[Guia Completo] Quais métricas de vídeo posso acompanhar nas redes sociais?

Mais de 80% das pessoas que trabalham com marketing digital gostariam de ingressar na área de vídeos e transmissões ao vivo durante esse ano, como revelado nessa pesquisa. A tendência se prova cada vez mais verdadeira ao ver que mídias sociais como a do Facebook e Instagram têm apostado cada vez mais nesse formato – só nesse ano o Facebook liberou a possibilidade de fazer lives do PC e o Instagram também passou a permitir transmissões ao vivo. Mas cada uma destas redes oferece diferentes tipos de informações, algumas mais completas, outras mais limitadas. Confira o guia abaixo para saber como as métricas de vídeo funcionam para cada mídia social e o que pode medir em cada uma delas!

Facebook: Acessando as métricas de vídeos e transmissões ao vivo

O Facebook é uma das redes sociais que providenciam mais informações e métricas em relação aos materiais em vídeo publicados em sua fanpage. Após a exibição do vídeo ou da live, as informações de alcance, reações e métricas no geral ficam dispostas na área de vídeos de sua fanpage. Siga os passos abaixo para conferir o relatório disponibilizados pelo Facebook.

1 – Acesse sua fanpage;

2 – Entre em Informações;

metricas-de-videos-tutorialfacebook

3 – Escolha Vídeos no menu lateral;

metricas-de-videos-tutorialfacebookvideos

4 – Na parte superior, é possível visualizar as métricas gerais de seus vídeos como um todo. Role para baixo para escolher um vídeo em particular e visualizar suas métricas individuais;

metricas-de-videos-tutorialfacebookescolher

5 – Saiba o impacto que seu vídeo teve com os seguidores de sua fanpage. Vale lembrar que tanto vídeos gravados quanto transmissões feitas ficam disponíveis na lista. Apenas uma métrica adicional é incluída no caso das lives do Facebook.

metricas-de-videos-tutorialfacebookindividual

Como o Facebook gera suas métricas de vídeos e lives

O Facebook leva em consideração o tempo de vídeo assistido na formulação de suas métricas, além dos dados de todo tipo de post, como alcance, cliques e engajamento, como pôde ser visto no tutorial acima. Uma visualização de vídeo é contada apenas após três segundos após aberto Vale considerar que esse conteúdo reproduz automaticamente após um usuário passar por ele e também se repete automaticamente após seu fim. Vídeos com 30 segundos ou menos de duração continuem a reproduzir automaticamente por cerca de 90 segundos.

Apesar de atualmente os vídeos começarem sem som, o Facebook anunciou recentemente que os vídeos voltarão a ser reproduzidos automaticamente com som. A duração máxima de vídeos no Facebook é de 120 minutos – duas horas – ou um arquivo que ocupe até 4GB. No caso dos vídeos em 360°, a duração cai para 10 minutos e o tamanho máximo de arquivo para 1,75GB. É possível incorporar um vídeo do Facebook à seu blog ou site, como fiz logo abaixo:

Já para as métricas de transmissões ao vivo, os critérios do Facebook não chegam a mudar muito. Assim como nos vídeos gravados, a visualização só é contada quando três segundos são assistidos, assim como a reprodução e repetição também são automáticas. A diferença fica na duração, já que as lives podem levar 240 minutos, o dobro do que é possível em um vídeo gravado. Também é possível incorporá-lo em seu site ou blog.

O Facebook avalia as seguintes métricas para os vídeos publicados em sua plataforma: minutos de visualizaçãovisualizações únicas – ou seja, que viram seu vídeo ao menos uma vez -, visualizações do vídeovisualizações de 10 segundostempo médio de vídeo assistido, além de alcance, audiência e engajamento. As transmissões ao vivo também mostram estas mesmas métricas, adicionando apenas mais uma, chamada pico de espectadores ao vivo.

Instagram: Acessando as métricas de vídeos, histórias e lives

As métricas do Instagram não oferecem tantos detalhes como podem ser vistos no Facebook e YouTube (para já). Apesar disso, a mídia social tem se adaptado cada vez mais à profissionais de marketing e profissionais que utilizam o Instagram para impulsionar seus negócios. Vale mencionar que o Instagram divulga mais informações sobre sua performance caso seu perfil seja voltado a negócios. Para acessar as métricas dos vídeos gravados em seu Instagram, siga estes passos:

1 – Acesse seu perfil;

2 – Vá até um vídeo que tenha publicado;

metricas-de-videos-tutorialinstagram

3 – Clique no contador de visualizações;

metricas-de-videos-tutorialinstagram-contador

4 – Veja o número total de visualizações e os perfis que curtiram aquele vídeo. Vale notar que não existe um contador para outras métricas no perfil pessoal. Já no voltado a negócios, também é possível verificar o alcance, número de impressões – cada vez que seu vídeo foi visto, mesmo que por uma mesma pessoa – e engajamento.

metricas-de-videos-tutorialinstagram-resultado

O processo é bastante semelhante para as histórias no Instagram, com poucas diferenças. Repita o primeiro passo do processo anterior e confira o restante dos passos abaixo:

2 – Entre na história que deseja visualizar as métricas;

3 – Deslize para cima;

metricas-de-video-tutorialinstagramstories

4 – Confira o número de visualizações e os usuários que curtiram sua história. Assim como nos vídeos, usuários que possuem perfil comercial do Instagram poderão ver as métricas mencionadas anteriormente. No caso das histórias, também é mostrado o número de pessoas que saíram no meio.

metricas-de-video-tutorialinstagramstories-visualizacoes

Observação: As métricas das histórias no Instagram ficam disponíveis durante as 24 horas que ela está publicada. Após esse período não é possível resgatar essa métrica.

Conseguir as informações de visualizações e engajamento nas transmissões ao vivo do Instagram é fácil. No entanto, é importante se lembrar que elas ficam disponíveis apenas enquanto a live está acontecendo. O número de pessoas visualizando aparece no canto superior esquerda da tela enquanto está transmitindo. Ao encerrar a transmissão, o Instagram mostra quantos perfis assistiram ao vídeo. Recomendo fortemente que faça uma captura de tela nesse momento, já que esta informação se perderá assim que confirmar o fim da live.

Leia também: Instagram para Negócios: o Guia Completo!

Como o Instagram gera suas métricas de vídeos, histórias e lives?

Assim como no Facebook, os vídeos do Instagram só contam as visualizações após três segundos de vídeo. Eles também reproduzem e repetem automaticamente – porém sem som a não ser que o espectador o habilite. Os vídeos do Instagram podem ter apenas 60 segundos de duração e podem ser incorporados em sites ou blogs. Porém, diferente do que acontece no Facebook, visualizações de vídeos incorporados não contam para a métrica.

A visualização da história conta a partir do momento que ela é aberta. além de ser reproduzido automaticamente à medida que vai se desenrolando. Porém, as histórias não se repetem automaticamente, passando para a história do próximo usuário na fila. Cada vídeo inserido em uma história pode durar apenas 10 segundos e não pode ser incorporada a blogs ou sites.

A mesma regra se aplica às transmissões ao vivo, que já contam uma visualização no momento que alguém a acessa. Vale lembrar que, no momento, todos os seguidores recebem uma notificação a partir do momento que começa sua live, mas esta é uma funcionalidade que deve desaparecer em breve. Cada transmissão pode durar até uma hora, mas não aparece no feed, não podendo ser reproduzida automaticamente. Como a transmissão desaparece após feita, também não é possível repeti-la, como acontece no Facebook.

Snapchat: Acessando as métricas das histórias

O Snapchat ainda está a se adaptar para atender os diferentes tipos de negócio. Apesar da base forte e mais de 10 milhões de histórias sendo vistas diariamente, um “analytics” para essa mídia social ainda não foi disponibilizado. Algumas ferramentas externas auxiliam nessa área, mas é possível extrair informações do Snapchat no aplicativo original. Para isso, acesse seu perfil no Snapchat, entre em sua história e deslize para cima, da mesma maneira que fez no Instagram Stories.

metricas-de-videos-tutorialsnapchat

O Snapchat mostra informações de maneira semelhante ao Instagram, mas, além do número de visualizações, ele mostra também quando um usuário tirou uma captura de tela do seu snap. Além do número, ele mostra a lista de quem viu sua história, avisando para você quais deles tirou uma screenshot colocando seu nome em verde.

Os vídeos usados nas histórias do Snapchat também possuem duração máxima de 10 segundos, além de serem reproduzidos automaticamente após iniciar o primeiro. O Snapchat conta a visualização a partir do momento que alguém abre o snap. Não é possível incorporar os snaps a um site ou blog nativamente.

YouTube: Acessando as métricas de vídeos do seu canal

O YouTube, junto ao Facebook, é um dos mais completos em relação às métricas de vídeo disponíveis para os canais. Para acessá-las, acesse seu perfil clicando em sua foto no canto superior direito da tela e escolhendo a opção Estúdio de Criação. Em seguida, siga os passos abaixo:

estudio youtube

1 – Clique em Analytics no menu lateral;

analyics youtube

2 – O YouTube o informará das métricas gerais de seu canal. Para acessar as informações sobre um vídeo em específico, use a barra de pesquisa e coloque o nome específico do vídeo:

pesquisar por video no youtube

Vale lembrar que o YouTube oferece uma grande variedade de relatórios para analisar as métricas de seus vídeos, todas disponíveis após acessar o painel do Analytics. Relatórios que apontam tempo médio de execução de seus vídeos, locais onde seus vídeos estão sendo mais vistos e envolvimento dos inscritos com seu conteúdo podem ser acessados através dele.

Enquanto as outras redes sociais descritas aqui possuem regras bastante claras para contar um vídeo como visualizado, o YouTube usa um algoritmo para determinar se uma visualização conta ou não. Os vídeos não são repetidos automaticamente, mas o usuário é encaminhado para outro vídeo sugerido ao final. O tempo máximo de um vídeo para usuários padrão é de 15 minutos. Porém, ao verificar sua conta, o tempo é ilimitado, ficando o material limitado apenas por seu tamanho. O máximo autorizado pelo YouTube é 128 GB.

Leia também: Facebook – 4 maneiras de criar públicos semelhantes

Quais métricas de vídeos leva em consideração na sua estratégia?

Não é necessário que acompanhe todas essas métricas de vídeo em sua estratégia de marketing digital, sendo possível até mesmo combinar informações para criar suas próprias. O ideal é que acompanhe as que possuem papel crucial em seu planejamento, para assim poder avaliar os resultados de seus esforços. Agora é sua vez: nos conte quais tipos de métricas são as que mais acompanha ou as que mais recomenda para os outros leitores do site?

Artigos
Relacionados

Comentários (1)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.