Transmissões ao Vivo no Facebook: O Guia Completo

As Lives no Facebook foram uma das grandes novidades em 2015. Com elas, várias pessoas famosas podiam fazer transmissões ao vivo para os seus fãs. Com o sucesso das transmissões ao vivo – e com a concorrência do Periscope – o Facebook decidiu liberar essas mesmas transmissões para todos os usuários. Mas apesar de bem simples, as Lives podem despertar algumas dúvidas para quem nunca fez uma transmissão. Neste post, vou dar um Guia Completo para você fazer a sua primeira Live e conseguir com que as pessoas se apaixonem pelo seu conteúdo!

Nota: as Lives podem ser feitas tanto no perfil pessoal como na Fan Page. Apesar de poderosas, use elas com moderação.

Nota2: Se quiser receber dicas de Facebook, assine minha newsletter clicando aqui ou conheça o meu livro aqui

Vá à sua página e clique no ícone de publicação

O primeiro passo não é nada fora do que já está acostumado a fazer. Vá a sua página e clique no ícone para fazer uma publicação.

Live no facebook primeiro passo

Em seguida, clique no botão para fazer as transmissões – uma figura de um ser humano emitindo ondas – e autorize o Facebook a acessar sua câmera e microfone. Uma página de introdução aparecerá e basta que aperte o “Continue”, mas fique tranquilo, pois a transmissão não acontecerá logo em seguida.

iniciar a transmissão ao vivo no Facebook

Prepare sua transmissão

É necessário que escreva uma descrição para o seu vídeo. Esse é o momento para usar sua criatividade para chamar a atenção de seus seguidores a acompanhar o que está divulgando durante a transmissão.

descrição na transmissão ao vivo

Antes de começar, uma dica importante: se assegure de que sua câmera esteja apontando para o lado correto.  Afinal de contas, ninguém quer fazer igual a esse senhor, que quis filmar as paisagens de Vegas mas acabou fazendo um vídeo “selfie”.

 trocar de camera na Live do Facebook

Vale lembrar que a gravação sempre será “quadrada”, independente se o smartphone estiver na posição horizontal ou vertical. Com tudo pronto, é só clicar no botão “Transmitir ao vivo” para começar.

Transmitindo e mantendo o interesse

Depois do contador regressivo apagar, sua transmissão já estará acontecendo e seu vídeo já estará sendo exibido em seu feed e os de seus seguidores. A transmissão pode durar até 90 minutos e, quanto mais longa for sua transmissão, maiores são as chances de seu vídeo aparecer nos feeds.

Uma dica valiosa a todos os streamers – pessoas que fazem transmissões ao vivo – é que interaja o máximo possível com seus fãs. Isso pode ser feito tanto durante sua transmissão quanto por uma terceira pessoa em um computador respondendo às questões dos espectadores diretamente na seção de comentários, localizada na parte inferior. Os comentários estão em ordem cronológica inversa, como se fosse no Twitter. Ou seja, os comentários mais atuais ficam no topo do feed.

Para bloquear quaisquer usuários que estejam tecendo comentários ofensivos, basta que clique em sua foto de perfil e escolha a opção de bloquear que ficará disponível. Após encerrar sua transmissão, o vídeo completo continuará em sua página, como se tivesse postado um vídeo comum.

Uma opção para manter o vídeo em sua galeria estará disponível, tornando possível ter uma cópia dele consigo. Por fim, você poderá voltar ao vídeo transmitido e mudar sua descrição, republicá-lo ou até mesmo apagá-lo de seu feed, como se fosse uma postagem comum.

Como analisar a audiência de seus vídeos

Para cada nova medida, uma nova métrica. Mesmo com a preferência do algoritmo do Facebook pelas transmissões ao vivo, ainda é necessário conferir o que dá certo ou não. As ferramentas de análise da rede social permitem que confira quantos minutos foram vistos, número de visualizações completas e quantas pessoas viram apenas 10 segundos do vídeo, além de uma média porcentual do tempo que seu vídeo foi assistido.

estatisticas da transmissão ao vivo

Todos os dados supramencionados já estão disponíveis nos vídeos gravados e também valem aqui. Além deles, também é possível conferir onde ocorreu o pico de usuários assistindo à transmissão, alcance, reações – o antigo curtir -, comentários e compartilhamentos. Todas essas métricas podem ser visualizadas através de gráficos que mostram o nível de audiência durante o vídeo.

 pico de audiencias na transmissão ao vivo do Facebook

Para acessar estas informações, vá em Informações e, em seguida, Vídeos.

 Ver estatisticas da Live

Role para o inferior da sua página e selecione o botão Video Library, no qual os vídeos das transmissões contarão com o mesmo ícone que usou para iniciá-la para sinalizar que foi uma transmissão. Clique no vídeo desejado para analisar suas métricas.

sinal das transmissões ao vivo

10 dicas para fazer transmissões ao vivo no Facebook

  • Ensaie configurando a privacidade para “Somente Eu”: Dessa maneira, você pode treinar e ficar mais confortável diante de uma câmera, assim como identificar vícios e melhorar sua performance antes de ir realmente ao vivo;
  • Dê algum tempo entre transmissões: A mesma dica que temos para os posts comuns vale aqui. Espere cerca de duas horas entre uma transmissão e a próxima. Fazê-lo anteriormente a esse período pode fazer com que suas transmissões roubem público uma da outra;
  • Se apresente diversas vezes: Diferente do que acontece com vídeos gravados, nos quais as pessoas vêem desde o início, nas transmissões ao vivo as chances são boas de no começo pouquíssimas pessoas estarem assistindo. Por isso, recomendamos que se reapresente vez ou outra durante o vídeo, como no primeiro minuto, décimo minuto e até mesmo na parte final do vídeo, de maneira intervalada;
  • Faça um vídeo visualmente engajante: Pode parecer bobo, mas na verdade o algoritmo do Facebook registra coisas discretas como ligar o áudio de um vídeo e habilitando a tela cheia, entre outros. Considerando que muitos usuários começam os vídeos automaticamente no mudo, é uma boa ideia que suas transmissões provoquem engajamento só com elementos visuais. Coisas como se manter em movimento podem ser de grande ajuda;
  • Seja espontâneo: Enquanto vídeos gravados possam ser mais estáveis e mais roteirizados, o mesmo não acontece nas transmissões ao vivo. Por isso, tente ser o mais espontâneo possível, fazendo coisas como interagir com seus espectadores e executar ideias não ensaiadas caso elas apareçam enquanto faz a gravação.
  • Interaja com seus espectadores pelo seu nome: Uma dica simples, mas que vai longe. Ao invés de dizer apenas “o nosso fã disse X coisa e Y fez um comentário”, use seus nomes para que eles se reconheçam de pronto. Isso não deixa apenas os fãs citados mais animados e continuando a te assistir, mas também encoraja os mais tímidos a interagir. E quanto mais interação e tempo de visualização, melhor seu posicionamento no feed de notícias;
  • Tenha uma outra pessoa acompanhando os comentários de um PC: Até o momento, nossas dicas podem fazer com que se sinta como um polvo, tendo que ficar atento a tantos detalhes ao mesmo tempo. Em transmissões com mais usuários, pode ser bem difícil ler comentários e continuar o assunto. Por isso, sempre que possível, tenha uma pessoa cuidando dos comentários a partir de um computador. Dessa maneira, essa pessoa pode policiar os comentários ao mesmo tempo que responde aos fãs enquanto você se ocupa em criar o conteúdo;
  • Não tenha vergonha de pedir likes, compartilhamentos e inscrições: Essa é autoexplicativa. Assim como nos vídeos gravados, não se acanhe e peça a seus usuários os likes, comentários, compartilhamentos e que se inscreva em seu canal. Dessa maneira, elas receberão notificações de suas próximas transmissões, permitindo fidelizar o público;
  • Faça transmissões de no mínimo 10 minutos: Lembra de quando falamos que quanto maior o tempo de exibição, maiores as chances dos fãs encontrarem seu vídeo no feed? Por isso mesmo, não se acanhe em transmitir seus vídeos por bastante tempo e use esses 10 minutos como o mínimo. Transmissões demasiadamente curtas diminuem suas chances de ter mais visualizações e, consequentemente, engajamento;
  • Edite sua descrição após término da transmissão: Conforme falamos anteriormente, é possível editar a descrição de seus vídeos a partir de um computador. A partir disso, você pode incluir links monitoráveis para alguma campanha para qual esteja trabalhando, ou até mesmo para a página principal de sua série de transmissões, especialmente útil se estiver transmitindo séries de vídeos, facilitando um espectador a procurar os episódios anteriores. Basta que encontre seu vídeo na página ou feed, clicar na seta apontando para baixo e clicar em Editar post.

editar post

Situações onde realizar transmissões ao vivo é uma boa ideia

A transmissão ao vivo é uma nova ferramenta e é sempre uma boa ideia já começar a testá-la, tanto para medir sua performance – principalmente por conta do Facebook estar dando preferência a esse tipo de material em seu algoritmo – ou mesmo para treinar, já que esse tipo de vídeo é menos propício ao erro, já que ele está público desde que aperta o botão para começar a gravação.

Você pode utilizar as transmissões para anunciar novos produtos, algo que funcionará muito bem se publicar teasers antecipadamente, com data e horário da divulgação, registrar participações em eventos de sua área ou até mesmo para mostrar um pouco da rotina de seu negócio, tornando-o mais próximo de seus consumidores. Todas essas medidas permitem um maior engajamento dos fãs e consumidores de sua página, permitindo-os que façam perguntas, comentem e deem feedback em relação ao seu produto.

Já testou o Facebook Live? Como foi a resposta dos fãs? Quais dicas dá para quem está querendo começar? Comente suas experiências conosco logo abaixo!

Abraço,

Luciano Larrossa

Artigos
Relacionados

Comentários (15)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Ronaldo Basto

    Luciano,ótima dica Facebook sempre inovando para melhor atende.

    08/06/2016

    Responder
  • Ana Paula Cardoso

    Obrigada Luciano! Os seus artigos são sempre muito práticos! Já aprendi tanto contigo e com o Paulo que nem teria forma de agradecer... Acabei de fazer a minha primeira transmissão ao vivo no Eléctrico 28, pelo menos a primeira comigo a falar ;)

    Eléctrico 28: Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!

    17/08/2016

    Responder
  • Joice

    Fiz uma transmissao ao vivo e ao termino cliquei em publicar, porém hoje percebi que não foi publicada. Como faço para recuperar?

    13/11/2016

    Responder
  • Tabata

    Tem como cortar um vídeo que fiz ao vivo no Facebook?

    04/12/2016

    Responder
  • Geovani

    So tenho uma duvida pego e celular vou no face transmissão ao vivo aponto pra tv em um show transmito e o face me bloqueia por diretos autorais como faço pra transmitir sem ser bloqueado para meus colegas verem tambem obrigado desde ja.

    11/12/2016

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.