Instagram para Negócios: o Guia Completo!

Focado em imagens e vídeos, o Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente, juntamente ao Facebook e ao meteórico Snapchat. Estima-se que ele possua cerca de 500 milhões de usuários espalhados ao redor do mundo e cerca de 95 milhões de fotos e vídeos publicados diariamente. Mas a grande pergunta é: como usar o Instagram para negócios?

A rede social não serve apenas para compartilhar fotos panorâmicas com frases cheias de positividade ou como foi sua incrível janta no restaurante, mas também para impulsionar seu negócio. Para que consiga alcançar sucesso no uso do Instagram para negócios, preparei um guia completo para convencê-lo a usar, mas também ajudar a criar seu perfil e traçar sua estratégia, assim como também mensurar seus resultados.

Observação: Para aqueles que desejam acompanhar meu trabalho e conferir alguns exemplos de publicações, basta me seguir no Instagram.

Porque usar o Instagram para negócios?

Entre os motivos para criar já sua conta e usar o Instagram para negócios, posso dar duas razões de imediato: diferentes formas de criar anúncio e a possibilidade de convergir todos os aspectos de sua empresa – seja ela formada por um ou mais sócios – em apenas um lugar.

A rede também prioriza posts curtos e sem muita enrolação, requisitando apenas um tratamento na imagem para ter chances de fazer sucesso. Se ainda não está convencido, recomendo fortemente que veja meu artigo com as 10 razões para o seu negócio usar o Instagram.

A fórmula básica para o sucesso ao usar o Instagram para negócios

Quatro elementos compõem a fórmula básica para alcançar o sucesso quando for utilizar o Instagram para negócios. A primeira delas é comum em muitos aspectos do empreendedorismo e marketing no geral: visão clara e estratégia. Você precisa responder a quatro perguntas básicas:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Qual a sua voz dentro do Instagram?
  • Qual a periodicidade dos seus posts?
  • Que tipo de conteúdo você vai publicar?

A segunda é a consistência: é necessário se engajar diariamente para fazer o seu perfil crescer, assim como em outras redes sociais. Tal como acontece no Facebook, o Instagram também tem próprio algortimo. E esse algortimo tem um pormenor importante: se você deixa de publicar, a sua taxa de interação diminui. Ou seja, se você ficar muito tempo sem publicar, o algortimo vai penalizar você e entregar o seu conteúdo a menos pessoas!

Continuando, o terceiro elemento é ser familiar com sua audiência. Saiba para quem está vendendo e para qual demografia suas publicações deverão se dirigir. Por fim, um estilo visual claro também deve estar presente, de maneira que um seguidor reconheça uma imagem ou vídeo que publicar mesmo que não tenha conferido quem realizou a publicação. Veja um exemplo de um post meu:

Instagram Luciano Larrossa

Definindo os objetivos principais para utilizar o Instagram para negócios

Apesar de simples, aqui também é necessário estabelecer quais serão seus principais objetivos no uso do Instagram para negócios. A rede social prima do Facebook possui múltiplas facetas e oferece diversas possibilidades, de maneira que se faz necessário escolher de um a dois objetivos que queira alcançar em sua utilização.

Antes de decidir por estes objetivos, é útil responder algumas perguntas a si mesmo. Recomendamos estas quatro questões para a definição dos objetivos:

  • Por que estou usando o Instagram?
  • Como a rede social pode me ajudar a alcançar meus objetivos de marketing?
  • Quanto tempo e capital posso investir no Instagram?
  • Como o Instagram me oferece algo diferente das outras plataformas?

Normalmente, empreendedores que usam a rede normalmente selecionam alguns dos exemplos da lista abaixo.

  • Demonstrar produtos e serviços;
  • Montar uma comunidade em torno de sua marca;
  • Tornar sua marca conhecida;
  • Revelar a cultura e os valores de sua companhia;
  • Fazer propaganda para clientes em potencial;
  • Aumentar a lealdade do consumidor à marca;
  • Compartilhar anúncios e notícias de seus produtos.

Vale lembrar que esses não são os únicos objetivos que pode selecionar para utilizar o Instagram em seu negócio, mesmo que estes sejam os mais comuns e possam ser usado como ponto de partida. A utilização depende fortemente do ramo no qual atua e quais são as melhores opções disponíveis.

Como montar o perfil de sua empresa no Instagram

Perfil da Empresa no Instagram

Após decidir por usar o Instagram e definir os principais objetivos em sua utilização, chegou a hora de criar o seu perfil. Para criar um perfil vencedor, você deverá criar uma descrição curta sobre o seu negócio, colocar um link para seu site e uma imagem para o perfil.

A descrição – também chamada de bio – deve mostrar o fundamental de seu negócio, já que o limite nesse campo é bastante curto. Algumas empresas também incluem uma hashtag central, presente em todos os posts feitos. Também recomendamos adotar uma hashtag, pois, ao clicada, um usuário terá acesso a todas as publicações, tanto suas quanto a clientes de sua marca.

O Instagram não permite incluir links em suas postagens, apenas um único link no perfil. Por isso, sempre inclua o endereço de sua página principal.

Por fim, como a imagem do perfil é pequena, opte por incluir a logo de uma marca em específico. Se você for um prestador de serviços e a sua cara for a sua imagem de marca – como é o meu caso – coloque uma foto de perfil profissional.

Como montar sua estratégia de conteúdo no Instagram

Agora que está tudo pronto e definido: o que postar? Normalmente, começar é o passo mais difícil. Para que não fique perdido sobre o tipo de conteúdo que deverá postar para sua marca, pense nas razões da sua marca estas no Instagram (o que falamos alguns parágrafos acima).

A cada passo, as possibilidades aumentam e essa regra se aplica a estratégia de conteúdo. Existem empresas que preferem focar em seus produtos ou lançamentos, algo comum em ateliês de moda. Outras focam fortemente na experiência do usuário. A maior parte dos posts publicados no perfil do Starbucks, por exemplo, não foi feito pelo social media, mas sim por clientes que publicam fotos com os cafés produzidos por ela, algo inclusive encorajado pela companhia.

No meu caso, a minha estratégia passa por compartilhar dicas e novidades relativas às mídias sociais, como pode ver abaixo:

Ideia de post no Instagram

O objetivo dessa estratégia é criar uma comunidade de pessoas apaixonadas por mídias sociais.

Geralmente, os seus posts devem ter um 3 destes objetivos:

  • Anunciar: dar alguma novidade sobre a sua área
  • Educar: dar algumas dicas relacionadas à sua área de negócio
  • Entreter: fazer algum tipo de post que possao fazer a sua audiência rir ou desfrutar de um bom momento

Os 6 aspectos visuais do plano de conteúdo

Após decidir qual serão os focos de sua postagem no Instagram, é importante também criar um guia de estilo, algo que vá de acordo com o quarto objetivo principal. Através dele é que vai definir como sua marca se tornará reconhecível instantaneamente por seus seguidores. Conheça seis aspectos a serem levados em consideração:

  • Composição: Quais serão os detalhes de suas publicações. Aqui, você deverá definir se irá incluir sua logo em todas as fotos e vídeos, assim como seu posicionamento. Outros aspectos a serem levados em consideração é o posicionamento do item principal de cada imagem publicada e se haverá texto em cada imagem, assim como sua posição padrão, entre outros. É a parte fotográfica da publicação de conteúdo. Um bom site que pode ajudar a criar conteúdo é o Canva.com. Se quiser usar o celular, o app <arel=”nofollow” href=”https://spark.adobe.com/about/post”>Adobe Post pode ser uma boa ajuda. Se quiser pesquisar por mais apps, leia este artigo sobre os 10 Melhores aplicativos para fazer montagens no Instagram.
  • Paleta de cores: Quais serão os tons de cores padrão que acompanharão suas postagens? Não significa que todas suas publicações terão sua cor, mas quais serão os tons de uma mesma cor mais utilizados, com o objetivo de passar tanto o senso de familiaridade com a marca, mas também evocar emoções associadas às cores em questão? Vende produtos destinados à uso no verão? Utilizar fundos em tons de azul pode ser a chave para familiarizar o seguidor assim como evocar a sensação de paz e céu limpo, comuns às praias ou piscinas, por exemplo.
  • Fontes: Para quem decidiu por usar texto nas imagens publicadas, é essencial definir quais serão as fontes utilizadas nas postagens. É importante ter um padrão para a criação de familiaridade da sua marca para o seguidor;
  • Filtros: Uma das pegadas do Instagram estão em seus filtros, que faz até o pior dos fotógrafos se sentir um profissional. Apesar da rede social oferecer um bom número destes filtros, também é importante selecionar apenas alguns que estejam mais de acordo com a identidade de sua marca, tornando mais fácil seu reconhecimento;
  • Legendas: Além das imagens e vídeos, o Instagram permite que em cada post crie uma espécie de legenda para a foto, podendo ir até 2.200 caracteres. Aqui o que vale é a criatividade: é possível usar essas legendas como um microblog sobre o que está acontecendo na sua empresa, descrever um produto anunciado, fazer uma propaganda ou convidar os seguidores a se engajarem, fazendo questões ou dando sua opinião em relação à mídia publicada.
  • Hashtags: As famigeradas hashtags – originadas no Twitter – são uma maneira de catalogar publicações feitas na rede social. Caso tenha definido uma hashtag padrão na criação do seu perfil, é obrigatório que a inclua em cada postagem. Segundo alguns estudos, publicações com mais de onze hashtags tendem a ter mais sucesso, mas antes disso é essencial que pesquise quais delas são as mais utilizadas e procuradas por usuários antes de fechar a postagem.

Livro Facebook para Negócios Instagram

Dicas para aumentar o engajamento em seu perfil

Além da consistência de postagens, 3 pequenas dicas podem ser de grande utilidade para aumentar seu engajamento na rede social.

A primeira é a de abraças o conteúdo gerado pelos seus clientes. Mesmo que não seja a base de sua estratégia, usar conteúdo publicado pelo usuário faz com que um cliente se sinta parte de sua empresa, aumentando as chances de compartilhamento e de criar uma comunidade em volta de sua marca.

Vamos à segunda dica. Foi descoberto que fotos com pessoas – ou, melhor dizendo, seus rostos – possuem mais chances de obter curtidas e comentários. Novamente, mesmo que não faça parte de sua estratégia principal, lembre-se de, eventualmente, incluir fotos suas ou com membros de sua equipe nas postagens. Isso reforça a dica anterior, principalmente se a publicação gerada pelo usuário for de um cliente satisfeito com o seu produto.

Por fim, nossa terceira dica é que sincronize sua conta do Instagram com sua página no Facebook. Mesmo que nem todas as publicações sejam pertinentes em ambas, seu trabalho será facilitado caso alguma delas se torne. Além disso, sincronizar as publicações faz com que os usuários de cada rede descubram seu perfil – ou página – na outra rede social. Outra razão para fazer isso é que, segundo alguns estudos, compartilhar o seu post do Instagram no Facebook gera um maior alcance.

3 ferramentas gratuitas para fazer a análise de seu Instagram para Negócios

estratégia de engajamento Instagram

Muito em breve a rede social prima do Facebook ganhará seu próprio painel de controle e Analytics, destinado aos usuários que querem usar o Instagram para negócios. Enquanto isso, confira abaixo uma pequena descrição de três ferramentas com testes gratuitos que pode usar para medir seu sucesso na plataforma.

  • Iconosquare: Antes conhecido como Statigram, ele permite que confira engajamento médio de suas postagens, quais publicações foram as mais populares e números totais de seu perfil. Além disso, possui uma extensão que permite colocar seu álbum do Instagram em seu site.
  • SimplyMeasured: Oferecendo sua ferramenta gratuita para contas com até 25.000 seguidores, o SimplyMeasured é perfeito para quem está começando. O app é capaz de gerar relatórios de seguidores e engajamento no período de até dois meses.
  • Union Metrics: Similar ao SimplyMeasured, o Union Metrics permite gerar estatísticas sobre sua conta no Instagram em pouco tempo. É uma excelente ferramenta também para pesquisar quais são as hashtags mais populares na hora de decidir quais usar em uma publicação, entre outros. Possui opção gratuita e paga.

Fazendo anúncios pagos no Instagram!

Uma das funcionalidades que foi anunciada nos últimos tempos no Instagram e que causou mais impacto foi a possibilidade de fazer anúncios. Ou seja, através do Facebook, já é possível fazer anúncios no Instagram e garantir que o seu produto chega a mais pessoas. Para fazer seu primeiro anúncio no Instagram é muito simples.

Você tem que ir até ao seu gerenciador de anúncios no Facebook, aqui:

criar anúncio no Instagram

Depois selecione o objetivo que você quiser:

escolher objetivo de anúncio

E, quando estiver a criar o seu anúncio, é importante que deixe seleciona a opção de Posicionamento o Instagram.

posicionamento do anúncio Instagram

E depois selecionar a conta na hora de criar o conteúdo do anúncio:

Selecionar conta do Instagram no anuncio de Facebook

E pronto, o seu anúncio está pronto a ser mostrado no Instagram! Não se esqueça de algumas regras:

  • Você não pode anunciar, para já, para os seus seguidores no Instagram.
  • Nos anúncios, as suas imagens são clicáveis.
  • Você tem um limite para a sua descrição. Não ultrapasse esse limite.
  • Se estiver a vender algo, lembre-se para anunciar apenas para quem está ligado ao Wi-Fi. Raramente as pessoas compram quando usam o 3G.
  • Os seus anúncios em vídeo podem ter, no máximo, 1 minuto.

Já está usando o Instagram para Negócios?

E você, o que acha desta rede social? Tem impulsionado o engajamento de seus clientes com sua marca? Tem algumas dicas para compartilhar conosco e com os outros leitores? Vamos discutir logo abaixo em nossa seção de comentários!

Artigos
Relacionados

Comentários (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Dinheiro

    Aprenda como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs, usando anúncios do Google, Programas de Afiliados, Email Marketing e muito mais.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.