F8 2017: 9 tendências para o futuro do Facebook Marketing

Anualmente, o Facebook realiza uma conferência para desenvolvedores chamada F8. O evento serve para recapitular os importantes passos que a maior rede social do mundo deu em sua trajetória e faz seus anúncios para o futuro próximo, quase sempre liberando uma nova função ainda durante o evento, que normalmente é aberto pelo próprio Mark Zuckerberg. Esse ano, o F8 2017 ocorreu nos dias 18 e 19 de abril, na cidade de San Jose na Califórnia.

O principal assunto esse ano foi realidade aumentada e realidade virtual, que parecem ser o carro-chefe do setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Ao que parece, a intenção do Facebook é novamente mudar a maneira como as pessoas produzem conteúdo na web através dessas tecnologias. Enumerei 9 dos principais anúncios e tendências para o futuro do Facebook Marketing revelados durante o evento, que pode conferir logo abaixo!

1. Realidade aumentada será o futuro do conteúdo

Você deve ter ouvido falar na tecnologia de realidade aumentada há alguns meses atrás. Ela foi o assunto principal de todo tipo de publicação sobre tecnologia com a febre de Pokémon GO, considerado o mais revolucionário jogo mobile já criado. Apesar da febre ter durado menos do que o esperado, o Facebook pretende utilizá-lo como o futuro de seu conteúdo.

f8-2017-zuckerberg

Isso explica, por exemplo, a ampla e recente utilização dos Stories no próprio app do Facebook, Messenger e Instagram. Como falado por Zuckerberg, a câmera será a primeira plataforma de realidade aumentada do Facebook. Apesar dos extensos trabalhos na área de realidade virtual, a principal vantagem que coloca a realidade aumentada na frente é a falta de necessidade na utilização de um equipamento especial.

Para a área de marketing do Facebook, é interessante acompanhar estes saltos, considerando que os planos do Facebook envolvem o uso da tecnologia para produção de conteúdo. No momento, é possível utilizar a realidade aumentada na criação de stickers e máscaras para aqueles que estão experimentando o beta fechado da plataforma.

2. Plataforma para criação de efeitos de câmera

Apesar de limitado, no futuro será possível criar seus próprios efeitos, algo que poderá ser amplamente aproveitado por sua marca. Atualmente em fase de testes, a plataforma para criação dos efeitos de câmera no Facebook é uma das promessas mais interessantes para divulgação das marcas. Como pôde ser visto no lançamento das Stories no Facebook, estúdios de cinema puderam incluir suas próprias lentes baseadas em suas criações, como os Guardiões da Galáxia da Marvel e os Power Rangers.

3. Realidade virtual: um Second Life mais real

f8-2017-spaces

Há cerca de 5 a 10 anos atrás, uma febre ainda maior que Pokémon GO assolou usuários de computador no Brasil inteiro. Se tratava do jogo Second Life, que permanece ativo até hoje. Nele, você criava uma personagem virtual e vivia, de maneira quase literal, uma segunda vida. O jogo viralizou como nunca havia se imaginado, a ponto de empresas normalmente mais conservadoras – como bancos já estabelecidos – a investirem nesse mundo virtual para garantir sua presença.

Através da tecnologia de realidade virtual, o Facebook planeja recriar a febre, mas de uma maneira ainda mais realista do que aconteceu no Second Life com o Facebook Spaces. O aplicativo entrou em fase beta logo após sua apresentação e atualmente está disponível para usuários do Oculus Rift. Através dele, será possível se encontrar com seus amigos em um ambiente virtual e assistir a conteúdo publicado no Facebook simultaneamente, incluindo fotos e vídeos em 360°.

Seu avatar também poderá fazer desenhos no ar e efetuar ligações para contatos do Messenger, inclusive enviando convites para que se juntem a você no lounge virtual. Enquanto a maior utilização da tecnologia tem sido explorada nos jogos eletrônicos, um app como o Facebook Spaces pode ampliar o escopo para todo tipo de negócios, principalmente os baseados em experiências.

Uma agência que trabalha com saltos de paraquedas ou voo de asa-delta, por exemplo, pode usar a tecnologia para criar uma viagem virtual para que o interessado tenha uma prévia do que sentirá no mundo real. E esse é apenas um dos mais variados exemplos que a tecnologia de realidade virtual pode proporcionar. Já imaginou visitar uma casa à venda sem ter de se locomover até lá?

4. Gifs por todos os lados

f8-2017-giphy

Um dos maiores bancos de GIFs do mundo e parceiros do Facebook, o Giphy anunciou três novos produtos destinados a rede social. O primeiro será usado no Messenger, permitindo que crie suas próprias animações curtas. Enquanto atualmente é necessário escolher as gifs, digitar uma palavra e procurar a mais apropriada, agora será possível editá-las da maneira que preferir. O Giphy Thoughts será usado na câmera do Facebook, permitindo ao usuário incluir coisas como balões de pensamento em pessoas, animais e objetos da foto, criando legendas para eles.

O mais interessante para quem faz marketing no Facebook é o Giphy Live, que permitirá a quem estiver transmitindo incluir pequenas animações antes de entrar ao vivo. Os espectadores também poderão brincar com a função utilizando hashtags para alterar as GIFs, por exemplo. A ferramenta pode ser uma grande aliada no aumento do engajamento entre o produtor de conteúdo e quem está assistindo.

5. Bots do Messenger parte 1: Atendimento

Uma das maiores atualizações anunciadas durante a F8 2017 foram os bots de chat do Messenger. As funcionalidades foram disponibilizadas aos usuários desde o momento da revelação, embora ainda deva levar algum tempo para serem implementadas no mundo todo. Entre as principais novidades dos bots para o Facebook Marketing, destaco a possibilidade de usar sua fanpage para convidar visitantes a interagirem com o software de maneira a conseguir ajuda para adquirir seu produto ou solucionar dúvidas, por exemplo.

f8-2017-bots

6. Bots do Messenger parte 2: Busca

Uma nova aba do Messenger foi criada especialmente para que usuários encontrem bots. Chamada Discover, a aba permitirá encontrar bots de fanpages e empresas locais para receber atendimento. Por exemplo, passou a ser possível encontrar o bot de sua pizzaria favorita para fazer um pedido ou entrar em contato com uma loja online para questionar a situação de entrega de um pedido, sem precisar que faça uma ligação ou até mesmo saia do Facebook para visitar o site da loja.

7. Assistente virtual M e Inteligência Artificial

O assistente virtual do Facebook Messenger se tornou mais intrometido, mas de uma maneira que pode ser positiva. Além de lembrar detalhes como aniversários e eventos, M observará suas conversas no aplicativo, oferecendo sugestões de acordo com palavras-chave que usar ao se comunicar. No momento, o Facebook permite a usuários americanos pedir delivery de refeições através do site delivery.com – disponível apenas nos Estados Unidos caso isso seja mencionado em uma conversa.

A tendência futura do Facebook para o assistente virtual do Messenger é expandir essa rede de parcerias, se aliando a diversas marcas e aplicativos para oferecer mais tipos de serviços. Além da apresentação, o plano futuro para o M é permitir que os usuários lidem com todos os detalhes diretamente pelo assistente, como pagamento e acompanhamento de entrega.

8. Inteligência Artificial para Fanpages

O terceiro pilar das apresentações do F8 2017 foi a inteligência artificial. Além do assistente virtual M, o Facebook está introduzindo as Smart Replies para fanpages. A função lê informações como horários de funcionamento, dados para contato e endereços de site e as usa para responder mensagens na página. Ou seja, o Smart Replies automatiza essa tarefa e economiza tempo no atendimento, permitindo ao dono de um negócio pequeno focar em atividades mais importantes para o crescimento da empresa.

9. Facebook Analytics

Antes disponíveis apenas para aplicativos, o Facebook Analytics está se expandindo para as fanpages e até mesmo para as conversões offline. A nova ferramenta para análise de métricas do Facebook também usará Inteligência Artificial para demonstrar os resultados conquistados em suas campanhas nas redes sociais. A principal e mais bem-vinda novidade é que profissionais de marketing digital poderão acompanhar toda a jornada de compra a partir de apenas um local, mesmo quando o visitante sair do Facebook para efetuar a compra em seu site.

Isso significa também que será mais fácil avaliar qual o retorno sobre o investimento em redes sociais, facilitando essa parte do trabalho. O Facebook Analytics também irá separar interações feitas através da fanpage, website, bot ou aplicativo, permitindo também criar públicos específicos baseados nesses dados.

f8-2017-analytics

Qual a maior novidade anunciada pelo Facebook na F8 2017?

Apesar da realidade aumentada ter o potencial de ser a nova forma de fazer conteúdo, minha aposta vai na melhoria dos chats para Messenger, que poderão agilizar o atendimento de muitos negócios, especialmente os que começaram agora e não possuem capital disponível para ter uma equipe de atendimento à disposição. Embora a realidade virtual seja considerada como o futuro, ainda irá demorar algum tempo para que os dispositivos se tornem mais acessíveis, limitando o uso do Facebook Spaces.

Por ora, acredito que as melhores mudanças virão através do uso da inteligência artificial para os analytics e chatbots. Vale considerar também a possibilidade de direcionar visitantes de sua fanpage para atendimento com os bots do Messenger. Mas agora deixo a pergunta para vocês: qual novidade anunciada na F8 2017 considera mais importante para o Facebook Marketing? Comente logo abaixo!

Artigos
Relacionados

Comentários (1)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.