Estratégias para gerir o seu trabalho de freelancer em part-time

Quando pensamos em iniciar a nossa carreira de freelancer, geralmente temos duas hipóteses: abandonar o emprego e arriscar tudo ou aos poucos ir preparando a negócio como freela enquanto trabalha em outro local a full-time. Sempre indiquei para os leitores do blog que a segunda opção seria a melhor. Não só pelo menor risco financeiro que envolve, mas também pela maior preparação que permite ao empreendedor. É que nem sempre esse negócio que você sonha ser o seu futuro é, literalmente, a melhor opção. Por vezes você pode pensar que tem força de vontade, capacidade de organização ou que tem “queda” para o negócio para iniciar um projeto, mas isso pode não corresponder à verdade.

Essa confusão acontece porque grande parte das pessoas jamais experimentou a sensação de ter algo seu e do trabalho que dá construir uma marca de destaque no mercado. Levar um negócio ao sucesso exige muito trabalho, dedicação e uma vontade constante de aprender. Em alguns casos, as pessoas são motivadas a começar algo apenas pela insatisfação do seu emprego actual. É certo que grandes ideias de negócio surgiram porque os seus criadores não estavam satisfeitas com a sua actual situação profissional. No entanto, essa mudança drástica deve ser medida com cuidado, para que os prejuízos causados por um negócio que não dê certo, sejam mínimos.

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO A PART-TIME

O primeiro pensamento que deve ter em mente é que o fato de começar um projeto a part-time protege-o de vários problemas. Você continuará recebendo dinheiro do seu emprego a full-time, sente menos pressão para conseguir clientes e tem mais tempo para amadurecer a sua ideia. O único ponto negativo é que irá obrigá-lo a trabalhar mais tempo do que o normal. Em vez de ficar vendo televisão ou passar um fim-de-semana sem fazer nada, você terá de utilizar esse seu tempo “morto” para fazer crescer a sua ideia.

Mas eu não considero esse trabalho extra como algo completamente negativo. Isto porque enquanto empresário, você terá sempre que saber lidar com o fato de não ter horário fixo ou de ter de trabalhar enquanto os outros estão descansando ao domingo. Isso faz parte da vida de qualquer pessoa que tenha um negócio próprio. Desta forma, e mesmo trabalhando a part-time, você ja estará tendo uma noção do que é necessário para triunfar no mercado.

O primeiro passo para começar um negócio de freela a part-time, é ter uma ideia de negócio. Defina desde já o que pretende ser, quer seja jornalista, fotógrafo, produtor de conteúdo, programador, etc. Este passo é muito importante para que possa escolher o seu público-alvo ou a forma como vai conseguir clientes. Muitos se perdem neste ponto e ficam sem um rumo durante vários meses, apenas porque não sabem bem o que fazer.

part-time

ESCOLHA QUANTO TEMPO VAI TRABALHAR POR DIA

Outro dos segredos para você conseguir equilibrar o trabalho a full-time com o emprego de freela nas horas vagas é você decidir quantas horas por dia você vai investir no seu negócio. Eu, por exemplo, enquanto estava trabalhando no jornal e iniciei o blog, sabia que as horas depois do jantar eram para escrever o artigo para o dia seguinte. Dessa forma, evitava marcar encontros para depois dessa hora ou deixar trabalho acumulado para o final do dia.

Assim, eu sabia o momento do dia em que ia trabalhar (durante a noite) e quantas horas iam estar dedicadas a essa projeto (2 a 3 horas). O meu conselho é que defina estes dois pontos. Isto porque muitas pessoas definem o número de horas, mas acabam não escolhendo o momento do dia para trabalhar. Isso acaba complicando um pouco a sua vida, pois fica muito fácil dizer que hoje “não teve tempo” ou que o dia “foi muito apertado”. Se você disser que é no final da manhã, da tarde ou dia que vai desenvolver o seu projeto, já sabe que esses períodos de tempo não podem estar ocupados.

DEFINA QUANTO PRETENDE GANHAR

É certo que no início de um projeto é difícil você saber quanto vai ganhar ao certo, pois não tem qualquer noção do mercado. Mas é importante que você defina quanto pretende ganhar com a sua iniciativa. Esta estimativa já lhe dá uma noção de onde você pretende chegar. É que ficar trabalhando no seu projeto é algo muito motivador, mas você também necessita de pensar na parte financeira, caso algum dia pretenda abandonar o seu emprego a full-time e arriscar no seu próprio negócio. Você pode até nem sequer atingir o valor que pretendia, mas apenas o fato de você estar tentando atingir a sua meta, já cria a iniciativa de querer ganhar algum dinheiro.

NÃO DEIXE QUE O TRABALHO DE FREELA INTERFIRA NO EMPREGO ATUAL

Outro dos cuidados que sempre tive foi o de tentar evitar que os textos escritos no blog interferissem com o meu dia-a-dia no jornal. É certo que por vezes visitava o site no horário de trabalho, mas nada que chegasse ao ponto de deixar as tarefas acumularem no jornal apenas para atualizar o blog. Você não sabe se o seu novo projeto vai dar certo e por isso não deve correr o risco de o seu chefe ficar insatisfeito por você estar perdendo tempo com a sua ideia de negócio. Não se esqueça que o seu emprego a full-time é que mantêm as contas em dia no final do mês. Se tudo for se desenvolvendo como pretende, o seu projeto poderá ter essa função dentro de alguns meses. Mas por enquanto, jogue pelo seguro.

SAIBA DO QUE ESTÁ ABDICANDO

Além de escolher os períodos do dia em que vai trabalhar e o número de horas, também é importante que defina do que vai abdicar. Ao ficar envolvido no seu projeto durante mais horas, terá sempre de abdicar de alguma coisa, seja ela a televisão, as saídas com os amigos ou mesmo algumas horas de sono. Ao saber do que está deixando de parte, evita que abdique de coisas importantes como uma pequena corrida ao final do dia ou momentos com a sua família. Diga pra você: “Eu a partir de agora vou ver apenas uma hora por dia de televisão. O resto do tempo que passava em frente ao ecrã será dedicado ao meu projeto”. Um princípio que lhe pode ser bastante útil nesta situação é a Lei de Pareto. Utilize este método antigo para saber onde está desperdiçando a maior parte do seu tempo e utilize-o no seu projeto.

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

Você pode pensar que não, mas é difícil conseguir manter a organização quando temos “dois trabalhos”. São duas coisas diferentes para você pensar e o tempo parece ser demasiado curto. Ainda por cima, com o passar do tempo o cansaço vai dificultando ainda mais as tarefas. Por isso, manter a organização é algo essencial no seu trabalho de freela a part-time. Organize a sua agenda, tente automatizar o máximo de tarefas e esteja bastante focado. Só assim poderá aguentar aquele período de transição entre o seu emprego a full-time e a dedicação total ao seu projeto.

ESCOLHA O MOMENTO CERTO PARA ABANDONAR O SEU EMPREGO

Depois de todo este trabalho, no qual você dedicou várias horas do seu dia ao novo projeto, chega um momento em que você terá que decidir pelo abandono do seu trabalho a full-time para poder se dedicar a 100% à sua ideia. Mas esse momento não tem uma data certa para acontecer. Pode ser passado alguns meses, um ano ou até mais. Tudo vai depender da quantidade de dinheiro que você estiver conseguindo ganhar com o seu negócio próprio.

Pondere ler: Quanto tempo demora um negócio a tornar-se rentável?

Outra dos fatores que você não pode se esquecer é que quanto mais horas você conseguir dedicar à sua ideia, maiores serão os seus rendimentos. Se você está investindo quatro horas do seu dia nesse seu projeto, talvez quando você começar a se dedicar oito ou dez horas, os resultados aumentem exponencialmente.

Se você está trabalhando a part-time enquanto freelancer, esta dicas podem ajudá-lo a conseguir equilibrar o seu dia-a-dia com o trabalho a tempo inteiro. Organização, definição de prioridades e disciplina são alguns dos pontos-chave para quem tomou esta opção. Mas não se esqueçae: pense bem antes de abandonar o seu emprego atual e arriscar numa carreira de freela. Dê passos seguros e planejados.

Abraço e bom trabalho

Artigos
Relacionados

Comentários (7) Interações no Twitter (35)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • edivaldo weller

    obrigado pela dicas... cada dia uma surpresa boa: bons artigos! esse com certeza é um dos melhores blogs da net.... valeu

    21/03/2012

    Responder
    • Edivaldo,

      Valeu pelo elogio! Ficamos muito contentes que tenha gostado e pode acreditar que tentamos melhorar a cada dia =)

      Abraço

      26/03/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Nuno

    Excelentes conselhos para quem está a começar...Parabéns

    http://i-m.co/ncdesign/engdesign/caixadideias

    23/03/2012

    Responder
  • Arlindo Armando

    Olá Luciano, acredito que eu peco principalmente em um dos fatores: deixar meu chefe insatisfeito por causa do tempo que passo no blog no horário de serviço. Na verdade meus chefes são meus pais, mas quando pensamos em algo fora desse contexto, ou seja, com chefes comuns, isso seria uma verdadeira falta de organização.

    Abraços, Arlindo Armando

    23/03/2012

    Responder
    • Arlindo,

      Jamais devemos prejudicar quem nos paga ao final do mês. Por mais insatisfeitos que estejamos no nosso trabalho atual, devemos ser sempre profissionais naquilo que estamos fazendo. Se ainda estamos trabalhando lá, temos que nos dedicar às horas de trabalho a essa empresa. Depois, quando tivermos tempo livre, aí sim temos que organizar os nossos projetos pessoais.

      Cabe a qualquer um, que queira ser empreendedor, conseguir ter organização para gerir o seu dia de forma correta.

      Abraço

      26/03/2012 Luciano Larrossa

      Responder
  • Alexandre

    Pra quem está procurando por oportunidades para freelancers de TI recomendo o FreelaTI.com [1], uma ótima iniciativa nacional!

    [1] http://freelati.com

    Abraços!

    03/04/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Email Address *