HTML: a linguagem que você precisa dominar (curso grátis)

De alguma forma você trabalha com web? Caso trabalhe, aprender HTML poderá ser muito útil a você em sua profissão, do contrário pode ser um bom investimento para aumentar seus conhecimentos pessoais e também ter um hobby, se entreter, desafiar e divertir.

Conhecendo o HTML

Se você ainda não conhece o HTML, saiba que ele é o responsável pela internet que conhecemos hoje. Todos os sites da web são estruturados em HTML. Trata-se de uma linguagem de marcação de conteúdo. Através dessa linguagem é definido o que será um título, um parágrafo, um link, enfim todos os elementos das páginas que todos acessamos diariamente.

Por simples curiosidade você pode pausar a leitura do artigo agora mesmo e clicar com o botão direito do mouse em qualquer área dessa página e localizar a opção “Exibir código-fonte da página”, ou “Exibir origem” ou outras variações do tipo (depende de cada navegador). Ao fazer isso você verá todo o esqueleto da página, o documento HTML completo.

O interessante da linguagem é que todo sistema web – pela mais variada linguagem de servidor que ele possa usar (PHP, Java, Ruby, Python) – o resultado final sempre será definido em HTML. Isso acontece porquê esse é o modo de estruturar as informações aceito por todos os navegadores.

Ebook - Ser Freelancer

Porque aprender HTML?

São inúmeros os motivos. Você pode começar simplesmente para ampliar seus horizontes, saber como são feitos os sites, o modo como são estruturados, conhecer os porquês da linguagem de marcação. Você também pode querer fazer sua própria página ou documento personalizados.

Para fazer sua própria página você certamente encontrará muitos editores visuais (do tipo WYSIWYG), aqueles editores com botões para tudo; definir título, colocar texto em negrito, inserir imagens, etc. Se você conhece o WordPress sabe que o editor de conteúdo possui duas abas, “Visual” e “Texto”. A aba “Visual” é um desses editores, enquanto que a aba “Texto” é onde você consegue ver o texto puro do conteúdo, incluindo as tags HTML que foram inseridas a ele.

Pois então, pense que você está fazendo seu conteúdo no WordPress e algo não aparece em tela como esperado; caso você tenha uma noção de HTML, muito provavelmente você saberá como resolver esse problema acessando o código que está por trás daquilo que está sendo visto. Em alguns casos esse tipo de editor acaba também por inserir tags desnecessárias ou replicadas na página, logo com algum conhecimento da estrutura do HTML, você tem amplas condições de fazer uma limpeza no código antes que esse conteúdo seja publicado.

Essas intervenções pontuais no conteúdo atualmente é muito usada por jornalistas, produtores e editores de conteúdo que precisam inserir links, incorporar vídeos, definir trechos do texto como citação, título e outras modificações do gênero em suas redações.

Assim como esses profissionais citados, um outro bom exemplo de especialização que precisa ter uma noção do HTML é o profissional de Marketing Digital. Além das intervenções vistas anteriormente, quem trabalha com marketing na web frequentemente precisa inserir códigos de acompanhamento em meio aos seus projetos, trechos de código de redes sociais como o pixel de conversão do Facebook, incorporação de widgets de outros sites. Realizar essas e outras tarefas do tipo com o mínimo de conhecimento do HTML fica muito mais simples, você não corre o risco de interferir em locais indevidos do código e também consegue fazer as mudanças desejadas sem a necessidade de algum especialista ou programador.

Resumo do projeto

Então você decide aprender HTML e não sabe por onde começar, qual livro ler ou qual curso se inscrever. Apresento a você a Kodame. A Kodame (clique aqui para conhecer) é uma empresa especializada em educação e treinamentos, atua com o ensino de programação. No entanto não é sobre os cursos ministrados pela empresa que estamos falando aqui, mas sim de uma excelente ferramenta por lançada por eles; uma plataforma de ensino de programação online própria e (o melhor) grátis!

kodame-cursos-programacao-online-gratis

A proposta é incentivar o aprendizado de programação a todos os interessados e também aqueles que desejam ingressar na carreira através de uma metodologia muito interessante. Na plataforma da empresa você consegue inserir seus códigos online e em tempo real ver o resultado daquilo que você acabou de programar, sem que para isso você precise configurar servidor ou qualquer outro pré-requisito de processamento do código. É simples assim, você acessa e começa a escrever seu código.

Clique aqui para se inscrever no Kodame

Cadastro

Para se cadastrar no site você precisa apenas informar um email válido e que você utilize. Após o cadastro do email, você precisará ativar sua conta no link que será enviado a ele.

Ao clicar nesse link você será direcionado a uma nova tela onde você vai definir sua senha de acesso. Você também consegue acessar todo o conteúdo do site mesmo sem cadastro, no entanto somente ao acessar sua conta com o email e senha cadastrados é que você consegue salvar os códigos feitos e também o seu progresso em cada curso.

Logo após definir a senha, bem como a cada login feito, você será redirecionado ao seu perfil de aluno. Aqui você pode editar suas informações, trocar a foto do seu avatar e outras configurações da conta (os ajustes são opcionais).

kodame-editar-perfil-aluno

Um detalhe muito interessante é que o sistema mostra a você a quantidade de linhas que você codificou, no começo você cria códigos de uma ou duas linhas, mas a medida que as instruções avançam seu código ganha corpo e você acaba fazendo muito mais código do que imaginava ser capaz de fazer. É uma métrica também divertida para você se auto-desafiar ou quem sabe eles planejam realizar algum tipo de disputa ou trabalhar a gamefication entre os alunos com isso, bem bacana mesmo.

Logo abaixo dessa última informação você tem o botão de acesso a todos os cursos que a empresa oferece nessa plataforma.

Como funciona/metodologia

Dentro da plataforma de ensino você encontra o conteúdo dividido em cursos. Até a redação desse artigo apenas um único curso estava liberado, mas é possível ver quais serão os próximos lançamentos, assuntos que serão abordados nos cursos futuros (veja o que diz o descritivo do curso Primeiros Algoritmos, que demais!). Você também poderá observar que uma mesma linguagem terá vários cursos dentro da plataforma, cada curso com um foco e uma abordagem específica.

Os cursos possuem uma pauta principal que é dividida em instruções, uma instrução por sua vez é composta de vários exercícios. Essa separação ocorre por conta da organização do conteúdo e agrupamento do mesmo por assuntos relacionados entre si e pertencentes a uma pauta principal, um certo objetivo a ser alcançado.

Ao abrir um curso, no caso o de Introdução ao HTML que você está prestes a começar, você pode conferir as instruções a esquerda e a direita os principais conhecimentos que você irá adquirir ao fazer o curso. Caso você já tenha feito algum exercício, esteja com o curso em andamento, logo abaixo das instruções são mostrados os totalizadores de exercícios feitos e exercícios existentes para cada uma; e a direita uma caixa exibe seu progresso com relação ao curso todo e ofere a opção de continuar em qual exercício você parou.

kodame-curso-html-progresso-acompanhamento

Mãos na massa

Abrindo uma instrução você já é redirecionado para o primeiro exercício. O material a ser estudado está presente a esquerda da tela, juntamente com alguns elementos de desempenho (porcentagem de conclusão da instrução e em qual exercício você está). Sempre ao término do texto – em geral último parágrafo – de cada exercício é proposto um desafio ao aluno e é esse desafio que deve ser feito no editor de códigos disponível a direita da tela.

kodame-exercicio-curso-html

O editor conta também com um uma área de “Visualização”, sempre que você clica no botão “Executar” o sistema roda o código feito e exibe o resultado obtido nesse espaço. Você pode ampliar a área de visualização se desejar clicando no botão com sinal de “mais” (+) e depois restaurar o tamanho original clicando no mesmo botão, que passa a ter o sinal de “menos” (-).

A medida que o conteúdo vai se aprofundando, o editor de códigos passa a trazer algumas estruturas prontas onde você precisará fazer os incrementos, alterações necessárias para que a solução proposta pelo exercício seja alcançada. Se em meio a codificação você não estiver satisfeito com o código que está fazendo e queira recomeçar a partir do conteúdo fornecido pelo sistema, basta clicar no botão “Recomeçar”. Por outro lado se quiser deixar salvo para finalizar o exercício posteriormente, você deve clicar no link “Salvar rascunho” localizado no topo do editor.

Caso você tenha dúvidas com relação ao que precisa ser feito, o botão “Ver instruções” quando clicado mostra informações adicionais para te ajudar com seu código.

Além de rodar as linhas de código criadas e mostrar o resultado na aba “Visualização”, o botão

“Executar” tem a principal função de servir como seu professor particular. Caso você envie um código inválido ele irá te corrigir e isso se repetirá até que você consiga fazer o que está sendo proposto.

Esse ambiente de estudos da Kodame não permite avancar entre as instruções e exercícios sem que você tenha feito os exercícios anteriores, logo para completar o treinamento é preciso fazer todos eles.

Você quer aprender HTML?

Está aí uma excelente forma de aprender HTML de maneira prática e direta. Te convido a conhecer o projeto e depois deixar aqui suas impressões.

Artigos
Relacionados

Comentários (6)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Davi

    Excelente Artigo, Estou adorando visitar este site, sempre com artigos de qualidade e inovador...

    Parabéns!

    29/01/2016

    Responder
  • Edson

    Excelente oportunidade de aprendizagem...

    Parabéns!!!!

    30/01/2016

    Responder
  • Paulo

    Hoje não precisa ser um dev front end para poder aprender HTML! e com a vinda do HTML5 muito mais semântica.

    06/02/2016

    Responder
  • José

    A clareza do texto incentiva a descoberta de mais conhecimento sobre os temas apresentados. Parabéns.

    12/02/2016

    Responder
  • Eduardo

    Aprender HTML é fundamental para entender o básico das páginas web. Se você quer começar a trabalhar neste meio, recomendo que faça este curso, por ter um bom conteúdo e o melhor, grátis!

    29/02/2016

    Responder
  • Nelly

    Obrigada pela dica!!

    Adorei o site e já fiz o curso.
    Foi excelente!

    08/04/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.