionais autônomos por todo o Brasil. Se você quer realmente melhorar o seu negócio, também necessita de investir nele. E além disso, o investimento de R$ 44.90 reais é extremamente reduzido, se tivermos em comparação os ensinamentos que o livro traz. Garanta já o seu clicando aqui.

Prazo: Agora :)

E vocês freelancers, o que pensam fazer até final do ano para melhorarem o vosso negócio? Que estratégias vão adotar?

Abraço,

Luciano Larrossa

Artigos
Relacionados

Comentários (1)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.