Seis vídeos que podem mudar a forma como vê os negócios

Os vídeos TED são uma excelente fonte de informação e uma forma completamente gratuita de renovar todos os seus conhecimentos. Se você ainda não perdeu horas e horas a pesquisar por mais informação neste site, aconselho vivamente que o faça. Já passaram por lá nomes sonantes como Bill Gates, Daniel Pink ou Steve Jobs. Nós até na Escola Freelancer já falamos sobre alguns deles, no nosso artigo sobre os 10 vídeos TED que qualquer empreendedor devia ver. No entanto, hoje vamos falar em temas ligeiramente diferentes, tais como a criatividade, a postura corporal ou mesmo como defender o seu negócio contra pessoas que queiram patentear (injustamente) a sua ideia. São vídeos um pouco foram do comum mas que resultam de vários estudos. O ponto de maior destaque é que eles podem ter um grande impacto no seu negócio num prazo muito curto.

Nos próximos minutos, aprenderá a mudar a sua postura para conseguir melhorares resultados, a evoluir a sua criatividade de forma a melhorar a sua performance ou até mesmo aprender a debater ideias com pessoas que tenham um ponto de vista diferente do seu. Aconselho, também, que em todos os vídeos faça uma análise pessoal e perceba se realmente está a pensar em alguns destes temas. Guarde estes próximos minutos para estudar um pouco e renovar os seus conhecimentos, fugindo da correria habitual do dia-a-dia. O seu negócio agradece.

SHAWN ACHOR – MUDE A FORMA COMO VÊ O MUNDO

Com uma atuação bastante bem humorada, este investigador fala sobre a forma como vemos o mundo e como isso pode influenciar a nossa realidade. Para falar sobre isso ele dá o exemplo de um acontecimento que decorreu entre ele e a sua irmã quando ainda eram crianças. Enquanto brincavam, Shawn Achor empurrou a sua irmã, que acabou por cair de quatro. Numa clara tentativa de tentar com que ela não chorasse nem dissesse algo aos seus pais, Achor disse à sua irmã que ela era um “unicórnio”, pois só os unicórnios poderiam cair dessa forma. Ao saber tal coisa, a sua irmã ficou com uma cara bastante sorridente e em vez de criar uma situação problemática para Achor, acabou por ficar feliz.

Com este exemplo, Shawn Achor pretende demonstrar como a forma como vemos o mundo pode influenciar a nossa performance, não só no dia-a-dia mas também no trabalho. Durante a palestra, este investigador demonstra que grande parte das pessoas de sucesso não atingem o topo por terem um QI mais elevado, mas sim porque transformam a vida deles numa realidade completamente diferente. Outra das questões exploradas é a produtividade. Segundo este orador, um cérebro que tenha um pensamento positivo será 31% mais produtivo do que um que tenha pensamentos negativos ou neutros.

Dica de artigo: Como ser ignorante pode ajudá-lo a ser mais produtivo

Frase marcante: “Se mudarmos a forma como você vê o mundo, podemos não só mudar a felicidade mas também a forma como encara a educação ou os negócios”.

DREW CURTIS – COMO DEFENDER O SEU NEGÓCIO DE PROBLEMAS COM PATENTES

Há alguns anos, Drew Curtis teve um problema que afetou também a Yahoo, MSN ou TechCrunch: uma empresa alegou que tinha a patente do envio de notícias via email. Curtis estava numa situação bastante complicada, pois os processos nestes casos costumam demorar 18 meses e têm um custo de 2 milhões de dólares. Como as grandes empresas optaram por negociar a situação (era mais rápido e menos dispendioso), Drew Curtis estava sozinho neste processo. Para tentar resolver a situação, Curtis pediu que a empresa enviasse um print screen de um email com a tal violação. A outra empresa respondeu logo de seguida dizendo que preferia…negociar. A resposta de Drew Curtis foi muito clara: “Não vamos dar qualquer dinheiro. A nossa proposta é de custo zero”. Com isto, ele acabou por conseguir terminar o caso sem ter que pagar qualquer valor aos “trolls das patentes” como ele mesmo os chama. No fim, deixa três dicas valiosas:

  • Não negoceie contra a patente, negoceie contra a violação. A violação é muito mais fácil de ser contestada.
  • Logo ao início, deixe bem claro que você não tem dinheiro ou que então prefere pagar ao advogado do que negociar com eles.
  • Faça questão de dizer que este processo será irritante e penoso para eles, pois será uma forma de mantê-los menos interessados no seu caso.

Frase marcante: “Não negoceie com terroristas”.

JULIA BURSTEIN – 4 LIÇÕES DE CRIATIVIDADE

Neste vídeo que infelizmente apenas está disponível em inglês, Julia Burstein dá a conhecer alguns exemplos de como a criatividade pode ser cultivada. No fundo, a oradora afirma que é necessário sair do comum, ultrapassar os seus limites e procurar o desconhecido, de forma a melhorar a sua criatividade. Talvez estes conselhos sejam um pouco clichês, mas a sua apresentação fica mais interessante quando dá exemplos de situações em que isso esteja acontecendo.

Dica de artigo: Dicas para escrever um texto mais criativo

Frase marcante: “Para melhorar a criatividade é necessário mantermo-nos no espaço em que vemos o mundo e esperamos, olhando diretamente para a rejeição, a mágoa, a guerra e a morte”.

Ebook - Ser Freelancer

SUSAN CAIN – O PODER DOS INTROVERTIDOS

No mundo atual, são muitos os livros que aconselham as pessoas a serem mais extrovertidas, a comunicarem da forma mais chamativa possível. Mas Susan Cain propõe o contrário. Segundo esta escritora, os pessoas mais introvertidas não o são por alguma fobia social, mas sim porque se sentem mais estimuladas a ficarem em ambiente mais calmos e onde elas possam ter o seu próprio papel. No fundo, Cain explica que muitas pessoas podem até ser mais produtivas se conseguirem ficar “no seu mundo” ao invés de tentarem agir socialmente, algo que foi contra a sua própria natureza.

Para Susan Cain, a educação funciona de forma contrária: ela elege aqueles que são mais extrovertidos e acaba por deixar para trás os alunos mais introvertidos. Um tema que interessa a muitos freelancers, visto que este gênero de profissionais trabalham sozinhos grande parte do seu dia e até podem sentir-se mais confortáveis dessa forma.

Não perca nenhum artigo sobre Freelancer

Insira aqui o email para receber gratuitamente estratégias para melhorar a sua carreira de freelancer

Dica de artigo: Zen Habits: dez dicas para melhorar a sua produtividade

Frase marcante: “Este assunto é muito importante quando falamos de criatividade e produtividade, porque quando os psicólogos olham para as pessoas mais criativas, eles encontram pessoas que gostam de trocar ideias mas também que gostam de viver o seu lado mais introvertido”.

AMY CUDDY – A POSTURA PODE MUDAR A SUA FORMA DE ESTAR

Todos nós já vimos estudos de como a postura pode fazer prever como a pessoa está a sentir-se naquele momento. Mas Amy Cuddy foi um pouco mais à frente. A oradora fez o trabalho contrário: estudou o quanto a postura pode influenciar o seu estado de espírito naquele momento. A questão é: será que as pessoas conseguirão alterar a sua postura de forma a sentirem-se mais poderosas? Um estudo feito pela autora confirmou que os próprios níveis de testosterona, um dos hormônios responsáveis pela confiança, aumentou consideravelmente depois de os voluntários terem ficado apenas dois minutos em posições de poder.

Dica de artigo: Melhore a sua auto-confiança em três passos

Frase marcante: “Sabemos que a nossa mente pode mudar o nosso corpo. Mas até que ponto o nosso corpo pode mudar a nossa mente?”

MARGARET HEFFERNAN – DEBATA COM QUEM TEM OPINIÕES CONTRÁRIAS

Falar com pessoas que têm a mesma opinião é, por norma, confortável para grande parte das pessoas. No entanto, esta autora sugere o contrário: que os profissionais troquem ideias com quem tem opções contrários às suas. Isso permitirá ao profissional evoluir e em alguns casos, perceber que está completamente errado.

Dica de artigo: Como explicar ao seu cliente que ele está errado

Frase marcante: “As pessoas precisam de investir energia e paciência a interagir com outros que tenham diferentes backgrounds, disciplina e maneira de pensar”.

CONCLUSÃO

Como é óbvio, o leitor não poderá aplicar alguns dos conceitos aqui existentes, mas certamente muitos farão você refletir sobre a forma como vê o mundo e as pessoas à sua volta. Os vídeos TED são bons para isso mesmo: refletir. Por isso, espero que o leitor tenha gostado deste momento e agora diga-nos: já tinha pensado em todos estes conceitos? Qual deles mais o impressionou?

Abraço e bom trabalho!

Artigos
Relacionados

Comentários (3)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Douglas

    Adorei os vídeos. Todos são muito instrutivos e realmente nos vemos diante das situações de cada palestra. Gostaria de parabenizar pelo site, sou leitor do Escola Freelancer a vários meses e o site está de parabéns.

    20/11/2012

    Responder
  • Wilson

    Olá leitores. Eu realmente gosto muito de dar uma espreitadela nas conferências do TED, são sempre muito inspiradoras para mim. Sempre que me sinto em baixo, procuro ver exemplos no TED que me inspirem para recarregar as energias. Já tinha visto alguns destas conferências aqui apresentadas, e tenho pensado em tentar em aplicar alguns dos conceitos.

    Todas as conferências me impressionaram de alguma forma, mas hoje especialmente gostei do conceito de MARGARET HEFFERNAN sobre a necessidade de existir opiniões contrárias. Na minha opinião, penso que esta forma de ver as coisas (se aplicado inteligentemente) alterará a forma como nos relacionamos e como vemos o mundo.

    20/11/2012

    Responder
  • Júnior Gonçalves

    Assisti recentemente uma palestra do J. J. Abrams no TED sobre “Caixas misteriosas” e achei simplesmente demais! Estava mesmo a procura de mais palestras do TED e agora, com as dicas aqui do Escola Freelancer, já sei quais palestras devo assistir primeiro. Valeu!!!

    18/12/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.