20 melhores ferramentas para email marketing

Não há razões para não usar o email marketing em seu negócio, seja ele qual for. Se for digital, ainda por cima, é ainda mais obrigatório. O instituto de pesquisa Epsilon Email Institute pesquisou o mercado norte americano e revelou que o uso de emails automáticos aumentam a taxa de abertura dos emails em 70,5%. A taxa de CTR também é 152% maior nas ferramentas de email marketing que nas mensagens de marketing padrão.

Se ainda não está usando, guardei 20 exemplos das melhores ferramentas para email marketing. Além de softwares dedicados exclusivamente a essa plataforma, cito algumas também que possuem algumas funções extras ou, mesmo não sendo dedicadas ao assunto, podem ajudar a impulsionar suas campanhas de alguma forma.

Leia também: 14 ideias para assuntos de email que geram muitos cliques

1. BombBomb

A proposta do BombBomb foge um pouco do convencional e isso pode tornar seu email marketing mais interessante. Ao invés de focar no suporte aos serviços comuns às plataformas, ele é voltado para a produção e criação de conteúdo em vídeo para os emails. Em sua página oficial é possível incluir seu email e receber um tipo de email feito na plataforma.

ferramentas-email-marketing-bombbomb

2. Mailchimp

A mais conhecida entre as ferramentas de email marketing, o Mailchimp normalmente é a primeira opção de quem está procurando por um serviço de envio de emails em massa. A plataforma pode não ser a única do mercado mas é uma das mais completas, contando com a possibilidade de enviar emails automáticos em diversos momentos.

Por exemplo, abandono de um item do carrinho de uma ecommerce por parte de um comprador, sua atividade – ou falta dela – no site e até mesmo oferece formulários para que os visitantes escolham os assuntos que os interessam no recebimento de email. Clique no link para conhecer o MailChimp.

3. Jivochat

Apesar do foco ser na implementação e controle de chat online para sites, blogs e ecommerce, uma das funções do Jivochat permite que facilite a inserção de emails à sua base de contatos. Antes do atendimento, o Jivochat permite ao dono de um site enviar um formulário pré-contato a um visitante antes que ele comece o atendimento, auxiliando na captação dos emails. Saiba mais do Jivochat no link.

ferramentas-email-marketing-jivochat

4. ActiveCampaign

Permite a automatização do envio de emails baseado em diversos fatores escolhidos pelo usuário. Comportamento, interação do usuário com a página, localização ou posição do funil de vendas no qual ele se encontra, entre outros. Conheça o ActiveCampaign em sua página oficial.

5. Sendloop

Focado na automação, o Sendloop é perfeito para segmentar seus contatos em diferentes campanhas que podem correr simultaneamente. Além de segmentar e ajudar na automatização do envio de mensagens, o Sendloop conta com ferramentas para ajudar no monitoramento destas campanhas. Clique no link para conhecer o Sendloop.

ferramentas-email-marketing-sendloop

Veja também: Quais mídias sociais devo usar no meu negócio?

6. HubSpot

Um dos principais destinos relacionados ao marketing digital, o HubSpot conta com diversas ferramentas de automatização em diversos espectros, como vendas, CRM e também o email marketing. O processo é facilitado através da criação de fluxos de trabalho automáticos. Saiba as soluções que o HubSpot tem a oferecer em seu site.

7. Drip

Um aplicativo simples para envio automático de emails. O Drip conta com modelos para aquisição de emails em seu site, modelos para criação de emails com elementos de pegar e arrastar, exigindo pouco ou nenhum conhecimento em programação para criar suas próprias mensagens. Confira mais sobre o Drip em sua página.

8. InfusionSoft

O InfusionSoft vai um pouco além do que as ferramentas para email marketing que venho citando ao longo desse texto. Além das ferramentas de automatização do envio das mensagens, ele também cumpre a função de lista de tarefas. O software permite que confira sua agenda para o dia, assim como programar o envio de mensagens para contatos que precisa fazer follow-up. Clique no link para conhecer o InfusionSoft.

ferramentas-email-marketing-infusion

9. GetResponse

Com a chamada “o email marketing mais fácil”, o GetResponse dá a seus usuários uma ferramenta de autorresposta e programação de emails integrada com sua agenda. Diferente do InfusionSoft, o GetResponse não apenas o lembra de fazer contato, mas já deixa a programação automática, necessitando apenas que pegue e arraste um email para um espaço no calendário. Conheça o GetResponse através do link.

10. Cake Mail

Além das funções comuns as ferramentas de email marketing, o Cake Mail possui como função facilitar os testes A/B. Ou seja, ele permite que crie emails diferentes relacionados a uma mesma campanha, programe os períodos no qual eles serão enviados e acompanhe os resultados de cada para determinar qual das mensagens recebeu mais respostas positivas dos destinatários.

Também conta com uma funcionalidade que ajuda a evitar que os emails caiam na caixa de spam. Saiba mais sobre o Cake Mail.

Leia também: 19 melhores cursos online sobre marketing digital

11. Intercom

O Intercom é recomendado para negócios que utilizam apps mobile como suas principais plataformas. Este aplicativo permite o envio de mensagens de email automáticas dentro da sua plataforma, permitindo oferecer assistência direta aos usuários. Clique no link para conhecer o Intercom.

ferramentas-email-marketing-intercom

12. Hatchbuck

O Hatchbuck é um software simples que permite marcar seus contatos de acordo com seus interesses ou estágio do funil de vendas dos quais se encontram. Também conta com funções básicas como programação e automatização do envio dos emails. Conheça o Hatchbuck em seu site.

13. Campaign Monitor

Não conta com opções diferentes das ferramentas para email marketing citadas aqui. Seu foco está no acompanhamento e análise de campanhas, que são mais fáceis de analisar do que a maioria dos softwares com a função. Conheça as funcionalidades do Campaign Monitor no link.

14. Marketo

Outra das plataformas de email marketing mais usadas no mercado. O Marketo permite ativar campanhas de email baseadas em mais de 40 tipos de comportamento de consumidores, pulando boa parte do processo de criação e facilitando a execução dos testes A/B. Clique no link para conhecer o Marketo.

ferramentas-para-email-marketing-marketo

15. GetNotify

O GetNotify é um software gratuito feito exclusivamente para o notificar quando um destinatário abriu um email seu. Entre na página do programa, se cadastre e, ao enviar uma mensagem a alguém, inclua “.getnotify.com” ao endereço de email do destinatário e a ferramenta o enviará uma notificação – também por email – quando sua mensagem for lida.

Veja também: 15 ferramentas para profissionais de social media

16. Reach Mail

Voltado à execução de testes A/B assim como o Cake Mail, o Reach Mail permite aos usuários testar até cinco campanhas simultaneamente. O aplicativo gratuito também analisa títulos de email, conteúdo e as imagens contidas nele para mostrar quais são as melhores combinações. Saiba mais sobre o Reach Mail em seu site.

17. Scope

Ao invés de trabalhar nos testes de email ou na automatização de envio dos mesmos, o propósito do Scope é fornecer insights a quem utiliza o software. É possível conferir prévias dos emails que irá enviar – tanto no computador quanto em dispositivos móveis -, mas a ferramenta permite que consiga ver o código por trás dos emails recebidos em sua caixa de entrada. Especialmente útil quando receber o email de alguma campanha e queira saber como fazer de maneira semelhante. Conheça o Scope.

18. OptinMonster

Uma das ferramentas para email marketing com um foco em específico, sem se espalhar por diversas funcionalidades. O OptinMonster traz diversas opções de formulários para captura de emails, cujos modelos podem ser testados em seu negócio para definir qual o melhor formato de questionário para utilizar. Também é possível configurar regras para segmentação automático dos emails capturados. Clique no link para saber mais sobre o OptinMonster.

19. Rafflecopter

O Rafflecopter também é voltado para a captação de emails para suas campanhas, mas funciona diferente dos formulários do OptinMonster. Com ele, é possível criar promoções e sorteios em seu site, blog ou rede social para que possa fazer essa captação. Conheça o Rafflecopter.

20. ConvertKit

A função do ConvertKit também é um tanto diferenciada em relação ao que os apps mencionados propõem. Sua ferramenta permite a criação de autorrespostas que podem ser marcadas e criadas de acordo com os segmentos do qual está trabalhando e também levando em consideração o comportamento do usuário em relação a seus emails. Tudo isso funciona através de um sistema de regras criado pelo usuário da plataforma. Clique no link para conhecer o ConvertKit.

Quais ferramentas para email marketing usa em seu negócio?

Quais destes programas já conhecia antes dessa lista e quais são seus favoritos no dia a dia? Gostou de alguma das propostas de algum destes serviços? Compartilhe suas opiniões e recomendações logo abaixo na seção de comentários.

Artigos
Relacionados

Comentários (2)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Luís Costa

    Recentemente descobri a Sendinblue para o envio de e-mails e SMS. Vale a pena dar uma vista de olhos nesta ferramenta, Luciano.

    23/11/2016

    Responder
  • Wesley Vaz

    Nossa que lista maravilhosa, muitos dos que estão nesta lista eu nunca tinha ouvido falar.
    Eu uso o Mailchimp há algum tempo e uma ferramenta muito boa, so tem uma desvantagem e meio complicada de usar para quem esta começando, e se você não souber ingles ferrou rsrsrs, mas, depois que acostuma vai embora.
    Eu to pensando em testar algumas destas ferramentas, obrigado pelo lista.

    25/11/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.