O Rescue Time é a minha ferramenta de eleição para conseguir saber onde realmente anda a gastar o seu tempo. Com um site bastante simples, esta plataforma faz uma análise de todas as janelas que tem abertas no seu computador, criando posteriormente um relatório no qual diz quanto tempo perdeu em cada site. E isso tudo está disponível no site do Rescue Time a qualquer hora. Contudo, o software envia também um email todo o final de semana com um relatório completo de onde você andou a perder todo o seu tempo durante os dias de trabalho.

Mas para que isso possa adaptar-se a cada trabalhador freelancer, o site permite que você defina objetivos. Por exemplo, quando tempo pretende perder com sites de entretenimento durante o dia. Quando ultrapassar esse período, abre um aviso no qual diz que esse período diário já passou e portanto o melhor é mesmo você concentrar-se na sua produtividade. Além disso, permite que você dê “notas” a cada site relativemente à produtividade. Ou seja, sites como o Facebook ou Twitter podem ser considerados como “improdutivos” e serem avaliados em -2. No final da semana, o Rescue Time faz uma semana de todas as suas atividades e atribui uma nota à sua produtividade.

COMO UTILIZAR

Basta ir ai site do Rescue Time e baixar o software. Não é muito pesado e a instalação é rápida. Apartir daí cada vez que iniciar o computador ele começa a contagem. Tem uma versão gratuita e a outra paga, sendo que a paga tem um custo bastante baixo e mais algumas ferramentas que a gratuita. É sem dúvida um software que pode mudar a sua forma de trabalhar e “abrir aos olhos” para saber onde tem andado a perder o seu tempo.

Quer saber mais sobre o Rescue Time? Considere ler os seguintes artigos:

ADIRA AO RESCUE TIME!

Recomendamos-lhe o Rescue Time como uma das ferramentas de produtividade e controlo de tempo mais eficazes do mercado. Se por ventura decidir testar o Rescue Time, clique aqui!