17 ferramentas para marketing de conteúdo

Trabalhar com marketing de conteúdo é um desafio diário. Criação constante de novo conteúdo durante a rotina é uma das maiores dificuldades pelas quais profissionais da área precisam passar para que uma campanha seja bem-sucedida. No entanto, já existem uma grande variedade de ferramentas para marketing de conteúdo, que auxiliam em diversos estágios do processo, como criação da pauta e análise de resultados. Trouxe 17 destas ferramentas que pode usar em conjunto com sua estratégia e criatividade para criar posts relevantes e altamente ranqueáveis. Veja a lista completa logo abaixo:

Leia também: 19 melhores cursos online sobre Marketing Digital

1. Máquina de títulos Rock Content

Uma das poucas ferramentas em português da área, o gerador de títulos da Rock Content é excelente para a elaboração de pautas a partir de palavras-chave. Basta acessar a página clicando no link, inserir três termos e clicar no botão. A ferramenta irá gerar sete ideias de texto a partir desses textos, como pode ver na captura de tela abaixo, na qual inseri as palavras-chave “marketing de conteúdo”, “marketing digital” e “mídias sociais”. Alias alguns dos títulos sugeridos por esta ferramenta me ajudaram a fazer este post com 3o ideias de blog posts.

ferramentas-para-marketing-de-conteudo-maquinatitulos

2. Ahrefs Content Explorer

Uma das ferramentas para marketing de conteúdo mais completas da web. A plataforma conta com a possibilidade de pesquisar por todo tipo de tráfego de sites e páginas na web, desde o gratuito até o pago. Também conta com pesquisa de conteúdo, mostrando a popularidade de cada termo, exibindo listas de artigos mais lidos e compartilhados e seus respectivos números. Apesar do grande número de funcionalidades, o Ahrefs trabalha apenas com planos pagos e até mesmo o teste é pago, custando $7 por sete dias. Clique no link para conferir o Ahrefs.

3. Trello

Funcionando como um organizador de tarefas, o Trello é um dos melhores apps para se trabalhar na organização de pautas em equipe. Sua interface é regida através de cartões e listas, criadas da maneira que o usuário preferir. O app permite que insira comentários e links aos cartões, facilitando assim a colaboração entre as equipes. Conta com versões gratuitas e pagas, além de versões para iPhone e Android. Conheça o Trello. Se você não gostar do Trello, o Todoist ou o TickTick podem te auxiliar.

4. Squirrly

A proposta do Squirrly é uma das mais almejadas pelos profissionais do marketing de conteúdo. A ferramenta procura ao mesmo tempo criar um título que consiga ao mesmo tempo gerar interesse em um leitor, sem sacrificar sua capacidade de ranqueamento no Google. O Squirrly é um plugin para o WordPress e está disponível neste link.

5. Feedly

A ferramenta é utilizada como um leitor de notícias. Através dele, produtores de conteúdo podem compilar suas fontes de notícias e artigos em apenas um local, facilitando o acesso à informação. O Feedly pode ser associado à sua conta no Google ou Facebook, além de contar com versões para Android e iPhone. Conheça mais sobre o Feedly em sua página oficial.

Veja também: Quais mídias sociais devo usar no meu negócio

6. SEO Plugin by Yoast

Assim como o Squirrly, o plugin WordPress de SEO da Yoast é voltado para otimizar seus artigos para ranqueamento no Google. Ele auxilia os redatores no estabelecimento da palavra-chave, criação do título para SEO e conta com campo para edição da URL e inserção de meta-descrição. Conheça o plugin de SEO da Yoast no WordPress.

7. Buffer

Uma ferramenta para gerenciamento de mídias sociais, o plano gratuito do Buffer permite que agende publicações em seus perfis e páginas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. A plataforma conta com suas próprias ferramentas analíticas, disponibilizadas no plano pago. Também traz uma agenda com horários para as publicações baseadas nos horários de pico de sua página. Saiba mais sobre o Buffer.

8. AtomicWriter

Uma extensão para o navegador Google Chrome ou plugin para WordPress, o AtomicWriter é uma ferramenta que analisa todos os dados de seu site. Ele procura pelos conteúdos com maior visualização e engajamento, apontando o que está funcionando em sua estratégia. A extensão/plugin também traz dicas de como melhorar seu conteúdo ao analisar corpo do texto, título, audiência e linguagem utilizada. Requer uma conta no Google Analytics para ser usado.

9. Twords

Mais voltado para a melhora na produtividade e habilidades do criador de conteúdo, o Twords é um aplicativo web que rastreia sua escrita, analisando seus melhores dias e horários para redigir. Além disso, pode configurá-lo para rastrear seu progresso em um trabalho específico, como um artigo mais longo do que está acostumado. O último destaque do Twords está em seus desafios de treinamento, permitindo que o redator treine diferentes estilos e formas. Conheça mais sobre o Twords.

10. Portent’s Content Idea Generator

Semelhante ao gerador de títulos da Rock Content, essa plataforma também auxilia redatores na criação de títulos. Apesar de mais completo que o da Rock Content – já que dá algumas dicas de como abordar o texto a partir do título gerado – a ferramenta está disponível apenas em inglês. Isso faz com que tenha de adaptar o título ao idioma, o que nem sempre funciona. Clique no link para conhecer o Portent’s Content Idea Generator.

Leia também: 15 ferramentas para profissionais de social media

11. BuzzSumo

ferramentas-para-marketing-de-conteudo-buzzsumo

Uma das ferramentas para marketing de conteúdo mais conhecidas no mercado, o BuzzSumo é utilizado para encontrar os termos e assuntos mais populares do momento. Além disso, ele permite conhecer as principais autoridades em uma área em específico. Para usá-lo, basta acessar sua página e digitar qualquer termo, domínio ou palavra-chave para ter mais dados sobre sua presença na web.

12. Colibri.io

Uma ferramenta voltada ao profissional de marketing de conteúdo. O Colibri.io permite que faça buscas por assuntos relevantes aos de sua área na web e redes sociais como Facebook e Twitter. Isso permite ao profissional saber o que está sendo mais comentado e se inserir em uma conversa sobre o assunto, dando a ele mais oportunidades de interagir com nomes conhecidos de sua área e construir seu próprio nome como influenciador na internet. Saiba mais sobre os serviços do Colibri.io e fique atento para não cometer esses erros de networking ao contatar estes profissionais!

13. Google Analytics

É impossível saber se sua campanha está sendo bem-sucedida sem essa ferramenta. Através do Google Analytics é que pode analisar os números de visitação em seu site. A ferramenta permite mensurar dados dos consumidores e comportamento dos visitantes de seu site. É através dela que pode avaliar o que está funcionando e o que precisa ser reavaliado em sua estratégia de marketing de conteúdo. Não deixe de registrar seu blog ou site no Google Analytics o quanto antes!

ferramentas-para-marketing-de-conteudo-analytics

14. Keyword Tool Dominator

Uma das ferramentas mais indicadas para quem procurar gerar conteúdos para a cauda longa da internet. O Keyword Tool Dominator é gratuito e requer apenas login no Google Autocomplete Tool (também grátis) para começar a usar. Acessando o site, basta digitar um termo geral e iniciar a busca. Os resultados são ranqueados em uma escala de 1 a 10, na qual o número 1 é o mais popular e o 10 o menos de todos os resultados. Também pode ser usada para pesquisas de conteúdo no YouTube e Amazon.

15. Blog Post Headline Analyzer

Assim como o Squirrly, o Emotional Headline Analyzer busca um equilíbrio entre resposta emocional e análise de SEO em um título. A ferramenta leva em consideração o quanto um determinado título incita emoções como medo, alegria e raiva e gera uma nota percentual. Assim como o Content Idea Generator, seu único revés é estar apenas em inglês, exigindo adaptação para o português. Conheça o Blog Post Headline Analyzer.

Veja também: As 20 dúvidas mais comuns sobre Facebook Marketing

16. Draft

O Draft é uma das ferramentas para marketing de conteúdo com o objetivo de melhorar a escrita do produtor de conteúdo. Ela pode ser usada tanto singularmente quanto em equipe. Entre suas funcionalidades, ela permite a criação de novos documentos a partir de apenas uma ideia, além de dar acesso a membros de sua equipe para fazer anotações em seus textos, entre outros. Um de seus grandes destaques é o botão de “simplificação”, que faz a plataforma analisar seu texto e sugerir edições para que um artigo não fique demasiado prolixo. Clique no link para conhecer o Draft.

17. Inbound

ferramentas-para-marketing-de-conteudo-inbound

Assim como o Colibri, o Inbound é uma comunidade online voltada ao marketing de conteúdo. No entanto, ele se diferencia do Colibri por também trazer funcionalidades comuns ao Feedly, permitindo que registre seus assuntos de interesse e receba novos conteúdos referentes ao assunto periodicamente. Além do networking, o Inbound também pode ser usado para conseguir trabalhos na área. No entanto, a comunidade também está apenas em inglês, exigindo domínio do idioma para conseguir trabalhos por lá. Acesse o Inbound.org.

18. Sweet Process

Ideal para quem precisa delegar a criação de artigos. O Sweet Process é uma ferramenta que cria checklists para a sua equipe. Basta que você crie uma sequência de tarefas para a criação de artigos – pode colocar vídeo também – e depois replica ele para outros redatores ou futuros redatores que venham a fazer parte da sua equipe. Comece a usar aqui o Sweet Process.

Quais ferramentas para marketing de conteúdo utiliza em sua rotina?

Usar todas as ferramentas simultaneamente é, obviamente, tarefa impossível. Mesmo assim, recomendo que analise quais são as opções mais viáveis para o seu negócio e realize testes para que possa definir quais serão suas favoritas. De toda a lista, a única recomendação que considero obrigatório é o Google Analytics. Quais suas ferramentas para marketing de conteúdo favoritas? Compartilhe conosco e vamos discutir como cada uma delas pode auxiliar na rotina do profissional de marketing.

Artigos
Relacionados

Comentários (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.