10 sites e aplicativos para criar infográficos do outro mundo!

Existe um tipo de imagem que se tem tornado muito viral na internet ultimamente, principalmente devido ao Facebook. Estamos falando dos Infográficos, que não são nada mais do que imagens com muita informação organizada e condensada, facilitando assim sua partilha pelas mídias socias. Estes tipos de imagens podem ser úteis para qualquer empresa que tenha uma Fan Page no Facebook e que pretenda divulgar o seu negócio, para empresas que tenham um blog que queiram condensar informação numa imagem ou mesmo para um freelancer que pretenda fazer um resumo das suas características de uma forma diferente, fugindo um pouco do habitual portfólio. Os infográficos podem ser criados independentemente da sua área de negócio, o que torna uma ferramenta bastante útil para todos os profissionais.

Apesar dos sites de inforgráficos que vou falar em seguida terem grande deles uma conta grátis, a verdade é que muitos requerem mesmo uma conta paga para que consiga tirar o melhor proveito possível das ferramentas que oferecem. Mas criar este gênero de imagens não é algo que se faça de um momento para o outro: é necessário recolher dados estatísticos, escolher o template certo para a criação da imagem, saber manter os infográficos simples e úteis ao mesmo tempo, entre outros fatores. O último conselho que posso transmitir na criação de um infográfico é o de você deixar o link ou o nome da sua empresa na imagem no final da imagem, de forma a que depois possa tirar alguma vantagem da construção desse infográfico. Agora que você já sabe alguns dos princípios básicos sobre a criação de um infográfico, está na hora de conferir a nossa lista!

Dica de artigo: As imagens no Facebook continuam a ser importantes?

1. PIKTOCHART

Piktochart para criar infográficosTalvez o mais completo mas também o mais dispendioso da nossa lista de sites para criação de infográficos. No Piktochart você tem acesso a uma quantidade enorme de templates pré-definidos (quanto mais pagar maior será o número de opções) e ainda tem a possibilidade de inserir o logo da sua empresa. De fato, o processo de construção é muito simples: você tem o template, altera os dados que já estão preenchidos com os que vai utilizar e está pronta a sua imagem. Além disso, o Piktochart evita o problema de você poder encontrar um concorrente seu usando o mesmo template. Isto porque este site oferece até mais de 100 templates diferentes. Você pode trabalhar com ele de forma gratuita, mas isso acaba limitando muito o seu trabalho. Além disso, a opção paga acaba por permitir que você retire o logótipo do Piktochart. Por último mas não menos importante, o site costuma estar constantemente procurando por novos designers. Fique atento se você for um profissional desta área!

Preço: de grátis a $29 mensais

2. VISUAL.LY

Visual.ly para criar infográficosSe você estava procurando por uma ferramenta gratuita, esta é uma das melhores opções. O Visual.ly é completamente gratuito e funciona de uma forma muito simples: existem várias categorias que contam com templates pré-definidos. Como é óbvio, você necessita de escolher a que melhor se adequa à mensagem que pretende transmitir. O fato de ser gratuito acaba limitando num ponto: o número de ofertas não é assim tão variável e em certas áreas de negócio é normal que você não encontre um infográfico interessante para você. Além disso, é bem provável que o seu concorrente possa também estar utilizando o Visual.ly. As informações são criadas a partir das suas interações sociais (Facebook, Twitter ou LinkedIn), o que pode gerar imagens interessantes especialmente para branding pessoal.

Preço: grátis

3. FLUXVFX

Fluxvfx para criar infográficosVocê conhece aqueles videos fantásticos com uma sequência fora do comum e com imagens super trabalhadas? Com o Fluxvfx você já pode criar esses mesmos vídeos de uma forma muito simples. O único requisito necessário são os conhecimentos mínimos de After Effects, mas qualquer dúvida o próprio site também dá uma ajuda. O processo é novamente muito simples. Você paga por uma sequência de vídeo (o preço normal ronda os $40) e depois todas as imagens e texto são editáveis. Basta que você escolha o seu vídeo, compre e depois edite no seu próprio computador. Apesar de poder ser um pouco mais caro de todas as opções apresentadas neste texto, o Fluxvfx apresenta uma opção bastante diferentes das demais e por isso mesmo este tipo de infográfico deve ser considerado como muito útil. Ele conta ainda templates grátis para teste.

Preço: desde grátis até $35

Ebook - Ser Freelancer

4. MANY EYES

Many Eyes infográficoJá conhecia este site há algum tempo e nunca é demais falar sobre ele. A página desenvolvida pela IBM, apesar de ter um visual um pouco retrogada, é dos sites que está há mais anos no mercado e permite criar imagens muito interessantes. Basta que você insira os seus dados e ele próprio gera imagens com os seus dados estatísticos. Inicialmente, você é que escolhe o tipo de demonstração de dados que vão aparecer (através de bolas, gráficos, etc). Tudo vai depender da sua imaginação e claro, quanto mais precisos forem os seus resultados mais qualidade terá a sua imagem. Nos primeiros minutos é normal que você tenha alguma dificuldade em lidar com a plataforma (até porque o site não muda o seu layout há vários anos) mas acredito que pouco depois já ficará mais confortável. Se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário no final do artigo.

Preço: grátis

5. VISUALIZE.ME

Visualize.me infográficoQuer trabalhar o seu branding pessoal através de infográficos? Este site é outra excelente opção. Ele baseia-se na sua conexão com o LinkedIn para criar um infográfico pessoal onde dá a conhecer o seu resumo, os locais onde trabalhou e quanto tempo esteve neles, os skills em que é destacado, os seus interesses e como é óbvio todas as recomendações que tem no seu perfil. E isso acontece tudo numa questão de segundas: você conecta com a conta do seu perfil no LinkedIn, dá o seu email e username e o site apresenta o seu próprio infográfico. Esta poderá ser uma excelente opção para os clientes que tenha o seu LinkedIn trabalhado de uma forma correta e pretendam fazer um pequeno resumo do seu percurso aos clientes. Que tal experimentar o Visualize.me para apresentar um portfólio diferente? De realçar que o site ainda se encontra em versão beta.

Preço: grátis

6. INFOGR.AM

infogr.am infográficoMais uma plataforma simples, grátis e eficaz. O Infogr.am apenas pede o seu login (pode ser feito através das redes sociais) e logo depois você dá de caras com um painel muito simples onde você só preciso de escolher o template que quer começar a desenhar. A partir daí pode trabalhar apenas com as imagens criadas nesse template ou acrescentar mais alguns pontos ao seu infográfico. Dois cliques são suficientes para “abrir” os dados e poder alterá-los. Outro ponto interessante é que você pode controlar a sua largura, um ponto a ter em conta principalmente no Facebook devido ao tamanho da imagem poder tornar o seu infrográfico pouco legível. Porém, devido ao fato de ser um site grátis, você terá sempre de ter a imagem do site no final do seu infográfico. De qualquer das formas, aconselho este site a todos aqueles que querem criar um infográfico mas que não querem perder muito tempo com o mesmo.

Preço: grátis

7. VISIFY

Visify infograficosIdeal para quem utiliza muito o Twitter e quer saber dados interessantes sobre a sua conta. No Visify você faz o login através do seu Twitter e ele gera automaticamente um infográfico com as principais palavras que você disse durante o ano anterior. Ao clicar nos dias, tem acesso os tweets que foram feitas e aos retweets que recebeu, etc. É interessante para você ficar a saber um pouco mais os seus dados no Twitter. O Visify conta ainda com outra opção que apenas surge depois de você realizar o login: a possibilidade de criar um infográfico com base no Facebook, Instagram, LinkedIn e FourSquare. É outra opção muito interessante e que resume muito bem aquilo que foram os nossos últimos meses. Se quiser saber como foi o nosso, clique neste link.

Preço: grátis

8. PHOTO STATS

Photo StatsVocê é daquelas pessoas que passa o tempo todo tirando fotos no seu iPhone? Então junte o útil ao agradável. Este aplicativo para iPhone analisa todos os locais onde você tirou fotografias, as horas em que você tirou ou até mesmo os dias em que você é mais produtivo a fotografar. Como é óbvio, este tipo de infográfico têm apenas um objetivo mais lúdico e não serve de todo para o seu negócio. Contudo, este é um dos únicos aplicativos com essa função no mercado e só esse motivo já é suficiente para constar na lista de aplicativos para qualquer freelancer. De qualquer das formas pode ser uma ferramenta interessante para todos os amantes de fotografias pelo smartphone. Tem um custo de 0.99 dólares.

Preço: $0.99 

9. CREATELY

Creately para infográficosÉ um dos sites com mais opções no que toca a diagramas apesar de também ter algum custo associado. No Creately você pode criar diagramas de todas as formas e feitios precisando apenas de introduzir os seus dados. E esses mesmos infográficos podem ser feitos online, no seu desktop ou através de plugins. Apesar do preço para uma única pessoa ser reduzido (5 dólares mensais para a versão online), o site compensa bastante se for utilizado em grupo, acabando por ficar até um peço irrisório. Você tem ainda a versão grátis mas conta com algumas limitações, principalmente ao nível de diagramas públicos disponíveis.

Preço: desde grátis até $75 por mês

10. CACOO

Cacoo para diagramasCompletamente grátis, o Cacoo funciona de uma maneira bastante prática quando o assunto é trabalhar em equipe. Com este site, você pode criar diagramas bastante interessantes, bastando para isso que transfira as formas de um lado para o outro, que insira texto onde pretender ou mesmo que insira imagens. A sua interface é um pouco complexa à primeira vista – não conseguirá criar nada do outro mundo nos primeiros minutos – mas acredito que qualquer usuário ao fim de algum tempo conseguirá melhores resultados, podendo depois compartilhar ou salvar a imagem que criou. É muito interessante para quem tem de apresentar dados ou mesmo organigramas para algum trabalho ou cliente. Outra das suas vantagens é ser completamente gratuito e o login ser feito por uma conta do Google, Facebook ou Twitter.

Preço: grátis

PRONTO PARA CRIAR INFOGRÁFICOS?

Todos os sites apresentados acima são excelentes opções, especialmente as primeiras opções pois são aquelas que realmente apresentam uma qualidade superior. Em muitos casos não é completamente grátis a criação deste tipo de imagens mas acredito que todos estes sites para criar infográficos você ficará mais próximo de conseguir uma imagem viral e que faça na sucesso numa rede social.

E você, já utilizou algum destes sites? Se sim, conte-nos a sua experiência. Ficaremos muito gratos em ouvir o que tem para nos dizer!

Abraço

Artigos
Relacionados

Comentários (4) Interações no Twitter (40)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • João Zimmermann

    Olá Luciano, os infoprodutos ajudam muito que seu visitante seja atraído ao seu post, reúne muitas informações em uma imagem só, foi bom o amigo passar alguns programas que auxiliam esse trabalho.

    Obrigado pelas dicas!

    16/08/2013

    Responder
  • watch lingerie season 1 online

    Its hard to find informative and precise information but here I noted…

    02/11/2013

    Responder
  • AMAURI JOSÉ JUNQUEIRA

    Obrigado pelas dicas. iTentei por mais de uma hora fazer um infográfico no piktochar na versão gratuita e não consegui. No Infogr.am eu consegui, mas ele envia para o pinterest com a cara inicial e não deixa salvar em PDF e não consigo colocar no site. Vou tentar mais alguns pela sua dica, mas para ter um serviço pago, eu gostaria antes de testar todos os passos, para ver se eu vou conseguir ter uma produtividade com eles.

    04/12/2013

    Responder
  • Kaique

    Muito bom o artigo, gostei muito do infogr.am, já estou usando! =D

    07/04/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Email Address *