30 ideias de blog posts que pode começar a usar hoje mesmo

Um problema recorrente na vida de qualquer redator freelancer ou profissional de social media: ter ideias sobre quais conteúdos deve postar no blog da empresa. Com a rotina de criação de postagens, cair em um ciclo de ideias pouco criativas pode se tornar um problema em pouco tempo. Ferramentas como o gerador de títulos da Rock Content podem ser boas soluções em combinação com o Google Keyword Planner mas, não resolvem todos os seus problemas. É importante ter uma lista de potenciais títulos e ideias de títulos para usar em qualquer momento. Por esse motivo, compartilho com você 30 ideias ou questões que podem se transformar em publicações para os seus blog posts. Grande parte delas uso aqui no meu blog e espero que elas sejam úteis para você!

1. Quais são as perguntas mais comuns dos visitantes?

Seja pelos comentários ou emails, faça uma pesquisa em seus meios de contato e descubra quais deles são as mais comuns. Grandes ideias podem vir dos questionamentos. Uma boa estratégia para saber as dúvidas comuns é instalar um chat online no site. Ao falar com seus visitantes no chat, vai entender quais são as suas principais dúvidas e isso vai gerar ideias para novos artigos no seu blog!

2. Qual a melhor notícia recente sobre sua indústria?

Notícias impactantes podem ser grandes ideias para posts opinativos. Pesquisas acerca do assunto e qual seu impacto também pode ser publicado.

3. Algum assunto o deixou frustrado?

Alguma notícia relevante à sua indústria se revelou ser frustrante? É possível também pensar em posts opinativos ou pesquisas para falar sobre as consequências dessa notícia. Por vezes, textos de opinião costumam ter um impacto muito interessante. Este aqui é um bom exemplo: 10 coisas que a faculdade nunca vai ensinar sobre freelancing.

4. Dicas para iniciantes

Assim como faço em posts como o 10 razões para o seu negócio usar o Instagram, dicas para iniciantes na sua área são uma boa maneira de criar blog posts. Uma das grandes dificuldades de profissionais mais experientes é justamente colocarem-se no lugar de alguém que está começando. Se você conseguir sair dessa sua “bolha” de maior experiência e ajudar aqueles que estão iniciando, as suas visitas vai crescer.

5. Conte histórias

As histórias por vezes criam um engajamento muito grande. Este exemplo do Pedro: o cara que nunca quis investir um publicidade é um excelente exemplo do como uma história pode gerar uma grande quantidade de visitas.

6. Viu alguma publicação no Twitter que merece uma resposta mais longa?

O serviço de microblog do Twitter permite ter acesso a milhares de opiniões em uma velocidade considerável. Encontrou algo controverso que acredita necessitar de uma resposta, mas que não caiba no limite de 140 caracteres? Então faça-a em seu blog e a divulgue nas redes sociais!

7. Trechos de uma apresentação feita por você

Deu alguma palestra ou está sediando um webinário? Pegue alguns trechos de sua apresentação e os transforme em um blog post para impulsionar o interesse dos visitantes! Aproveitando a dica, não deixem de conferir minha nova plataforma dedicada aos webinários, o LoopWebinar, que traz maior simplicidade e ferramentas atualizadas de acordo com o mercado.

8. Quais dificuldades enfrentou no seu dia-a-dia?

Pensar nas dificuldades que você enfrenta no dia-a-dia e transformar isso num post pode ser outra excelente ideias de artigo. No entanto, deve ter cuidado para não deixar essas ideias desaparecerem com o tempo. Sempre que tiver uma ideia, anote ela no bloco de notas do seu celular ou no próprio Evernote.

9. Fez algo que deu muito resultado com você?

Um dos grandes receios de quem escreve um blog é o de compartilhar aquilo que sabe. Ficam com receio que outras pessoas possam copiar. Perca esse medo! Geralmente, compartilhar o que fez sucesso só vai levar você a ter a admiração de outras pessoas e de o verem como um exemplo!

Veja também: 10 conselhos indispensáveis para aumentar a produtividade de uma vez por todas

10. Alguém da sua área fez algo relevante?

Não é apenas das suas experiências que vive o conteúdo do seu blog. Ele também pode ter relatos de boas estratégias usadas por outros profissionais desde que, obviamente, não sejam seus concorrentes diretos.

11. Comparações de produtos ou serviços

Comparar produtos e serviços semelhantes também são ideias que pode utilizar em seu blog. Leitores que estão em dúvida podem utilizar seu texto como referência no momento de selecionar qual produto irá adquirir.

12. Análises de produtos

Análises de produtos – popularmente conhecida como reviews – também são boas ideias para seu blog. Análises sucintas e bem descritas são bons caminhos para se tornar uma autoridade em uma área do mercado. Confira no link o review que fiz do aplicativo CloudApp.

13. Entrevistas

blog-post-entrevista

Teve a oportunidade de conhecer uma referência em seu ramo de negócios? Então tente marcar uma entrevista com ele para o seu blog! Veja como fiz aqui com o Pedro Caramez ou com o Conrado Navarro por exemplo.

14. Cartas abertas

Esse tipo de ideia pode ser combinada às dicas 2 e 3 dessa lista. Redigida no formato de carta, você pode, através do seu blog, expressar sua opinião em relação à atitude de alguma entidade acerca da sua área de atuação.

15. Pesquisa de opinião

Usando suas páginas nas redes sociais ou formulários de pesquisa como os fornecidos pelo Google, é possível criar novos posts baseados nos resultados. Por exemplo, pode levantar um questionário a seus seguidores e fazer uma postagem analisando seus determinados comportamentos em relação a produtos de sua área.

Veja também: 8 motivos para qualquer freelancer abrir um blog hoje!

16. Pesquisa de opinião com especialistas

Parecida com a sugestão anterior, nesta você irá pesquisar sobre as opinião das referências do mercado. Especialmente útil quando se já possui um bom networking dentro do seu mercado. Apenas lembre-se de não cometer os erros dessa lista!

17. Viagens recentes

Está a viajar para participar de conferências ou palestrar em eventos? Então considere fazer posts sobre essas viagens e suas impressões sobre os eventos. Normalmente os faço em minha página no Facebook ou Instagram, mas também pode aplicar essa estratégia a um blog post.

18. Experiências com novos apps

A maioria de suas experiências podem ser uma inspiração para novos posts. Usou algum app que melhorou sua produtividade ou a de sua equipe? Conte qual aplicativo é esse e como conseguiu essa melhora! Por exemplo, o Slack me ajudou imensamente na comunicação entre minhas equipes de trabalho, tanto que dediquei um post a ele.

19. Lista de personalidades

Uma boa maneira de melhorar seu networking ao mesmo tempo que cria blog posts é montar uma lista de personalidades dentro de uma área de negócios similar a sua. Influenciadores, professores e empreendedores de renome são alguns tipos de profissionais que pode ter em sua lista.

20. Futuros planos

Novos anúncios sobre seus produtos ou até mesmo novas seções em seu blog devem ser noticiados. Por isso, não deixe de comentar sobre o que está trazendo de novo para seus seguidores.

21. Listas com dicas

Listas com várias dicas sobre um tema geralmente funcionam muito bem. Se reparar aqui no meu blog, “abuso” bastante nesse esquema. “15 estratégias para” ou “12 formas de” são alguns dos títulos que costumo usar. Vá por mim: o Google e redes sociais adoram este gênero de artigos.

22. Como entrou para o ramo?

Muitos seguidores me perguntaram como eu comecei a trabalhar com o Facebook. Por isso, criei um vídeo especial em meu perfil nas redes sociais comentando sobre como foi meu início na área. Embora eu tenha optado por um vídeo nas redes sociais, você também pode criar um blog post ou um vídeo em seu canal do Youtube, seja qual considere a melhor plataforma para isso.

23. Como começou o seu ramo de negócios

Além de contar a história sobre seu trabalho ou a de sua marca, você também pode falar sobre as origens de seu próximo negócio. Através dele, pode estabelecer uma linha temporal sobre a evolução do seu mercado, finalizando com previsões próprias sobre o futuro.

24. Retrospectivas

Especialmente úteis em finais de ano, as retrospectivas podem ser usadas de diversas maneiras. Seja uma maneira de organizar seus principais aprendizados no ano que passou ou até mesmo contar sobre as experiências profissionais únicas que teve durante esse período.

25. Previsões

Na mesma linha que o item anterior, uma boa ideia de post para o fim de ano é uma previsão sobre tendências de sua área que podem estar por vir. Inclusive pode usar este mesmo post em uma retrospectiva para comparar o que acertou e o que errou nestas previsões.

Exemplo: 7 características que qualquer freelancer precisa para ter sucesso em 2016

26. Dicas sobre criatividade

Esse post é um exemplo por si só. Assim como acontece com leitores e seguidores do meu blog, seus leitores e seguidores muitas vezes também possuem dúvidas semelhantes. Por isso, não hesite em comentar sobre as técnicas que usa para aguçar sua criatividade.

27. Conteúdo em vídeo

Alguns tipos de conteúdo podem funcionar melhor em vídeo do que em blog posts. Por isso, considere também um canal no Youtube para levar conteúdo de outra forma a seus seguidores. Confira este texto com 15 dicas para criação de conteúdo em vídeo para suas redes sociais para saber como começar!

28. Comente sobre livros que leu

Ao invés de fazer um review, como falei na dica 12, você pode fazer comentários ou indicar um livro que tenha lido recentemente. Mesmo que o livro não seja de sua área, pode usá-lo para estabelecer paralelos com sua área de atuação. Se for de sua área, ainda pode ter uma chance de ter seu conteúdo divulgado pelo próprio autor! Veja este e este exemplo de livros que li e depois escrevi sobre eles.

29. Comente sobre filmes recentes

Assim como falei no item anterior, pode usar exemplos de filmes recentes para criar blog posts ao determinar paralelos. Conseguir que os produtores do filme já é algo mais difícil, mas, como uma obra cinematográfico normalmente tem mais alcance que os livros, o post terá mais chance de alcançar fãs curiosos.

30. Autopromoção

Além de divulgar novos produtos e serviços, não se esqueça de promover também seus produtos atuais. Nem todo mundo conhecerá seu produto na data de lançamento, e, com um post, pode facilitar com que ele conheça mais sobre o que tem a oferecer!

Quais tipos de blog posts tem feito em sua página?

Como mostrei ao longo desse texto, uma ideia pode tornar-se muitas, permitindo a criação de diversos assuntos a abordar no seu blog. Quais ferramentas – sejam aplicativos ou truques próprios – aplica para a criação de blog posts em seu negócio? Compartilhe conosco na seção de comentários logo abaixo!

Artigos
Relacionados

Comentários (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.